quinta-feira, 29 de outubro de 2015

ALTA RODA.
Por Fernando Calmon*

PAÍS DO FUTURO, DE NOVO.

Frases como essas não costumam partir de altos dirigentes da indústria automobilística sobre o cenário desolador atual: “O Brasil precisa de um plano, como uma empresa. Não temos um plano”; “A crise está ligada fundamentalmente à questão política, uma doença degenerativa, uma cirrose, que corrói a economia”; “Brasil precisa de um ajuste ético e político. Enquanto isso não acontecer, a economia e o mercado automotivo não voltarão a crescer.”

Até parece orquestração, mas não foi. No Congresso AutoData Perspectivas 2016, semana passada, em São Paulo, parece que todos reverberaram, ao mesmo tempo, o clima de mal-estar com os rumos de curto e médio prazo do País desde o final do ano passado. Na realidade, as fabricantes do setor muitas vezes “apanham” caladas, mostram-se sempre na defensiva, quer as críticas sejam pertinentes ou impertinentes, justas ou exageradas. Essa nova postura só agora brotou publicamente, em tom de desabafo mesmo.

A explicação óbvia vem daquela frase imortal do jornalista Joelmir Beting. Ele dizia que o órgão mais sensível do ser humano é o bolso. Ninguém ignora que a indústria automobilística ganhou muito dinheiro com o crescimento quase explosivo das vendas internas entre 2004 e 2013, alimentadas por demanda reprimida (1999 a 2003), crédito fácil e descontrolado, aumento do poder aquisitivo dos compradores e estímulos fiscais em momentos difíceis. Geraram-se lucros remetidos às matrizes.

O cenário de hoje, exatamente o oposto, atacou o bolso. Os prejuízos começaram já no ano passado e no momento as matrizes estão socorrendo as filiais com empréstimos até para fechar as contas no fim do mês. Afinal, salários na indústria acima da inflação e preços dos carros corrigidos por percentual inferior não dão liga. Essa fase acabou e aumentos reais pioram tudo. Nenhum acionista gosta de saber que perde dinheiro, se antes ganhava, e está agora “devolvendo” parte do que havia embolsado. São da regra econômica os ciclos bons e ruins, mas importa a tendência apontar para cima.

Também se ouviram vozes ainda mais pessimistas. O início da tímida recuperação poderia ficar para 2017 e não começar no último trimestre de 2016. Parece haver um desconhecido porão no fundo do poço. Somando-se veículos leves e pesados as vendas talvez não cheguem a 2,1 milhões de unidades em 2016 ou 16% menos que os prováveis 2,5 milhões deste ano.

No rumo contrário, o instituto Ipsos Brasil disse ter detectado em pesquisa que nos últimos meses cresceu a intenção de compra de carros novos pelos consumidores. Infelizmente, isso não foi confirmado pelos bancos. A associação das instituições vinculadas aos fabricantes (ANEF) reafirmou a procura menor por financiamentos, independentemente da maior seletividade na aprovação de cadastros de interessados.

Em meio a interpretações e previsões de alguma forma divergentes, pelo menos há um consenso positivo. Nenhum fabricante admitiu cancelar investimentos. Eles estão mantidos, certamente a um ritmo menor, mas a ameaça de desinvestimento, como já ocorrida no passado, parece descartada. Voltar à condição de país do futuro é algo bem desconfortável, mas é o consolo que restou.

RODA VIVA


EMBORA a FCA não tenha decidido sobre a produção – mesmo em regime de montagem de componentes importados (CKD) – do seu novo sedã médio-compacto na fábrica de Goiana (PE), as chances de isso ocorrer aumentaram. O carro existe, recuperou o nome Tipo, dos anos 1990, em alguns mercados, mas nem mesmo isso se confirmaria aqui por problemas do passado.

EXEMPLO correto de uso de vidros escurecidos no novo monovolume C4 Picasso (segunda geração): da coluna central para trás. Nas janelas dianteiras eles são apenas esverdeados para garantir visibilidade correta. No Brasil a regulamentação do Contran é exatamente essa, mas quase ninguém respeita. Inexiste fiscalização e, portanto, mais uma lei que não “pegou”.

FOCUS FASTBACK vem alcançando resultados superiores de vendas em relação às gerações anteriores do mesmo sedã não apenas por esforço de marketing da Ford. Sua dirigibilidade ficou melhor, direção mais precisa e suspensão traseira independente multibraço com barra estabilizadora é referência no segmento. Espaço para pernas atrás poderia ser melhor.

GOVERNO FEDERAL criou incentivos fiscais para veículos puramente elétricos ou híbridos recarregáveis em tomadas, como em outros países. Desculpa anterior era risco de apagão elétrico, mas a procura por esses veículos é tão baixa que soava ridículo. Tarifa de importação cai de 35% para algo entre 2% e 7% (híbridos) e de 0% a 2% (elétricos), dependendo de sua eficiência.

SEGUNDO o Observatório Nacional de Segurança Viária, ao analisar dados oficiais, mais de 15% dos mortos no trânsito são idosos (60 anos ou mais), apesar dessa faixa etária corresponder a cerca de 11% da população. Pedestres representam a maior parte das vítimas. Ou seja, motoristas precisam ficar ainda mais atentos às limitações da terceira idade.






