quinta-feira, 5 de novembro de 2015

RECALL TOYOTA.

A Toyota do Brasil convocou, nesta quarta-feira (4), os proprietários dos veículos modelos Camry, RAV4 e Corolla, abaixo identificados, a agendarem junto a rede de concessionárias da marca, a inspeção e a aplicação de graxa apropriada no interruptor do vidro elétrico da porta dianteira esquerda do veículo e, se necessário, sua substituição.


Identificação dos veículos envolvidos


MODELO
FABRICAÇÃO
CÓDIGO ALFANUMÉRICO
CHASSIS
(últimos sete dígitos)
Camry XLE
Janeiro/2006 a novembro/2008
JTNBK40K***
de 3001147 a 3045580
RAV4 A/T 2.4L
agosto/2005 a junho/2010
JTMBD31V***
de 5005722 a 5259611
Corolla XLi,GLi, XEi, SEG e Altis
janeiro/2009 a dezembro/2010
9BRBC42E**
9BRBB42E**
9BRBB48E**
9BRBB42E**
9BRBB48E**
de 5005966 a 5008071
de 5055804 a 5154345
de 5054790 a 5126227
de 5054765 a 5154426
de 5054739 a 5126244


No comunicado, a empresa informa ter constatado falha na lubrificação dos contatos elétricos do interruptor de acionamento do vidro elétrico da porta dianteira esquerda dos veículos. Em consequência, ocorre derretimento dos componentes internos do interruptor, com a produção de fumaça e o seu não funcionamento, com baixo risco de incêndio no local, podendo causar lesões físicas e/ou danos materiais aos ocupantes do veículo.

Para agendamento e mais informações, a Toyota disponibiliza o fone 0800 703 02 06 e o site www.toyota.com.br.
       
O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei


O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários."

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo 'observações' do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação
(11) 3824-7277 / 7276 / 7168 / 7278 / 6967 / 7279 / 6961

CHEVROLET.
SEGUNDA GERAÇÃO DO MYLINK COM ANDROID AUTO E APPLE CARPLAY ESTREIA NO COBALT 2016.

Líder nacional em tecnologias de conectividade no segmento automotivo, a Chevrolet anuncia o lançamento da segunda geração do seu multimídia MyLink

O sistema é uma das novidades do Cobalt 2016, que chega às concessionárias até o fim deste ano como sedã nacional mais tecnológico do seu segmento.

A segunda geração do MyLink destaca-se não só pelo design mais moderno e intuitivo, mas também pelas novas funcionalidades, como os sistemas Android Auto, do Google, e CarPlay, da Apple.

Para o motorista, isto significa maior integração entre as funções do smartphone e do carro, já que o sistema permite a operação do telefone celular diretamente na tela da central multimídia do Chevrolet.

“Essa integração ocorre de forma mais simples e segura pois diversas funções podem também ser acionadas por comando de voz, o que ajuda o condutor a manter-se focado no trânsito e com as mãos no volante”, explica William Bertagni, vice-presidente de engenharia da GM.

Com a nova tecnologia será possível, por exemplo, ditar e ouvir mensagens de texto por meio do sistema de áudio do veículo, obter itinerários, consultar condições de trânsito, fazer buscas de restaurantes e outros pontos de interesse e até mesmo acessar aplicativos, entre eles o WhatsApp e o Skype, de mensagens, e o Spotify, de músicas online.

Outra novidade da segunda geração do Mylink é o design mais moderno e intuitivo. A tela de sete polegadas ganha melhor resolução gráfica e tecnologia multi-touch. Similar à de smartphones, ela facilita e potencializa a navegação com os dedos e permite reorganizar os ícones da página inicial, por exemplo.

Por conseguir identificar telefones com o sistema operacional iOS e Android, o multimídia projeta menus com as interfaces próprias de cada um deles para a rápida familiarização do usuário.

Já as teclas de avançar e retroceder do multimídia foram deslocadas do visor para o painel externo do aparelho e o botão do volume passa a ser giratório, facilitando a operação. Várias funções ainda podem ser comandadas por teclas no volante multifuncional do Chevrolet Cobalt 2016.

O novo MyLink mantém o conceito três em um: com rádio AM/FM, entrada USB e Bluetooth, que permitem ao usuário reproduzir músicas, fotos e vídeos, além de poder fazer ligações telefônicas “hands free”, utilizando o sistema de áudio do veículo. O equipamento ainda é compatível com câmera de ré.

Além disso, uma porta USB permite conectar agora por meio de um hub externo dois dispositivos USB e um iPod, por exemplo, enquanto até 10 celulares podem ser emparelhados com sistema Bluetooth, sendo que somente um celular pode ser conectado de cada vez.

Trajetória de sucesso


A primeira geração do MyLink foi lançada em 2012 e levou veículos da marca Chevrolet para um patamar inédito de conectividade no país. Atualmente a central multimídia está disponível para toda a nova linha de veículos, entre eles Onix, Prisma, Spin, Cruze, S10, Trailblazer, Tracker, Captiva e Camaro.

O MyLink já está presente em mais da metade das unidades vendidas pela Chevrolet no Brasil, o que demonstra o seu valor para o nosso cliente.

“Com a segunda geração do sistema multimídia, que estreia no Cobalt 2016, vamos continuar inovando e mantendo a liderança da marca em tecnologia, ampliando ainda mais as possibilidades de conectividade”, afirma Santiago Chamorro, presidente da General Motors do Brasil.

O aparelho possui ainda um sistema de segurança eletrônico para impedir furtos – ele só funciona no veículo em que foi primeiramente instalado e não pode ser usado em outro automóvel.

Para conquistar o título de sedã mais tecnológico do seu segmento, o Cobalt 2016 contará com outras novidades, que serão reveladas até seu lançamento no mercado.

Imprensa General Motors do Brasil
Felipe Nóbrega
(11) 4234-6282 
felipenobrega.arado@gm.com
Beatriz Matarazzo
(11) 4234-8783 
beatriz.matarazzo@gm.com
Nelson Silveira
(11) 4234-7005 
nelson.silveira@gm.com

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

RENAULT LANÇA CAMPANHA PUBLICITÁRIA DA DUSTER OROCH.

Vai ao ar nesta quarta-feira (4) em rede nacional a nova campanha publicitária da Duster Oroch. Criada pela agência Publicis para a Renault, a peça apresenta a inovadora picape, que cria um segmento entre os modelos pequenos e grandes. O filme dá detalhes da criação dos esportes Kitesurf e Cross-training, versáteis e criativos como a Duster Oroch.



O primeiro filme vai ao ar hoje com a história do Kitesurf, esporte criado por um holandês que sonhava em voar e surfar ao mesmo tempo – e que juntou as duas paixões ao criar a modalidade. O segundo, que será veiculado a partir do dia 7 de novembro, conta como um californiano inventou um novo jeito de treinar misturando força e resistência: nasceu o Cross-training.

A campanha mostra que, assim como as duas modalidades esportivas, a Renault também gosta de inovar. Tanto que uniu o melhor de uma picape (versatilidade, liberdade) com o melhor do SUV Duster (robustez, espaço para cinco pessoas, conforto) para criar a Duster Oroch, cujas vendas em todo o país começaram ontem (03/11).

A peça ainda destaca outros pontos fortes da picape da Renault, como a moderna suspensão multilink, o GPS integrado, as quatro portas (uma exclusividade em comparação com as picapes pequenas) e o espaço generoso para cinco pessoas, garantido pelo ótimo entre-eixos de 2,82 m.  

SOBRE A DUSTER OROCH


A Duster Oroch é uma picape robusta, cabine dupla, com quatro portas, excelente espaço para cinco passageiros, caçamba generosa e com tamanho na medida certa. O modelo inova ao inaugurar um segmento entre as picapes pequenas e as grandes, unindo as melhores características de ambas. A Duster Oroch é perfeita para quem procura liberdade e não abre mão de grande espaço interno e da versatilidade de uma picape, seja para o trabalho ou para o lazer.

