quinta-feira, 11 de abril de 2019

PROJETO TEATRO A CAMINHO DA ESCOLA LEVA CULTURA A CRIANÇAS DE SÃO BERNARDO E SANTO ANDRÉ


Divertidas apresentações teatrais dentro dos ônibus escolares com mensagens de cunho educativo para os alunos do Ensino Infantil (03 a 05 anos) e do Ensino Fundamental (06 a 11 anos) de São Bernardo do Campo. O projeto Teatro a Caminho da Escola, da Diastur Turismo, inicia sua nova fase com apresentações também nas escolas e linhas escolares da rede pública em Santo André. Nesta primeira fase foram cerca de 30 apresentações, envolvendo 12 escolas e 52 linhas escolares.

Segundo Milena Braga Romano, diretora da Diastur Turismo, o projeto Teatro a Caminho da Escola surgiu, em 2012, a fim de proporcionar acesso à cultura do teatro para as crianças e utilizar a ludicidade das encenações como instrumento do processo de adaptação às regras do transporte escolar e das escolas. “Decidimos criar esta ação em razão do número de ocorrências registradas pelas monitoras dentro do transporte escolar, relacionadas à adaptação dos alunos às regras do transporte, como pontualidade no horário de embarque, manter o cinto de segurança afivelado durante a viagem, não se alimentar dentro do ônibus e respeitar os colegas, o motorista e a monitora”, esclarece.

“As apresentações transformaram os costumes das crianças durante o trajeto entre suas casas e as escolas e ganharam excelente aceitação. Tanto que, no ano passado, decidimos levar as peças teatrais dos ônibus para dentro das escolas. Neste primeiro ano nas escolas, cerca de 1.500 crianças assistiram aos espetáculos”, destaca Milena.

O Projeto Teatro a Caminho da Escola conta com a participação da Secretaria de Educação e das escolas atendidas pela Diastur. A Secretaria de Educação organiza o cronograma de datas e os horários que as apresentações devem ocorrer e as instituições auxiliam na construção dos textos conforme as necessidades.

Nas escolas, as apresentações duram em média 15 minutos e são realizadas de terça a sexta-feira, em dois períodos (manhã e tarde), conforme a programação da Secretaria de Educação. As escolas recebem as apresentações nos dois períodos (manhã e tarde). Uma dupla de atores encena os textos adaptados às necessidades das escolas para educar e instruir as crianças como pontualidade com os horários, higiene pessoal e violência. Neste modelo, os alunos recebem a apresentação teatral dentro da escola (teatro ou pátio).

No transporte escolar a serviço da prefeitura, as apresentações são realizadas também por uma dupla de atores, na saída dos alunos do período da manhã e na entrada do período da tarde, e duram, em média, cinco minutos.  Neste modelo, os alunos são surpreendidos dentro do transporte com a visita dos personagens.

Seis anos de sucesso


O projeto Teatro a Caminho da Escola teve início em 2012. Nesses mais de seis anos, cerca de 10 mil alunos assistiram às mais de 2.000 apresentações realizadas, como: Peter Pan e Fada Sininho; Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau; Sítio do Pica Pau Amarelo (Emília e Quindim); Carrossel; Turma da Mônica (Mônica e Cebolinha); Homem Aranha; Batman; Mulher Maravilha e Turma do Chaves.