* Fernando Calmon é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna Alta Roda começou em 1999. É publicada no Coisas de Agora, WebMotors, na Gazeta Mercantil e também em uma rede nacional de 52 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). 
Escreva para Fernando Calmon: fernando@calmon.jor.br ou o acompanhe pelo Twitter: www.twitter.com/fernandocalmon.

VOLKSWAGEN MOSTRARÁ VERSÃO CONCEITUAL DO UP! TSI NO BUBBLE GUN TREFFEN 2015.

A Volkswagen apresentará uma versão conceitual do up! TSI desenvolvida especificamente para a 7ª edição do Bubble Gun Treffen (BGT7), evento que reúne aficionados pelos modelos do Grupo Volkswagen e que ocorrerá entre 30 de outubro e 02 de novembro, em Águas de Lindóia, SP. 

O conceito será revelado às 13 horas deste sábado, dia 31. É a segunda vez que a Volkswagen desenvolve um veículo para o evento.

“O up! conceitual deste ano teve uma proposta diferente da do modelo do ano passado, que era mais ‘vintage’. Agora é um TSI com carroceria de duas portas. Um esportivo de verdade. Um veículo pensado para o público do Bubble Gun. É um carro artesanal, com o espírito desse evento e com muitas exclusividades”, afirma Luiz Alberto Veiga, diretor de Design e Package da Volkswagen para a América do Sul.

Entre os destaques da novidade está a pintura. Trata-se de uma tonalidade inédita, fosca e sem verniz. Teto, difusor traseiro, capa de espelhos e defletor acompanham a cor chumbo das rodas de 18 polegadas, que na verdade são um protótipo baseado no conjunto oferecido no CC. Completa o visual a película que remete a fibra de carbono na tampa traseira e no brasão do para-choque dianteiro. E tem muito mais novidades.

Desempenho e eficiência


Com exceção da suspensão, mecanicamente o conceito que será apresentado é idêntico ao up! TSI. Com três cilindros e 999 cm³ de cilindrada, o motor TSI é Total Flex, capaz de rodar com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Sua potência máxima é de 101 cv (74 kW) a 5.000 rpm, quando abastecido com gasolina, e de 105 cv (77 kW) à mesma rotação, com etanol. O torque máximo é de excelentes 16,8 m.kgf, com gasolina ou etanol, disponíveis já a partir de apenas 1.500 rpm. O valor é próximo do entregue por motores maiores.

O up! TSI leva apenas 9,1 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 184 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100). Com gasolina (E22) no tanque, o up! TSI acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos, com velocidade máxima de 182 km/h.

O Bubble Gun Treffen


A Volkswagen participa oficialmente do evento desde 2013 e, para esta sétima edição, irá expor também o modelo Golf GTE. “Estar presente em um evento como esse é uma forma de reconhecer e agradecer o carinho que os fãs têm pela marca”, explica Rodrigo Purchio, gerente de Estratégia Corporativa da Volkswagen do Brasil.

Realizado no Brasil anualmente desde 2009, o Bubble Gun Treffen foi criado por admiradores de modelos do Grupo Volkswagen equipados com motor refrigerado a ar e água em um único evento. O nome “Bubble Gun”, ou “Arma de bolhas” é uma alusão a água e ar, que precisam se misturar para criar bolhas – a mesma água e ar utilizados nos sistemas de refrigeração dos motores Volkswagen.

Desde 2011 o Bubble Gun Treffen ocorre em Águas de Lindoia. A proposta é reunir modelos raros e especiais, originais ou customizados – a exemplo do que ocorre em eventos similares na Europa.

Serviço

7º Bubble Gun Treffen
Data: 30 de outubro a 02 de novembro
Local: Praça Adhemar de Barros – Rua São Paulo, 600, Águas de Lindóia, São Paulo
Entrada franca

Programação:
Sexta-Feira (30/out)
08h - Abertura do Evento e da praça para exposição dos veículos.
18h - Encerramento.

Sábado (31/out)
09h - Abertura do Evento e da praça de exposição dos veículos.
13h - Apresentação do conceito da Volkswagen do Brasil
18h - Encerramento.

Domingo (01/nov)
09h - Abertura da praça para exposição dos veículos.
16h - Premiação do Show'n'Shine.
19h - Encerramento.

Segunda-Feira (02/nov)
09h - Abertura da praça para exposição dos veículos.
15h - Encerramento.   
   
Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
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MAN LATIN AMERICA TEM A MAIOR LINHA DE CAMINHÕES AUTOMATIZADOS DO BRASIL.

Com 17 veículos ofertados ao mercado brasileiro, a MAN Latin America se consolida na dianteira com a maior linha de caminhões automatizados do país. Seja nas versões V-Tronic para Volkswagen ou TipMatic na série MAN TGX, a montadora assegura opções aos clientes que buscam uma alternativa econômica e eficiente, com o melhor custo-benefício ao frotista.



