Porsche vence pela primeira vez no dia da despedida de Tom Kristensen
Trio formado por Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb ganhou o duelo com a Toyota e faturou a terceira edição da Le Mans 6h de São Paulo com 55 mil pessoas no Autódromo. Foto: Luca Bassani.
A Porsche confirmou o favoritismo construído nos treinos e venceu a terceira edição da Le Mans 6 Horas de São Paulo, prova disputada neste domingo (30), no Autódromo de Interlagos. Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb superaram a dupla campeã mundial de 2014, formada por Anthony Davidson e Sébastien Buemi, da Toyota, e conquistaram a primeira vitória da equipe alemã no Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC, em um dia histórico não apenas pelo triunfo do time alemão como, também, pelo encerramento da carreira do nove vezes vencedor de Le Mans, Tom Kristensen..
A lista dos três primeiros colocados da Le Mans 6 Horas de São Paulo foi completada pelo trio do Audi R-18 e-tron quattro número um, formado pelo brasileiro Lucas Di Grassi, Loic Duval e Kristensen. Após algumas trocas de posições ao longo da corrida, o Porsche 919 Hybrid número 14 assumiu a liderança definitivamente após a última rodada de paradas nos boxes, quando Jani, responsável pelo último turno de pilotagem do time alemão, abriu 17 segundos de vantagem para Davidson.
Restando 29 minutos para o término da corrida um acidente com o australiano Mark Webber, que conduzia o outro protótipo Porsche ao lado de Timo Bernhard e Brendon Hartley, obrigou a direção de prova a acionar o Safety Car e terminar a prova sob bandeira amarela. O carro do ex-Fórmula 1 sofreu um princípio de incêndio após receber um toque da Ferrari de Matteo Cressoni e bater na curva do Café.
Romain Dumas destacou a importância da primeira vitória da Porsche no Campeonato Mundial de Endurance. "Esse resultado foi muito bom para nós. Progredimos pois tivemos muitos pódios e hoje, finalmente, veio a vitória que faltava. Nós aproveitamos a corrida, pois nossos adversários estavam muito fortes. Tivemos uma grande batalha com a Toyota", comentou o francês.
Jani lembrou da intervenção do Safety Car no final da corrida, fato que impossibilitou uma possível disputa no fim da prova. "Tivemos uma grande disputa com a Toyota no início, depois trocamos posições algumas vezes durante a corrida. A entrada do Safety Car impediu uma possível disputa no fim, o que para nós foi ótimo. Primeira vitória é muito especial, foi bom", disse.
Lieb lembrou do trabalho que a equipe teve para retomar a liderança da corrida. "Tivemos uma grande vitória hoje, perdemos a posição no início e batalhamos para recuperar, estou muito feliz", concluiu.
Pela classe LMP2, o protótipo da equipe KCMG, pilotado por Matthew Howson, Richard Bradley e Alexandre Imperatori, não teve dificuldades para ficar com a vitória, uma vez que seus concorrentes sofreram com incidentes ao longo da corrida. Olivier Pla, companheiro de Roman Rusinov e Julien Canal, bateu o Ligier JS P2-Nissan da G-Drive Racing ainda na primeira hora de corrida. Os carros da SMP Racing também sofreram problemas e não puderam ameaçar o trio da KCMG.
O título de pilotos, porém, ficou com Sergey Zlobin, da SMP Racing, que chegou a 146 pontos, nove a mais em relação ao trio da G-Drive Racing. Com os companheiros de pilotagem do protótipo Oreca, Nicolas Minassian e Maurizio Mediani, o russo completou a prova com 18 voltas a menos em relação aos vencedores da classe LMP2. "Esta primeira posição no campeonato é sensacional, pois meu caminho não foi nada fácil. Digamos que eu tive que contar com a sorte", comentou o campeão.
Ao todo 55 mil pessoas estiveram em Interlagos durante a etapa que ficou marcada não só pela vitória da Porsche depois do seu retorno à categoria LMP1, mas, também, pela despedida do dinamarquês da Audi. Após a corrida, ele falou."Quero dar os parabéns para a Toyota pelo título e à Porsche pela vitória. Estamos muito felizes por estar no pódio em uma corrida difícil".
"Ainda não caiu a ficha para mim que esta foi minha última prova, mas sem dúvida foi uma das etapas mais felizes e emocionantes para mim com todo o suporte e carinho que recebi. Preciso agradecer muita gente por tudo que consegui, levo todas as minhas memórias felizes comigo e conseguir terminar no pódio foi a realização de um sonho", encerrou Tom.
