quinta-feira, 22 de junho de 2017

KUROIWA EXPÕE NA PINACOTECA DA ASSOCIAÇÃO PAULISTA DE MEDICINA.

O médico e artista plástico Wagner Kuroiwa expõe até 2 de agosto, na Pinacoteca da Associação Paulista de Medicina, em São Paulo, 25 pinturas e desenhos com técnicas variadas. Os trabalhos estreiam o espaço cultural recém-inaugurado na APM, onde a ideia é divulgar novos e consagrados valores das artes plásticas brasileiras. No coquetel de abertura, dia 21, o anfitrião falou sobre a satisfação em expor na APM e a essência do trabalho apresentado.

“Nesta exposição reúno quadros figurativos realistas a telas abstratas, mas com fundo figurativo. O trabalho é fruto da aplicação de diferentes técnicas, como bico de pena, aquarela, pastel, entalhes em madeira e acrílica sobre tela. Uma das novidades é que cada obra está acompanhada de um texto, sendo a mostra pictórico-literária”, detalhou Kuroiwa.

Autoridades médicas nacionais – hoje integrantes da diretoria da APM – prestigiaram a abertura da exposição, entre as quais os médicos José Luiz Gomes do Amaral e Guido Arturo Palomba. Pela Fundação do ABC, a presidente da entidade e a secretária geral, Maria Bernadette Zambotto Vianna e Adriana Berringer Stephan, respectivamente, estiveram no coquetel inaugural, assim como colaboradores da entidade e diretores de unidades mantidas, como o Dr. Onésimo Duarte, do Hospital da Mulher de Santo André.

Sobre Wagner Kuroiwa, o curador da Pinacoteca da APM, Guido Palomba, descreveu: “Como médico, lida com a natureza como ela é: constata, acha, descobre a realidade e receita o ideal. Já como artista, capta a natureza mediante as suas percepções profundamente sensíveis e cria o que realmente não é. É a união dos contrários a produzir efeitos belíssimos”.

A exposição é aberta ao público, e a entrada é franca.

MULTITALENTO

Com mais de 40 exposições individuais no currículo e dezenas de coletivas – em 1995, apresentou seus trabalhos ao lado de mestres como Manabu Mabe e Tikashi Fukushima, em exposições em São Paulo e Curitiba –, Kuroiwa faz parte da geração de pintores descendentes de japoneses que influenciaram a cena artística brasileira nas últimas décadas.

Kuroiwa é médico formado pela Escola Paulista de Medicina - UNIFESP, especializado em Saúde Pública e em Direito Sanitário pela Universidade de São Paulo, e vice-presidente da Fundação do ABC, mantenedora da Faculdade de Medicina do ABC. No campo da gestão, já atuou como secretário de Desenvolvimento Econômico de Diadema e diretor da Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social. Na Prefeitura de São Bernardo, foi diretor do Departamento de Vigilância à Saúde entre 2001 e 2008 e, atualmente, está à frente da Diretoria do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias.

SERVIÇO
Exposição Kuroiwa – Desenhos e Pinturas
Data: 22 de junho de 2017 a 2 de agosto de 2017
Horário: De segunda a sexta das 10h às 19h, ENTRADA FRANCA.
Local: Associação Paulista de Medicina – térreo (novo espaço multifuncional)
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – São Paulo/SP
Telefone: (11) 3188-4281

Comunicação Fundação do ABC.

Visite> O Brasil Sobre Rodas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário