terça-feira, 11 de junho de 2019

CUMMINS BRASIL PROMOVE PROJETO SOCIAL COM FOCO NO EMPODERAMENTO DE ONGS


A Cummins Brasil lança o projeto ‘Fortalecimento de ONGs’ e promove melhorias na área de gestão de 12 entidades. A ação foi desenvolvida com o objetivo de reforçar o conhecimento dos profissionais que atuam diariamente nas ONGs selecionadas; das 12, uma é sediada em São Paulo (SP) e as demais em Guarulhos (SP), onde está localizada a unidade fabril da empresa. 

“Com esse novo projeto, a Cummins busca elevar o impacto causado nas comunidades, trazendo mais conhecimentos e técnicas específicas voltadas para o terceiro setor. Queremos permitir que uma ONG se profissionalize e tenha uma melhor eficiência para ampliar o número de beneficiários atendidos, afirma Fabio Balesteros, gerente de soluções de pós vendas da Cummins Grupo Geradores e líder do projeto Fortalecimento de ONGs.

Com a Parceiros Voluntários, companhia especializada no desenvolvimento de ONGs, a Cummins, por meio da gerência de área de Responsabilidade Corporativa, utilizou ferramenta de avaliação para melhor compreensão do nível de maturidade das entidades selecionadas, abordando cinco dimensões: Comunicação, Liderança, Beneficiário, Estratégia e Planos e Sociedade e Redes. 

“Com esta análise, pudemos entender os pontos a serem melhorados e desenvolver treinamentos. Nossos esforços foram dedicados a multiplicar conhecimento, mais especificamente na área de gestão para o desenvolvimento destas organizações, ou seja, melhorar a utilização dos recursos para fortalecer os trabalhos e, consequentemente, a qualidade dos serviços prestados”, diz Priscilla Torres, analista de Projetos Sociais da Cummins. 

O passo seguinte foi desenvolver e aplicar com a Parceiros Voluntários e com o suporte dos colaboradores voluntários da Cummins um treinamento, composto por quatro módulos que relevaram maior necessidade: Políticas Públicas e Organização da Sociedade Civil, Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, Desenvolvimento de Lideranças Sociais e Elaboração de Projetos Sociais.

No total, foram quatro dias de treinamento (32 horas), além de 40 colaboradores voluntários da Cummins engajados que dedicaram cerca de 200 horas de voluntariado no projeto, impactando mais de 500 pessoas. 

A próxima fase do projeto ONG Parceiros Voluntários consiste no acompanhamento destas entidades para verificar o progresso dos trabalhos. “As ONGs fortalecidas conseguem atender um público maior, elevar o impacto dos trabalhos em andamento, além de suportar melhor a comunidade”, reforça Torres.