Entre os recentes lançamentos automatizados da linha 2016, destacam-se o Constellation 19.330 Titan V-Tronic, o Constellation 19.360 V-Tronic, o Constellation 24.330 V-Tronic, o Constellation 30.330 V-Tronic e o Constellation 25.360 V-Tronic. “Temos uma linha completa de soluções de transporte, que contempla variedades para cada aplicação no mercado. Não é por acaso que seguimos o lema “menos você não quer, mais você não precisa”, destaca Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

Apostando em quatro variações de caixa automatizada, a empresa apresenta uma série de vantagens com relação às versões manuais, entre elas a manutenção mais simples e de custo inferior, o que resulta também na maior disponibilidade do caminhão para rodar. Os componentes do trem de força também são preservados, aumentando a vida útil de itens como motor, transmissão e embreagem. Outro diferencial está no consumo de combustível, que pode ser reduzido e também padronizado para toda a frota, com a troca de marchas sempre no tempo certo, sem falhas do motorista.

Para casos de profissionais mais experientes, há ainda a opção de converter o acionamento para manual e controlar a seleção de marchas, através apenas de movimentos leves na alavanca, para frente e para trás. O motorista também se beneficia com maior conforto em sua atividade e com relação à segurança, pois pode concentrar toda sua atenção ao trânsito e às condições da rodovia.

Quatro opções de transmissão automatizada


A MAN Latin America garante também uma variedade de câmbios: são quatro opções, aplicadas aos produtos que mais se adequam ao seu perfil de operação. Com a caixa ZF 6AS 1000 TO, de seis marchas, a empresa equipa os veículos Constellation 17.190, 17.280 e 24.280. Nesses modelos, a transmissão automatizada V-Tronic é combinada ao exclusivo sistema de eixo automatizado Smart Ratio. A tecnologia, patenteada e totalmente desenvolvida pela Engenharia da MAN Latin America em Resende, torna possível aproveitar ao máximo as duas relações do eixo e multiplicar o potencial da caixa.

Os modelos Constellation 24.330 V-Tronic e 30.330 V-Tronic contam com a nova caixa ZF 12 AS 1420 TD, de 12 marchas. Também com alto desempenho e capacidade de torque, a caixa ZF 16 AS 2230 TD, de 16 marchas, é empregada como opcional nos modelos Constellation 19.330, 19.360, 19.390, 25.360, 25.390 e 26.390 e vem de série nos modelos 19.420, 25.420 e 26.420, todos V-Tronic. Para a linha TGX, a transmissão é a TipMatic, com caixa ZF 16AS 2630 OD numa configuração exclusiva, que equipa de série toda linha, com os modelos 28.440, 29.440 e 29.480.
 
 
MAN Latin America
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INSTITUTO RENAULT VIABILIZA REFORMA DE ESCOLA NO PARANÁ.

O Instituto Renault e a Prefeitura de Municipal de Quatro Barras inauguraram nesta quarta-feira (28) as novas instalações da Escola Municipal João Curupaná da Silva, que foi totalmente reformada e ampliada. 


Voltada à educação infantil e ao ensino fundamental, a instituição recebeu investimentos de R$ 450.000,00 provenientes de contrapartidas de financiamentos da Renault junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES.

Com a aplicação dos recursos, além da reforma das instalações, foi possível a construção de salas de administração, refeitório e cozinha, além da instalação de seis novas salas, todas adequadas ao atendimento de crianças do período de integral (Programa + Educação). Com a finalização das obras, a escola passou a ter capacidade para r 414 alunos em período regular e 169 em regime integral, o que significa 120 alunos a mais, na faixa etária de 4 a 5 anos.

A Escola João Curupaná está localizada no bairro Jardim Menino Deus, no município de Quatro Barras (região metropolitana de Curitiba) e suas vagas atendem especialmente aos alunos provenientes de famílias em situação de vulnerabilidade social. 

“Contribuir para promoção de um ensino de qualidade é um dos compromissos do Instituto Renault, através de seu eixo de atuação Capital Humano, focado na inclusão através do Desenvolvimento Social, Educação e Diversidade”, destacou Caíque Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e Diretor de Comunicação da Renault do Brasil. 

O Instituto Renault, atua ainda nos eixos Meio Ambiente, promovendo a sustentabilidade ambiental; e Educação para Segurança no Trânsito.

Imprensa Renault do Brasil.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

NOVO PEUGEOT 308 INCORPORA A ESSÊNCIA DA MARCA.

Peugeot avança com a sua estratégia de reposicionamento da marca no país e renovação de sua gama de produtos com a apresentação do novo Peugeot 308. O modelo, que chega ao mercado com qualidade superior, passou por uma evolução integral de seu projeto, com destaque para o estilo marcante, em linha com a nova identidade visual da marca no mundo, a lista de equipamentos de série mais completa da categoria e ampla oferta de motorização.



Hatchback médio mantém a tradição da Peugeot no segmento: chega ao mercado com estilo marcante e qualidade superior.

Estilo marcante

O novo Peugeot 308, que é produzido no Centro de Produção de El Palomar, na Argentina, incorpora a nova identidade da Marca, apresentada primeiramente na versão atual do Peugeot 508. Com os novos traços de estilo, o volume do capô se prolonga até a nova grade frontal, que agora abriga o logotipo do leão.

Os faróis contribuem de forma importante para a forte personalidade do modelo. Afilados, eles tiveram o interior retrabalhado com estilo mais refinado, conferindo um caráter ainda mais expressivo, tecnológico e singular. As luzes diurnas em LED, já características nos veículos da Marca, melhoram a segurança e trazem uma assinatura luminosa marcante ao novo 308, que conta ainda com conjunto ótico com máscara negra, que confere mais dinamismo à dianteira.

