segunda-feira, 26 de junho de 2017

CENTRO OPERACIONAL DA METRA TORNA VIAGENS MAIS EFICIENTES.

Câmeras e GPS instalados em ônibus e nos terminais são usados para monitorar o transporte no corredor expresso.

A Metra Transportes, concessionária do Corredor Metropolitano ABD, conta com um dos mais modernos Centros de Controle Operacional (CCO) do Brasil. O CCO garante os mais elevados padrões de segurança, mobilidade e comodidade no transporte público, pois permite planejar e acompanhar as viagens de todos os ônibus dos corredores, monitorar as estações e verificar, em tempo real, as situações de emergência, como incidentes, acidentes e manutenção dos veículos na operação.

“No CCO, possuímos um paredão com telões e através dele é possível planejar e controlar a operação dos nossos veículos de forma centralizada graças à utilização de um sistema inteligente de transporte. Todos os terminais são interligados a uma central, o que possibilita que as informações e comunicação sejam feitas em tempo real”, explica Carlos Batista, coordenador de Planejamento da Metra.

Com toda a frota de veículos equipada com dispositivos de GPS e os terminais com diversas câmeras de monitoramento, o CCO pode controlar as partidas dos ônibus e os tempos de viagem, com maior eficiência operacional. A comunicação em tempo real com os veículos permite detectar e corrigir situações, como formação de comboio, adiantamento e atrasos dos veículos.

O Centro de Controle Operacional da Metra é responsável por mais de 4,2 mil viagens por dia e pelo transporte de aproximadamente 300 mil pessoas/dia. O CCO funciona 7 dias por semana, 24 horas por dia, com 25 funcionários divididos em três turnos. 

Visite: www.metra.com.br

Foto: Daniela Reis

Secco Consultoria de Comunicação.