sábado, 24 de outubro de 2015

VOLKSWAGEN NA COMUNIDADE 2015.


Fundação Volkswagen contribui com um “futuro melhor” ao premiar 11 projetos sociais no concurso “Volkswagen na Comunidade 2015”.

Transformar vidas, beneficiar comunidades, incentivar políticas públicas e ajudar a construir um futuro melhor, promovendo desenvolvimento social. Esses são objetivos da Fundação Volkswagen com o concurso “Volkswagen na Comunidade”, que premiou nesta sexta-feira (23) os 11 projetos sociais vencedores de sua 8ª edição. Os projetos receberam prêmio em dinheiro, que deve ser investido em ações de transformação social. 

As instituições vencedoras e também as finalistas ainda ganham curso de Gestão de Projetos Sociais, para aprimorar com excelência seus trabalhos junto à comunidade. A Fundação Volkswagen coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 35 anos, oferecendo dez projetos, sendo três de desenvolvimento social – entre os quais o “Volkswagen na Comunidade” – e sete de Educação.

Neste ano, o “Volkswagen na Comunidade” teve recorde de inscrições: foram 707 projetos indicados por colaboradores que atuam voluntariamente nessas organizações. Participam colaboradores da Volkswagen do Brasil que trabalham nas quatro fábricas da empresa, na unidade Jabaquara, no Centro de Peças e Acessórios de Vinhedo (SP), Escritórios Regionais de Vendas e Serviços Financeiros, além de colaboradores da MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, com sede em Resende (RJ). Os projetos inscritos são realizados por organizações sociais localizadas em 22 Estados brasileiros.

Dos 11 prêmios entregues pelo “8º Volkswagen na Comunidade”, dez foram inéditos. O 11º leva a nomeação especial “Prêmio de Sustentabilidade”, oferecido à instituição que já foi contemplada na última edição do concurso e que melhor geriu os recursos durante o ano.

Representantes da Fundação Volkswagen, das instituições premiadas e colaboradores que trabalham como voluntários nos projetos sociais vencedores do 8º Volkswagen na Comunidade.

Em seu histórico, o “Volkswagen na Comunidade” já entregou 73 prêmios em dinheiro, beneficiando 18.239 pessoas diretamente. As oito edições realizadas somam 3.560 projetos inscritos em todo o Brasil.

“A Volkswagen do Brasil tem compromisso com o desenvolvimento social. O ‘Volkswagen na Comunidade’ atua em duas frentes: promove o engajamento dos colaboradores da empresa, uma vez que eles podem inscrever projetos nos quais atuam voluntariamente; o recorde de inscrições revela um engajamento crescente. Por outro lado, o prêmio em dinheiro permite que as instituições vencedoras coloquem seus projetos em prática. O curso de Gestão de Projetos Sociais, oferecido aos vencedores e aos finalistas, permite que as instituições desenvolvam seus trabalhos com excelência”, afirmou o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e presidente do Conselho Curador da Fundação Volkswagen, Holger Rust.

“O ‘Volkswagen na Comunidade’ permite sonhar com um futuro melhor para comunidades de todo o Brasil. O concurso oferece condições reais para que as organizações vencedoras possam realizar um trabalho relevante com foco social. Nesta edição, foram indicados projetos sociais de 22 Estados brasileiros, comprovando a abrangência do concurso”, afirmou o diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil e superintendente da Fundação Volkswagen, Dr. Eduardo Barros.

“O curso de Gestão de Projetos Sociais oferecido às instituições vencedoras e às finalistas contribui com a formação das equipes. Queremos que essa orientação resulte em um atendimento ainda mais humanizado e eficaz à comunidade”, afirma a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.


TRANSFORMANDO VIDAS
Histórias das organizações contempladas e seus projetos vencedores.


“Prêmio de Sustentabilidade”Associação Sagrada Família de Nazaré, de Curitiba (PR)Projeto: “Juventude: um Sinal de Esperança”


“Aqui encontrei pessoas dispostas a ouvir meu grito de socorro. Hoje tenho uma nova chance de me reaproximar da família e dar valor à vida”, disse o ex-dependente químico Paulo César Silva Rangel, assistido pela instituição, onde hoje é monitor. O projeto “Juventude: um Sinal de Esperança” acolhe homens em recuperação da dependência química e reinserção social; eles recebem hospedagem, alimentação e laborterapia; cultivam a horta e cuidam dos animais, visando preservar o meio ambiente e gerar renda. A associação também oferece atividades esportivas, culturais e terapêuticas.

Um dos vencedores do “Volkswagen na Comunidade 2014”, o projeto “Juventude: um Sinal de Esperança” foi o que melhor geriu os recursos recebidos. Por isso, recebeu agora o “Prêmio de Sustentabilidade”. “Com o prêmio de 2014, construímos um espaço para ordenha de animais, deixando a chácara sustentável economicamente, pois vendemos leite e queijo. Agora, faremos um biodigestor para gerar energia elétrica e gás natural”, afirmou o reparador de carrocerias da fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais (PR), Edson Baracho, presidente da instituição e padrinho do projeto no concurso. O prêmio também será usado na aquisição de novos equipamentos e na melhoria da infraestrutura.

Ação Cristã Comunitária do Brasil – Projeto Shalom, de Santo André (SP)
Projeto: “Boca saudável, Sorriso Feliz”


“Sempre tivemos um desejo no coração de ter um consultório dentário. Temos crianças com seis anos que nunca foram ao dentista”, afirmou Priscila Gomes da Silva, administradora da instituição. O projeto “Boca saudável, Sorriso Feliz” visa oferecer atendimento odontológico gratuito. A instituição “Ação Cristã Comunitária do Brasil – Projeto Shalom” também desenvolve programas sociais e educacionais, como oficinas e jogos pedagógicos, de idiomas, reforço escolar e alfabetização.