A frente também integra um novo para-choque, que possui na área inferior uma grade em acabamento preto que atravessa todo o veículo para destacar sutilmente sua largura. A peça abriga as luzes diurnas em LED e os faróis de neblina, ambos itens de série desde a primeira versão.



A esportividade do novo Peugeot 308 é marcada, na lateral, por novas rodas de 17 polegadas. De grande diâmetro e multi-raios, seu aspecto bicolor é reforçado pelos aros diamantados no modelo topo de gama (Griffe). A traseira do veículo mantém o ótimo equilíbrio em volume, agora ressaltado pelas novas lanternas, que trazem iluminação em LED de nova geração e em linha com a nova identidade de estilo da Peugeot.

Interior espaçoso com qualidade superior e muito conforto



Uma das características reconhecidas na Peugeot está na qualidade superior do acabamento, no conforto que seus modelos proporcionam aos ocupantes. O motorista encontra no novo Peugeot 308 todo o cuidado na escolha dos materiais e na ergonomia interna. O 308 conta com um novo volante revestido em couro, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e com comando do rádio, que integra ainda o limitador e o regulador de velocidade.

A ampla lista de comodidades avança para o acionamento automático dos faróis e do limpador do para-brisa, computador de bordo, retrovisores externos elétricos, vidros elétricos sequenciais com sistema anti-esmagamento e sensor de estacionamento traseiro, entre outros. Câmera de ré e sensor de estacionamento dianteiro são itens de série para a versão Griffe.



Com a reestilização, o novo Peugeot 308 destaca uma elevada percepção de qualidade. Sofisticado, o painel recebeu um quadro de instrumentos de fundo branco com novos grafismos e materiais que conferem um acabamento diferenciado ao modelo, a exemplo do black piano, que permeia todo o console.

O conforto do habitáculo se reflete ainda no ar-condicionado automático Bi-Zone, que permite regulagens de diferentes temperaturas para condutor e passageiros, independentemente da temperatura externa. 



Os bancos também foram alvo de modificações em sua estrutura interna e na densidade na espuma. A isso se soma a elegância e o requinte do revestimento em couro perfurado na versão Griffe ou parcial na Allure.

A arquitetura semi-alta do 308 combinada ao painel de instrumentos com forte inclinação proporciona uma ampla visibilidade externa. Esse atributo amplia a dimensão generosa do interior. 



Atrás, os passageiros desfrutam de um habitáculo de grande luminosidade, reforçado pelo teto panorâmico de vidro. O equipamento, de 0,83 m2 de área, aumenta a superfície envidraçada do modelo para 4,86 m2, e garante ótima luminosidade interna. A entrada de luz no interior do novo 308 pode ser regulada pelo acionamento elétrico da cortina do teto.

Os ocupantes também se beneficiam do novo conjunto de suspensão, desenvolvido para entregar mais conforto em baixas velocidades, dissipando as irregularidades do piso. Essas modificações se deram com novas articulações associadas às novas calibrações nos amortecedores dianteiros e traseiros.

Interior com qualidade superior e muita tecnologia


Além do estilo e do conforto, o novo 308 dispõe de vasta tecnologia que se reflete em uma ampla lista de equipamentos, como a nova central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas. Ela integra uma série de funções, tais como: 

- Rádio AM/FM com memória.
- Leitor de MP3 e fotos.
- Conexão para USB/iPod, entrada auxiliar e Bluetooth® para chamadas (quando o usuário dispõe de um telefone com esta característica), que transporta o catálogo de endereços do celular para a tela.
- Audiostreaming, que permite ao usuário ouvir músicas registradas no celular ou em um aparelho MP3 sem necessidade de cabo.
- Computador de bordo com ajustes do veículo.
- Função Jukebox: 16 GB de memória interna para armazenar a seleção de músicas em MP3.
- Indicações dos sensores de estacionamento e câmera de ré integrada (versão Griffe).
- Navegação por GPS com mapas da América Latina (versão Griffe).
- Tecnologia: MIRROR LINK E CARPLAY.
- Link MY Peugeot.

Duas dessas funções merecem especial destaque. O Mirror Link permite o espelhamento do smartphone na tela do veículo. Suas vantagens são as seguintes:

- Integração e modernidade: respeito ao estilo.
- Segurança: visibilidade e ergonomia preservadas, com aplicações disponíveis certificadas para utilização compatível da condução, com dois níveis de informação para o veículo parado ou em movimento.
- Simplicidade: exibição e controle das aplicações compatíveis a partir da tela sensível ao toque.
- Compatibilidade assegurada por duas soluções:
1. MirrorLink – smartphones e Apps compatíveis (Sony, Samsung, etc.): https://cert.mirrorlink.com/ProductListing/. 
2. CarPlay (iPhone 5 ou superior): smartphones e Apps compatíveis: www.apple.com/ios/carplay. 
- Controle: utilização do mesmo pacote de dados do cliente sem custo adicional de uma segunda assinatura mensal.

A outra função é o Link MyPeugeot. Trata-se de um aplicativo gratuito para smartphones, disponível tanto para Android quanto para IOS, no qual é possível monitorar o consumo de combustível, continuar a navegação depois de estacionar o carro e localizar onde o veículo foi estacionado, entre outros.

Experiência única de condução: oferta moderna de motorização e câmbio


Após a estreia no SUV compacto 2008, o novo Peugeot 308 recebe, na versão Griffe, o motor turbo THP Flex de 173 CV e passa a ser um dos hatchbacks de melhor desempenho do segmento ao adotar a tecnologia bicombustível de injeção direta com turbocompressor. No desenvolvimento desse propulsor, buscou-se um compromisso equilibrado entre desempenho e economia de combustível.

Entre as alterações necessárias para a transformação do THP a gasolina – amplamente utilizado na gama Peugeot – em bicombustível está o remapeamento do calculador (central de gerenciamento eletrônico do motor). A nova calibração foi desenvolvida especialmente para atender às condições brasileiras e a preferência dos consumidores por motores que ofereçam boas retomadas de velocidade.

A injeção direta e a utilização de uma bomba de alta pressão de 200 bar possibilitaram dispensar sistemas adicionais de aquecimento de combustível para a partida a frio. A taxa de compressão foi alterada de 10,5:1 para 10,2:1, atendendo plenamente aos novos parâmetros de funcionamento do motor.

A presença de um novo sensor, de etanol, assegura a perfeita leitura do combustível utilizado para que o sistema desenvolva a estratégia adaptada às condições de rodagem. Outro destaque é a utilização de uma bomba de combustível pilotada, que se adapta às condições de utilização do motor, melhorando o desempenho e consumo.

O resultado de toda essa tecnologia embarcada no motor é uma potência máxima de 173 CV a 6.000 rpm quando abastecido com etanol. O torque máximo, de 24,5 kgfm, já aparece a 1.400 rpm, permanecendo constante até 4.000 rpm. Esta característica garante grande prazer ao dirigir, com retomadas ágeis e potentes, principalmente pelo fato de 16 kgfm já estarem disponíveis logo a 1.000 rpm.

Associado ao motor THP Flex, a Peugeot passa a disponibilizar a nova transmissão automática EAT6, que introduz a função “ECO”. Ao mudar o mapeamento do motor e as leis de passagens de marcha, a caixa prioriza a economia no consumo de combustível, que chegou a até 7% em uso urbano.



As modificações realizadas também permitiram melhorar a dirigibilidade do conjunto motor/câmbio. As relações de marcha do câmbio foram alongadas em 11%, a cartografia do acelerador foi suavizada – para priorizar a redução do consumo de combustível – a atuação do freio motor foi reduzida, a estratégia de travamento das marchas sobre piso plano foi otimizada e, por fim, foi implantada a função RDT (Redução de Tração), que diminui as vibrações em marcha lenta quando a transmissão se encontra na posição Drive. A função RDT reduz também o consumo de combustível em uso urbano até 1%. 

Na versão intermediária (Allure Automática), o novo Peugeot 308 é equipado com o motor 2.0L 16V VVT Flex. O propulsor de quatro cilindros e duplo comando de válvulas, com cilindrada de 1.997 cm3, é compacto, de liga leve e gera potência máxima de 151 CV a 6.000 rpm quando abastecido com etanol (143 CV a gasolina). O torque máximo alcança 22 mkgf a 4.000 rpm, também abastecido com etanol (20 mkgf a 4.000 rpm no caso da gasolina). Esse conjunto é associado à caixa automática de seis velocidades AT6II, de segunda geração.

A ampla gama de motorização também contempla o moderno EC5 (1.6L 16V FlexStart), que dispõe do sistema que elimina o reservatório de gasolina para realizar a partida a frio. O propulsor, de classificação “A” no programa de etiquetagem do INMETRO, desenvolve 122 CV de potência a 5.800 rpm quando abastecido com etanol, e torque máximo de 16,4 kgfm a 4.000 rpm. Ao utilizar gasolina, a potência é de 115 CV a 6.000 rpm e 15,5 kgfm de torque.

Esse motor traz uma série de evoluções com o objetivo de reduzir o atrito no motor e, por consequência, o desperdício de energia, que, associada ao aumento na taxa de compressão para 12:5, permite otimização do consumo e ampliação da potência. O propulsor é acoplado a uma caixa manual de cinco velocidades. Para auxiliar o condutor na redução do consumo de combustível, o EC5 dispõe do sistema GSI (Gear Shift Indicator), que indica no painel de instrumentos a marcha mais adequada de acordo com a rotação do motor.

Um modelo de segurança superior



Em termos de segurança, o novo Peugeot 308 conta com um nível de equipamentos de primeiro nível. Desde a versão de entrada, o modelo disponibiliza como item de série o sistema ISOFIX para retenção de cadeiras infantis, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, com oito pontos de proteção), cinco cintos de segurança com três pontos de fixação (com alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor e do acompanhante; na frente, os cintos têm pré-tensionadores pirotécnicos e bloqueio de folga; atrás, os cintos laterais têm bloqueio de folga) e apoios de cabeça dianteiros e traseiros (disponíveis para os três ocupantes).

O novo Peugeot 308 vem equipado ainda com sistema de frenagem anti-travamento (ABS) de última geração com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio a frenagem de emergência (AFU). O acendimento automático do pisca-alerta em caso de forte desaceleração completa este dispositivo. O controle de estabilidade (ESP) de última geração, de série a partir da versão intermediária Allure Automática, detecta e corrige riscos de perda de aderência em situações como curvas fechadas, desvios bruscos e pisos escorregadios, atuando sobre os freios e o acelerador. O ESP pode ser desligado para favorecer manobras em baixa velocidade. A partir de 50 km/h o sistema é religado automaticamente.

Na dianteira, a frenagem é realizada por discos ventilados de 283 mm de diâmetro e 26 mm de espessura. As pinças de freio têm um diâmetro de 57 mm para permitir que elas atuem com bom nível de resistência e dosagem na pinçada dos discos. Contribuem, assim, para o bom equilíbrio entre a suavidade da pressão do freio e sua firmeza de reação. Os freios traseiros estão equipados com dois discos de 249 mm de diâmetro por 9 mm de espessura.

O 308 também se beneficia de toda a experiência do Grupo PSA Peugeot Citroën nessa área para minimizar danos aos ocupantes em um eventual acidente:

- Segurança primária (que permite evitar o acidente): a excelente rigidez da estrutura faz com que o conjunto das ligações ao solo (um know-how histórico da Peugeot) e a assistência eletrônica confiram ao 308 um comportamento que é referência em sua categoria;
- Segurança secundária (que limita as consequências do acidente): a estrutura da carroceria foi amplamente dimensionada para resistir às colisões mais severas, em especial pela tripla via de reforço e absorção de impactos na parte dianteira. O emprego de chapas do tipo THLE (de alto limite elástico) e de reforços em diversos pontos da carroceria permitiram aumentar o nível de proteção dos ocupantes, além de controlar o peso global do modelo. 

Porta-malas prático e funcional

As formas retilíneas e os espaços de arrumação do porta-malas facilitam a utilização prática do vasto volume oferecido pelo 308: são 430 litros, acessados pela abertura da tampa a distância (por meio do telecomando das chaves), botão elétrico local ou comando específico no painel de instrumentos.

Espaços laterais permitem acomodar e mesmo fixar demais objetos. Finalmente, para prolongar este espaço até o habitáculo, a funcionalidade dos bancos traseiros rebatíveis de forma fracionada 1/3 - 2/3 permite aumentar ainda mais o volume de carga.

Lista de equipamentos de série completa presente na gama do novo Peugeot 308


308 Allure 1.6 Flex Manual


Segurança: 
·       Seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina, com oito pontos de proteção);
·       Alarme;
·       Sistema ISOFIX para retenção de cadeiras infantis;
·       Freio a disco nas quatro rodas (ventilados na frente) com ABS, AFU e REF;
·       Sensor de estacionamento traseiro;
·       Faróis de neblina dianteiros;
·       Luzes diurnas (DRL) em LED;
·       Lanternas indicadoras de direção nos retrovisores;
·       Portas traseiras com sistema de trava de segurança;
·       Travamento automático das portas e porta-malas em velocidade.

Conforto: 
·       Teto panorâmico;
·       Direção eletro-hidráulica assistida;
·       Ar-condicionado Bi-Zone;
·       Limpador de para-brisa automático com sensor de chuva e indexado à velocidade;
·       Acendimento automático do farol;
·       Regulador & Limitador de velocidade;
·       Banco do motorista com regulagem de altura manual;
·       Couro parcial;
·       Apoio de braço no banco do motorista;
·       Travamento das portas, porta malas e fechamento dos vidros pelo telecomando da chave;
·       Regulagem do volante em altura e profundidade;
·       Vidros elétricos com função “um toque” e antiesmagamento nas quatro portas;
·       Retrovisores com ajuste elétrico;
·       Central multimídia com tela sensível ao toque de sete polegadas com Mirror Link e My Link PEUGEOT;
·       Tela multifunções com computador de bordo;
·       Chaves com abertura à distância das portas e tampa do porta-malas.

Estilo: 
·       Roda de 17 polegadas em liga leve;
·       Detalhes cromados nos para-choques dianteiro e traseiro;
·       Retrovisores e maçanetas de portas na cor da carroceria;
·       Painel de instrumentos soft (“slush”);
·       Volante revestido em couro. 

308 Allure 2.0L Automático


Esta versão recebe o motor 2.0L com caixa automática sequencial de seis velocidades e controle de estabilidade (ESP), além de todos os equipamentos de série presentes no 308 Allure manual.

308 Griffe THP


Além de todos os equipamentos presentes nas versões Allure e Allure Autom., oferece:

Segurança: 
·       Sensor de estacionamento dianteiro;
·       Câmera de ré.

Conforto: 
·       Bancos em couro perfurado.

Estilo: 
·       Rodas diamantadas de 17 polegadas.

Tranquilidade garantida pelos serviços de Pós-Venda



O 308 apresenta diversos benefícios decorrentes da política de Pós-Venda de valorização do consumidor brasileiro, tais como:

·       Três anos de garantia total;
·       Revisões com Preços Fixos para toda a rede de concessionárias do país;
·       Pacotes de Peças e Serviços com Preços Fixos e mão de obra inclusa: O cliente paga o mesmo valor pelo serviço em qualquer concessionária do país;
·       Três anos de Peugeot Assistance: serviço de assistência exclusivo da Marca, disponível gratuitamente em todo o país 24 horas por dia.

Gama de cores


A paleta de cores do novo PEUGEOT 308 é composta pelas seguintes tonalidades: Vermelho Rubi (base), Branco Banquise (especial, exclusiva para Allure), Preto Perla Nera (metálica), Cinza Aluminium (metálica) e Branco Nacré (perolizada).