A temporada 2015 do Campeonato Mundial de Endurance - FIA WEC terá início no dia 12 de abril, com a realização das 6 Horas de Silverstone, na Inglaterra.
Resultado final da Le Mans 6 Horas de São Paulo:
1 - Neel Jani, Romain Dumas, Marc Lieb (Porsche Team/LMP1) - 249 voltas
2 - Anthony Davidson, Sébastien Buemi (Toyota Racing/LMP1) - à 0s170
3 - Tom Kristensen, Loic Duval, Lucas Di Grassi (Audi Sport Team Joest/LMP1) - à 1 volta
4 - Stéphane Sarrazin, Alexander Wurz, Mike Conway (Toyota Racing/LMP1) - à 1 volta
5 - Benoit Tréluyer, André Lotterer, Marcel Fässler (Audi Sport Team Joest/LMP1) - à 1 volta
6 - Matthew Howson, Richard Bradley, Alexandre Imperatori (KCMG/LMP2) - à 24 voltas
7 - Darren Turner, Stefan Mücke (Aston Martin Racing/LMGTE-Pro) - à 28 voltas
8 - Frédéric Makowiecki, Patrick Pilet (Porsche Team Manthey/LMGTE-Pro) - à 28 voltas
9 - Davide Rigon, James Calado (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Pro) - à 28 voltas
10 - Gianmaria Bruni, Toni Vilander (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Pro) - à 29 voltas
11 - Alex MacDowall, Darryl O'Young, Fernando Rees (Aston Martin Racing/LMGTE-Pro) - à 29 voltas
12 - Jörg Bergmeister, Richard Lietz (Porsche Team Manthey/LMGTE-Pro) - à 29 voltas
13 - Paul Dalla Lana, Pedro Lamy, Christoffer Nygaard (Aston Martin Racing/LMGTE-Am) - à 30 voltas
14 - Kristian Poulsen, David, Heinemeier-Hansson, Nicki Thiim (Aston Martin Racing/LMGTE-Am) - à 30 voltas
15 - Stephen Wyatt, Michele Rugolo, Andrea Bertolini (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Am) - à 30 voltas
16 - Christian Ried, Klaus Bachler, Khaled Al Qubaisi (Proton Competition-Porsche/LMGTE-Am) - à 32 voltas
17 - François Perrodo, Emmanuel Collard, Matthieu Vaxivière (Prospeed Competition-Porsche/LMGTE-Am) - à 32 voltas
18 - Dominik Kraihamer, Andrea Belicchi, Fabio Leimer (Rebellion Racing/LMP1) - à 35 voltas
19 - Nicolas Prost, Nick Heidfeld, Mathias Beche (Rebellion Racing/LMP1) - à 38 voltas
20 - Sergey Zlobin, Nicolas Minassian, Maurizio Mediani (SMP Racing/LMP2) - à 42 voltas
21 - Emerson Fittipaldi, Alessandro Pier Guidi, Jeffrey Segal (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Am) - à 63 voltas
Não completaram
Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley (Porsche Team/LMP1) - à 13 voltas
Gianluca Roda, Paolo Ruberti, Matteo Cressoni (8 Star Motorsports-Ferrari/LMGTE-Am) - à 44 voltas
Kirill Ladygin, Viktor Shaitar, Anton Ladygin (SMP Racing/LMP2) - à 113 voltas
Pierre Kaffer, Lucas Auer (Lotus/LMP1) - à 189 voltas
Roman Rusinov, Olivier Pla, Julien Canal (G-Drive Racing/LMP2) - à 208 voltas
Aston Martin confirma o favoritismo em Interlagos e vence nas classes LMGTE Pro e LMGTE Am.
Com a vitória do carro 97 na Pro e o 98 na Am, a equipe britânica termina a última etapa da temporada 2014 da FIA WEC com chave de ouro. Foto: Luca Bassani.
A Le Mans 6 Horas de São Paulo aconteceu neste domingo (30), no Autódromo de Interlagos e terminou com a primeira vitória da equipe Porsche na categoria LMP1. Nas classes LMGTE Pro e LMGTE Am a vitória ficou com a equipe Aston Martin, na Pro com o carro 97, guiado por Darren Turner e Stefan Mücke e na Am, com o 98, pilotado por Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Christoffer Nygaard.
