sexta-feira, 3 de março de 2017

CUMMINS BRASIL CELEBRA EVOLUÇÃO DO PROGRAMA FORMARE.

A Cummins Brasil celebrou nesta quinta-feira (2) o sucesso de uma ação especial liderada pela área de Responsabilidade Corporativa e voltada à educação. No auditório da Faculdade Anhanguera, em Guarulhos (SP), a fabricante de motores promoveu a graduação da 3ª turma e o início da 4ª turma do Formare Cummins, programa de capacitação de jovens em desvantagem socioeconômica para o mercado de trabalho, com duração de um ano.



Cerca de 100 pessoas comparecerem ao local, entre educadores voluntários, jovens participantes e familiares, além de líderes da empresa, como o diretor de Engenharia da Cummins América Latina e sponsor do programa, Adriano Rishi, e o presidente da Cummins Brasil e vice-presidente da Cummins Inc., Luis Pasquotto.

“Os trabalhos desenvolvidos pela nossa área de Responsabilidade Corporativa são tratados como parte dos negócios, contando com a criatividade e processos de nossos colaboradores, sendo que um dos nossos princípios é trabalhar com o voluntariado. A educação é um dos principais focos de atuação dentro dos trabalhos sociais desenvolvidos pela Cummins; acreditamos que quanto mais incentivos em educação, maior será o progresso para toda a sociedade”, disse o presidente.

A maior fabricante independente de motores Diesel, componentes e grupos geradores comemora os avanços do programa, desde a sua implantação em 2013, com total de 56 formandos e um aumento de participação de seus colaboradores voluntários de 493 no primeiro ano de atuação para 573 em 2016, ano em que foi registrado um total de 4.147 horas dedicadas só para o Formare Cummins.

Vale acrescentar que desde que se estabeleceu no País, em 1971, a Cummins busca contribuir com o desenvolvimento social da comunidade onde está inserida, na cidade de Guarulhos (SP), em três áreas de foco para atuação: Educação, Meio Ambiente e Justiça Social.

“A grande novidade do ano passado que promete ser repetida nesta edição é a possibilidade de participação do processo seletivo Senai. Este ano, temos seis ex-alunos cursando Mecânico de Usinagem e Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica na instituição; todos contam com remuneração e registro em CLT como Jovem Aprendiz em nossa empresa”, diz Luciana Capone, coordenadora do programa Formare Cummins.

A inclusão de disciplinas como forma de consolidar a base para a aprendizagem na área técnica também marcou a evolução do programa realizado dentro das instalações da Cummins Brasil; os reforços de português e matemática na primeira edição foram ampliados, incluindo física e química, conteúdos inerentes do Ensino Médio.

Os 20 participantes que ingressam no Formare Cummins anualmente recebem por meio dos EVs (Educadores Voluntários) conteúdos diários. A metodologia do programa é desenvolvida pela Fundação Iochpe, atuante no setor há mais de 25 anos, que tem como meta qualificar os jovens da comunidade para o mundo do trabalho, envolver seus funcionários de modo a desenvolver habilidades que impactem em suas vidas pessoais e profissionais e fortalecer ainda mais a relação da empresa com a comunidade, a fim de contribuir com mudança no estilo de vida dos envolvidos.

Para este ano, a Cummins ainda prevê uma nova sala de aula, com dobro do espaço para promover além das aulas teóricas, as atividades práticas. “Nova mobília com armários individuais e copa serão integrados no ambiente ‘sala de aula’, seguindo o conceito americano chamado CCW - Cummins Collaborative Workspace - implantado na Cummins Brasil, ou seja, um ambiente que atende à diversidade da organização e estilo de trabalho individual, fornecendo uma variedade de opções de espaços de trabalho para incentivar a inovação e a não hieraquização dos ambientes”, informa Capone.


Textofinal de Comunicação Integrada.