“Para mim, é muito importante ser voluntária. É gratificante aprender com o outro, dividir alegria, aliviar sofrimento. É mais do que ajudar; é se ajudar, com a finalidade de trazer um sorriso e a felicidade do próximo”, afirmou a madrinha do projeto no concurso, Sabrina Barrionuevo, prestadora de serviços administrativos na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil.

Associação Beneditina da Divina Providência (ABENP), de Curitiba (PR)
Projeto: “Acolher, Assistir e Educar”


“Além de não ficar nas ruas, as crianças têm atividades para seu desenvolvimento e que poderão ser úteis no futuro. Queremos resgatar laços afetivos e cultivar valores; dar vida, oportunidade e esperança”, afirmou a irmã Carolina Gamarra Mereles, coordenadora do projeto. A instituição oferece atividades educativas, culturais, esportivas, recreativas e artesanais a crianças, adolescentes e jovens; além de apoio psicológico. Com o prêmio para o projeto “Acolher, Assistir e Educar” , vai adquirir instrumentos musicais e equipamentos de informática para as aulas.

“Eu me encantei pelas pessoas que trabalham aqui. É muito emocionante ver o amor e a dedicação”, afirmou a madrinha do projeto, Lilian de Oliveira Lopes, prestadora de serviços administrativos na fábrica da Volkswagen do Brasil em São José dos Pinhais.

Associação Beneficente Arcanjo Gabriel, de Penedo (RJ)
Projeto: “Expandir & Integrar”


“Trabalhar com inclusão de pessoas com necessidades especiais era um sonho. Aqui, eles são incentivados a criar e desenvolver suas habilidades”, disse Thais Silva Neves, coordenadora de projetos. A associação oferece oficinas de artes, ofícios, trabalhos manuais, tecelagem e meio ambiente. Com o prêmio para o projeto “Expandir & Integrar”, será possível criar a oficina de culinária.

“O trabalho manual que eles fazem e o desenvolvimento que a gente vê em cada indivíduo é engrandecedor. A gente tem de fazer um mergulho interior e ver o que vale; acho a parte social muito importante”, afirmou a madrinha do projeto Sandra Isnardi, secretária executiva da MAN Latin America, em Resende (RJ).

Associação Humanitária Amor e Caridade (AHAC), de Jacareí (SP). Projeto: “Educação Ambiental para Reciclagem de Óleos Usados”


Em Jacareí, o óleo de cozinha usado é o “combustível” da Associação Humanitária Amor e Caridade, que ampara idosos. O projeto contemplado incentiva a doação desse óleo para a instituição, que o vende. Essa fonte de renda permite atender os idosos: “Temos o projeto de longa permanência; o temporário, que abriga pessoas que já passaram por hospital, mas ainda precisam de cuidados, como fisioterapia; e o Casa Dia, uma creche de idosos. O projeto ‘Educação Ambiental para Reciclagem de Óleos Usados’ começou pela necessidade de captar recursos”, afirmou o presidente da instituição, Michel Barbier.

“Acho muito importante doar parte do nosso tempo. Eu me senti muito bem na instituição. Esse projeto me fez ver a vida de forma diferente. O respeito, carinho e atenção dos profissionais e voluntários com os idosos é de arrepiar. Vi que meus problemas são tão pequenos, perto dos de outras pessoas”, afirmou o padrinho do projeto, José Antonio da Silva, líder de célula de Operações, na Volkswagen do Brasil, em Taubaté.

Associação Saúde Criança Recomeçar, do Rio de Janeiro (RJ). Projeto: “Alimentando Sonhos”


“Nós temos a missão de cuidar de crianças pós-alta hospitalar e o projeto alimenta os sonhos dessas mães”, disse Maria das Dores Alencar Lacombe, fundadora da associação. “Quando eu vim para cá, não tinha nada. Eles me ajudam com a cesta básica e meu filho já se desenvolveu bastante”, afirmou Mônica Manuela Miranda, mãe de uma criança atendida. A instituição cuida de crianças com doenças graves, oferecendo alimentação, medicamentos e atividades para melhorar a qualidade de vida.
“Eu sempre imaginava o que eu poderia fazer, por um bem maior, ter mais proximidade com a área social. Essa necessidade de compartilhar a vida, o tempo. É nesse momento que a existência faz sentido”, afirmou a madrinha do projeto Cássia Ribeiro dos Reis, consultora comercial do Escritório Regional de Vendas do Rio de Janeiro da Volkswagen do Brasil.

Fraternidade Irmã Clara, de São Paulo (SP)
Projeto: “Sons da Alma: O Resgate da Pessoa com Deficiência Através da Música”


“O projeto de musicoterapia é voltado para pessoas com paralisia cerebral grave. Os resultados mais evidentes foram maior abertura de canais de comunicação. Eles estão mais receptivos ao contato humano, houve diminuição da depressão e do isolamento. O ganho que teremos para a sala de musicoterapia (com o prêmio) possibilitará a melhora da qualidade de vida deles”, afirmou a musicoterapeuta Maria Augusta Brancaccio. A musicoterapia é um dos projetos da instituição, que também atende pessoas com paralisia cerebral com terapia ocupacional, reabilitação motora e cognitiva, fonoaudiologia, pedagogia, entre outros tratamentos.

“É um projeto muito bonito. Sinto muito orgulho de fazer parte dessa história. Notamos muita diferença nos assistidos”, afirmou o padrinho Névio Cacioli Jr., engenheiro industrial na fábrica Anchieta da Volkswagen do Brasil.

