quarta-feira, 31 de maio de 2017

AMCHAM E APEX ASSINAM ACORDO PARA PROMOVER EXPORTAÇÕES E INSERÇÃO DAS EMPRESAS BRASILEIRAS NA ECONOMIA GLOBAL.

A Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) e a Agência Brasil de Promoção de Exportações e Investimento (APEX Brasil) assinaram nesta terça-feira (30), em São Paulo, um memorando visando promover e potencializar a inserção de empresas e marcas brasileiras na cadeia global de valor e exportação.

O memorando, assinado durante o Brazil Investment Fórum (BIF) 2017, tem quatro objetivos principais: 1) promover a inserção de empresas brasileiras na economia global; 2) fomentar o investimento de capital produtivo do exterior no Brasil; 3) apoiar as exportações brasileiras; 4) divulgar oportunidades e promover o Brasil no exterior.

“O memorando formaliza à Amcham como um canal de diálogo entre o setor público e o setor privado, visando a melhoria no ambiente de negócios. O acordo terá efeito prático com a realização de eventos, consultoria e ações de capacitação para facilitar a inserção das empresas brasileiras no mercado internacional”, explica Hélio Magalhães, presidente do Conselho de Administração da Amcham Brasil,  a maior Câmara Americana, entre 114 existentes fora dos Estados Unidos. Por ano, a entidade promove duas mil atividades empresariais, reunindo cerca de 90 mil executivos e investidores.

Na visão do presidente da Apex, Roberto Jaguaribe, os Estados Unidos é o maior investidor acumulado do Brasil, e a Amcham é o canal de acesso para este importante mercado. “O mercado norte-americano é o destino preferencial de 68% dos exportadores brasileiros, e este acordo visa potencializar e facilitar a relação bilateral Brasil-EUA prestando ações de aproximação e de conteúdo”, explica o embaixador.

Para o presidente do Conselho da Amcham, o Brasil precisa vencer o isolamento comercial. “Do nosso universo de cinco milhões de empresas brasileiras, só 20 mil exportam. Representamos também cerca de 3% do PIB global e só 1,2% do comércio mundial, ou seja, alguém está vendendo no nosso lugar”, comenta Hélio Magalhães.  A assinatura do acordo entre Amcham e Apex acontece em contexto que os números de Investimento Estrangeiro Direto vêm reagindo positivamente, segundo indicadores do primeiro trimestre do ano, totalizando US$ 23,943 bilhões, o que representa um incremento de cerca de 40% em relação a 2016.

Ações previstas

Para alcançar o objetivo de potencializar a inserção do Brasil na cadeia internacional, a Amcham e Apex vão desenvolver conjuntamente um plano de trabalho coma ações previstas no curto e médio prazo. Estão previstas a realização de eventos para promoção de temas de comércio exterior; desenvolvimentos de estudos e consultoria; promoção de informações aos investidores internacionais; auxilio na capacitação de empresas exportadoras; e compartilhamento e parceria na realização de publicações e pesquisas sobre a temática. 

Comunicação Amcham Brasil.

Visite>>> O Brasil Sobre Rodas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário