quinta-feira, 22 de junho de 2017

MEDICINA ABC REÚNE ESPECIALISTAS EM DEBATE SOBRE POLUIÇÃO E OS IMPACTOS NA SAÚDE.


Campanha mundial ‘Cidades sem Máscara’ chega ao Grande ABC em fórum neste sábado (24).

A Faculdade de Medicina do ABC sedia neste sábado (24 de junho) a primeira edição do “Fórum de Poluição Atmosférica e seus Impactos na Saúde”. O objetivo é provocar reflexões sobre o tema entre representantes do poder público e elaborar estudo sobre a qualidade do ar no Grande ABC. O debate será das 8h30 às 11h30, no 1º andar do prédio central da FMABC, realizado em parceria do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS).

O foco do encontro é difundir no Grande ABC a campanha mundial ‘Cidades sem Máscara’ (Unmask My City), coordenada nacionalmente pelo Projeto Hospitais Saudáveis e lançada em São Paulo em 2 de maio. A iniciativa já foi divulgada em grandes centros urbanos como Londres e Istambul e avança por outras capitais mundiais. A expectativa dos organizadores é sensibilizar gestores da Saúde sobre os males causados pela poluição atmosférica. 

Em recente estudo divulgado pela Agência Internacional de Energia (AIE), a poluição do ar foi apontada como causadora de 6,5 milhões de mortes por ano em todo mundo. “Vamos amadurecer a discussão regional sobre o problema para produzir estudo em parceria com a FMABC sobre a qualidade do ar no Grande ABC. 

Depois, definiremos soluções viáveis que possam ser adotadas nos municípios, com foco nos impactos sanitários, segurança dos pacientes, redução de doenças e emissão de gases do efeito estufa”, explica uma das organizadoras do evento e gestora em Saúde Ambiental pela FMABC, Ecimara dos Santos Silva, responsável pelo setor de Controle de Risco Hospitalar e Ambiental do Hospital Nardini de Mauá e mentora do Projeto Hospitais Saudáveis na instituição desde 2013.

O ‘Cidades sem Máscara’ mobiliza o setor da saúde, pela primeira vez em nível global, quanto ao cumprimento dos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS) para qualidade do ar até 2030. A campanha estimula cidades de todo o mundo a adotarem medidas efetivas para redução da poluição do ar.

O debate no ABC é organizado a partir de parcerias entre o curso de Gestão em Saúde Ambiental e a Comissão de Extensão da FMABC, setor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Fundação do ABC, Hospital Nardini de Mauá, PHS e o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Participam do fórum Odair Ramos, Rodrigo Romão e Eriane Justo Savóia, docentes do curso de Gestão em Saúde Ambiental, Vital Ribeiro, presidente do Conselho Consultivo do Projeto Hospitais Saudáveis, e o secretário adjunto de Meio Ambiente de Santo André, Murilo Andrade Valle, também membro do Grupo de Trabalho e Meio Ambiente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Inscrições pelo site: www.hospitaissaudaveis.org/inscricoes.asp?evento_id=20.

Comunicação Fundação do ABC.

Visite> O Brasil Sobre Rodas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário