sexta-feira, 7 de setembro de 2018

SISTEMA DE SUPORTE À VIDA CONSTRUÍDO PELA AIRBUS ESTÁ PRONTO PARA SER LANÇADO DE TANEGASHIMA, NO JAPÃO.


A Airbus está enviando um novo sistema de suporte à vida para a Estação Espacial Internacional (International Space Station - ISS). O sistema, também conhecido como Advanced Closed Loop System - ACLS (sistema de circuito fechado avançado), foi desenvolvido pela Airbus para a Agência Espacial Europeia (European Space Agêncy – ESA) como demonstrador de tecnologia, servindo para purificar o ar e produzir oxigênio na ISS. 

O sistema de suporte à vida está acondicionado na parte pressurizada da HTV-7, uma espaçonave de carga japonesa não tripulada que levará suprimentos para a ISS. O lançamento está marcado para 11 de setembro de 2018, do Centro Espacial de Tanegashima, no Japão. O sistema será instalado no Módulo Destiny (laboratório dos EUA) por Alexander Gerst, astronauta da ESA e comandante da ISS, no dia 2 de novembro de 2018. A tecnologia desse sistema representa um importante passo em direção à construção de sistemas de circuito fechado de suporte à vida, que são necessários para viagens espaciais tripuladas além da órbita terrestre baixa.

O ar da Estação Espacial Internacional possui 0,4% mais dióxido de carbono do que em terra. O ACLS garantirá capacidade adicional ao sistema de suporte à vida já disponível na ISS, auxiliando na remoção do dióxido de carbono existente no ar da cabine. A tarefa será realizada por dois componentes: adsorção de CO2 por meio da utilização de Astrine (uma resina amínica sólida) e utilização de um reator Sabatier (que usa hidrogênio para converter dióxido de carbono em metano e água).

O terceiro componente do novo sistema da ESA é um eletrolisador que produz oxigênio e hidrogênio a partir da água. O oxigênio produzido é utilizado para repor o ar da cabine, enquanto o hidrogênio é consumido pelo reator Sabatier.

A recém-formada equipe de operação do ACLS, também conhecida como OPS, com sede na Airbus em Friedrichshafen, Alemanha, será responsável pela operação do ACLS durante sua missão. A equipe de operação do ACLS faz parte da equipe em terra da ISS e trabalha diretamente com Columbus, o centro de controle da ESA em Oberpfaffenhofen, também na Alemanha.

Após a instalação, a equipe de operação do ACLS dará início à primeira fase, com duração de seis semanas, para testar o novo sistema. Concluída a fase inicial com êxito, o sistema ficará em funcionamento na ISS até o final de 2019, oferecendo capacidade adicional de remoção de dióxido de carbono e geração de oxigênio para os astronautas abordo da estação. 

JeffreyGroup Brasil.

Leia> O Brasil Sobre Rodas.