terça-feira, 27 de outubro de 2015

GUARUPASS DISTRIBUI LIVROS EM ÔNIBUS DA CIDADE DE GUARULHOS.

A Guarupass - Associação das Concessionárias de Transporte Urbano de Passageiros de Guarulhos e Região - distribuirá nesta quinta-feira (29) 1.200 livros pelas poltronas dos ônibus da cidade. Os exemplares ficarão à disposição dos passageiros para celebrar o Dia Nacional do Livro. O principal objetivo da ação é incentivar o hábito de leitura nos passageiros de maneira lúdica e interativa.

Voltado para o público adulto, “Nos bastidores do cotidiano” apresenta crônicas que podem ser lidas rapidamente durante o trajeto. Para as crianças, “Sofia – Ser solidário é dez”, história que repercutiu o mundo todo. “Cada veículo terá cerca de sete exemplares e a ideia é que os usuários leiam durante as viagens e devolvam no mesmo ônibus, no próximo, ou em algum terminal, para que o projeto tenha continuidade durante todo o dia”, explica Marcio Roberto Pacheco, diretor executivo da Guarupass.

A ação, organizada em parceria com o Grupo Projetos de Leitura, acontece das 10 às 16h, e durante todo o período a Associação irá repor os livros em todas as linhas contempladas, para que nenhum veículo fique sem.

Linhas participantes

Guarulhos Transportes
Linha 175 (Cocaia / Metrô Armênia)
Linha 552 (Santos Dumont / Metrô Armênia)

Viação Campo dos Ouros
Linha 812 (Vila Carmela / Centro via Dutra)
Linha 731 (Terminal Pimentas / Pça da Saudade via Pq. Alvorada)

Viação Urbana Guarulhos
Linha 275 (Shopping / Cocaia)

Empresa de Ônibus Vila Galvão  
Linha 453 (Terminal São João / Centro via Tiradentes)
Linha 433 (Terminal São João / Vila Galvão via Anel Viário)
Linha 104 (Bom Clima / Tucuruvi) (linha intermunicipal)

Grupo Projetos de Leitura


O Grupo iniciou seu trabalho em 1998 e reúne vários planos de incentivo à leitura aprovados pelo Ministério da Cultura. Com sede em São Paulo, atua em todo o território nacional, desenvolvendo projetos sem fins lucrativos. O objetivo é vencer um dos maiores desafios encontrados pelos professores e amantes da literatura: desenvolver o hábito de leitura.

Sobre a Guarupass


A Guarupass (Associação das Concessionárias de Transporte Urbano de Passageiros de Guarulhos e Região) é referência no setor de transportes há 21 anos. Além disso, é uma das pioneiras no segmento de bilhetagem eletrônica no país.

Responsável pela criação e administração do Bilhete Único de Guarulhos, cartão eletrônico válido em todas as empresas de ônibus da região, a entidade funciona também como importante elo entre o poder público, usuários do transporte e as Concessionárias do município. Realiza ainda estudos técnicos, visando contribuir com a modernidade, segurança e bem-estar dos passageiros. Sua sede está localizada no centro de Guarulhos, onde também está situada sua loja. No local, os clientes e usuários podem fazer o cadastro, carregar os bilhetes e ter acesso aos demais produtos.

A Guarupass administra mais cinco lojas nos terminais de ônibus da cidade e mais de 100 postos de venda terceirizados, atendendo mais de 1.600 pessoas por dia.  Com forte atuação em ações de responsabilidade social, apoia campanhas e entidades por meio de diversos projetos, como o Escola na Garagem, Campanha do Agasalho, do Casamento Comunitário, Natal Solidário, entre outros. Com nove empresas Associadas, contam com quase 7 mil colaboradores. 
Printer Press Comunicação Corporativa
Lori Moscatelli
lori.moscatelli@printerpress.com.br
11 5582-1624 
Thiago Eid
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VOLKSWAGEN VENCE PELA 25ª CONSECUTIVA VEZ NO PRÊMIO TOP OF MIND.

A Volkswagen do Brasil acaba de conquistar, pelo 25º ano consecutivo, o prêmio "Top of Mind", realizado pelo jornal Folha de S. Paulo e pelo instituto de pesquisas Datafolha. A marca obteve 25% das menções do público pesquisado. Desde a primeira edição da premiação, em 1991, a Volkswagen é considerada a marca de automóveis mais lembrada pelos brasileiros. A Volkswagen está entre as únicas três marcas atuantes no Brasil (ao lado do Omo e da Kibon), em todos os segmentos da economia, que foram premiadas em todas as edições da pesquisa.

e/d: Leandro Ramiro, gerente executivo de Marketing Comunicação; Jorge Portugal, vice-presidente de Vendas e Marketing; e Fábio Souza, supervisor de Propaganda da Volkswagen do Brasil; representaram a empresa na cerimônia de premiação.

Para o presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels, a representatividade da marca no País, ao longo de seus 62 anos, criou raízes fortes e sólidas que perduram ainda hoje. Sua trajetória é tão expressiva que não é difícil se deparar com pessoas que enxergam a Volkswagen como uma marca genuinamente brasileira.

“A Volkswagen trouxe a evolução nos automóveis e mudou hábitos. Evolui com os consumidores. A combinação de design, segurança, tecnologia, eficiência e conectividade é a demanda atual do consumidor brasileiro, que está mais internacionalizado que nunca. De olho nessa tendência, é fundamental neste momento estar atento a essas expectativas para continuar trilhando o caminho da inovação e inovar sempre. Desta forma, acredito que a atuação integrada de todos esses fatores é decisiva para que a Volkswagen continue sendo a marca mais lembrada entre os brasileiros”, declara Powels.

Na opinião do vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jorge Portugal, manter-se por tantos anos seguidos em destaque na mente dos consumidores, como a mais lembrada na categoria “Carro”, é uma demonstração clara da capacidade de inovação da empresa, aliada à sustentabilidade e qualidade dos produtos e serviços da marca Volkswagen.

“É motivo de grande orgulho para a marca receber mais uma vez um reconhecimento tão importante como o ‘Top of Mind’, da Folha de S. Paulo. Para poder vencer num cenário competitivo como o mercado brasileiro, uma marca precisa sempre se reinventar, mas sem deixar de lado a sua identidade. É justamente por ser uma marca que não se perdeu no tempo que a Volkswagen tem encarado esse desafio e tem conseguido se manter presente na mente dos brasileiros”, afirma Portugal.

A pesquisa Top of Mind do Datafolha é um dos mais importantes levantamentos do gênero no Brasil a medir o "awareness", termo em inglês que significa consciência, percepção, e identifica as marcas mais conhecidas dos consumidores. A pesquisa deste ano foi realizada entre 3 e 8 de agosto de 2015 e envolveu 8.142 pessoas de 244 municípios brasileiros.
   
Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
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LAND ROVER DISCOVERY SPORT GANHA OPÇÃO DE MOTOR DIESEL

A Land Rover traz ao mercado brasileiro a linha Discovery Sport equipada com motor SD4 diesel, opção ideal para aqueles que buscam um veículo com ampla autonomia e muita força para enfrentar os mais difíceis obstáculos em situações off road.


Mais versátil SUV compacto premium do mundo, o Discovery Sport Diesel tem tração nas quatro rodas e é equipado com motor 2.2 SD4 Turbodiesel de 190 cv de potência e impressionantes 43 Kgfm de torque máximo desenvolvido a apenas 1.750 rotações. Tal desempenho oferece força suficiente para fazer com que o modelo supere os mais desafiadores obstáculos fora de estrada com desenvoltura, ou mesmo transmita segurança em situações de retomada de velocidade, como em ultrapassagens.

O motor SD4 proporciona ampla autonomia e uma condução de muito conforto. Dependendo do estilo de condução do motorista, o Discovery Sport Diesel pode percorrer até 900 quilômetros com apenas um tanque de combustível, sem a necessidade de reabastecimento. A distância é a equivalente entre as cidades de São Paulo e Goiânia.

A ampla autonomia é possível graças a utilização do sistema de transmissão ZF-9HP com nove marchas, o mesmo utilizado na linha Range Rover Evoque e na versão a gasolina do Discovery Sport. Nele, as marchas mais baixas tiveram a relação encurtada para proporcionar mais torque e, com isso, mais agilidade nas retomadas e também mais robustez no tráfego fora de estrada.

Já as marchas mais altas tiveram sua relação alongada o que proporciona muito conforto e economia de combustível em velocidade de cruzeiro. Para que se tenha uma ideia, a 120 km/h e em nona marcha, o conta-giros está abaixo das 2 mil rotações por minuto. Além de preservar o motor, tal característica ajuda na maior autonomia de combustível, permite que os níveis de ruídos e trepidações da cabine sejam quase imperceptíveis e auxilia na diminuição das emissões de gases poluentes. 

A tecnologia de ponta do motor 2.2 SD4 traz sistemas focados na economia de combustível como o sistema IPSM – Inteligent Power System Management, que proporciona o carregamento inteligente da bateria que alimenta o sistema elétrico. Ele é feito com o armazenamento da energia cinética gerada enquanto o veículo está em processo de desaceleração. O sistema dispensa o combustível necessário para manter o sistema de carregamento da bateria em funcionamento.

Todas essas características fazem da linha Discovery Sport Diesel uma excelente opção para aqueles que gostam de viajar longas distâncias com muito luxo, conforto e desenvoltura em qualquer tipo de terreno.

Capacidade digna de um legítimo Land Rover


Como um legítimo Land Rover, a linha Discovery Sport Diesel é equipada com o já renomado sistema Terrain Response® que, ao simples toque em um botão, ajusta em apenas 150 milissegundos todas as configurações de tração, aceleração e torque de acordo com o tipo de terreno em que se trafega. O sistema conta com os modos de condução normal, grama/neve/cascalho, lama/sulcos e areia, além do modo Eco, que maximiza a economia de combustível.

Além do Terrain Response®, o modelo conta com o Gradient Release, tecnologia que permite arranques suaves tanto em aclives quando em declives, garantindo máxima segurança em qualquer tipo de superfície.

Para garantir máxima segurança a todos os ocupantes, toda a linha Discovery Sport conta com uma variedade de sistemas. Entre eles, desacatam-se os freios ABS, controle eletrônico de tração ETC, sistema eletrônico de distribuição de frenagem EBD, controle de frenagens em curvas CBC, assistente de frenagem de emergência EBA, controle dinâmico de estabilidade DSC, entre diversos outros.

Não é a toa que o modelo recebeu cinco estrelas nos exigentes testes de segurança Euro NCAP. Além de todos esses sistemas, o modelo também conta com sete air bags para a proteção de todos os ocupantes.

Retrovisores elétricos, sistema de ignição stop/start, sistema de entretenimento com tela touchscreen de oito polegadas, conexão Bluetooth® com streaming de áudio, entrada USB e sete airbags, incluindo um para proteção dos joelhos do motorista também chegam em todas as versões do modelo.

A versão SE traz rodas de 18 polegadas, faróis de neblina, bancos com revestimento em couro, sensor de estacionamento com câmera de ré e ar condicionado dual zone, com regulagem de temperatura independente.

Já a versão topo de linha HSE Luxury traz conjunto de faróis Xenon com assinatura em LED, teto solar panorâmico, ar condicionado dual zone, bancos em couro Windsor climatizados com memória de regulagem para passageiro e motorista, sistema de áudio Meridian com 16 alto-falantes e um subwoofer, com 825W de potência, rodas em liga leve de 19 polegadas, iluminação interna configurável e duas entradas USB na segunda fileira de bancos. A versão também conta com teto panorâmico fixo.

O Discovery Sport Diesel está disponível no mercado brasileiro em oito opções de cores de carroceria, além de outras quatro opções de tipos de acabamento dos bancos, com suas respectivas combinações de cores de acabamento no painel e nas portas, o que faz do veículo altamente configurável.

O modelo será comercializado nas concessionárias Land Rover do Brasil em três versões:

- SE, com preço de R$ 218.100,00
- HSE, com preço de R$ 242.700,00
- HSE Luxury, com preço de R$ 270.700,00

Para Terry Hill, presidente da Jaguar Land Rover para a América Latina e Caribe, “o Discovery Sport é um dos modelos mais importantes da Land Rover em toda a história da marca em nossa região. Ele chega ao mercado brasileiro para se consolidar como a melhor opção em sua categoria em todos os aspectos. O modelo está pronto para ser produzido no Brasil a partir do ano que vem e irá surpreender até mesmo os mais exigentes dos clientes, incluindo os que não achavam que poderiam ter um carro da marca antes”.

Máxima conveniência para até sete pessoas


O Discovery Sport está disponível com até quatro tomadas de 12V e até seis entradas USB dispostas em cada uma das três fileiras de assentos, de forma a permitir que vários dispositivos eletrônicos sejam recarregados simultaneamente.

O ar condicionado digital com duas zonas têm as saídas de ar para a segunda fileira montadas na metade da coluna B, para uma mais efetiva distribuição de ar. Na configuração de assentos 5+2, um controle independente está disponível para a terceira fileira de ocupantes, para que eles mesmos possam definir a temperatura e a intensidade desejada. As saídas de ar estão posicionadas no meio da coluna C, para também distribuir o ar de forma mais efetiva.

Projetado para a vida

O Discovery Sport é claramente indentificável como um Land Rover, mas apresenta um novo design com abordagem clara para se diferenciar da família Range Rover (Luxo): a família Discovery (Lazer) é versátil e prática.

A construção do monocoque combina uma mistura de aço de alta rigidez, liga de aço de altíssima resistência e painéis extremamente leves de alumínio. Isso garante força e leveza para uma incrível dinâmica e altíssimos níveis de rigidez torcional. O eixo traseiro multi-link aumenta a agilidade, articulação e junto com as suspensões de alumínio cuidadosamente calibradas, entregam um nível de absorção de impactos às imperfeições do solo sem paralelos.

O novo eixo traseiro também diminui os níveis de ruídos e minimiza o uso de carga útil pela suspensão.

Capacidade todo terreno líder da categoria

O desempenho impecável em qualquer tipo de terreno está no DNA da Land Rover. Naturalmente, a geometria da carroceria do Discovery Sport foi otimizada para os mais exigentes terrenos, com excelente vão-livre, ângulos de ataque e saída, além da habilidade de se transpor áreas inundadas com profundidade de até 600mm.

O Discovery Sport é equipado com um conjunto de tecnologias para todo terreno, incluindo:

• Hill Descent Control® (HDC)
• Controle de Estabilidade de Rolagem (RSC)
• Controle Dinâmico de Estabilidade (DSC)
• Controle Eletrônico de Tração (ETC)

Muitas das inovações que fazem do Discovery Sport imbatível no off-road são igualmente responsáveis por sua extrema eficiência no on-road.

Os destaques são:

• Eixo traseiro multi-link
• Direção Elétrica Assistida (EPAS)
• Transmissão automática de nove velocidades com relação adaptativa de troca de marcha
• Discos de freios dianteiros de 325mm

Tecnologias avançadas para extrema conveniência e segurança

O novo Discovery Sport apresenta tecnologias de ponta para maximizar segurança e conveniência. Tudo a partir de novo sistema de entretenimento com tela de oito polegadas touchscreen até os nove airbags que minimizam as consequências em caso de colisão. Outras tecnologias disponíveis para o motorista são:

• Assistente de Estabilidade de Trailer
• Assistente de Reboque com capacidade para até 2 toneladas
• Tela de 8 polegadas sensível ao toque de alta definição
• Faróis automáticos
• Limpadores de para-brisa sensíveis à chuva
• Sensores de estacionamento 

Design inteligente para maior versatilidade

O Discovery Sport leva o design da Família Discovery a uma direção mais dinâmica, ao otimizar conceitos de volume, proporções e postura de forma a garantir um visual impactante sem comprometer a funcionalidade e a excelente engenharia já reconhecida mundialmente com o seu “irmão mais velho”, o Discovery.

Com 4,5 metros de comprimento, o Discovery Sport é 2,39 centímetros mais curto que o Discovery, que também conta com sete assentos, enquanto sua distância entre eixos de 2,74 metros cria um espaço interno excepcional.

Tal característica permitiu que os designers da Land Rover puxassem as rodas do Discovery Sport para os cantos do veículo para proporcionar um visual robusto, compacto e com baixo centro de gravidade. É um feito da equipe de Design da Land Rover, liderada por Gerry McGovern.