Fundação Julita, de São Paulo (SP)
Projeto: “Promovendo Vínculos com a Natureza e a partir dos 4 Elementos”


“Criamos o Centro de Educação Ambiental para contribuir com a comunidade. Estamos focados no desenvolvimento da conscientização humana sobre a natureza”, afirmou o gestor pedagógico da entidade, Jânio Barboza de Oliveira. Segundo a coordenadora do Centro de Educação Ambiental da fundação, Flávia Cremonesi de Oliveira, o objetivo é que muitas crianças se tornem agentes ambientais: “resgatem o vínculo com a natureza, desenvolvam consciência crítica em relação ao meio ambiente e multipliquem os conhecimentos”. O projeto “Promovendo Vínculos com a Natureza e a partir dos 4 Elementos” visa oferecer oficinas de educação ambiental.
“O ‘Volkswagen na Comunidade’ traz uma oportunidade para a gente. Eu encorajo todos vocês a conhecerem esse projeto e serem voluntários. Acho que isso completa o ser humano. É muito gratificante”, afirmou o gerente de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil, Rogério Varga, padrinho do projeto.

Instituto Ingo Hoffmann, de Campinas (SP)
Projeto: “Casa da Criança e da Família”


“Eu queria retribuir tudo que a vida me deu e o trabalho social se transformou no instituto, com 30 casas de apoio às famílias com crianças em tratamento (de câncer). É um amparo para eles em um momento tão difícil”, afirmou Ingo Hoffmann, presidente do instituto. Com o prêmio ao projeto “Casa da Criança e da Família”, a instituição substituirá equipamentos de sua cozinha e espaço de cinema.

“Eu passei por um câncer aos 21 anos e sei o quanto é doloroso para a família e para a pessoa. Isso foi o que me motivou a apoiar o instituto. É preciso se doar; isso é fundamental hoje para mim, como pessoa”, afirmou o padrinho Adalberto Sauerbronn, analista de negócios e projetos de TI do Centro de Peças e Acessórios da Volkswagen do Brasil, em Vinhedo.

Programa Cidadão Bageense, de Bagé (RS)
Projeto: “Restaurante Escola”


“O projeto ‘Restaurante Escola’ vai formar maîtres, garçons e oferece iniciação a cozinheiros para pratos de banquetes, regionais e sobremesas. O projeto está sendo aguardado com grande expectativa pelas empresas que promovem eventos. E os formados poderão ser contratados por essas empresas”, afirmou Cristiane Machado Rodrigues, coordenadora do projeto.
“O programa tem como princípio tornar a vida dos menos favorecidos mais fácil; inclui-los na sociedade. Isso faz toda diferença. Estar onde a ação precisa ser feita, traz uma gratificação pessoal muito grande”, afirmou o padrinho Marco Antonio de Lima Sousa, gerente Regional de Vendas de Curitiba da Volkswagen do Brasil.

Salesianos São Carlos, de São Carlos (SP)
Projeto: “Prevenção na Medida: Drogas”


Os adolescentes assistidos pela entidade Salesianos São Carlos estão em liberdade assistida ou prestação de serviços à comunidade, muitos por ato infracional de tráfico ou porte de drogas. Para mudar essa realidade, a organização oferece cursos profissionalizantes, medidas socioeducativas, além de projetos com crianças. O programa contemplado “Prevenção na Medida: Drogas” tem missão de orientá-los sobre relações familiares, sociais e inserção no mercado de trabalho. “Queremos mostrar que eles podem ter um futuro com oportunidades, feliz e de sucesso, longe das drogas e dos delitos”, disse Thauana Letícia Felipe, coordenadora do projeto.

O padrinho, o operador de máquinas de São Carlos, Moisés Hosti de Oliveira, tem uma história com a instituição, onde morou mais de quatro anos: “Minha família se mudou para São Carlos e meu pai faleceu. Em uma cidade desconhecida e com seis filhos, minha mãe procurou ajuda e encontrou as portas abertas no Salesianos, que nos acolheu com muita dedicação”. Foi lá que Moisés teve sua formação escolar e por meio de cursos profissionalizantes conseguiu seu primeiro emprego. “Meu futuro poderia ter sido diferente, se não tivesse essa oportunidade. Meu caráter e minha dignidade foram devido aos ensinamentos daqui. Eu fui ajudado. Agora, é a minha vez de ajudar”, disse o voluntário. 

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
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sexta-feira, 23 de outubro de 2015

RENAULT.

Energia eólica propulsiona veículos elétricos Renault na Escócia.

Uma frota de 10 veículos Renault 100% elétricos, quase exclusivamente alimentada por energia renovável, está disponível para locação (por hora ou por dia) para os habitantes e visitantes das ilhas Hébridas Exteriores, na Escócia.

A maior parte da eletricidade necessária para carregar os veículos será produzida no parque eólico de Pentland Road. Nove hatches ZOE e um utilitário Kangoo Z.E. fazem parte desta parceria única entre o E?Car Club e os operadores do parque. As características dos veículos elétricos Renault, seu prazer de dirigir, confiabilidade e o imenso índice de satisfação apontado por seus clientes (98%, um índice inédito na Renault) permitiram que os modelos fossem integrados em um sistema de carsharing.

Representando um investimento de 24 milhões de libras esterlinas e desenvolvido em 12 anos, o parque eólico de Pentland Road produz energia renovável para as ilhas, permitindo alimentar os novos veículos. Localizado em uma área onde o clima é perfeitamente adaptado à energia eólica, ele é tão eficaz que seus seis aerogeradores produzem eletricidade suficiente para satisfazer todas as necessidades locais das Hébridas Exteriores.

