segunda-feira, 7 de outubro de 2019

CUMMINS CELEBRA GRADUAÇÃO DA 1ª TURMA DO PROGRAMA EDUCAÇÃO TÉCNICA PARA A COMUNIDADE DA AMÉRICA LATINA

A Cummins promoveu na última semana a formatura da 1ª turma do Programa Educação Técnica para a Comunidade (TEC) da América Latina. Em Arequipa, no Peru, 30 jovens foram homenageados após concluírem com êxito o Curso Manutenção de Máquinas Pesadas, realizado pela Cummins Peru em parceria com a Komatsu e a Mitsui, além da Senati, instituição de ensino criada por iniciativa da Sociedade Nacional das Indústrias daquele país.



A líder global em Powertrain celebra ainda o engajamento de 100% dos formandos para o mercado de trabalho. De acordo com Soraia Senhorini Franco, gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Cummins para América Latina, “é muita satisfação e alegria verificar que toda a turma já está direcionada para o mercado de trabalho. Em fase final de curso, já temos oito jovens empregados, dois abriram seu próprio negócio, seis alunos já contam com oferta de trabalho e 14 estudantes estão em processo de entrevista”.

Vale acrescentar que a Cummins promoveu ainda, no final de setembro, uma viagem para os cinco melhores alunos conhecerem as instalações da Cummins, em San Luis Potosi, no México. “Nesta oportunidade, os jovens puderam conhecer a empresa para ter uma visão mais ampla, na prática e elaborada dos processos da companhia”, informou a gerente.

Entre aulas teóricas e práticas com os equipamentos da Cummins e Komatsu, o Curso Manutenção de Máquinas Pesadas, iniciado em julho de 2016 na cidade peruana, com duração de três anos, para a primeira turma teve um total de 3.678 horas de treinamento, sendo 1.436 horas de teoria e 2.344 de prática profissional.

Além disso, os alunos também tiveram treinamentos de habilidades transversais, como trabalhos em equipe, resoluções de conflitos, lideranças, ou seja voltados para as necessidades atuais do mercado laboral. No Peru, o TEC atualmente contempla um total de 292 estudantes, sendo que 30 jovens estão em fase de conclusão.

TEC CUMMINS - Programa global da Cummins Inc. e existente em 14 países, o TEC é um incentivo aos jovens que não têm a oportunidade - por falta de recursos e/ou investimentos - de realizarem um curso técnico. A meta é fazer com que os participantes, ao término do programa, saiam como trabalhadores qualificados, com salário fixo, elevando ainda o índice de empregabilidade. Todo o conteúdo é voltado à necessidade do mercado local, além de ser suplementado com o currículo escolar para qualificar e melhorar o desempenho dos técnicos.

O projeto global de Responsabilidade Corporativa TEC é padronizado, pode ser implementado em qualquer região e traz alguns elementos básicos, como um currículo efetivo, qualificação dos professores, identificação do desejo dos jovens selecionados em atuar na área técnica, com monitoramento para eles consigam imaginar uma oportunidade de trabalho e experiência prática nas disciplinas mecânica e elétrica.

TEC CUMMINS BRASIL – Em 2018, a companhia inaugurou a primeira turma TEC, composta por 30 jovens, no Rio de Janeiro, em parceria com a instituição de ensino Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) e a Schneider Electric. Hoje são 104 participantes que recebem o Curso Técnico em Mecânica. No País, além de todo o trabalho de desenvolvimento, a Cummins realizou a doação de quatro motores, 20 novos computadores, ferramentas diversas para o laboratório de metrologia e um gerador Diesel.

TEC CHILE – Além do TEC no Peru e no Brasil, a Cummins também implementou o programa de educação no Chile, em 2019, com foco também em manutenção de máquinas pesadas ao levar em consideração o gap de mão de obra qualificada nesta região. Hoje o TEC no Chile contempla 54 alunos, sendo cinco mulheres e a previsão de graduação da primeira turma é em 2021.

Cummins Brasil
Textofinal de Comunicação Integrada

Leia> O Brasil Sobre Rodas