Derivada de um verdadeiro SUV, o Renault Duster, a picape foi desenvolvida pela RTA (Renault Tecnologia Américas), que tem o objetivo de desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano. O modelo traz suspensão traseira multilink em todas as versões e dirigibilidade aprimorada para oferecer uma condução precisa e segura como a de um carro de passeio, tanto com a caçamba vazia quanto carregada. No total, foram 4.800 horas de desenvolvimento e 720 mil km de testes na França, Brasil e Argentina.

Imprensa Renault do Brasil.

IVECO MAGELYS É O ÔNIBUS DO ANO NA EUROPA.

A cerimônia, que oficializou uma das mais importantes condecorações do segmento no mundo, aconteceu na cidade de Courtrai, na Bélgica, durante a feira internacional Busworld.


Com grande destaque na Europa, o veículo foi avaliado por um júri de 22 jornalistas, que trabalham nas principais publicações do velho continente. Na ocasião, os especialistas destacaram o  sucesso da montadora ​​nas melhorias que se combinam para reduzir o índice TCO (sigla em inglês para custo total de propriedade), estimativa financeira projetada para avaliar os custos diretos e indiretos relacionados a um investimento importante.

Blaise comentou que toda a equipe Iveco Bus está orgulhosa de o Magelys sair vitorioso da série de testes que garantiu o cobiçado título. "Este é um forte sinal para toda a indústria e operadores, indicando claramente que o nosso veículo tem todas as qualidades necessárias para uma grande carreira na Europa."

Depois de nomear a linha Magelys da Iveco Bus como o "Ônibus do Ano 2016", o presidente do júri europeu, Stuart Jones (esq), responsável pela premiação, entregou o troféu para o diretor Global da Iveco Bus, Sylvain Blaise (dir). 

Com duas opções de tamanho (12,2 m e 12,8 m), as versões Magelys Line e Magelys Pro atendem as mais exigentes necessidades das empresas de transporte europeias, seja para os mercados intermunicipais ou nos segmentos de turismo.

Ilustrando a flexibilidade do design e todos os opcionais de conforto, o vencedor do prêmio "Ônibus do Ano 2016" foi apresentado com a versão topo de linha de sua categoria, ou seja, no modelo Magelys Pro, com os seguintes equipamentos adicionais: elevador de cadeira de rodas e arranjo de mesa desmontável, permitindo ao motorista embarcar, com facilidade, um passageiro deficiente, sem a necessidade de remover nenhuma das poltronas; 46 assentos de couro Kiel; banheiros; 3 monitores LCD; sistema de internet Wi-Fi; tomadas 220 V; conectores USB; GPS e câmera frontal, proporcionando aos passageiros vista da estrada à frente. 

Níveis elevados de segurança ativa e passiva são também grandes diferenciais dos veículos. Por exemplo, a estrutura robusta é reforçada por um revestimento especial, que garante a proteção e longa duração contra a corrosão. O veículo foi projetado para passar no teste de capotagem R66/01, um regulamento internacional que garante a máxima proteção em caso de capotamento. 

Entre todos os candidatos ao prêmio, o Magelys é o único que utiliza o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva), uma tecnologia que, além de não requerer qualquer regeneração forçada das emissões, também regula a temperatura dos gases de escape, proporcionando vantagens no aumento da segurança e o alto desempenho com o consumo de combustível. Além disso, o modelo vem com motor Cursor 9, e tem uma capacidade de 8,7 litros, desempenhando 294 kW (400 cv) e torque de 1.700 Nm a 1.250 rpm. A transmissão automatizada é ZF AS-Tronic.


Imprensa Iveco
Leonardo Werner
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CASE IH: APLICATIVO EVITA DESGASTE DE PNEUS E DESPERDÍCIO DE COMBUSTÍVEL.


A Case IH lançou um aplicativo que ajuda o produtor rural a manter a qualidade dos pneus e transmissão dos tratores. O Índice de Antecipação de Pneus (IAP) calcula automaticamente a diferença de velocidade linear entre os pneus dianteiros e traseiros. Definir o índice correto em cada caso garante um desempenho melhor da máquina, evita gasto excessivo de combustível e o desgaste prematuro dos pneus.

“O cálculo do índice envolve fórmulas complexas, que não são do conhecimento de todos, por isso a Case IH resolveu descomplicar a vida do agricultor com mais essa ferramenta útil”, explica Heloísa Abrão, idealizadora do projeto. O aplicativo é gratuito, roda em smartphones e tablets com sistema operacional Android e vale para todos os modelos de tratores da marca. Mais de 2.500 pessoas já fizeram o download do IAP, que está disponível no Google Play e pode ser acessado pelo link: https://goo.gl/0X5Euh

Visite: www.caseih.com

Página 1 Comunicação
Andrea Beller
andrea@pg1com.com
(41) 9631-1892

JUSTIÇA.
Por José Renato Nalini.

REINVENTE-SE COM URGÊNCIA.

A única certeza do mundo contemporâneo é a incerteza. Mas a mudança é hoje muito mais rápida do que em outra época. Basta verificar algumas coisas. O fenômeno UBER não ocorre só aqui no Brasil. Os taxistas de Londres também estão mal humorados. Também os hoteleiros disputam a busca por quartos com o Airbnb, que loca espaço em casas particulares. Os fabricantes de computadores encontram concorrência com os provedores de computação na nuvem. A TV digladia com a internet. Os jornais já não precisam ser folheados. Revistas semanais ou mensais desaparecem como moscas fulminadas por inseticida.

A reinvenção é a regra e quem não perceber perecerá. Onde estão hoje os que viviam dos outdoors que enfeavam a capital paulista? Sobreviveram com a exploração de outros nichos. E aqueles que, mais remotamente, fabricavam papel carbono? E o mata-borrão? E os filmes das antigas máquinas fotográficas? E elas mesmas? E as máquinas de datilografia?

Tudo muda. Tudo passa. Pode ser que demore, mas dia chegará em que as pessoas perceberão que não têm todo o tempo do mundo para aguardar decisões da Justiça. Decisões muitas vezes periféricas. Acabam com o processo, dando uma resposta meramente procedimental, formalística ou processual em sentido estrito. Mas o problema continua lá. Agravado pela sensação de perda de tempo e de dinheiro. Frustração por haver confiado no Judiciário e ter dele recebido uma resposta incompleta. Ininteligível se não houver um decodificador para dizer o que aconteceu com um prejuízo concreto, uma dor consistente, uma honra que só o lesado sabe avaliar. 

Os conflitos de interesse, as preocupações, as aflições derivadas de um convívio difícil, a par de machucarem a alma, custam dinheiro. E dinheiro custa a ganhar. 

Aos poucos, descobrir-se-á que alinhar interesses, forjar-se uma cultura do diálogo que valorize o comprometimento com a franqueza e a camaradagem, trará menos dissabores do que ingressar em juízo. Este ingresso poderá ser inevitável, mas, antes do passo fatal, haverá de se tentar um acordo. Conciliar é a solução. Litigar pode ser um problema a mais. A não ser para quem não tem razão, não quer honrar suas obrigações e tem todo o tempo do mundo para exasperar a parte contrária. 

Mas não é para estes que o Judiciário procura disseminar a cultura da conciliação, da negociação, da mediação e de outras estratégias que realmente significam a pacificação, não o incremento do mundo desumano do processo: todos contra todos e todos perdendo a final.










José Renato Nalini é desembargador, preside o Tribunal de Justiça de São Paulo e é integrante da Academia Paulista de Letras. 
Visite o blog: renatonalini.wordpress.com.

