segunda-feira, 10 de abril de 2017

AEA DEBATE EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E APLICABILIDADE DE PROPULSÕES ALTERNATIVAS.

Associação Brasileira de Engenharia Automotiva promove no próximo dia 27 mais uma edição do Seminário de Propulsões Alternativas, desta vez, com a temática “Aplicações Atuais e Futuras das Novas Propulsões". O evento será realizado no Instituto Mauá de Tecnologia, em São Paulo (SP), e tem como objetivo apresentar experiências da implementação de tecnologias alternativas de propulsores no mercado automotivo e aplicações de veículos híbridos e elétricos, programas públicos e serviços que incentivem a utilização de veículos dotados destas tecnologias, além de iniciativas na geração de combustível alternativo.

Para a entidade, o compartilhamento de todo o conhecimento e a troca de informações favorecem a interação das tecnologias com a sociedade e implementá-las no mercado brasileiro exige esforço e pioneirismo de todos os envolvidos e conhecimento técnico, entendimento do mercado e dos usuários finais. O Seminário de Propulsões Alternativas é destinado a especialistas do setor e representantes de órgãos governamentais, fabricantes de veículos automotores, autopeças, acadêmicos e estudantes em geral.

A programação foi avaliada e discutida pela comissão organizadora composta por Gustavo Noronha e Sylvia Talita Ferreira, ambos da Toyota, Rodrigo Koji, da Nissan, Gabriel Murgel Brancoe Ricardo Takahira. Dentro do contexto “Aplicações”, quatro palestras serão ministradas por especialistas renomados, entre elas, E-bio Fuel Cell, por Ricardo Abe, da Nissan; Fortaleza Car Sharing, a ser promovida por Angelo Leite, da Serttel; e Híbridos e Elétricos, por Elmar Hockgeiger, diretor de Engenharia da BMW, além da apresentação “Programa Paulista de Biogás (Uso veicular)”.

“No conteúdo a ser compartilhado, a experiência sempre foi um fator chave na implementação de conceitos automotivos inovadores. E nos híbridos plug-in da BMW, esta influência tem sido particularmente valiosa. O sistema de acionamento consiste em um motor de combustão eficiente e um poderoso motor elétrico que combinam as qualidades típicas da BMW com as vantagens da condução elétrica e se beneficiam diretamente com a experiência dos engenheiros da BMW”, comenta Hockgeiger.

No bloco sobre “Infraestrutura”, palestras como “Células a Combustível – Aplicações com etanol e gás natural”, por Daniel de Florio, da UFABC; “Experiência da Itaipu com Eletromobilidade”, a ser ministrada por Marcio Massakiti, da Itaipu Binacional, e “Retomada do Programa Eco Frotas”, por Sergio Avelleda, da Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, já estão confirmadas.

Mais informações podem ser obtidas no site da entidade: www.aea.org.br

Textofinal de Comunicação Integrada.