A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil, completa 35 anos oferecendo projetos de Educação e Desenvolvimento Social para comunidades de baixa renda no Brasil. Um dos destaques de 2014 foi a atuação inédita no Amapá (que recebeu o projeto “Jogo da Vida em Trânsito”) e na Bahia (com o “Aceleração da Aprendizagem”), ampliando para 13 o número de Estados brasileiros atendidos em seu histórico.
Apenas por meio de seus projetos educacionais, a Fundação Volkswagen já beneficiou na última década, até 2014, 1.374.630 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18 mil educadores da rede pública de 407 cidades, em 13 Estados. Os projetos de educação também apresentam resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas e na melhoria do desempenho escolar. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram mais de 15 mil pessoas.
“A Volkswagen do Brasil foi uma das pioneiras no País a criar uma fundação, que completa 35 anos. Pela necessidade, na época, de formar nossos próprios empregados, ela foi concebida com foco na Educação. No entanto, há mais de 10 anos, passamos a atuar fortemente fora dos muros da empresa, investindo em projetos de educação na comunidade. Mas também há o pilar social, que já ajudou mais de 15 mil pessoas com projetos desenvolvidos nas comunidades”, afirma o presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall.
Segundo o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e presidente do Conselho Curador da Fundação Volkswagen, Holger Rust, a Fundação Volkswagen contribui com o desenvolvimento social do País, uma vez que são investidos recursos privados para finalidade pública de forma voluntária.
“Além da sociedade, nosso público interno – os mais de 20 mil empregados da Volkswagen do Brasil – também é impactado com o compromisso que a Fundação Volkswagen traz em sua missão. Para citar um exemplo, um de nossos projetos – o Volkswagen na Comunidade – premia a cada ano, por meio de um concurso, dez organizações sociais, nas quais os nossos empregados desenvolvem algum tipo de atividade voluntária. Por um lado, o concurso reconhece o funcionário que já faz trabalho voluntário. Por outro, mobiliza e atrai novos funcionários a se envolverem em causas sociais e a praticarem o bem. Desse modo, criamos uma legião de cidadãos do bem, atuando nas comunidades onde vivem e proporcionando transformações sociais positivas”, completa Holger Rust.
“Em 35 anos, a Fundação Volkswagen tem trabalhado fortemente, e continuará atuando, para promover uma educação de qualidade, cultura e desenvolvimento social, proporcionando um futuro melhor para moradores de comunidades de baixa renda. O trabalho da Fundação Volkswagen está alinhado ao objetivo estratégico da Volkswagen do Brasil de ‘Fortalecer a Sustentabilidade como Princípio de Gestão’ e as iniciativas da empresa pelo desenvolvimento social, ambiental e econômico a tornaram referência no setor automobilístico”, disse o superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Dr. Eduardo de Azevedo Barros, também responsável pelo tema Sustentabilidade na empresa.
Além do Amapá e da Bahia, os outros Estados já atendidos pela Fundação Volkswagen são Alagoas, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo. São oferecidos dez projetos, sendo sete educacionais (“Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”, que terá início em 2015; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”) e três de Desenvolvimento Social (“Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”).
“Os 35 anos da Fundação Volkswagen representam o marco histórico de um trabalho que se propõe a contribuir para a melhoria da educação pública e da qualidade de vida em comunidades de baixa renda, com projetos de educação e desenvolvimento social. Para viabilizar sua atuação, a Fundação Volkswagen faz parcerias com os setores público, privado e a sociedade civil organizada (ONGs). A ideia é que os projetos influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo”, afirma a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.
Projeto inédito “Aprendendo com Arte”
Em 2015, a Fundação Volkswagen lançará o projeto inédito “Aprendendo com Arte”, que será oferecido a partir de fevereiro nas cidades de Aracaju, marcando a chegada da Fundação Volkswagen a Sergipe (ampliando para 14 o número de Estados atendidos em seu histórico); e Cariacica (Espírito Santo). Com o objetivo de promover o ensino da arte de forma aprofundada, didática e acessível, como forma de inclusão cultural e social, o projeto oferecerá formação a um total de 120 educadores do ensino fundamental, gestores de escola, professores de Arte e coordenadores pedagógicos nos dois Estados, com encontros presenciais e a distância. A previsão é que eles multipliquem os conhecimentos sobre artes para, pelo menos, 3.600 alunos de escolas públicas.
O projeto também terá um módulo 100% on-line, por meio da “Plataforma do Letramento” (www.plataformadoletramento.org.br), que é o ambiente virtual de aprendizagem da Fundação Volkswagen, a partir de março de 2015, para o qual serão abertas mais 200 vagas.
O “Aprendendo com Arte” é um desdobramento de outro projeto da Fundação Volkswagen, o “Aprender na Pinacoteca”, que foi oferecido de 2008 a 2013, beneficiando 6.147 alunos e 258 educadores das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, São Paulo e Taubaté. O projeto ofereceu formação a professores da rede pública para trabalharem a educação e a inserção social por meio da arte; promoveu visitas a espaços culturais, desenvolvendo a consciência crítica e a cidadania; e desenvolveu projetos artísticos nas escolas. O “Aprender com a Pinacoteca” foi uma parceria entre a Fundação Volkswagen e a Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Principais novidades de 2014 em Educação
Em 2014, o projeto educacional “Jogo da Vida em Trânsito”, de cidadania e segurança no trânsito, abriu mais 320 vagas para educadores, beneficiando cerca de 4.000 alunos, sendo metade para o Amapá (cidades de Itaubal, Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana) e o restante no Piauí (Teresina). A atuação da Fundação Volkswagen era inédita no Amapá; no Piauí já eram oferecidos os projetos “Brincar” e “Entre na Roda”. Lançado em 2011, o “Jogo da Vida em Trânsito” já beneficiou um total de 16.920 alunos e 564 professores em 46 cidades dos Estados Amapá, Piauí e São Paulo.