O condutor de um veículo elétrico Renault pode ter certeza de que a pegada de carbono de seu carro vai diminuir com o tempo, graças à evolução das energias renováveis e de sua participação na matriz energética da maioria dos países do mundo. Comparativamente, um veículo térmico em circulação hoje terá sempre a mesma pegada de carbono. Segundo a agência internacional de energia, 7 milhões de VE em circulação permitiriam economizar 400.000 barris de petróleo por dia até 2020.

A Aliança Renault-Nissan é parceira oficial da COP21, a 21ª Conferência das Partes das Nações Unidas para Mudanças Climáticas. Uma frota de 200 veículos elétricos da Aliança, sendo 100 Renault ZOE, fará o transporte dos delegados no Parque de Exposições Paris-Le Bourget, de 30 de novembro a 11 de dezembro de 2015. 

Imprensa Renault do Brasil.

IVECO CONQUISTA 500 MIL CURTIDAS EM SUA PÁGINA NO FACEBOOK.

Plataforma faz parte da estratégia de comunicação da marca nas redes sociais, que inclui ainda um Blog e perfis no Twitter, Instagram e Google+


A Iveco comemora a marca de 500 mil curtidas em sua página no Facebook - www.facebook.com/IvecoBr, consagrando uma estratégia de destaque nas mídias digitais. Com perfis no Twitter, Instagram e Google+, além do premiado Blog da Iveco, a visibilidade da marca nas redes sociais tem aumentado, o que torna o relacionamento com o público mais eficaz e direto.

"O maior diferencial da página da Iveco é que nosso trabalho está orientado para o diálogo com o fã da marca, seja ele cliente ou um entusiasta. Com certeza, este marco só foi alcançado devido à construção de um relacionamento movido pela emoção", afirma Héllen Santos, responsável pela área de mídias digitais da Iveco.

Na página, os visitantes têm acesso a dicas de segurança, campanhas informativas, promoções, notícias sobre o piloto Beto Monteiro, que guia um Iveco na Fórmula Truck, além de posts que circulam no Blog da montadora – vencedor das edições de 2011 e 2013 do Prêmio Top Blog Brasil e finalista da edição deste ano. "Nossa maior vitória é ver as pessoas comentando e participando nos conteúdos postados", completa Héllen.

Um dos destaques da página no Facebook, que está alinhada com a estratégia de marketing da Iveco, foi a parceria com o Corinthians em 2013, quando a empresa entregou o novo ônibus “Mosqueteiro” ao time. Mais de 47 milhões de pessoas foram alcançadas pela iniciativa, que convocou a torcida corinthiana a escolher o novo visual do veículo. No último dia da campanha, a marca alcançou o número de aproximadamente 243 mil seguidores. 


Imprensa Iveco
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DAF CAMINHÕES INAUGURA CONCESSIONÁRIA EM BOITUVA.

A região oeste do estado de São Paulo acaba de ganhar uma nova concessionária DAF, uma das marcas líderes no mercado europeu de caminhões e subsidiária da PACCAR Inc. A Castello Caminhões abre as portas no município de Boituva, com estrutura completa de venda e pós-venda, seguindo os rigorosos padrões de qualidade da montadora holandesa.



A revenda está localizada em uma região estratégica, no quadrante formado pelas rodovias Castelo Branco, Raposo Tavares e Marechal Rondon. Esta é uma parte do estado com grande presença agrícola e importantes polos industriais.

“Inauguramos a estrutura definitiva da Castello Caminhões em um momento importante para nós, quando estamos buscando cada vez mais proximidade com o nosso cliente. A marca DAF é sinônimo de seriedade, confiabilidade acima da média e qualidade, valores fundamentais para nossa consolidação no Brasil”, afirma Alexandre Lavorini, gerente geral da Castello Caminhões.

A concessionária conta com seis boxes de atendimento pós-venda, unidade do DAF Assistance – serviço de assistência técnica emergencial 24 horas da marca, estoque de peças genuínas e unidades de teste do XF105. Clientes do segmento de madeira, grãos e insumos para indústria já estão rodando com estes caminhões. “Quem testa o XF105 quer comprar”, acrescenta o gerente-geral da Castello Caminhões.

“Demos mais um passo na consolidação da nossa rede de concessionárias, com uma revenda moderna, bem equipada de peças e ferramental, e com um time muito bem preparado para atender ao mercado do interior de São Paulo, bastante estratégico para os negócios da DAF no Brasil”, afirma Luis Gambim, Diretor Comercial da DAF Caminhões.  

Grupo Investidor


A Castello Caminhões é parte de um grupo com mais de 50 anos de história, com forte atuação no segmento agrícola e construção civil, representando marcas como Massey Ferguson, Komatsu, Dynapac e Toyota Empilhadeiras, nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e sul da Bahia.

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VOLKSWAGEN FOX TRACK REFORÇA DESIGN AVENTUREIRO E ESTREIA NOVOS SISTEMAS DE INFOTAINMENT.

Uma nova opção para o consumidor de espírito jovem que busca um modelo acessível, com visual aventureiro e bem equipado. Esse é o Novo Fox Track, que traz visual exclusivo, realçando a robustez do modelo, aliado a vários atributos que reforçam a sua excelente relação custo-benefício.



O modelo estreia o novo sistema de infotainment “Composition Touch”, oferecido como opcional por preço mais acessível, para espelhamento de telefone celular (smartphone) Android pela plataforma MirrorLink. O sistema Composition Touch tem tela colorida sensível ao toque (touchscreen) de 5 polegadas, rádio, leitor de CD e arquivos MP3, Bluetooth e entradas USB, Aux-in e para SD-card.

