sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

INSTITUTO MAUÁ DE TECNOLOGIA INAUGURA O PRIMEIRO FAB LAB DO GRANDE ABC.

O Instituto Mauá de Tecnologia vem investindo constantemente no aprimoramento e modernização da infraestrutura de seu Campus de São Caetano do Sul para continuar proporcionando um ecossistema de inovação a serviço da formação de profissionais que são referências no mercado de trabalho. O intuito da ação é levar para o dia a dia de seus alunos e comunidade o contato direto com o que existe de mais atual no mercado. Por isso, entre as novas instalações para 2018, está um ambiente altamente moderno e pioneiro na região do Grande ABC, o laboratório Fab Lab Mauá.

O espaço é inspirado na cultura maker, que ajuda as pessoas a pensarem “fora da caixa” e a atuarem com a “mão na massa” na solução de problemas. Desde 2013, o Instituto Mauá de Tecnologia está investindo nesse “conceito” que ganha cada vez mais destaque no mundo e, por isso, criou um ambiente que integra recursos das áreas de Engenharia, Administração e Design e é propício para a experiência prática e inovação, com uma série de equipamentos de última geração.

“A ideia é que esse espaço seja um laboratório de experimentação e inovação, onde os alunos possam exercer sua criatividade e desenvolver suas ideias para realizar projetos reais e factíveis. Com o apoio de profissionais e monitores, para difundir o alcance do FabLab, teremos já em 2018 projetos envolvendo a comunidade em diversos públicos e segmentos, tornando acessível essa tecnologia e disseminando o movimento maker”, comenta a coordenadora de Design do Instituto Mauá de Tecnologia, professora Claudia Facca.

Dinâmica do Espaço

Envolvido num novo ambiente de laboratórios num total de mais de 900m2, laboratórios anexos de Computação Avançada, Criação Digital, Modelagem em Clay e diversos materiais – metais, polímeros e compósitos - formam a base para o desenvolvimento de todo o ciclo de criação, gerando suporte efetivo para uma área integrada, em que os alunos de Engenharia, Design e Administração e dos programas de pós-graduação do Instituto Mauá de Tecnologia poderão, de forma colaborativa,  trabalhar com modernas impressoras 3D, cortadora a laser, CNCs de grandes dimensões, entre outros equipamentos, que permitirão a fabricação de objetos que podem fazer parte de sistemas e dispositivos maiores ou até mesmo de um protótipo de veículo.  O laboratório incentivará os alunos a serem criativos e inovadores na execução dos experimentos.

“Com o surgimento dos Fab Labs, iniciou-se um movimento de aumento do acesso aos meios de fabricação, aspecto essencial para a proliferação da cultura maker. Pensando nisso, projetamos um espaço altamente tecnológico que fará a sinergia das áreas existentes e que estimulará os alunos a incorporarem a filosofia do ambiente para o melhor crescimento profissional”, diz o engenheiro responsável pelo Fab Lab Mauá, Rodrigo Nicola.

Visite: maua.br.

RMA Comunicação.

Leia> O Brasil Sobre Rodas.

Assista> TV Coisas de Agora.