quarta-feira, 28 de outubro de 2015

NOVO PEUGEOT 308 INCORPORA A ESSÊNCIA DA MARCA.

Peugeot avança com a sua estratégia de reposicionamento da marca no país e renovação de sua gama de produtos com a apresentação do novo Peugeot 308. O modelo, que chega ao mercado com qualidade superior, passou por uma evolução integral de seu projeto, com destaque para o estilo marcante, em linha com a nova identidade visual da marca no mundo, a lista de equipamentos de série mais completa da categoria e ampla oferta de motorização.



Hatchback médio mantém a tradição da Peugeot no segmento: chega ao mercado com estilo marcante e qualidade superior.

Estilo marcante

O novo Peugeot 308, que é produzido no Centro de Produção de El Palomar, na Argentina, incorpora a nova identidade da Marca, apresentada primeiramente na versão atual do Peugeot 508. Com os novos traços de estilo, o volume do capô se prolonga até a nova grade frontal, que agora abriga o logotipo do leão.

Os faróis contribuem de forma importante para a forte personalidade do modelo. Afilados, eles tiveram o interior retrabalhado com estilo mais refinado, conferindo um caráter ainda mais expressivo, tecnológico e singular. As luzes diurnas em LED, já características nos veículos da Marca, melhoram a segurança e trazem uma assinatura luminosa marcante ao novo 308, que conta ainda com conjunto ótico com máscara negra, que confere mais dinamismo à dianteira.

A frente também integra um novo para-choque, que possui na área inferior uma grade em acabamento preto que atravessa todo o veículo para destacar sutilmente sua largura. A peça abriga as luzes diurnas em LED e os faróis de neblina, ambos itens de série desde a primeira versão.



A esportividade do novo Peugeot 308 é marcada, na lateral, por novas rodas de 17 polegadas. De grande diâmetro e multi-raios, seu aspecto bicolor é reforçado pelos aros diamantados no modelo topo de gama (Griffe). A traseira do veículo mantém o ótimo equilíbrio em volume, agora ressaltado pelas novas lanternas, que trazem iluminação em LED de nova geração e em linha com a nova identidade de estilo da Peugeot.

Interior espaçoso com qualidade superior e muito conforto



Uma das características reconhecidas na Peugeot está na qualidade superior do acabamento, no conforto que seus modelos proporcionam aos ocupantes. O motorista encontra no novo Peugeot 308 todo o cuidado na escolha dos materiais e na ergonomia interna. O 308 conta com um novo volante revestido em couro, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e com comando do rádio, que integra ainda o limitador e o regulador de velocidade.

A ampla lista de comodidades avança para o acionamento automático dos faróis e do limpador do para-brisa, computador de bordo, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com sistema anti-esmagamento e sensor de estacionamento traseiro, entre outros. Câmera de ré e sensor de estacionamento dianteiro são itens de série para a versão Griffe.



Com a reestilização, o novo Peugeot 308 destaca uma elevada percepção de qualidade. Sofisticado, o painel recebeu um quadro de instrumentos de fundo branco com novos grafismos e materiais que conferem um acabamento diferenciado ao modelo, a exemplo do black piano, que permeia todo o console.

O conforto do habitáculo se reflete ainda no ar-condicionado automático Bi-Zone, que permite regulagens de diferentes temperaturas para condutor e passageiros, independentemente da temperatura externa. 



Os bancos também foram alvo de modificações em sua estrutura interna e na densidade na espuma. A isso se soma a elegância e o requinte do revestimento em couro perfurado na versão Griffe ou parcial na Allure.

A arquitetura semi-alta do 308 combinada ao painel de instrumentos com forte inclinação proporciona uma ampla visibilidade externa. Esse atributo amplia a dimensão generosa do interior. 



Atrás, os passageiros desfrutam de um habitáculo de grande luminosidade, reforçado pelo teto panorâmico de vidro. O equipamento, de 0,83 m2 de área, aumenta a superfície envidraçada do modelo para 4,86 m2, e garante ótima luminosidade interna. A entrada de luz no interior do novo 308 pode ser regulada pelo acionamento elétrico da cortina do teto.

Os ocupantes também se beneficiam do novo conjunto de suspensão, desenvolvido para entregar mais conforto em baixas velocidades, dissipando as irregularidades do piso. Essas modificações se deram com novas articulações associadas às novas calibrações nos amortecedores dianteiros e traseiros.

Interior com qualidade superior e muita tecnologia


Além do estilo e do conforto, o novo 308 dispõe de vasta tecnologia que se reflete em uma ampla lista de equipamentos, como a nova central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas. Ela integra uma série de funções, tais como: 

- Rádio AM/FM com memória.
- Leitor de MP3 e fotos.
- Conexão para USB/iPod, entrada auxiliar e Bluetooth® para chamadas (quando o usuário dispõe de um telefone com esta característica), que transporta o catálogo de endereços do celular para a tela.
- Audiostreaming, que permite ao usuário ouvir músicas registradas no celular ou em um aparelho MP3 sem necessidade de cabo.
- Computador de bordo com ajustes do veículo.
- Função Jukebox: 16 GB de memória interna para armazenar a seleção de músicas em MP3.
- Indicações dos sensores de estacionamento e câmera de ré integrada (versão Griffe).
- Navegação por GPS com mapas da América Latina (versão Griffe).
- Tecnologia: MIRROR LINK E CARPLAY.
- Link MY Peugeot.

Duas dessas funções merecem especial destaque. O Mirror Link permite o espelhamento do smartphone na tela do veículo. Suas vantagens são as seguintes:

- Integração e modernidade: respeito ao estilo.
- Segurança: visibilidade e ergonomia preservadas, com aplicações disponíveis certificadas para utilização compatível da condução, com dois níveis de informação para o veículo parado ou em movimento.
- Simplicidade: exibição e controle das aplicações compatíveis a partir da tela sensível ao toque.
- Compatibilidade assegurada por duas soluções:
1. MirrorLink – smartphones e Apps compatíveis (Sony, Samsung, etc.): https://cert.mirrorlink.com/ProductListing/. 
2. CarPlay (iPhone 5 ou superior): smartphones e Apps compatíveis: www.apple.com/ios/carplay. 
- Controle: utilização do mesmo pacote de dados do cliente sem custo adicional de uma segunda assinatura mensal.

A outra função é o Link MyPeugeot. Trata-se de um aplicativo gratuito para smartphones, disponível tanto para Android quanto para IOS, no qual é possível monitorar o consumo de combustível, continuar a navegação depois de estacionar o carro e localizar onde o veículo foi estacionado, entre outros.

Experiência única de condução: oferta moderna de motorização e câmbio


Após a estreia no SUV compacto 2008, o novo Peugeot 308 recebe, na versão Griffe, o motor turbo THP Flex de 173 CV e passa a ser um dos hatchbacks de melhor desempenho do segmento ao adotar a tecnologia bicombustível de injeção direta com turbocompressor. No desenvolvimento desse propulsor, buscou-se um compromisso equilibrado entre desempenho e economia de combustível.

Entre as alterações necessárias para a transformação do THP a gasolina – amplamente utilizado na gama Peugeot – em bicombustível está o remapeamento do calculador (central de gerenciamento eletrônico do motor). A nova calibração foi desenvolvida especialmente para atender às condições brasileiras e a preferência dos consumidores por motores que ofereçam boas retomadas de velocidade.

A injeção direta e a utilização de uma bomba de alta pressão de 200 bar possibilitaram dispensar sistemas adicionais de aquecimento de combustível para a partida a frio. A taxa de compressão foi alterada de 10,5:1 para 10,2:1, atendendo plenamente aos novos parâmetros de funcionamento do motor.

A presença de um novo sensor, de etanol, assegura a perfeita leitura do combustível utilizado para que o sistema desenvolva a estratégia adaptada às condições de rodagem. Outro destaque é a utilização de uma bomba de combustível pilotada, que se adapta às condições de utilização do motor, melhorando o desempenho e consumo.

O resultado de toda essa tecnologia embarcada no motor é uma potência máxima de 173 CV a 6.000 rpm quando abastecido com etanol. O torque máximo, de 24,5 kgfm, já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm. Esta característica garante grande prazer ao dirigir, com retomadas ágeis e potentes, principalmente pelo fato de 16 kgfm já estarem disponíveis logo a 1.000 rpm.

Associado ao motor THP Flex, a Peugeot passa a disponibilizar a nova transmissão automática EAT6, que introduz a função “ECO”. Ao mudar o mapeamento do motor e as leis de passagens de marcha, a caixa prioriza a economia no consumo de combustível, que chegou a até 7% em uso urbano.



