quarta-feira, 28 de março de 2018

PROJETO DA FUNDAÇÃO TOYOTA DISCUTE SOLUÇÕES BASEADAS NA NATUREZA.

INICIATIVA DESENVOLVIDA NA SERRA DA MANTIQUEIRA ESTÁ ALINHADA COM AS ORIENTAÇÕES DA UNESCO


As soluções baseadas na natureza podem ter um papel fundamental na melhoria do abastecimento e da qualidade da água e na redução do impacto dos desastres naturais, de acordo com o Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Essas e outras recomendações foram discutidas no Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, pelo projeto Águas da Mantiqueira durante o 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília.

Para o coordenador técnico do projeto Águas da Mantiqueira, José Roberto Manna, as áreas naturais oferecem as soluções necessárias para aumentar o volume de água disponível, que combinadas com a melhoria das infraestruturas de abastecimento, objetivando melhorar a eficiência e reduzir perdas, auxiliam na manutenção dos mananciais. 

“A construção de reservatórios é uma solução paliativa. Eles mantêm água por um tempo determinado. Agora, os mananciais e a vegetação natural sim são perenes. Então devemos casar duas coisas: manter tudo que temos e restaurar aquilo que foi degradado. Inclusive, no entorno dos reservatórios”, explica Manna.

O projeto Águas da Mantiqueira, realizado em Santo Antônio do Pinhal (SP), na Serra da Mantiqueira - cordilheira que resguarda a maior província de água mineral do mundo – é patrocinado pela Fundação Toyota do Brasil em parceria com a Fundepag (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio). A iniciativa promove um conjunto de pesquisas sobre a biodiversidade visando a sua conservação por meio do planejamento territorial e do desenvolvimento socioeconômico de forma sustentável do município de Santo Antônio do Pinhal.

A equipe de 30 pesquisadores em várias áreas como agricultura, educação, resíduos sólidos, hidrologia florestal, urbanismo, entre outros, está elaborando diretrizes das melhores práticas para acelerar a restauração adequada e organizada com base em diagnósticos de remanescentes de Mata Atlântica. “Estamos utilizando o máximo de critério técnico científico para fornecer ao município uma verdadeira base de restauração, que também poderá servir de referência para outras cidades da Serra da Mantiqueira”, finaliza Manna.

8º Fórum Mundial da Água - O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água e é organizado pelo Conselho Mundial da Água, uma organização internacional que reúne interessados no assunto e tem como missão promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água. O Fórum é organizado a cada três anos junto ao país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa. Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada, e Brasília foi escolhida como cidade-sede do evento. Desse modo, o Brasil recebeu a 8ª edição do Fórum, sendo  a primeira vez que o evento ocorre no Hemisfério Sul.

Sobre a Fundação Toyota do Brasil - Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil atua na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua instituição, a Fundação Toyota do Brasil unificou e ampliou todos os projetos de responsabilidade social em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora Toyota do Brasil. Nacionalmente, além do Projeto Arara Azul , a Fundação Toyota do Brasil patrocina desde 2009 o Projeto Toyota APA Costa dos Corais, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do governo federal. O projeto prioriza a conservação dos recifes de corais e ecossistemas associados ao peixe-boi marinho em uma área de 413 mil hectares nos estados de Alagoas e Pernambuco. Localmente, a entidade agrega ainda as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, como Indaiatuba (SP), Guaíba (RS), Porto Feliz (SP), Sorocaba (SP) e São Bernardo do Campo (SP). As iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente e cultura, e contam com o apoio dos colaboradores da empresa como voluntários. Para mais informações, visite o site da Fundação Toyota do Brasil na internet www.fundacaotoyotadobrasil.org.br.

Fundação Toyota do Brasil.
Printer Press Comunicação Corporativa.

Leia> O Brasil Sobre Rodas.

Assista> TV Coisas de Agora.

Ouça> SP/RIO 101,5 FM.