Alguns detalhes já conhecidos nos demais modelos da Land Rover como o capô concha e as duas barras na grade dianteira com detalhes hexagonais também marcam presença no Discovery Sport.

O design do modelo também foi projetado de forma a proporcionar o máximo em eficiência aerodinâmica, com coeficiente de 0,36Cd.

A equipe de design concebeu o Discovery Sport como um veículo pensado de dentro para fora. Mesmo com dimensões compactas, o Discovery Sport traz um interior extremamente espaçoso e configurável, com disposição de assentos 5+2 de série, única na categoria. A cabine recebeu acabamento impecável, com ampla utilização do couro nos revestimentos. O teto solar panorâmico ajuda na iluminação da cabine e dá uma sensação de amplitude aos passageiros. 

Menor custo de revisões de sua categoria

Os clientes que adquirirem o novo Discovery Sport contarão com um plano de cinco anos de revisões básicas pelo preço total de R$ 1.990. As revisões devem ser feitas na rede de concessionárias e incluem serviços de troca de componentes como óleo, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, filtro de ar condicionado, fluído de freio, sem custo ao cliente, inclusive a mão de obra.

O pacote de revisões faz parte de uma nova estratégia da Jaguar Land Rover em oferecer aos seus clientes veículos com custos de manutenção bastante atrativos.

Já em 2016, a Jaguar Land Rover terá planos de revisões com preços fixos para toda a sua linha de veículos, com valores bastante atrativos para os diferentes segmentos em que as marcas atuam.

O Land Rover Discovery Sport já foi confirmado pela Jaguar Land Rover para ser produzido na unidade industrial que a empresa está construindo em Itatiaia, sul do estado do Rio de Janeiro, a partir de 2016. A fábrica terá capacidade total para produzir 24 mil veículos por ano e irá gerar cerca de 400 empregos diretos, com investimentos de R$ 750 milhões. 

Jaguar Land Rover
Fernando de Moraes
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Gabriel Simões El' Bredy 
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Paulo Chun 
pchulchu@jaguarlandrover.com
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Ketchum Estratégia
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INSTITUTO RENAULT DOA SANDERO STEPWAY 0 KM PARA AACD NO TELETON 2015.

Pela quarta vez o Instituto Renault realiza doação em prol das atividades da AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente. Desta vez, um Renault Sandero Stepway zero quilômetro vai contribuir com as atividades da instituição que atende diariamente cerca de 7.000 deficientes em todo o Brasil. A entrega simbólica das chaves aconteceu durante a 18° edição da maratona da solidariedade Teleton, veiculado pela emissora SBT, no último sábado (24).



A Renault colabora com a AACD desde 2011, quando um Renault Kangoo foi doado para a Instituição. Em 2013, a AACD também foi presenteada com uma sessão exclusiva da peça “O Rei Leão”, realizada no Teatro Renault, em São Paulo. Em 2014, mais um Sandero zero quilômetro foi doado durante o programa Teleton - entregue em fevereiro deste ano.

“Ficamos orgulhosos em apoiar uma iniciativa tão importante como a da AACD. É um compromisso do Instituto Renault, através do seu eixo de atuação Capital Humano, promover a inclusão através do Desenvolvimento Social, Educação e Diversidade”, destacou Caique Ferreira, Vice-presidente do Instituto Renault e Diretor de Comunicação da Renault do Brasil; entrevistado pelo apresentador do SBT, Luis Ricardo.

Com este mesmo objetivo, o Instituto Renault é apoiador da equipe de vôlei sentado da Universidade Livre para Eficiência Humana (Unilehu) - que ganhou medalha de ouro no Parapan-Americanos do Canadá e é a atual campeã brasileira da modalidade – e também do atleta paraolímpico de esgrima em cadeira de rodas Sandro Colaço, que coleciona medalhas de prata (4) e bronze (4) no Campeonato Brasileiro e na Copa Brasil.

Há 65 anos, a AACD oferece terapias, consultas e cirurgias para promover a reabilitação de deficientes físicos (são 13 centros de reabilitação e 6 oficinas ortopédicas em todo o País). Além disso, atua em outras atividades, como projetos de capacitação profissional, programas de sustento para pessoas com deficiência física e seus familiares, a inserção no esporte paralímpico, além do empenho em assegurar a plena integração social aos pacientes. 

O Instituto Renault, que tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atua em três eixos: Capital Humano, voltado ao Desenvolvimento Social, a Educação e a Diversidade; Meio Ambiente, promovendo a sustentabilidade ambiental; e Educação para Segurança no Trânsito.

Imprensa Renault do Brasil.

INSTITUTO GM REFORMA CASAS NA COMUNIDADE DE HELIÓPOLIS - SP.


O Instituto GM entregou as casas que fizeram parte do projeto em parceria com a ONG Habitat para a Humanidade na comunidade de Heliópolis com a GM Foundation, área de responsabilidade social da GM nos Estados Unidos. O projeto no Brasil é possível graças a uma doação de US$ 1 milhão da GM Foundation para Habitat para a Humanidade Internacional. A doação financiou a construção de nove casas nos EUA e duas ações internacionais no Brasil e Nepal.


O projeto levou 20 empregados da GM do Brasil para fazerem reparos como pintura, remoção de entulho, reboco e preparo de cimento nas casas de oito famílias da região. A comunidade Heliópolis tem cerca de 200 mil habitantes e é localizada na divisa entre São Caetano do Sul e São Paulo. Desde a década de 70, a comunidade tem se apresentado como um exemplo de mobilização social. Hoje, a maior parte das casas já se transformou em construções de alvenaria e 75% da comunidade possui infraestrutura urbana.

"Estamos orgulhosos em apoiar organizações como a Habitat para a Humanidade que ajudam a tornar o sonho de uma casa melhor uma realidade para muitas famílias que vivem em necessidade. É um compromisso nosso com a sociedade, com nossos clientes e com o desenvolvimento sustentável do país e das comunidades próximas da GM, além de ser uma oportunidade de retornar um pouco do que nos foi dado ao longo dos 90 anos que estamos no Brasil”, declarou Santiago Chamorro, presidente da GM do Brasil, à direita da foto.


Essa é a primeira parceria do Instituto GM com a Instituição que começou a atuar em São Paulo em 2013, com o intuito de impactar a vida de milhares de famílias que precisam de um lugar adequado e seguro para morar. Na cidade, a Habitat para a Humanidade já beneficiou mais de 590 pessoas através da reforma de seus lares. Suas intervenções são permanentes e realizadas através de melhorias e reparos em casas em situação de precariedade, que colocam em risco a saúde, educação e segurança das famílias.



“Estamos muito felizes com a parceria entre a Habitat para a Humanidade e a General Motors. Este projeto beneficiará diretamente cerca de 30 pessoas através da reforma de oito casas. O nosso trabalho aqui na Habitat só é possível com o apoio de empresas como a GM e esse engajamento dos voluntários corporativos. Estamos ansiosos para receber os voluntários em Heliópolis e construirmos juntos lares e esperança”, disse Mário Vieira, diretor executivo do Escritório de Inovações Urbanas da Habitat para a Humanidade Brasil em São Paulo.

Sobre a Habitat para a Humanidade


Desde 1976, Habitat para a Humanidade já ajudou mais de 5 milhões de pessoas a construírem, reabilitarem e reformarem suas casas em todo o mundo. Convicta de que moradias seguras e acessíveis abrem um caminho para a superação da pobreza, a visão de Habitat é um mundo onde todas as pessoas tenham um lugar adequado para viver. No Brasil desde 1992, a organização já desenvolveu projetos em 12 estados e beneficiou mais de 60 mil pessoas. Está presente atualmente em 6 estados, com projetos de construção, reparos e melhorias de casas, acesso à água em áreas rurais e de segurança e posse da terra. Habitat executa seus programas com profissionais técnicos especializados, por meio de doações e trabalho voluntário. Além disso, facilita o acesso ao crédito e à mão de obra, construindo junto com as famílias um ambiente de moradia adequado, seguro e saudável. Habitat faz parte da rede internacional Habitat for Humanity presente, atualmente, em 70 países. Para saber mais, doar ou realizar trabalho voluntário, visite: www.habitatbrasil.org.br.

Imprensa General Motors do Brasil
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HONDA.

A Honda confirma que trará o seu motor VTEC Turbo para o Brasil. A estreia da tecnologia no mercado nacional será na próxima geração do Honda Civic no país, que terá uma versão equipada com o 1.5 VTEC Turbo – modelo recentemente apresentado nos Estados Unidos.

Motor Honda 1.5 VTEC Turbo

A linha Honda VTEC Turbo com injeção direta de gasolina foi lançada no Japão no final de 2013. Os motores 2.0, 1.5 e 1.0 foram projetados para equipar automóveis de pequeno e médio porte e fazem parte de uma nova geração de powertrain que alia excelente performance a economia de combustível. Este conceito se refere a tecnologias que visam a proteção ao meio ambiente e, simultaneamente, o prazer ao dirigir.

Com a utilização do exclusivo sistema VTEC desenvolvido pela Honda – que controla eletronicamente a sincronização e abertura das válvulas –, do turbocompressor e da injeção direta de combustível, foi possível obter uma linha de propulsores compactos com alta eficiência e desempenho. As variações de cilindrada 2.0, 1.5 e 1.0 permitem que os motores sejam adotados em modelos globais, de acordo com as características de cada veículo e particularidades do mercado onde é comercializado.

Honda 1.0 e 1.5 VTEC Turbo

Motor Honda 1.0

Essa geração de motores compactos combina a base dos consagrados motores Honda com sistema VTEC e novos componentes para aperfeiçoamento do desempenho: comando variável de válvulas com redução de atrito, turbocompressor com respostas rápidas e injeção direta de gasolina para obter um equilíbrio entre potência e torque, oferecendo excelente performance tanto em baixas como em altas rotações. O resultado são propulsores mais eficientes do que os aspirados equivalentes, com significativa redução de consumo de combustível – estima-se de 5 a 10%. O 1.5 VTEC Turbo, que equipa a nova geração do Civic apresentada nos Estados Unidos, desenvolve 174 hp.

Honda 2.0 VTEC Turbo


Este propulsor tem 4 cilindros, sistema de injeção direta de gasolina, comando de válvulas variável, turbocompressor e refrigeração de alta performance, para obter o máximo desempenho. Essa tecnologia permite atingir a potência de 280 hp, assim como baixo consumo e emissão de poluentes, em conformidade com as normas europeias EURO 6, em vigor desde 2014. 

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MARCOPOLO ANUNCIA NOVO DIRETOR DE RECURSOS HUMANOS.

Carlos Eduardo do Nascimento Ogliari é o novo diretor de Recursos Humanos da Marcopolo S.A., função que era exercida até então pelo CEO. O executivo, que assumiu as atividades no dia 5 de outubro, terá como responsabilidade a condução da área de Recursos Humanos e Desenvolvimento Organizacional.


Carlos Eduardo Ogliari, 49 anos, é natural de Curitiba, casado e tem dois filhos. Graduado em Administração de Empresas pela UEPG, possui pós-graduação em Qualidade e Produtividade pela UFPR e é Mestre em Administração - Gestão de Negócios pela FGV. Foto: Julio Soares.

Para Carlos Eduardo Ogliari, a decisão de integrar o quadro da Marcopolo está baseada no alinhamento dos valores corporativos da empresa com a ética, a sustentabilidade e o respeito às pessoas. “O desafio será atender as metas de crescimento da companhia, sempre com foco na gestão de pessoas. Elas são o centro da equação do negócio e sem elas não há produção e nem geração de riquezas”, destaca o executivo.

Carlos Eduardo Ogliari atuava no Grupo Volvo na América Latina, onde se concentrou nos últimos 20 anos, como diretor das áreas de Recursos Humanos e de Assuntos Governamentais e Institucionais. Anteriormente também atuou na Klabin Fabricadora de Papel e Celulose.

“Estou sempre aberto a aprender coisas novas e a contribuir. Para mim é um orgulho fazer parte de uma das principais multinacionais brasileiras nesta nova fase da minha carreira profissional e faço questão de agradecer a Volvo pelo bonita história construída nos últimos 20 anos”, enfatiza.

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segunda-feira, 26 de outubro de 2015

IVECO.

Mineradora AB Areias faz parceria com a Iveco e otimiza frota de caminhões. 

Para modernizar logística de transportes, empresa troca 11 caminhões por seis Stralis 480 com bitrem de 55 toneladas.

Investir na redução da frota de caminhões e, como consequência, aumentar o faturamento, pode parecer para muitas empresas de transportes uma conta difícil de fechar, mas que funcionou muito bem com a mineradora AB Areias. A empresa recentemente realizou mudanças estratégicas na logística de produção, adquirindo seis caminhões Stralis trucados de 480 cavalos, com bitrem de 55 toneladas, que dobraram a capacidade de carga e substituíram um total de 11 veículos de menor porte. 

Com a operação focada na extração de areia para a construção civil, o desafio de fazer mais com menos na efetivação das tarefas teve início com a ampliação e a melhora do trajeto de circulação dos utilitários. O terreno acidentado e arenoso, entre a jazida de captação de areia até o terminal de trem, ganhou maior estrutura e espaço de manobra, segundo Delano Pedrosa Runha, diretor de Suprimentos da AB Areias. A redução na frota e a troca pelo conjunto duplo bitrem exigiram maior responsabilidade, pontualidade e menos paradas para manutenção. "Nessa nova etapa, cada parada de um caminhão afeta muito mais a operação do que anteriormente, quando tínhamos conjuntos comuns que levavam metade da carga."  

Cliente da concessionária Iveco Rodonaves, Runha destaca ainda a importância do atendimento da marca nas atividades diárias. "O investimento gerou ganhos diretos na operação, no consumo de combustível e nos gastos com manutenção, porém o projeto só foi possível pela interação da Rodonaves, tanto na negociação dos usados, como no atendimento pós-venda, garantindo a alta capacidade operacional dos caminhões." 

Para Osmar Hirashiki, diretor de Vendas Corporativas e Vendas ao Governo da Iveco, o aproveitamento operacional é uma prática comum e vem crescendo nos últimos anos. "A alteração da frota, pensando em produzir mais com cada vez menos equipamentos, é uma rotina dos mais diversos segmentos, seja ele minerador, construção civil, agrícola, transportes de cargas, entre outros", afirma. Hirashiki comenta ainda as vantagens de atender qualquer demanda, pois a Iveco é uma empresa com o portfólio completo de produtos. “Temos a vantagem de poder atuar em todos os mercados, fornecendo a mais alta tecnologias disponível para o transporte." 

A  Mineradora AB areias é especializada na extração, comercialização e distribuição de agregados para a construção civil: areia e pedra, a granel e ensacada. Suas áreas de produção ficam localizadas em Roseira, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Cruzeiro e Botucatu, e somam importantes jazidas que garantem capacidade de produção de destaque no estado de São Paulo. 

Linha Stralis


O mundo dos extrapesados da Iveco reserva espaço para caminhões duros na queda, projetados para percorrer longas distâncias com conforto e economia. O Stralis é a linha de entrada da marca para os segmentos pesados e extrapesados. Com motores de 9 e 13 litros, os modelos estão disponíveis em cinco versões de potência (330, 360, 400, 440 e 480 cv), duas configurações de entre-eixos e tração nas opções de 4x2, 6x2 e 6x4. O câmbio automatizado é opcional para todos os modelos.


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PSA PEUGEOT CITROËN PARTICIPA DO FUTURECOM 2015

A PSA Peugeot Citroën participa, entre 26 e 29 de outubro, do maior evento de Telecom e de Tecnologia da Informação da América Latina, o Futurecom 2015, que discute o impacto das novas tecnologias no mundo em que vivemos.

Além de apresentar todo o seu conhecimento no campo dos veículos conectados e autônomos, onde o Grupo PSA já roda com protótipos na Europa, o Diretor de Marketing, Produto, Comunicação e Relações Externas América Latina da PSA, Fabrício Biondo, participará do primeiro painel de debates sobre veículos conectados no Brasil.

Denominado “O Fascinante Mundo dos Carros Conectados e a Revolução no Setor Automotivo”, o painel é resultado de um trabalho conjunto entre a KPMG e o Futurecom, reunindo a PSA e outras montadoras, além de fornecedores, empresas de tecnologia e telecomunicações. Os tópicos principais de discussão envolverão os aspectos positivos e eventualmente críticos na utilização de carros conectados, possíveis influências em segmentos de negócio adjacentes, bem como a convergência cada vez mais intensa entre as indústrias automotiva, telecomunicações e tecnologia.

“A conectividade nos veículos é uma realidade para a PSA e estamos muito focados neste tema. Somos pioneiros em diversas tecnologias relacionadas à conectividade”, declarou Fabrício Biondo. “O veículo conectado oferecerá uma grande variedade de serviços ao motorista para simplificar o seu dia a dia. Ele economizará tempo, tornará o roteiro mais seguro e dinâmico ao sinalizar acidentes ou engarrafamentos, por exemplo. O motorista estará conectado às redes sociais e poderá interagir com aplicativos que o deixarão totalmente conectado ao que ele já experimenta hoje com seu smartphone”, adicionou Biondo.

Para a PSA, a conectividade é um requisito para a condução autônoma do futuro, com a comunicação de veículo a veículo e de veículo à infraestrutura. 

“A conectividade coloca mais inteligência no veículo, sempre aprimorando a experiência do cliente. Já a condução preditiva do futuro se refere ao veículo saber aonde o motorista deseja ir e predizer os seus futuros entretenimentos. Estamos caminhando neste sentido. No início de outubro, levamos um veículo em condução 100% autônoma de Paris até Bordeaux, uma distância de 580 km. Como disse nosso presidente mundial, Carlos Tavares, na ocasião, os veículos autônomos deixaram de ser ficção científica”, afirma Fabrício Biondo.

Além da sua participação no painel referido, o Grupo PSA também estará representado no evento com a exposição de um Peugeot 2008. Ele representa bem o conceito de conectividade da montadora – no presente e no futuro - com aplicativos que permitirão aos visitantes conhecer um pouco mais sobre as tecnologias aplicadas nos veículos do Grupo. Os cerca de 14 mil visitantes esperados poderão conhecer, por exemplo, o aplicativo Link MyPeugeot, já ativo no Brasil e que permite uma conexão entre a central multimídia do veículo e o celular do motorista. O aplicativo oferece recursos como o acesso às estatísticas do veículo em percursos utilizados, permitindo que o condutor aperfeiçoe o consumo de combustível ao compará-las. Outra funcionalidade é manter os proprietários sempre informados sobre as próximas revisões através de alertas.

Uma função adicional com a qual os visitantes poderão interagir no Peugeot 2008 é a MirrorScreen, tecnologia que está incorporada à Central Multimídia e que permite duplicar aplicações e conteúdos compatíveis de um smartphone, controlando-as por meio da tela touch screen de 7” no painel do veículo, através dos comandos do volante ou de voz.

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ALIANÇA RENAULT-NISSAN FORNECERÁ 200 CARROS 100% ELÉTRICOS PARA CONFERÊNCIA DO CLIMA.

A frota será formada por modelos Renault ZOE, Nissan LEAF e Nissan e-NV200.

Renault ZOE.

Parceira oficial da Conferência das Nações Unidas para o clima, a COP21 que acontecerá em Paris, a Aliança disponibilizará 200 carros 100% elétricos durante a cúpula anual que acontecerá de 30 de novembro a 11 de dezembro.

Estes veículos devem percorrer mais de 400.000 km produzindo zero emissão*, sendo utilizados no transporte das delegações durante a 21ª Conferência Anual das Partes (chamada de COP21), onde são aguardados mais de 20.000 participantes credenciados pela ONU provenientes de 195 países.

“Os veículos elétricos são um meio de transporte prático e acessível, que permitem reduzir consideravelmente as emissões de CO2. Eles também reduzem os poluentes atmosféricos regulamentados dos motores, melhorando assim a qualidade do ar das nossas cidades. Juntos, os setores públicos e privados podem acelerar a transição para uma sociedade zero emissão”, declarou Carlos Ghosn, CEO da Aliança Renault-Nissan.

A frota de veículos da COP21 será formada pelo compacto urbano Renault ZOE, o hatch compacto Nissan LEAF e o Nissan e-NV na versão 7 lugares. Os veículos estarão à disposição para o transporte dos delegados 24 horas por dia, 7 vezes por semana, entre o local da conferência - o Pavilhão de Exposições Le Bourget - e a cidade de Paris, como complemento ao sistema de transporte público.

Pela primeira vez, as Nações Unidas utilizarão uma frota zero emissão ou 100% elétrica para prestar todo o serviço de traslado de seus delegados durante uma cúpula sobre o clima. 

200 colaboradores da Renault e da Nissan se oferecem para dirigir os veículos durante a COP21.


Os carros 100% elétricos serão conduzidos por uma equipe de 200 motoristas profissionais e 200 colaboradores voluntários da Renault e da Nissan. Em junho, a Aliança Renault-Nissan lançou um convite aos seus colaboradores de Paris e região metropolitana, oferecendo a eles a oportunidade de participar da COP21 como motoristas voluntários. Mais de 450 se candidataram antes do término do prazo de inscrições. Os 200 colaboradores escolhidos vão participar de um programa de treinamento para se preparar para o evento.

“Os colaboradores da Renault e da Nissan ocupam um lugar de destaque na revolução do veículo elétrico e vários deles já dirigem este tipo de carro. Eles são os melhores embaixadores para testemunhar os benefícios destes veículos e defender a mobilidade zero emissão”, comentou Carlos Ghosn.

Clique na telinha para ver Carlos Ghosn explicar os motivos que levaram a Aliança Renault-Nissan a participar da COP21 e a importante contribuição dos funcionários.