As modificações realizadas também permitiram melhorar a dirigibilidade do conjunto motor/câmbio. As relações de marcha do câmbio foram alongadas em 11%, a cartografia do acelerador foi suavizada – para priorizar a redução do consumo de combustível – a atuação do freio motor foi reduzida, a estratégia de travamento das marchas sobre piso plano foi otimizada e, por fim, foi implantada a função RDT (Redução de Tração), que diminui as vibrações em marcha lenta quando a transmissão se encontra na posição Drive. A função RDT reduz também o consumo de combustível em uso urbano até 1%. 

Na versão intermediária (Allure Automática), o novo Peugeot 308 é equipado com o motor 2.0L 16V VVT Flex. O propulsor de quatro cilindros e duplo comando de válvulas, com cilindrada de 1.997 cm3, é compacto, de liga leve e gera potência máxima de 151 CV a 6.000 rpm quando abastecido com etanol (143 CV a gasolina). O torque máximo alcança 22 mkgf a 4.000 rpm, também abastecido com etanol (20 mkgf a 4.000 rpm no caso da gasolina). Esse conjunto é associado à caixa automática de seis velocidades AT6II, de segunda geração.

A ampla gama de motorização também contempla o moderno EC5 (1.6L 16V FlexStart), que dispõe do sistema que elimina o reservatório de gasolina para realizar a partida a frio. O propulsor, de classificação “A” no programa de etiquetagem do INMETRO, desenvolve 122 CV de potência a 5.800 rpm quando abastecido com etanol, e torque máximo de 16,4 kgfm a 4.000 rpm. Ao utilizar gasolina, a potência é de 115 CV a 6.000 rpm e 15,5 kgfm de torque.

Esse motor traz uma série de evoluções com o objetivo de reduzir o atrito no motor e, por consequência, o desperdício de energia, que, associada ao aumento na taxa de compressão para 12:5, permite otimização do consumo e ampliação da potência. O propulsor é acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades. Para auxiliar o condutor na redução do consumo de combustível, o EC5 dispõe do sistema GSI (Gear Shift Indicator), que indica no painel de instrumentos a marcha mais adequada de acordo com a rotação do motor.

Um modelo de segurança superior



Em termos de segurança, o novo Peugeot 308 conta com um nível de equipamentos de primeiro nível. Desde a versão de entrada, o modelo disponibiliza como item de série o sistema ISOFIX para retenção de cadeiras infantis, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, com oito pontos de proteção), cinco cintos de segurança com três pontos de fixação (com alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor e do acompanhante; na frente, os cintos têm pré-tensionadores pirotécnicos e bloqueio de folga; atrás, os cintos laterais têm bloqueio de folga) e apoios de cabeça dianteiros e traseiros (disponíveis para os três ocupantes).

O novo Peugeot 308 vem equipado ainda com sistema de frenagem anti-travamento (ABS) de última geração com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio a frenagem de emergência (AFU). O acendimento automático do pisca-alerta em caso de forte desaceleração completa este dispositivo. O controle de estabilidade (ESP) de última geração, de série a partir da versão intermediária Allure Automática, detecta e corrige riscos de perda de aderência em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios, atuando sobre os freios e o acelerador. O ESP pode ser desligado para favorecer manobras em baixa velocidade. A partir de 50 km/h o sistema é religado automaticamente.

Na dianteira, a frenagem é realizada por discos ventilados de 283 mm de diâmetro e 26 mm de espessura. As pinças de freio têm um diâmetro de 57 mm para permitir que elas atuem com bom nível de resistência e dosagem na pinçada dos discos. Contribuem, assim, para o bom equilíbrio entre a suavidade da pressão do freio e sua firmeza de reação. Os freios traseiros estão equipados com dois discos de 249 mm de diâmetro por 9 mm de espessura.

O 308 também se beneficia de toda a experiência do Grupo PSA Peugeot Citroën nessa área para minimizar danos aos ocupantes em um eventual acidente:

- Segurança primária (que permite evitar o acidente): a excelente rigidez da estrutura faz com que o conjunto das ligações ao solo (um know-how histórico da Peugeot) e a assistência eletrônica confiram ao 308 um comportamento que é referência em sua categoria;
- Segurança secundária (que limita as consequências do acidente): a estrutura da carroceria foi amplamente dimensionada para resistir às colisões mais severas, em especial pela tripla via de reforço e absorção de impactos na parte dianteira. O emprego de chapas do tipo THLE (de alto limite elástico) e de reforços em diversos pontos da carroceria permitiram aumentar o nível de proteção dos ocupantes, além de controlar o peso global do modelo. 

Porta-malas prático e funcional

As formas retilíneas e os espaços de arrumação do porta-malas facilitam a utilização prática do vasto volume oferecido pelo 308: são 430 litros, acessados pela abertura da tampa a distância (por meio do telecomando das chaves), botão elétrico local ou comando específico no painel de instrumentos.

Espaços laterais permitem acomodar e mesmo fixar demais objetos. Finalmente, para prolongar este espaço até o habitáculo, a funcionalidade dos bancos traseiros rebatíveis de forma fracionada 1/3 - 2/3 permite aumentar ainda mais o volume de carga.

Lista de equipamentos de série completa presente na gama do novo Peugeot 308


308 Allure 1.6 Flex Manual


Segurança: 
·       Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, com oito pontos de proteção);
·       Alarme;
·       Sistema ISOFIX para retenção de cadeiras infantis;
·       Freio a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU e REF;
·       Sensor de estacionamento traseiro;
·       Faróis de neblina dianteiros;
·       Luzes diurnas (DRL) em LED;
·       Lanternas indicadoras de direção nos retrovisores;
·       Portas traseiras com sistema de trava de segurança;
·       Travamento automático das portas e porta-malas em velocidade.

Conforto: 
·       Teto panorâmico;
·       Direção eletro-hidráulica assistida;
·       Ar-condicionado Bi-Zone;
·       Limpador de para-brisa automático com sensor de chuva e indexado à velocidade;
·       Acendimento automático do farol;
·       Regulador & Limitador de velocidade;
·       Banco do motorista com regulagem de altura manual;
·       Couro parcial;
·       Apoio de braço no banco do motorista;
·       Travamento das portas, porta malas e fechamento dos vidros pelo telecomando da chave;
·       Regulagem do volante em altura e profundidade;
·       Vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento nas quatro portas;
·       Retrovisores com ajuste elétrico;
·       Central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas com Mirror Link e My Link PEUGEOT;
·       Tela multifunções com computador de bordo;
·       Chaves com abertura à distância das portas e tampa do porta-malas.

Estilo: 
·       Roda de 17 polegadas em liga leve;
·       Detalhes cromados nos para-choques dianteiro e traseiro;
·       Retrovisores e maçanetas de portas na cor da carroceria;
·       Painel de instrumentos soft (“slush”);
·       Volante revestido em couro. 

308 Allure 2.0L Automático


Esta versão recebe o motor 2.0L com caixa automática sequencial de seis velocidades e controle de estabilidade (ESP), além de todos os equipamentos de série presentes no 308 Allure manual.

308 Griffe THP


Além de todos os equipamentos presentes nas versões Allure e Allure Autom., oferece:

Segurança: 
·       Sensor de estacionamento dianteiro;
·       Câmera de ré.

Conforto: 
·       Bancos em couro perfurado.

Estilo: 
·       Rodas diamantadas de 17 polegadas.

Tranquilidade garantida pelos serviços de Pós-Venda



O 308 apresenta diversos benefícios decorrentes da política de Pós-Venda de valorização do consumidor brasileiro, tais como:

·       Três anos de garantia total;
·       Revisões com Preços Fixos para toda a rede de concessionárias do país;
·       Pacotes de Peças e Serviços com Preços Fixos e mão de obra inclusa: O cliente paga o mesmo valor pelo serviço em qualquer concessionária do país;
·       Três anos de Peugeot Assistance: serviço de assistência exclusivo da Marca, disponível gratuitamente em todo o país 24 horas por dia.

Gama de cores


A paleta de cores do novo PEUGEOT 308 é composta pelas seguintes tonalidades: Vermelho Rubi (base), Branco Banquise (especial, exclusiva para Allure), Preto Perla Nera (metálica), Cinza Aluminium (metálica) e Branco Nacré (perolizada).


Peugeot do Brasil
Departamento de Relações Externas
Giselli Cardoso - Assessora de Imprensa
giselli.cardoso@peugeot.com
55 11 2536-3269

2 comentários: