Primeiro trecho operacional representa 5% da receita do projeto, que contempla no total mais de 940 km de linhas de transmissão e investimentos em cinco estados
A ENGIE Brasil Energia anuncia autorização para iniciar a operação do trecho brownfield do projeto Graúna, arrematado no Leilão de Transmissão ANEEL 02/2024. A liberação, concedida pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), marca mais um avanço na estratégia de expansão da companhia no segmento de transmissão de energia.
O trecho agora em operação abrange quatro linhas de transmissão, totalizando 162 km, além de duas subestações próprias, todas já em funcionamento. As estruturas estão localizadas nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo e representam R$ 14,0 milhões em Receita Anual Permitida (RAP) – valor equivalente a aproximadamente 5% da RAP total do projeto. Este é também o primeiro ativo que a companhia opera remota e localmente com equipe 100% ENGIE.
Além do trecho brownfield, o projeto Graúna contempla a construção de cerca de 780 km adicionais de novas linhas de transmissão, distribuídas entre os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Minas Gerais. Esta etapa envolve ainda a implantação de duas subestações e um seccionamento, atualmente em fase inicial de execução.
Com RAP total estimada em R$ 268,3 milhões (base junho de 2025) e prazo de concessão de 30 anos, o projeto reafirma o compromisso da ENGIE com o desenvolvimento de uma infraestrutura energética cada vez mais eficiente, robusta e sustentável no país.
“O projeto Graúna reforça o nosso posicionamento estratégico no setor elétrico brasileiro, consolidando nossa presença na transmissão de energia e contribuindo para a segurança e confiabilidade do sistema nacional”, comenta Gustavo Labanca, Diretor de Transmissão de Energia da ENGIE Brasil Energia.
Edelman Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário