quinta-feira, 13 de julho de 2017

AUDI A8 É PRIMEIRO CARRO AUTÔNOMO PRODUZIDO EM SÉRIE NO MUNDO.


No Audi Summit 2017, realizado pela marca em Barcelona, a Audi mostrou o A8, primeiro carro com nível de automação 3 que será produzido em série no mundo. Este nível permite que o motorista tire as mãos do volante quando o veículo estiver a uma velocidade de até 60 km/h e se distraia fazendo outras atividades.

Tudo isso se deve a inteligência artificial do carro e ao sistema traffic jam, que reúne informações dos 12 sensores ultrassônicos instalados no veículo e permite que o mesmo ande sozinho lendo placas de trânsito, velocidades dos carros na frente e atrás, curvas, entre outras informações. Além dos sensores, o novo A8 tem quatro câmeras de 360 graus, uma câmera na parte de cima do para-brisa, uma câmera infravermelha, radares e um scanner a laser - usado pela primeira vez em um carro de produção.

Já quando uma situação de tráfego requerer a atenção do motorista, o carro vai ativar um sistema de entrega do comando, geralmente dando ao motorista alguns segundos para avaliar a situação e retomar o controle do volante. Há ainda uma câmera que monitora o condutor para identificar se o mesmo dormiu enquanto o carro trafega. Em caso positivo, um alerta sonoro é disparado e, se não houver resposta, o carro encosta.

Além disso, por meio de um app de celular, o myAudi, também é possível fazer com que o A8 estacione sozinho, sem a necessidade da presença do motorista dentro do carro.

As tecnologias não param por aí. O A8 também conta com suspensão capaz de reconhecer buracos por meio de sensores e um massageador para os pés de quem vai atrás. Já em termos de segurança, o A8 tem radares que detectam uma colisão lateral, situação na qual a suspensão levanta oito centímetros. Desta maneira, o impacto se dá sobre uma parte mais rígida da estrutura de segurança.

O novo A8 chega ao Brasil no ano que vem. 

Audi do Brasil.

Visite> O Brasil Sobre Rodas.