sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

MAN LATIN AMERICA, DE RESENDE PARA O MUNDO.

PREFEITO DE RESENDE VISITA FÁBRICA DA MAN LATIN AMERICA.

e/d: Diogo Balieiro Diniz e Roberto Cortes.

Nesta quinta-feira (16), Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, recebeu Diogo Balieiro Diniz, prefeito de Resende, na fábrica da montadora para reforçar a importância da cidade nos planos da fabricante, responsável pelas marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus e MAN.  A empresa vai investir em suas operações em Resende o valor de R$ 1,5 bilhão, oriundos de seu novo ciclo de investimentos que vai até 2021.

“Desde que nos instalamos em Resende, nossa operação teve um salto muito grande em seus resultados. A cidade é um dos pilares de nosso sucesso e nossa vinda proporcionou ganhos de produtividade e eficiência para a operação. A melhor prova é que, até 1996, antes da inauguração da fábrica, tínhamos uma participação de mercado em torno de 15%. A partir daí, crescemos para cerca de 30%, de forma consistente e mantendo por vários anos consecutivos”, afirma Roberto Cortes.

O novo ciclo de investimentos será destinado à constante renovação de sua linha de produtos, na busca de novos nichos de mercado, na atualização das linhas de montagem em sua fábrica de Resende, em inovações e ampliações nos serviços de digitalização e conectividade e na expansão da marca VWCO no mercado internacional. Será o quinto ciclo consecutivo de investimentos no país e também o de maior valor. Os recursos virão prioritariamente dos resultados da própria operação, que confia na recuperação dos mercados latino-americanos.

Segundo o prefeito, a empresa abriu as portas para o desenvolvimento do setor na região, ativando um cenário essencial para a economia local.

“Além de gerador de empregos fundamental para a manutenção da vida de grande parte de nossa população, a chegada da empresa a Resende foi muito importante para a criação e consolidação do polo metal mecânico que temos hoje. Nossa gestão vai caminhar ao lado do desenvolvimento e da ampliação do setor, sendo parceira na potencialização de políticas públicas voltadas para esta finalidade, fundamental para a geração de serviços básicos para a sociedade e para qualidade de vida do cidadão resendense”, ressalta Diogo Balieiro Diniz.

De Resende para o mundo

Em Resende, a MAN Latin America concentra seu centro mundial de pesquisa e desenvolvimento da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus, com uma engenharia 100% brasileira. A partir de suas instalações no interior do Estado do Rio de Janeiro, a empresa conceitua todos os caminhões e ônibus Volkswagen que chegarão a mais de 30 países pelo mundo. São 600 engenheiros dedicados a desenvolver veículos para mercados emergentes.

É dentro das instalações da fábrica em Resende que se define e desenvolve a tecnologia e soluções que serão utilizadas nos veículos da marca. Por meio de ferramentas avançadas de engenharia, são criados os projetos de cada produto. O desenvolvimento contempla ainda inúmeros testes com equipamentos de ponta para assegurar a qualidade dos caminhões e ônibus.

Duas décadas do Consórcio Modular

No fim de 2016, a fábrica de Resende celebrou duas décadas de sucesso, com mais de 730 mil veículos produzidos. Em sua inauguração, a fábrica estreou o inovador conceito de Consórcio Modular, sistema em que sete fornecedores dividem com a MAN Latin America a responsabilidade pela montagem tanto de caminhões quanto de chassis de ônibus. A empresa foi também a primeira da indústria automotiva a apostar e a atrair tecnologia de ponta para o Sul Fluminense, inaugurando o polo automotivo onde hoje cinco grandes montadoras e dezenas de fornecedores já estão instalados.