Esse novo aparelho complementa a oferta de recursos de infotainment da família Fox, que já conta com o “Discover Media” – traz tela de 6,33 polegadas, navegador e permite espelhamento das plataformas Android Auto e Apple Carplay por meio do Volkswagen App-Connect. A atualização da base de mapas do sistema Discover Media é periódica e gratuita.

Posicionado entre as versões Trendline 1.0 e Comfortline 1.0, o Novo Fox Track segue a trilha do Gol Track, lançado em 2013: uma versão off road light equipada com motor 1.0. A novidade conta com o ótimo desempenho e a economia do já consagrado motor 1.0l de 3 cilindros Total Flex, da família EA211, de até 82 cv com etanol. O motor está combinado ao câmbio manual de cinco marchas.

Visual especial




O visual do Novo Fox Track traz características marcantes como a grade dianteira com friso pintado em cor “Siberian” e o para-choque com faróis de neblina integrados. Os faróis têm acabamento que mistura máscara negra com detalhes cromados, conferindo um aspecto mais esportivo, sem perder sofisticação.

Na lateral, os destaques são o rack de teto, as molduras inferiores e nas caixas de rodas e o logotipo “Track” nas portas traseiras. As maçanetas das portas e os retrovisores são na cor preta. Na traseira o para-choque traz um adesivo preto na região da placa. Destaque também para o defletor na cor preta na parte superior da tampa do porta-malas.

O interior traz a mesma ambientação e tecidos do Fox Comfortline, mas opcionalmente pode ainda ser equipado com o revestimento interno do teto e colunas escurecido.

Equipamentos de série e opcionais




A lista de itens de série do Novo Fox Track é completa e acrescenta, em relação à versão Trendline, equipamentos como rodas de liga leve de 15 polegadas com design Rock (exclusividade também em relação à versão Comfortline) e pneus 195/55 R15, faróis de neblina, retrovisores com luz de indicação de direção integrada (“Side-Blinker”), lanternas traseiras escurecidas, rack de teto e para-sol iluminado, entre outros itens.

Há também ar-condicionado, direção com assistência elétrica, coluna de direção com ajustes de altura e distância, chave tipo “canivete”, vidros elétricos dianteiros com função “um toque” e sistema de som “Media”, que integra rádio, conexão por Bluetooth, leitor de arquivos MP3 e entradas USB, Aux-in e para SD-card.

Também há a opção de recursos como vidros traseiros elétricos, regulagem elétrica dos espelhos retrovisores externos, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro (Park Pilot), sensores de chuva e crepuscular, volante multifuncional revestido de couro com comandos do sistema de som e do I-System, espelho retrovisor interno eletrocrômico e luz de conversão estática nos faróis de neblina (cornering light).

O Novo Fox Track tem disponíveis nove opções de cores: três sólidas (branco cristal, vermelho tornado e preto ninja), cinco metálicas (prata sargas, prata tungstênio, cinza platinum, azul night e vermelho ópera) e uma perolizada (preto mystic).

Mais avançados sistemas de infotainment




O Novo Fox Track traz de série o novo sistema “Media”, que já conta com as funções básicas de conectividade, tais como: Bluetooth com função streaming de áudio, entradas USB/ AUX-IN e para cartões de memória do tipo SD-card.

Como opcionais o Novo Fox Track pode ser equipado com os sistemas de infotainment “Media Plus” e “Discover Media”, além do novo “Composition Touch”.

O “Media Plus” oferece funções conectividade como rádio, leitor de arquivos MP3, Bluetooth com streaming de áudio e entradas USB, SD e Aux-in, acrescidas de leitor de CD, e pode ser combinado aos recursos “Park Distance Control” (exibindo em sua tela a silhueta do veículo) e volante multifuncional.

O “Composition Touch” estreia no Novo Fox Track e passa a ser oferecido para toda a família Fox. Assim como o “Discover Media”, proporciona a reprodução e operação da tela do telefone celular (smartphone) diretamente na tela colorida e de alta resolução do infotainment, como se fosse um espelho e sem comprometer a segurança na condução do veículo.

O “Composition Touch” oferece, entre outros itens, tela colorida de 5” de alta resolução sensível ao toque, com funções avançadas de conectividade, como leitor de mensagens (SMS). É compatível com o sistema MirrorLink, para smartphones com a plataforma Android certificados, oferecendo interatividade e entretenimento com segurança.

O sistema de infotainment com navegação “Discover Media” possui tela colorida de alta resolução com 6,33” sensível ao toque (com sensor de aproximação), e conectividade avançada com os smartphones por meio da tecnologia Volkswagen App-Connect.

Conta ainda com leitor de CD, duas entradas para SD-Card, Aux in e porta USB. Estas duas ficam posicionadas à frente do câmbio, na parte inferior do console central, uma região de fácil acesso que permite abrigar com segurança aparelhos de celular no porta-copos, por exemplo. As entradas para SD-Card ficam nas laterais da área frontal dos sistemas de infotainment. Tudo ao alcance do motorista, melhorando ainda mais a funcionalidade e a ergonomia do Novo Fox, considerado referência nesses quesitos em sua categoria.

É possível parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente e operar telefone e áudio (streaming). A central de infotainment “Discover Media” permite a locução de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. E mais: é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, enviada em formato SMS.

O sistema de infotainment “Discover Media” traz adicionalmente recurso de navegação que se destaca pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável. Esse sistema também contempla o “MapCare”, que permite a atualização periódica gratuita da base de mapas durante toda a vida do veículo. Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas”.

A família Fox também passa a oferecer os novos sistemas de infotainment Media e Media Plus, como itens de série ou opcionais.

Consagrado motor 1.0l




O Novo Fox Track traz o motor 1.0l de 3 cilindros Total Flex, da família EA211, produzido na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos. Consagrado por sua combinação de desempenho e economia de combustível, o motor EA211 1.0l R3 foi eleito o “Motor do Ano 2014”, por um júri formado por jornalistas especializados e engenheiros.

Sua potência máxima é de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de, respectivamente, 9,7 kgfm (gasolina) e 10,4 kgfm (etanol), e ocorre a partir de 3.000 rpm e se mantém por longa faixa de rotações. Já a partir de 2.000 rpm mais de 85% do torque máximo está disponível. O motor EA211 1.0l é equipado com sistema “e-flex” de partida a frio, que dispensa o tanque auxiliar para gasolina.

O motor EA211 1.0l está combinado à consagrada transmissão manual MQ200 de 5 marchas, que utiliza relações longas, permitindo ao motor trabalhar em rotações mais baixas, resultando em menor consumo de combustível e maior eficiência. 
   
Volkswagen do Brasil
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SUBARU ENTREGA FORESTER XT TURBO PARA A SOCIEDADE DE CULTURA JAPONESA E DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

A Subaru entregou nesta sexta-feira (23) uma unidade do modelo Forester XT Turbo para Harumi Arashiro Goya, Presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo.  O veículo será usado, entre outras atividades, no suporte às várias ações e eventos realizados pela entidade para a divulgação e preservação da cultura japonesa no Brasil.

Harumi Arashiro Goya e Flávio Padovan.

A cessão do Forester XT Turbo reforça a parceria que a Subaru assinou recentemente com a entidade, considerada como uma das mais representativas da comunidade nipo-brasileira do Brasil, visando se aproximar ainda mais dos integrantes da maior colônia de japoneses instalada fora do Japão.

Segundo Flávio Padovan, Diretor Geral da SUBARU no Brasil, a escolha do Forester XT Turbo para utilização do Bunkyo se deve ao fato dele reunir os principais atributos para atender as necessidades da entidade. “O Forester XT Turbo oferece a versatilidade, conforto e o amplo espaço interno típicos de um veículo SUV, com o desempenho e a robustez de um conjunto mecânico composto pelo motor Boxer Turbo, de 240 cv, e o sistema de tração 4x4, batizado de Symmetrical All-Wheel Drive”, conclui o executivo.

Subaru Forester: conforto, desempenho e robustez


A quarta geração do Subaru Forester foi desenvolvida para maximizar seu posicionamento como um verdadeiro utilitário esportivo. O sucesso do modelo no mercado é comprovado pela enorme legião de fãs que o admiram e aos clientes fiéis deste veículo, inclusive no Brasil.

Para o mercado nacional, a Subaru selecionou duas versões do Forester: a Sport, equipada com motor Boxer 2.0 litros aspirado (150 cv / 20,2 kgfm) e valor sugerido de R$ 124.900,00, e a XT Turbo, com motorização 2.0 litros turbo (240 cv / 35,7 kgfm) e preço sugerido de R$ 144.900,00. Ambas trabalham em conjunto com o câmbio automático Lineartronic.

O Subaru Forester se destaca pelo elevado nível de dirigibilidade, segurança e conforto. Além disso, traz o exclusivo sistema de tração integral permanente “Symmetrical All-Wheel-Drive” (SAWD), que contribui para proporcionar maior segurança e elevada performance. O modelo conta com uma ampla lista de equipamentos de série, tais como revestimento dos bancos em couro, ar-condicionado dual zone, faróis de xenônio, câmera para auxilio em marcha à ré, rodas aro 18”, controle eletrônico de velocidade com comandos no volante, teto solar panorâmico e sistema de áudio com entrada USB/Bluetooth® para dispositivos eletrônicos externos. 

Sobre o Bunkyo


Criada em 1955, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social – Bunkyo - tem como principal missão a de representar a comunidade nipo-brasileira e promover a preservação e divulgação da cultura japonesa no País e vice-versa, incentivando e apoiando iniciativas com essa finalidade. Com sede no bairro da Liberdade, na cidade de São Paulo (SP), o Bunkyo mantém 32 Comissões temáticas, formadas por associados-voluntários, responsáveis, por exemplo, pela organização de eventos, recepção a autoridades e administração das instalações culturais (Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, Pavilhão Japonês no Parque do Ibirapuera (SP) e Centro Esportivo Kokushikan Daigaku). 

SUBARU
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MVC PARTICIPARÁ DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE COMPÓSITOS.

A MVC, empresa nacional líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente ao Grupo Artecola e à Marcopolo, participará do Seminário Internacional de Compósitos, promovido pela Associação Latino-Americana de Materiais Compósitos (Almaco) e JEC Group. 

Durante o evento, que será realizado entre os dias 4 e 6 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, alguns dos maiores especialistas mundiais em compósitos se reunirão para debater sobre os principais conceitos de inovação, tecnologia e processos voltados para os segmentos automobilístico, construção civil e energia eólica.

Segundo Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, o seminário internacional ALMACO é voltado para o desenvolvimento tecnológico de materiais compósitos e dedicado ao segmento de peças e componentes para os setores aeronáutico, automobilístico, construção civil, energia eólica, náutico e transporte. “O evento abordará as novas tecnologias para a fabricação de peças em compósitos e as tendências da utilização no mercado mundial. Executivos das principais empresas brasileiras do segmento de compósitos e de companhias estrangeiras produtoras de plásticos de engenharia e de tecnologias apontarão as novas diretrizes para os produtos e, principalmente, para a incessante busca pela redução de custos e de peso”, relata o executivo.

Referência mundial no segmento de aplicações especiais em plásticos de engenharia, a MVC produz soluções integradas e inovadoras com alto desempenho e peças de alta complexidade técnica.  A empresa dispõe de um moderno centro de desenvolvimento, com áreas de design, protótipo e laboratório tridimensional com capacidade para testes e projetos específicos, além de um avançado setor de metrologia equipado para medições de peças complexas e de grandes dimensões.

Com a participação de empresas de todo o mundo, o Seminário Internacional de Compósitos tem como principais patrocinadores a Morquímica, MVC Soluções em Plástico, Owens Corning, Reichhold e Stabilit MVC. Os compósitos são materiais resultantes da combinação entre resinas plásticas e reforços, especialmente fibras de vidro. Estão presentes em milhares de produtos, como caixas d´água, telhas, tubos, autopeças e pás eólicas.

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HONDA.

Honda apresenta tecnologias para geração e reaproveitamento de energia na Smart Mobility City do Salão de Tóquio 2015.

A Honda Motor Co., Ltd. divulgou nesta sexta-feira (23) as novidades da marca para a Smart Mobility City (cidade da mobilidade inteligente), que será apresentada dentro do 44º Salão de Tóquio 2015.

Sob o tema “criar condições para que as pessoas vivam com conforto utilizando tecnologias Honda para geração e reaproveitamento de energia”, a Honda apresentará a sua proposta para “cidade inteligente”. 

Projeção do estande da Honda na Smart Mobility City

A exposição contará com a nova geração do FCV – veículo movido a célula de combustível, a Smart Hydrogen Station (SHS) – estação de hidrogênio inteligente, criada pela Honda e equipada com o Power Creator – eletrolisador de alta pressão diferencial que gera energia, além do Power Exporter 9000 – transformador externo que transfere energia dos veículos para as casas e outras instalações permitindo que a comunidade se conecte.

Será exposto ainda o modelo conceito de um novo micro-sized EV – veículo elétrico de pequeno porte – que utiliza uma bateria portátil como fonte de energia.

Além disso, a marca é uma das organizadoras do simpósio intitulado “A vida no futuro será mudada pela mobilidade inteligente”, que acontecerá em 4 de novembro. No simpósio a Honda irá propor direções para o futuro do planejamento das cidades, tendo como base o conhecimento adquirido por meio de testes de campo realizados com o MC-β (MC-Beta), um novo veículo de pequeno porte, que a empresa vem conduzindo em conjunto com a Prefeitura de Kumamoto e as cidades de Saitama e Miyakojima, no Japão, desde novembro de 2013.

A Honda vem obtendo importantes avanços no desenvolvimento de tecnologias para a geração e reaproveitamento efetivo da energia empregada por seus produtos de mobilidade. Com esta abordagem, a empresa seguirá empenhada em contribuir para uma sociedade sustentável em que pessoas possam usufruir do prazer e liberdade da mobilidade deixando um mundo melhor para as futuras gerações é o desejo da marca.

Smart Mobility City 2015: www.tokyo-motorshow.com/smc/en/.

Tecnologias Honda pela mobilidade sustentável: world.honda.com/sustainability.


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Paula Boracini
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ALTA RODA.
Por Fernando Calmon*

ERROS E ACERTOS.

Enfim, boas notícias chegam de Brasília. Se não nas áreas política e econômica, pelo menos o otimismo vem de algumas regulamentações que afetam 60 milhões de brasileiros habilitados a dirigir os 40 milhões de veículos (sem incluir motos) que formam a frota real circulante, excluídos os sucateados.

Sempre é bom reconhecer quando o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e seu órgão executivo máximo, o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), acertam em decisões, mesmo quando significa voltar atrás em regulamentações polêmicas ou em desacordo ao bom senso. Verdade que há muitas pressões políticas e de fundo econômico de setores, no ganh a-e-perde com as Resoluções que têm força de lei, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Depois da decisão que tornou o extintor de incêndio facultativo em automóveis e comerciais leves, no mês passado, finalmente revogou a exigência de que todos os veículos viessem de fábrica com rastreador e bloqueador contra furtos e roubos. Já se sabia dos problemas técnicos e também do aumento de custos a onerar compradores em cidades pequenas e médias. No caso de caminhões, cada interessado achou soluções próprias. Também merece aplauso a criação do Registro Nacional de Veículos em Estoque que diminuiu custos na comercialização de veículos usados.

Uma sugestão ao Contran é regulamentar o chamado espelhamento dos celulares em telas multimídias. Alguns fabricantes de veículos, por falta de clareza na lei, inibem a reprodução de imagens de aplicativos (Waze, Google Maps e outros) muito úteis no traçado de rotas menos congestionadas em tempo real. Se se permite fixar um telefone no painel ou para-brisa com as mesmas informações, por que não numa tela mais nítida e segura de operar no painel dos veículos? Afinal, não se trata de imagens de filmes ou de TV, mas de mapas.

Algumas iniciativas do Congresso Nacional, porém, são desastrosas. Uma decisão puramente demagógica alterou o CTB e tornou falta gravíssima a multa por circular em qualquer faixa de ônibus. Antes havia uma graduação de multas – semelhante à velocidade em excesso – entre corredor (em geral do lado esquerdo e com estações de embarque) e faixas à direita. Não tem sentido igualar os dois tipos de infração. Faixas precisam ser interrompidas antes e depois de vias transversais, além do tráfego de entrada e saída de lojas, garagens e estacionamentos que deixam a “infração” ao arbítrio de quem multa, fora os casos controversos.

Entre os projetos que tramitam no Legislativo Federal está a de obrigatoriedade do uso de farol baixo em estradas durante o dia. Em países de alta incidência solar como o Brasil isso não tem sentido, sem considerar que farol de uso diurno precisa ser específico e deixar desligadas lanternas traseiras e dianteiras. Especialistas dos EUA estudaram o assunto e, apesar de 250 milhões de veículos que circulam por lá, descartaram essa medida.

O Contran poderia tornar obrigatório a DRL (luzes de uso diurno, em inglês), como se vê em vários modelos. Gastam pouca energia, sinalizam bem melhor e aumentam a segurança em estrada e cidade. Aceitas sem restrições em todos os países.

RODA VIVA


DURANTE o recente Fórum Direções, organizado pela Quatro Rodas, o ex-presidente da Audi no Brasil e atual presidente da Gol, Paulo Kakinoff, relembrou a frase famosa: “Reconheço duas coisas sobre a crise: não sei quando ela acabará, mas sei que acabará”. Compradores potenciais de carros novos, porém, continuam ansiosos: quando vão parar de adiar seus planos?

TERCEIRO trimestre de 2016 parece a resposta com mais adeptos entre os analistas. Supondo que este ano as vendas totais (veículos leves e pesados) alcancem 2,5 milhões de unidades, elas só voltariam a crescer – e lentamente – daqui a um ano. Para alcançar o patamar mágico de 4 milhões de veículos/ano (em 2012 foram 3,8 milhões) só em 2022. Uma década perdida!

NOVA arquitetura (maior por dentro, menor por fora), estilo menos amarrado ao padrão francês e itens sofisticados marcam os novos C4 Picasso e Grand C4 Picasso (7 lugares). Impostos altos e real desvalorizado puxaram os preços: R$ 111.900/117.900 e R$ 120.900/127.900, respectivamente, fora opcionais. Ousadia positiva é diferenciar o desenho das duas versões.

PROVA da virada da Volvo é o XC90. Além de imponente (4,95 m de comprimento), leva até 7 passageiros sem sacrificar demais os da terceira fileira. Motor 2 litros/320 cv usa turbo e compressor, mas sua sonoridade deixa a desejar, sem deixar de lidar bem com as duas toneladas de peso em ordem de marcha. Tela multimídia táctil vertical de 9 pol. é um dos pontos altos.

YON MOTOR é um rastreador de fácil instalação (menor e mais leve) que acaba de chegar ao mercado e adaptável a qualquer tipo de veículo por ser à prova d’água. Aplicativo gratuito para telefone inteligente permite, por exemplo, os pais monitorar a distância forma como os filhos guiam. Custa R$ 960,00, mais plano de dados (R$ 268,00/ano).






* Fernando Calmon é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna Alta Roda começou em 1999. É publicada no Coisas de Agora, WebMotors, na Gazeta Mercantil e também em uma rede nacional de 52 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). 
Escreva para Fernando Calmon: fernando@calmon.jor.br ou o acompanhe pelo Twitter: www.twitter.com/fernandocalmon.

VOLKSWAGEN up! 1.0 TSI FICA AINDA MAIS SEGURO E CONFORTÁVEL COM O PILOTO AUTOMÁTICO.

O E_Cruise Control com alavanca e funções inovadoras, foi desenvolvido pela Dalgas especialmente para o up! 1.0 TSI 2015, complementando a vasta gama de acessórios que garantem segurança, conforto e prazer ao dirigir.


O VW up! já conquistou a preferência do consumidor e a versão 1.0 TSI 2015  chegou para revolucionar o mercado em desempenho e economia.  A nova versão também conquistou a atenção especial da Dalgas que desenvolveu um novo modelo de piloto automático especialmente para o up! 1.0 TSI.

A principal característica do piloto automático é a comodidade.  Controla a velocidade do veículo automaticamente, sem que o motorista precise manter a perna esticada, poupando esforço muscular e dores lombares.  Proporciona economia de combustível, por conta da velocidade estável, e mais segurança, pois o motorista pode manter sua atenção exclusivamente na estrada. Além disso, o novo acessório do up! 1.0 TSI 2051 possui funções inovadoras.

(1)   Duas Memórias Programáveis: O motorista pode gravar as duas velocidades que usa com mais frequência e que não se perdem ao desligar o piloto - 50 km/h para uso na cidade e 120 km/h na estrada. Quando quiser dirigir a 50 ou 120 km/h basta apertar o botão da Memoria 1 e vice-versa, o veiculo irá ajustar a velocidade automaticamente. As memorias podem ser alteradas a qualquer momento através do comando.

(2)    Limitador de Velocidade Programável: Numa estrada ou grande avenida onde a velocidade limite é 80km mas o transito é instável,  sem poder manter uma velocidade constante, o motorista pode programar e ativar a velocidade limite através do comando e, mesmo que ele acelere, o veiculo não irá ultrapassar a velocidade estipulada.

(3)   Limitador de Velocidade Fixa:  Esta velocidade é programada no módulo, por ocasião da instalação do produto no veiculo. É a chamada velocidade fixa, uma vez que o motorista não tem nenhuma possibilidade de ultrapassar essa velocidade limitada no módulo. Excelente para frotistas e maior garantia de segurança para os pais cujos filhos possuem veículos mais potentes.

O produto é acompanhado de um manual que explica de forma ilustrada a praticidade da instalação deste novo acessório que já está disponível no mercado, em concessionárias e lojas especializadas de todo o Brasil.

Dalgas Precision
vendas@dalgas.com.br
(11) 3579.1100 

Opção Assessoria
Ana Maria Soriani
opcao.anamaria@gmail.com
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