A Aliança Renault-Nissan vai instalar mais de 90 terminais de recarga rápida e padrão em locais estratégicos. Eles serão alimentados por eletricidade com baixa emissão de carbono produzida pela distribuidora de energia EDF. As emissões residuais serão neutralizadas graças a um programa de compensação de emissões de carbono certificado pelas Nações Unidas. Os terminais de recarga rápida terão condições de recarregar 0 a 80% da capacidade dos veículos elétricos, em aproximadamente 30 minutos.

A Aliança vendeu mais de 274.000 veículos elétricos no mundo, o que representa mais da metade dos veículos elétricos em circulação desde o final de 2010, quando foi comercializado o primeiro veículo do grupo, o Nissan LEAF. 

* Zero emissão: nem emissões de CO2, nem poluentes atmosféricos regulamentados durante a condução, de acordo com o ciclo de homologação NEDC.

Sobre a Aliança Renault-Nissan

A Aliança Renault-Nissan é uma parceria estratégica entre a francesa Renault, que tem sua sede em Paris, e a japonesa Nissan, cuja sede fica em Yokohama. Juntas, as empresas vendem 1 a cada 10 carros comercializados em todo o mundo. Parceiras estratégicas desde 1999, as duas empresas venderam 8,5 milhões de veículos em aproximadamente 200 países em 2014. A Aliança também mantém parcerias estratégicas com outras montadoras, como a alemã Daimler, a japonesa Mitsubishi, a chinesa Dongfeng e a indiana Ashok Leyland, além de possuir participação majoritária na joint venture que controla a maior montadora de automóveis russa, a AvtoVAZ, fabricante da marca Lada.

Imprensa Renault do Brasil.

FPT INDUSTRIAL TEM SUA PRIMEIRA FAMÍLIA DE MOTORES HOMOLOGADA PARA ATENDER A LEGISLAÇÃO MAR-I.

Destinados ao mercado fora de estrada em aplicações agrícolas e de construção, os motores NEF 6 equiparão máquinas das marcas Case e New Holland, entre outros clientes do mercado brasileiro.


A FPT Industrial concluiu o processo de homologação da família de motores NEF 6 para atendimento à nova legislação PROCONVE/MAR-I - Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores para Máquinas Agrícolas e Rodoviárias. Seu primeiro motor homologado com emissões de poluentes em conformidade com a nova legislação foi um propulsor NEF 6 que equipará máquinas da Case Agriculture e da New Holland Agriculture.

O processo de desenvolvimento e homologação da nova geração de motores faz parte das prioridades estipuladas pela FPT Industrial para 2015, que prevê o lançamento de 49 novas versões de motores destinados aos setores de construção e agrícola, todos em conformidade com a regulamentação PROCONVE/MAR-I. O primeiro motor homologado da família NEF 6 possui potência máxima de 175 kW e torque máximo de 984 Nm a 1600 rpm.

O processo de desenvolvimento e testes durou cerca de seis meses de atividades envolvendo o trabalho da equipe de engenheiros do Centro Técnico da FPT, localizado em Betim. Este primeiro propulsor foi homologado em dinamômetro, de acordo com o ciclo NRSC (também conhecido como ciclo de 8 pontos), utilizando diesel padrão com características controladas de acordo com a nova legislação.

“Apesar de dominarmos esta tecnologia desde 2006 em outros mercados onde atuamos no mundo, a FPT Industrial investiu pesadamente no processo de desenvolvimento regional para oferecer a tecnologia mais adequada para as condições operacionais que agora estará presente nas máquinas brasileiras”, analisa o Diretor de Engenharia da FPT Industrial na América Latina, Alexandre Xavier. “A atenção especial em relação às questões ambientais é um dos princípios mais importantes da FPT Industrial em todo o mundo. O motor NEF 6 proporcionará baixos níveis de emissões de gases e de ruído”, conclui. 

Benefícios à saúde e ao meio ambiente.


Quando comparadas às versões de motores anteriores à norma MAR-I – conhecidos como não-emissionados, as novas versões apresentam redução de até 40% na emissão de poluentes que são nocivos à saúde e ao meio ambiente, como o composto químico gasoso NOx (Óxido de Nitrogênio).

Atualmente existem diversas atividades em andamento em dinamômetro e em campo, com um amplo time de engenheiros e técnicos da FPT Industrial envolvidos para tornar o processo de desenvolvimento mais ágil e, consequentemente, completar as novas homologações das demais famílias dentro do cronograma de lançamentos previstos em 2015.

As fases do MAR-I


A primeira fase da regulamentação refere-se às máquinas de construção produzidas a partir de 01/01/2015, criada para atender aos limites de ruído calculados em função da potência do motor. A partir de 1° de janeiro de 2015, os motores com faixas de potência igual ou superior a 37 kW, destinados aos novos lançamentos de máquinas de construção, devem atender aos limites da fase MAR-I, enquanto as máquinas produzidas atualmente poderão continuar com os motores atuais até 31/12/2016.

A partir de 1° de janeiro de 2017, todos os motores destinados às máquinas de construção em produção ou importados, para todas as faixas de potência, devem atender aos limites da fase MAR-I. Além disso, todos os motores destinados às máquinas agrícolas novas, em produção ou importados, com potência igual ou maior de 75 kW, também devem atender aos limites da fase MAR-I.

Finalmente, a partir de 1° de janeiro de 2019, todos os motores destinados às máquinas agrícolas novas, em produção ou importados, com potência igual ou superior a 19 kW e até 75 kW, devem atender aos limites da fase MAR-I.

Visite www.fptindustrial.com. 

MM Editorial
Marta de Souza
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Simone Sabatini
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