quarta-feira, 12 de junho de 2019

METRA CONTRIBUI COM A REDUÇÃO DE CERCA DE 20.000 TONELADAS DE CO2 LANÇADAS NO MEIO AMBIENTE

Trólebus e ônibus elétricos e híbridos tornam o transporte coletivo urbano de São Paulo mais sustentável

A cada ano, cerca de 20.000 toneladas de CO2 deixam de ser lançadas na atmosfera da Grande São Paulo graças aos veículos elétricos, híbridos e trólebus que a Metra possui em sua frota. A empresa destaca-se pelas ações focadas na sustentabilidade e na preservação ambiental, como o plantio de 12.000 árvores, com destaque para o manacá-da-serra, planta nativa da Mata Atlântica que chama a atenção por suas flores, ao longo dos 33 quilômetros do Corredor ABD, batizado de “Corredor Verde”.

Segundo Maria Beatriz Setti Braga, diretora da Metra, desde 2008 a empresa deu início ao projeto Corredor Verde, de plantio de árvores no trecho entre São Mateus e o Jabaquara, com o objetivo de contribuir para a melhora da qualidade do ar na região e para o bem-estar da população. “As 12 mil árvores plantadas ao longo desses anos ‘sequestram’ não somente o CO2 emitido pelos ônibus, mas também parte dos gases nocivos de veículos que circulam nas vias no entorno do corredor”, enfatiza a executiva.

Os manacás-da-serra plantados, embelezam o caminho. Suas folhas possuem uma superfície de contato com alto potencial para reter material particulado e poeiras em geral, neutralizando os efeitos da emissão de poluentes. Além do plantio, os funcionários da Metra também fazem a compostagem das podas das árvores, transformando os resíduos verdes em adubo orgânico.

Outra prática sustentável adotada pela Metra é o sistema de reuso de água dentro da empresa. Também criado em 2008, o sistema consiste em utilizar água potável apenas para consumo humano e nos banheiros. Em atividades como lavagem dos ônibus e das áreas de responsabilidade da Metra, toda água utilizada é de reuso, além de todos os produtos de limpeza serem biodegradáveis e não agredirem o meio ambiente.

Toda a água passa por um processo de tratamento químico e físico que permite que seja reutilizada outras vezes. Além disso, para contribuir com a redução do consumo, toda a água da chuva coletada em calhas, por exemplo, também é enviada para esse tratamento e pode ser usada nas lavagens. Com esse sistema, a economia chega a 10 milhões de litros de água por ano, o que equivale a 10 mil caixas d’água residenciais com mil litros cada.

A Metra Transportes é uma empresa privada, concessionária do Governo do Estado de São Paulo desde maio de 1997. Com serviço diferenciado, de padrão de qualidade entre os melhores do mundo, a empresa foi considerada como melhor serviço de transporte coletivo de São Paulo com índice de 86,7% de aprovação entre os entrevistados no mais recente IQC – Índice de Qualidade pelo Cliente realizado em 2018, que faz parte do IQT – Índice de Qualidade do Transporte, realizado este ano pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.

Metra
Secco Consultoria de Comunicação.

Leia> O Brasil Sobre Rodas