Peugeot do Brasil
Departamento de Relações Externas
Giselli Cardoso - Assessora de Imprensa
giselli.cardoso@peugeot.com
55 11 2536-3269

terça-feira, 27 de outubro de 2015

JETTA OETTINGER 2.0 TSI DESEMBARCA NO BRASIL.

A Oettinger, preparadora alemã especializada em carros esportivos, leva a um novo patamar o slogan do Jetta. 

O esportivo disfarçado de sedan recebe alguns toques exclusivos e se transforma para agradar os apaixonados por velocidade, que não abrem mão de espaço e conforto para a família também. O Jetta Oettinger 2.0 TSI, acaba de chegar ao país através da Strasse, importadora oficial da marca no Brasil.


Com a nova configuração o modelo ganha aumento de potência, passando de 211 HPs (na versão Highline) para 250 HPs, com pico de torque de 360 Nm.  Dessa forma o Jetta Oettinger parte do repouso absoluto e chega aos 100 km/h em 6,8 segundos.  A velocidade máxima fica em 245 km/h. A conversão do modelo custará a partir de R$ 9.900,00.

Também está disponível, além da conversão, a instalação de um novo kit de rodas para incrementar o visual sóbrio do sedan. As rodas Oettinger RXX de 19 polegadas, com pneus 235/35R19, cumprem perfeitamente esse papel. Elas estão disponíveis em duas cores, preto ou prata, e o jogo completo custará R$ 26.900,00.

A Strasse também disponibiliza o carro pronto a partir de R$ 106.900,00 com alterações no valor conforme os opcionais do carro base e da Oettinger a serem adicionados. A garantia para os modelos Oettinger é de dois anos ou 50 mil Km. As cores são as mesmas do Jetta original oferecido no país. 

Strasse
info@strasse.com.br
2592-3009

Lucia Paes de Barros Assessoria de Comunicação
Lucia Paes de Barros
lucia@luciapaesdebarros.com.br
Adriana Fegyveres
dri.fegyveres@luciapaesdebarros.com.br
Diego Vieira
diego@luciapaesdebarros.com.br
Gabriel Paes de Barros
gabriel@luciapaesdebarros.com.br
(11) 5181-1575 

MAN LATIN AMERICA POTENCIALIZA ATENDIMENTO A CLIENTES DA AMÉRICA LATINA.

Seguindo a estratégia de fortalecer cada vez mais sua participação em mercados internacionais, a MAN Latin America está padronizando seu escopo de atendimento aos consultores de pós-vendas das marcas Volkswagen e MAN na América Latina. 

Profissionais já participaram de uma primeira rodada de treinamentos realizada no Brasil, onde puderam trocar informações e conhecer ferramentas exclusivas para potencializar os serviços de pós-vendas em cada mercado.

Uma das novidades é a apresentação do sistema SGC (Sistema de Gestão de Campo), que permite mapear e arquitetar um histórico de ações de atendimento, interligando concessionária e fábrica a um só clique. Antes oferecida somente aos consultores brasileiros, a nova sistemática passa a integrar o dia a dia dos importadores, que passarão a ter uma base mais estratégica de informação, possibilitando ações mais assertivas em campo.

“Nosso objetivo é padronizar todas as frentes de contato com o cliente, trazendo mais qualidade e planejamento para as atividades. A ferramenta permite criar uma agenda de negócios, com registro de serviços realizados, que por sua vez, nos apoiará em planos de ações de acordo com cada necessidade”, afirma Leandro Rechi, supervisor de Pós-Vendas para os mercados de exportação da MAN Latin America.

Entre 2014 e 2015, a MAN Latin America teve um aumento de mais de 25% no número de treinamentos técnicos realizados em exportação, abrangendo caminhões e ônibus das marcas Volkswagen e MAN. A iniciativa se traduz em atendimento cada vez mais especializado e qualificado para os clientes, o que contribui para o reflexo positivo no resultado do concessionário internacional em seu dia a dia.

Liderança em produção, vendas e exportação


Fabricante dos caminhões e ônibus da marca Volkswagen, além dos cavalos mecânicos MAN, a MAN Latin America é hoje a líder brasileira em vendas de caminhões acima de cinco toneladas de peso bruto total, título mantido há doze anos consecutivos. É ainda a maior fabricante e exportadora desse produto no país, com sua principal fábrica instalada em Resende há mais de 15 anos – uma segunda linha de montagem está instalada em Querétaro, no México. 

Comunicação MAN Latin America
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

JUSTIÇA.
Por José Renato Nalini*

GESTÃO ANTES DE TUDO.

Fui privilegiado com uma palestra do Senador Antonio Anastasia, durante o 105º Encontro do Conselho de Tribunais de Justiça do Brasil, realizado no Rio de Janeiro. Ele iniciou dizendo que se envergonhou do relato do Embaixador do Chile, em visita ao Senado, a contar que a carga tributária do chileno é de 21% e os serviços públicos são exemplares. Enquanto a nossa é praticamente o dobro disso e não há adjetivo para qualificar os nossos. Quem está satisfeito com a saúde, educação, transportes, infraestrutura, segurança pública e mesmo justiça?