O projeto “Aceleração da Aprendizagem” beneficiou, neste ano, um total de 1.900 alunos e 203 educadores na Bahia (Simões Filho e Camaçari), Espírito Santo (Aracruz, Linhares e Ibiraçu) e Paraíba (João Pessoa). A Bahia começou a ser atendida em 2014 pela Fundação Volkswagen. O Espírito Santo já contava com o “Aceleração da Aprendizagem” em Cariacica, Serra, Viana e Vila Velha; a Paraíba já era atendida com o “Pró-Educar Brasil”, nas cidades de Cabedelo e João Pessoa. O projeto “Aceleração da Aprendizagem” estreou em 2011 em Resende (RJ) e já beneficiou um total de 4.324 alunos e 781 professores nesses quatro Estados.
Em 2014, o projeto “Pró-Educar Brasil”, que oferece, em parceria com a Rede de Concessionárias Volkswagen, bolsa de estudos para formação universitária de professores que não cursaram o nível superior, completou seis anos. Desde o seu início, 112 professores receberam bolsas de estudo, beneficiando cerca de 3.300 alunos da rede pública do Ceará (Fortaleza), Paraíba (Cabedelo e João Pessoa) e Pernambuco (Arcoverde). Atualmente, 80 educadores têm apoio do projeto no Ceará e na Paraíba, com previsão de formação em dezembro de 2015.
A “Plataforma do Letramento” (www.plataformadoletramento.org.br), que é o ambiente virtual de aprendizagem da Fundação Volkswagen, completou um ano em setembro. No período, o ambiente virtual de aprendizagem já acumula 737.506 visualizações de páginas e 192.579 visitas gerais.
Principais novidades de 2014 em Desenvolvimento Social
Em 2014, o concurso “Volkswagen na Comunidade” chegou à 7ª edição com recorde de inscrições: foram 569 projetos indicados por 139 colaboradores da Volkswagen do Brasil que atuam voluntariamente nas organizações. Os projetos inscritos são realizados por 372 organizações sociais, de 23 Estados brasileiros. Em outubro, foram revelados os dez projetos sociais vencedores do “7º Volkswagen na Comunidade”, que receberam prêmio em dinheiro para ser investido em ações de transformação social. Nove deles foram premiados pela primeira vez; o 10º recebeu o “Prêmio de Sustentabilidade”, oferecido à instituição que já foi contemplada na edição anterior do concurso e que melhor geriu durante o ano os recursos recebidos na ocasião. As vencedoras e as finalistas também ganharam curso de Gestão de Projetos Sociais.
Em seu histórico, o “Volkswagen na Comunidade” já entregou 62 prêmios em dinheiro, beneficiando 14.125 pessoas diretamente. As sete edições já realizadas somam 2.853 projetos inscritos de todo o Brasil.
A Fundação Volkswagen renovou, por mais um ano, a parceria como uma das patrocinadoras do Instituto Baccarelli. A empresa atua desde 2000 como parceira do instituto, que atende mais de 1.400 crianças e jovens em programas socioculturais oferecendo formação musical e artística de excelência, proporcionando desenvolvimento pessoal e oportunidade de profissionalização na música. Um dos destaques do Instituto Baccarelli é a Orquestra Sinfônica Heliópolis.
Programas da Fundação Volkswagen
Educacionais
Aprendendo com Arte
O projeto inédito “Aprendendo com Arte”, que terá início em fevereiro de 2015, utilizará a arte e a cultura como recurso educativo, de desenvolvimento social e inclusão. O projeto oferecerá formação a educadores para disseminar conhecimentos sobre arte, de forma prática e interativa, trabalhando com novas tecnologias em sala de aula e promovendo visitas a espaços culturais. Os educadores farão mapeamento do patrimônio cultural local, com visitas guiadas em espaços como museus; participarão de oficinas teóricas e práticas, debates, seminários e palestras. O “Aprendendo com Arte” terá duas versões: a semipresencial e a 100% on-line, por meio da “Plataforma do Letramento”, que é o ambiente virtual de aprendizagem da Fundação Volkswagen.
Aceleração da Aprendizagem
Projeto de formação continuada para educadores de redes públicas de ensino, para reduzir a defasagem idade-série no Ensino Fundamental, evitando a evasão escolar. Para que alunos multirrepetentes não fiquem desmotivados, o projeto trabalha esses estudantes de forma individual e intensiva, em classes de aceleração, corrigindo também problemas de alfabetização. Esses estudantes são preparados durante dois anos, na sala de aceleração, para depois ingressarem na série adequada à sua idade.
Brincar
Entre na Roda
Jogo da Vida em Trânsito
Plataforma do Letramento
Pró-Educar Brasil
Desenvolvimento social
Costurando o Futuro
Volkswagen na Comunidade
Instituto Baccarelli
Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Renato Acciarto | Tel 11 4347-5060 | renato.acciarto@volkswagen.com.br
Andrea Cipriano | Tel 11 4347-2827 | andrea.cipriano@volkswagen.com.br
bb.jpg)













Nenhum comentário:
Postar um comentário