sexta-feira, 21 de junho de 2019

CUMMINS BRASIL É RECONHECIDA COM SELO AMBIENTAL GUARULHOS

A Cummins Brasil mais uma vez é reconhecida com o Selo Ambiental Guarulhos, promovido pela Câmara Municipal e pela Prefeitura de Guarulhos. Em sua 15ª edição, o evento premiou os projetos De Gota em Gota, Ilhas Verdes e Óleo do Bem, desenvolvidos pela companhia.


Essa iniciativa tem como objetivo premiar os melhores projetos relacionados à preservação ambiental e foram avaliados por uma comissão julgadora, observando critérios como participação social, potencial de replicação, impacto socioambiental e sustentabilidade.

O projeto “De Gota em Gota” foi criado em 2015 pelos engenheiros da Cummins para minimizar os impactos da crise hídrica. Trata-se de um projeto que abrange tanto as áreas de Meio Ambiente quanto de Educação; os colaboradores voluntários da Cummins desenvolveram protótipos de cisternas, com capacidade de armazenamento de 200 litros para captação da água da chuva que foram distribuídas nas casas da comunidade. Entre 2015 e 2018, o De Gota em Gota instalou mais de 300 cisterna para a comunidade, conservando um total de mais de 847 mil litros, além de engajar 313 voluntários que dedicaram um total de 1.210 horas.

Para combater as zonas de calor e o sequestro de carbono em Guarulhos (SP), a Cummins firmou uma parceria com a Prefeitura da cidade no projeto Ilhas Verdes e desde 2010 colaboradores voluntários da empresa realizam o plantio de árvores. Até agora mais de 6 mil mudas já foram cultivadas proporcionando melhoria na qualidade de vida dos moradores por meio do conforto térmico e melhoria da qualidade do ar da região.

Criado em 2010, o projeto ambiental “Óleo do Bem” incentiva os funcionários da Cummins a trazerem óleo usado de suas residências até os ecopontos disponíveis na fábrica. Este projeto foi desenvolvido com o propósito de promover a sustentabilidade, já que todo o óleo vegetal é destinado a uma empresa parceira que conta com todas as licenças e competências para reciclar 100% deste material. Desde 2010, já foram coletados mais de mais de 33,5 mil litros de óleo de cozinha, o que representa a conservação de 838 milhões de litros de água. Só nesta ação, a companhia contabiliza mais de 540 voluntários engajados em 2018.

e/d: Sergio Lopes, Pedro Pellegrini, Soraia Franco, Celso Oliveira, Renato Medeiros, Abdo Mazloum (Secretário de Meio Ambiente de Guarulhos), Bruna Malaguti e Raquel Batistucci, durante a cerimônia de entrega dos prêmios

Cummins Brasil – Maior fabricante independente de motores Diesel, componentes e grupos geradores, é uma corporação de unidades de negócios complementares que projetam, fabricam e distribuem motores, serviços e tecnologias relacionadas, incluindo sistemas de combustível, turbos, filtragem, soluções para emissões e sistemas de geração de energia elétrica. Presente no país desde 1974, produz uma variada gama de motores para diversos segmentos do mercado, entre caminhões de todos os portes, pickups, ônibus, aplicações estacionárias, máquinas de construção, equipamentos agrícolas, máquinas para mineração e aplicações marítimas. Sua principal unidade fabril, com capacidade de produção de 500 unidades de motores por dia, está localizada no município de Guarulhos (SP), onde estão as áreas de motores, geradores, turbos e soluções de emissões. E em Bonsucesso, a unidade Filtration.