A corrida de encerramento da temporada 2014 do Campeonato Mundial de Endurance acabou marcada por um acidente muito forte faltando 29 minutos para o fim envolvendo o Porsche 919 Hybrid número 20, com o australiano Mark Webber ao volante, e a Ferrari 458 Itália da categoria LMGTE Am dos pilotos Gianluca Roda, Paolo Ruberti e Mateo Cressoni. A prova foi encerrada atrás do Safety Car.
Nas classes da GT, tanto na Pro quanto na Am, grandes disputas pelas primeiras colocações ocorreram sempre com a Ferrari 71 de Davide Rigon e James Calado e o Aston Martin 99 do brasileiro Fernando Rees e seus companheiros de equipe Alex MacDowall e Darryl O´Young.
Porém, com uma estratégia melhor no final, o Aston Martin 97, de Mücke e Turner cruzou a linha de chegada na frente. Mesmo com a vitória, a dupla acredita que o resultado foi consequência direta da entrada do carro de segurança, como comenta Darren: "se não fosse isso eu acho que não conseguiríamos vencer, A corrida foi disputada, nós lutamos muito e essa vitória me deixa muito satisfeito", exalta o piloto. Stefan concorda e acrescenta: "tivemos sorte, mas é muito bom terminar a última etapa com uma vitória", comenta.
Na classe LMGTE Am o trio do carro 98 da Aston Martin já teve um caminho mais tranquilo nas 6 Horas de São Paulo. Pedro Lamy atribuiu essa vitória ao bom desempenho do time e do carro: "Nós tínhamos um bom carro, um bom acerto e meus companheiros foram muito rápidos, o que facilitou meu trabalho", disse. Paul Dalla Lana, por sua vez, comenta que a corrida foi tranquila para a equipe.
"Foi uma disputa longa, porém muito positiva para nosso time, fizemos um bom trabalho". Christoffer Nygaard, que completou o trio do modelo inglês, concordou com seus parceiros: "nós tínhamos uma boa vantagem para o segundo colocado e o final com o Safety Car garantiu nossa vitória. Foi muito bom", finaliza.
Os brasileiros da categoria tiveram desempenhos diferentes. Fernando Rees batalhou, liderou um bom tempo a corrida e lutava pelo pódio, mas quando tentou ultrapassar um adversário foi jogado para fora da pista, o que acabou deixando o piloto apenas na sexta colocação na categoria Pro.
Emerson Fittipaldi. Foto: Luca Bassani
Na Am, Emerson Fittipaldi, em sua volta as pistas com 68 anos de idade, enfrentou muitos problemas em sua Ferrari de número 61, a qual dividiu com os pilotos Alessandro Pier Guidi e Jeffrey Segal, impedindo que os três tivessem um bom ritmo. A equipe de Fittipaldi terminou a prova apenas na sexta colocação da categoria.
Resultado final das 6 horas de São Paulo das classes LMGTE-Pro e LMGTE-AM
1 - Darren Turner, Stefan Mücke (Aston Martin Racing/LMGTE-Pro) - à 28 voltas
2 - Frédéric Makowiecki, Patrick Pilet (Porsche Team Manthey/LMGTE-Pro) - à 28 voltas
3 - Davide Rigon, James Calado (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Pro) - à 28 voltas
4 - Gianmaria Bruni, Toni Vilander (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Pro) - à 29 voltas
5 - Alex MacDowall, Darryl O'Young, Fernando Rees (Aston Martin Racing/LMGTE-Pro) - à 29 voltas
6 - Jörg Bergmeister, Richard Lietz (Porsche Team Manthey/LMGTE-Pro) - à 29 voltas
7 - Paul Dalla Lana, Pedro Lamy, Christoffer Nygaard (Aston Martin Racing/LMGTE-Am) - à 30 voltas
8 - Kristian Poulsen, David, Heinemeier-Hansson, Nicki Thiim (Aston Martin Racing/LMGTE-Am) - à 30 voltas
9 - Stephen Wyatt, Michele Rugolo, Andrea Bertolini (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Am) - à 30 voltas
10 - Christian Ried, Klaus Bachler, Khaled Al Qubaisi (Proton Competition-Porsche/LMGTE-Am) - à 32 voltas
11 - François Perrodo, Emmanuel Collard, Matthieu Vaxivière (Prospeed Competition-Porsche/LMGTE-Am) - à 32 voltas
12 - Emerson Fittipaldi, Alessandro Pier Guidi, Jeffrey Segal (AF Corse-Ferrari/LMGTE-Am) - à 63 voltas.
Dinho Leme Comunicação
6hsp@dinholeme.com.br
(11)3045-0836



Nenhum comentário:
Postar um comentário