Verdade que há alguns nichos de excelência. A Justiça Eleitoral é admirada em todo o mundo. Apuração em algumas horas. Ainda alimento a esperança de que se possa votar pela internet, eliminando o dispêndio da grande concentração de pessoas, requisição de trabalho gratuito, ocupação de espaços e equipamentos públicos e privados e grande desconforto para quem tem dificuldade de locomoção. Vamos chegar lá! Se a Finlândia fez uma Constituição pela internet, porque não podemos escolher eletronicamente nossos representantes?

Outro bom exemplo é a Receita Federal. O Fisco sabe trabalhar. O Metrô é outro caso de sucesso. Mas a maior parte das prestações estatais são dispendiosas e repudiadas pela população. 

A política partidária não prima pela busca da eficiência. A busca é outra. Primeiro, empolgar todos os espaços em que exista poder e dinheiro. Depois, loteá-los entre os parceiros, para que ocupem o primeiro e embolsem o segundo.

Ao menos, é o que transparece desta era do denuncismo, em que, aparentemente, não há mais um político insuscetível de ser acusado por uma irregularidade. Embora outro grande mal seja o denuncismo gratuito, sem prazo e sem responsabilidade. Ele atua no sentido de gerar uma sensação de insegurança permanente quanto à desejável confiabilidade das instituições. 

Bem a propósito, verifica-se o crescimento dos "comissionados" nos últimos governos. De 2003 para cá, houve criação de mais 4.498 cargos de livre nomeação, designados pela sigla DAS – Direção e Assessoramento Superiores. Estão nos Ministérios e na Presidência da República. Eram 18,4 mil no final de 2002 e hoje são 22,9 mil. Tudo observável no Portal da Transparência.

O pior é que essas vagas não são destinadas a especialistas. Daí a ineficiência das agências reguladoras, lotadas de amadores, incapazes de prevenir e de orientar. São fomentadoras dos grandes litígios e contribuem para que o Estado Brasileiro, além de ineficiente, seja também injusto e faça parte desse moto-contínuo de ineficiência, busca pela Justiça, condenação do Estado pelo mau serviço prestado. 

No fim, é o povo que paga a conta. 

Quando é que teremos outro quadro a oferecer ao Embaixador do Chile, Senador Anastasia? Será que sua experiência de planejador e empreendedor no Senado ajudará o Brasil a sair desse buraco aparentemente sem fundo?











José Renato Nalini é desembargador, preside o Tribunal de Justiça de São Paulo e é integrante da Academia Paulista de Letras. 
Visite o blog: renatonalini.wordpress.com.

BIG TIRES INICIA VENDAS PARA O VAREJO DE CÂMARAS DE AR VOLTADAS AO SEGMENTO DE MOTOS.


O aumento exponencial da frota de motocicletas aqui no Brasil ao longo dos últimos dez anos, volume que já soma mais de 13,12 milhões de unidades licenciadas, segundo dados do Sindicato da Industria de autopeças (Sindipeças), está ajudando a movimentar as vendas de pneus e câmaras de ar, setor que ao se verificar os números, a despeito da atual crise econômica, não têm do que reclamar.

Impulsionada pelo forte avanço na procura por este item nas lojas e revendas que atendem o varejo de autopeças em todo o País, a Big Tires, empresa que se especializou no comércio de pneus pesados e demais acessórios pneumáticos pela internet acaba de incorporar a sua carteira de produtos ofertados ao varejo a câmara de ar para motocicletas da marca ‘Bonna’.

Segundo Marcos Favaro, diretor da Big Tires, por se tratar de um veículo de transporte extremamente ágil sobre duas rodas, as motocicletas já há algumas décadas representam mais que apenas uma paixão para os milhões de aficionados pelo prazer pilotar, mas um meio de se ganhar a vida nas grandes, médias e pequenas cidades do País, já que estamos de um meio de transporte que permite os mais variados tipos de uso.

Favaro destaca o aumento na procura pelo acessório que já representa em torno de 15% do faturamento total da companhia. “Estamos agora focando no consumidor final e fazendo uma campanha de marketing para tornar a marca conhecida entre os consumidores”, salienta o executivo que explica os motivos que levaram a diretoria a disponibilizar o produto também no varejo, fato desencadeado após a sua excelente aceitação no mercado.

Nídia Guimarães, gestora de Marketing, fala sobre as razões técnicas que explicam a grande procura está no fato de a câmara de ar ‘Bonna’ ser fabricada com borracha butílica, que proporciona uma excelente capacidade de vedação, espessura maior de borracha, solda perfeita das emendas e bico aumentado, o que gera maior durabilidade e resistência a atrito e danos futuros. “Hoje, as câmaras são utilizadas para aumentar a vida útil dos pneus e, no caso de ocorrerem perfurações, há uma redução de impacto. Ao adquirir uma câmara de ar de qualidade superior, fatalmente o consumidor diminuirá significativamente os reparos nos pneus”, diz.

O diretor reforça ainda que a borracha passa por severos testes de qualidade e garante elasticidade, resistência e alta durabilidade, sem o risco de deformação e expansão. As válvulas das câmaras, por sua vez, são fabricadas seguindo as normas internacionais de item de segurança e com as matérias-primas de alto padrão, que garantem o perfeito funcionamento do equipamento em todas as situações. 


Fátima Costa
fatima.costaassessoria@gmail.com.
(11) 954-108-107