quarta-feira, 29 de março de 2017

LUCAS FORESTI CRIA TINTAS EXCLUSIVAS PARA NOVO CARRO NA STOCK CAR.

Piloto corre na temporada 2017 com um equipamento cuja composição e desenvolvimento da pintura, focada para os carros de competição, foi feita em conjunto com a AkzoNobel - parceira da McLaren na F1 e representada pelas Tintas Wanda.


Quando você ver o carro de Lucas Foresti passar diante das arquibancadas de Goiânia, palco da etapa de abertura da Stock Car, ficará com a impressão de que a pintura dele chama mais atenção que a dos outros. E o mais legal é que não será apenas uma impressão. Em ação inédita no Brasil, Foresti desenvolveu junto com a AkzoNobel três cores de tinta exclusiva para competir na Stock Car - mais leve e impactante.

Com isso, o piloto da CVC Full Time Academy é o único piloto não só da Stock Car, como do Brasil, a ter três cores patenteadas e exclusivas, batizadas de Amarelo Taz Foresti, Preto LF e Azul LF12. "Idealizamos uma pintura em conjunto, com seus melhores produtos e conceitos. O resultado é um carro com visual radical e que certamente se destacará nas pistas por sua beleza e acabamento impecável. Além disso, temos também o fator peso e um carro de Stock Car leva bastante tinta; sendo assim, quanto mais leve ela for ou menos quantidade precisar utilizar, melhor, e levamos isso em consideração", conta Lucas. 

Para chegar nessas três cores, foram utilizadas as ferramentas de cores mais modernas disponíveis no Laboratório de Desenvolvimento de Cores da AkzoNobel, em São Bernardo do Campo. "Criamos três cores exclusivas para o time #12 e adicionamos um efeito especial", descreve afirma Sergio Munhoz, gerente de negócios Vehicle Refinishes para América do Sul da AkzoNobel. "Sempre usamos nossa expertise e paixão pela excelência, aliados à tecnologia, para que, ao focar na necessidade do cliente, possamos tornar realidade o que ele imaginou."

Toda a carroceria do carro #12 será amarela. A tecnologia soft, que torna a tinta mais leve, estará presente nas faixas decorativas, nas cores azul e preto fosco. Conheça os detalhes, com comentários de Munhoz.

Amarelo Taz Foresti

A cor amarela foi desenvolvida mantendo a tonalidade do patrocinador principal do time. Para isso, foi utilizado o espectrofotômetro Automatchic Vision, ferramenta digital da AkzoNobel para uma busca rápida e eficaz da cor perfeita. A novidade ficou por conta de um pigmento de efeito. Utilizando o sistema tradicional sólido, com uma camada de efeito especial transparente e com o verniz especial, Wanda imprimiu sua cor no carro #12. "Na presença de uma luz difusa, o efeito cintilante, que é a característica principal da cor, permanece oculto em todas as partes e ângulos do carro, porém, na presença do sol, o cintilante passa a predominar fortemente, como se as partículas estivessem flutuando na camada superficial da tinta."

Preto LF e Azul LF12

"São cores sólidas e foscas que apresentam uma sensação aveludada. Estão nas faixas que compõem o visual do carro." 

Entre os produtos usados no carro #12 estão o Washprimer, o Primer PU 5100 HS e Wandabase, tinta base poliéster que conta com um conjunto de toners completo, o que permitiu o desenvolvimento de cores com efeitos diferenciados, como amarelo tri-coat exclusivo. Há ainda o verniz Auto Sólido 2:1 9100 da Wanda, que tem alta resistência e excelente brilho, garantindo mais destaque ao acabamento final do carro. As cores preparadas em Wandabase possuem alto poder de cobertura, ou seja, com menor quantidade de tinta já é possível alcançar o resultado esperado, tanto na parte estética quanto em qualidade." Isso é importante no ambiente de competição, pois o uso de menor quantidade de produto ajuda a reduzir o peso do carro, e em se tratando de carro de corrida, qualquer ação para reduzir décimos de segundo por volta é muito bem-vinda", comenta Munhoz.

Trabalho semelhante vem sendo feito com a McLaren desde 2008 e é da AkzoNobel a tinta que banhou o novo visual do time: a nova cor Laranja Tarocco, um tom desenvolvido com a marca Sikkens em conjunto com a McLaren-Honda, permite à equipe de F1 manter ligações à herança de 1960, enquanto traz uma nova imagem ao MCL32. O novo tom cor de laranja produz um contraste com o preto mate e o branco gloss.

As atividades de pista da Stock Car em Goiânia têm início nesta quinta-feira com dois treinos pré-temporada. Lucas Foresti tem o apoio de CVC Viagens, Tintas Wanda, Razer, Caruana, Prettynew, Grupo Jorlan e Santa Mônica.

Visite

Foto: Marcus Cicarello.

BV Press Services.
Conteúdo à la carte.