ENFILEIRE OS PÚBLICOS PARA UMA BOA COMUNICAÇÃO.
O novo produto ficou pronto e chegou a hora do lançamento. Vamos então para a campanha publicitária. Vamos conhecer os anúncios, o planejamento de mídia... Mas espere! Embora a publicidade seja a parte mais “vistosa” do trabalho de divulgar um novo produto para o mundo, será que é assim que se começa o processo de comunicação de um lançamento?
Que tal começar dentro de casa, com os empregados? Afinal, foram eles – gerentes, supervisores, pessoal da linha de produção – que se envolveram e se dedicaram de forma intensa, por meses, para que o projeto se transformasse em um produto de verdade. A campanha publicitária pode ter uma versão específica para o público interno, mantendo-se o estilo geral da comunicação. Com certeza o pessoal ficará satisfeito por ser reconhecido como um público prioritário e por conhecer em primeira mão o resultado de seu próprio esforço. Além disso, bem informados e engajados no espírito do lançamento, os empregados acabam contribuindo para a divulgação do mesmo, espontaneamente.
E os fornecedores e parceiros? O projeto não poderia dar certo se eles não tivessem empenhado suas próprias equipes, recursos e conhecimento para que tudo acontecesse dentro do prazo e dentro do custo previsto. Material de comunicação derivado da campanha geral pode ser preparado para atingir a todas as pessoas das empresas parceiras – e elas certamente ajudarão também na comunicação do novo produto.
Depois, seria bom verificar se os revendedores e a força de vendas foram informados de forma correta. Um lançamento dirigido só para eles, de forma a envolvê-los na intimidade e nas qualidades do produto, conhecendo seus pontos fortes, suas melhores características para a atração dos clientes, vai ajudar muito na hora de começar a vendê-lo efetivamente no mercado. Faz sentido, mas será que a empresa investiu o suficiente nesse treinamento?
Outra coisa: o novo produto vai aumentar as vendas e assim gerar mais impostos e, portanto, provocar um impacto econômico positivo em sua cidade. Por isso talvez seja interessante falar também com vizinhos como o prefeito, com a comunidade onde a fábrica está inserida, e explicar, por exemplo, que se tudo der certo a empresa pode gerar mais empregos num futuro próximo.
E a imprensa, já pensou no que dizer aos jornalistas a respeito do novo produto, da estratégia comercial, de quanto a empresa confia no sucesso desse lançamento? Uma boa história (real) sobre o produto, contextualizada com o momento econômico, com fatos curiosos de seu desenvolvimento, pode render matérias bem interessantes nos jornais.
Bem, agora sim, é hora de a campanha publicitária ir para a rua. Porque quando o cliente for impactado por ela e pensar no novo produto, para qualquer lado que ele olhar ele encontrará uma série de outros públicos que poderão endossar as promessas de qualidade e valor feitas pela propaganda. Tudo isso ajuda, dá eco, o cliente memoriza mais fácil a mensagem. Essa é a força da comunicação integrada.
E sua empresa, enfileira os públicos e sequencia a mensagem ou sai atirando para todos os lados sem uma estratégia definida?
* Marco Piquini é jornalista, consultor e palestrante. Trabalha com a comunicação para a gestão de mudança. Foi durante 20 anos executivo do Grupo Fiat e entre 2007 e 2012 diretor de Comunicação da Iveco para a América Latina, com responsabilidade sobre comunicação interna, externa, publicidade, eventos e sustentabilidade. e-mail: piquini@tresmeiazero.com.br. Visite: tresmeiazero.com.br.

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