sexta-feira, 4 de maio de 2018

CANADÁ E O ESTADO DE SÃO PAULO TRABALHAM JUNTOS PARA PROTEGER AS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS.

Representantes canadenses do renomado instituto de pesquisa sobre água no Canadá, o Water Institute, da Universidade de Waterloo, e especialistas brasileiros participam de workshop para discutir parcerias em pesquisa com o Estado de São Paulo.

O Canadá e o Estado de São Paulo visam estreitar ainda mais suas relações bilaterais, desta vez na área de proteção das águas subterrâneas. Pesquisadores canadenses do Water Institute, da Universidade de Waterloo, e pesquisadores brasileiros de diversas instituições, participarão do “Workshop São Paulo – Canadá sobre Proteção de Águas Subterrâneas”, organizado pela Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o Instituto Geológico (SP). 

O evento, que acontecerá em São Paulo entre os dias 7 e 9 de maio, também contará com a participação da CETESB, da Fundação Florestal, da Secretaria de Saneamento e de Recursos Hídricos, do Departamento de Águas e Energia Elétrica, do Serviço Geológico do Brasil, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas, da Universidade de São Paulo, da Universidade Estadual Paulista e da Universidade Federal de São Carlos.

O objetivo do workshop é fortalecer a troca de informações e experiências em pesquisa nesta área entre o Canadá e as instituições paulistas e brasileiras, e conversar sobre futuros projetos de pesquisa entre as partes envolvidas. Através dessa colaboração mútua,  espera-se encontrar soluções para os atuais desafios em relação às águas subterrâneas de forma sustentável e inovadora.  

“O Canadá e o Governo do Estado de São Paulo já têm uma longa e rica parceria. Essa iniciativa é mais um resultado positivo do Grupo de Trabalho do Estado de São Paulo com o Governo do Canadá, que foi criado cinco anos atrás. A preocupação com o meio ambiente é uma prioridade para nós e é muito gratificante poder facilitar esta troca de experiências e pesquisas sobre a questão da água entre o Water Institute e os parceiros de São Paulo”, afirma o Cônsul-Geral do Canadá em São Paulo, Stéphane Larue. 

O Water Institute, da Universidade de Waterloo

O Water Institute, da Universidade de Waterloo, é um líder global em pesquisa interdisciplinar e educação na pauta sobre a água. O instituto é composto por mais de 150 professores e pesquisadores das seis faculdades da Universidade de Waterloo e de 19 dos seus departamentos. Dentre os pesquisadores membros do Water Institute, aqueles que participarão do workshop com o Estado de São Paulo, são: o Dr. Roy Brouwer, Diretor Executivo do Water Institute e Professor do Departamento de Economia; o Dr. Dave Rudolph, Professor do Departamento de Ciências da Terra e Ambientais; o Dr. Neil Thompson, Professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental;  e o Dr. Philippe Van Cappellen, Professor do Departamento de Ciências da Terra e Ambientais e Catedrático de Excelência em Pesquisa do Canadá em Ecohidrologia.