terça-feira, 13 de março de 2018

TEK ENERGY TRIPLICA NÚMERO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS INSTALADOS EM SANTA CATARINA.


A produção e o uso da energia solar crescem a passos largos no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) em 2016 eram apenas 7 mil unidades instaladas e hoje passam de 23 mil. Em Santa Catarina, estado com cerca de 10% dos sistemas fotovoltaicos em funcionamento do país, empresas como a Tek Energy têm contribuído para ampliar ainda mais este cenário. Somente no último ano, através da revenda e distribuição dos painéis solares especialmente ao Vale do Itajaí, triplicou o número de instalações realizadas em comparação ao ano anterior. Prevê ainda um crescimento de 300% no resultado com novos projetos até o final deste primeiro semestre.

A aplicação dos painéis pela Tek Energy foi bastante diversificada atingindo desde indústrias, empresas, residências e até veículos. Considerando o tempo de apenas dois anos de atuação no mercado, a média de geração de energia dos projetos da empresa chega a faixa de 8 MW/h/m que seria suficiente, por exemplo, para atender 40 casas com consumo médio de 200 kwh/m.

“Temos acompanhado a evolução da energia solar no Brasil e especialmente na região sul. Notamos que a população está mais confiante e que os empresários estão mais maduros em relação ao uso dos painéis fotovoltaicos. Conseguem perceber que é possível ter o retorno do investimento e reduzir custos além de ajudar na preservação do meio ambiente”, avalia o diretor comercial da Tek Energy Douglas Salgado.

Além disso, recentemente, a Tek Energy trouxe uma tecnologia alemã inédita ao Brasil, semelhante à pele de vidro, que vem chamando a atenção de indústrias, residências e setores como a construção civil por aliar a beleza, funcionalidade e sustentabilidade. Tratam-se dos painéis solares de Telureto de Cádmio (CdTe) da Calyxo que podem ser facilmente incorporados aos projetos arquitetônicos como acabamento ou revestimento.

Isenção do ICMS em SC para energia solar


No que se referem aos projetos voltados à energia solar, a expectativa é de mais crescimento para os próximos meses. Santa Catarina está prestes a isentar a cobrança do imposto do ICMS para autogeração de energia elétrica, como é o caso da solar, o que permite que o excedente produzido seja compartilhado na rede pública de abastecimento.

“Santa Catarina é pioneira e protagonista nesse processo de geração de energia limpa. Acreditamos muito nisso. A própria isenção do ICMS, o estado é um dos três do Brasil que ainda fazem a cobrança, irá contribuir para o desenvolvimento do setor. A tendência é a diminuição de preços e naturalmente a evolução da utilização por parte dos nossos consumidores. Até 10 anos atrás o payback era de 7 a 8 anos e hoje reduziu para 4 a 5 anos. Não há dúvidas de que o barateamento do custo e a melhoria da tecnologia faça com que esse processo como um todo possa avançar”, avalia o presidente da CELESC Cleverson Siewert.

A Tek Energy é uma joint venture entre a Tecc4 (Energia e Telecomunicações) e a Tek Trade (trading) voltada para a instalação de sistemas solares fotovoltaicos. Atua em parceria com escritórios de arquitetura e engenharia para oferecer soluções customizadas em energia solar para residências, condomínios, empresas e indústrias. É representante das marcas mais conceituadas no mercado internacional como o painel solar de tecnologia alemã Calyxo. Foco no cliente, atualização tecnológica, customização de soluções e racionalização dos custos são os pilares do trabalho desenvolvido pela Tek Energy em Santa Catarina, e nos canais de vendas pelo Brasil. Mais informações: www.tekenergy.ind.br.

Rotas Comunicação.

Leia> O Brasil Sobre Rodas.

Assista> TV Coisas de Agora.

Ouça> SP/RIO 101,5 FM.