segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020

MITSUBISHI ELECTRIC DESAFIA ALUNOS DE 148 INSTITUIÇÕES DE ENSINO A DESENVOLVER SOLUÇÕES INOVADORAS DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

A inovação é um aspecto frequentemente mencionado como essencial para a sobrevivência de grande parte das profissões e empresas. Desenvolver novas soluções faz parte da rotina de companhias de quase todos os setores e, no ambiente industrial, isso não é diferente. Com foco em contribuir para a formação de estudantes nesse segmento, a Mitsubishi Electric, uma das principais companhias de automação do mundo, traz para o Brasil um desafio inédito para alunos de 148 instituições de ensino.

Intitulada MECA - Mission, Execution, Communication & Achievement, a competição é direcionada a estudantes do ensino superior e técnico das áreas de Engenharia, Automação Industrial e correlatas. Realizada previamente em várias edições em outros países, como China, Índia e Tailândia, a edição brasileira, com o tema “Soluções Inovadoras para Automação Industrial no Brasil” tem como principal desafio desenvolver projetos com aplicações criativas e inovadoras utilizando os produtos da companhia.

“O nosso objetivo é fazer com que os estudantes elaborem soluções que possam ser utilizadas em situações reais, a fim de prepará-los para o mercado de trabalho. Para esse desafio, eles poderão contar com o fornecimento de produtos de altíssima qualidade da Mitsubishi Electric, além do apoio de nossos profissionais durante todo o processo. Queremos proporcionar uma experiência única aos estudantes e gerar soluções que tenham impacto social, produtivo e ambiental no mercado”, afirma Fabiano Lourenço, vice-presidente da companhia no Brasil.

Passo-a-passo


Nesta primeira edição, apenas instituições convidadas poderão participar da competição, que será realizada em duas fases: a primeira on-line e, a segunda, presencial.

Na primeira fase, cada instituição de ensino convidada deverá selecionar internamente um único projeto que será submetido através do site da competição entre os dias 03 de março a 09 de abril de 2020. Os projetos serão avaliados pelo comitê organizador, que irá anunciar os que seguirão para a próxima fase, de construção dos protótipos, no dia 22 de abril.

A partir desse anúncio, as equipes terão cerca de cinco meses para tirarem os projetos do papel, apresentando os protótipos em evento final que será realizado nos dias 22 e 23 de setembro, em São Paulo, onde os projetos serão avaliados pelo comitê organizador, seguido da cerimônia de premiação que entregará um robô industrial para as instituições de ensino dos melhores projetos, sendo o melhor entre os de ensino técnico e o melhor entre os de ensino superior. Além disso, os estudantes das equipes vencedoras ganharão um notebook cada e a oportunidade de um estágio de férias no escritório local da companhia, em Barueri/SP.

“Nosso intuito é o de que seja um ambiente de muito aprendizado e que os estudantes se sintam satisfeitos com essa imersão no universo da automação industrial. Também queremos que conheçam mais sobre a nossa companhia e a qualidade dos produtos que ofereceremos. Esperamos que seja um sucesso!”, finaliza Lourenço.

Para mais informações e regulamento completo da competição, acesse: mitsubishielectric.com.br/meca2020.