CHEVROLET É LÍDER DE VENDAS EM OUTUBRO.

Pelo terceiro mês consecutivo, Onix é o carro mais vendido do país.


A Chevrolet liderou as vendas do setor automotivo em outubro com 15,8% de participação total do mercado (carros, utilitários e caminhões) e 30,3 mil unidades emplacadas, o que representou mais de 1.000 unidades vendidas em relação ao segundo colocado.

A marca também se destacou com o Onix, que foi, pelo terceiro mês consecutivo, o carro mais emplacado do país. Foram 11,1 mil unidades negociadas em outubro. No acumulado do ano, são mais de 98 mil unidades do modelo, apontado recentemente como o de maior valor de revenda do Brasil.

Prisma, Spin e S10 também lideraram as vendas em seus respectivos segmentos. O Prisma, que recentemente teve lançada sua versão Advantage 1.4 para a linha 2016, foi líder em emplacamentos no mês de outubro entre os sedãs, com 6,2 mil unidades emplacadas, levando o acumulado do ano para 56,1 mil unidades.

Veículo multiuso mais espaçoso da categoria, o Spin encabeçou o ranking de seu segmento com 2,5 mil unidades emplacadas em outubro e agora soma quase 22,5 mil unidades no ano.

Já a S10, segue líder no segmento de picapes médias com 2,4 mil unidades vendidas no último mês e mais de 28 mil unidades de janeiro a outubro deste ano. O modelo ganhou recentemente quatro novas versões: Chassis Cab, Advantage, Freeride e High Country, caracterizada pelo acabamento exclusivo.

“A boa aceitação dos carros da Chevrolet se deve a diversos fatores, como design, performance e tecnologia inovadores que, combinados, atraem a atenção do consumidor. Investimos em cada fase do processo para termos uma linha de carros que atenda aos desejos dos consumidores e sermos líderes de mercado. Os números mostram que estamos no caminho certo”, diz Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors do Brasil.

Onix


O Onix possui atualmente sete combinações diferentes entre acabamento (LS, LT, LTZ ou Effect), motorizações (1.0 ou 1.4) e transmissão (manual ou automática de seis velocidades). 

Em todas as versões, o modelo vem bem equipado. Destacam-se painel com velocímetro digital, ar-condicionado, direção hidráulica, aviso sonoro em caso de esquecimento do afivelamento do cinto de segurança, rodas aro 14, airbag duplo e freios ABS com EBD (Electronic Brake Force Distribution).

O modelo também é equipado com volante multifuncional com teclas de controle de aúdio e telefone nas versões equipadas com o sistema multimídia Chevrolet MyLink (LT, LTZ e Effect). O sistema multimídia MyLink possui tela LCD sensível ao toque de 7 polegadas, rádio AM/FM com entradas USB e auxiliar, função áudio streaming, além de conexão Bluetooth e aplicativos para celular, entre eles o BrinGo, próprio para navegação.

Prisma


Sedã mais vendido do país no acumulado do ano e prestes a completar a marca de 200 mil unidades emplacadas desde seu lançamento em 2013, o novo Prisma caracteriza-se pelo design atraente, amplo espaço interno, excelente dirigibilidade e pelo pioneirismo na oferta de sistemas de conectividade em seu segmento.

Para reforçar esse caráter inovador, o Prisma chega à linha 2016 ainda mais equipado. Ofertado com motorização 1.0 e 1.4, o veículo passa a vir de série com volante multifuncional com teclas de controle de áudio e telefone nas versões equipadas com o sistema multimídia Chevrolet MyLink (LT, LTZ e Advantage).

Spin


Veículo multiuso mais espaçoso da categoria, o Spin tem configurações de cinco ou sete lugares e até 710 litros para bagagem, quase o dobro da capacidade em comparação a concorrentes diretos. Em outubro o modelo liderou o ranking de seu segmento com 2,5 mil unidades emplacadas. No ano, são quase 22,5 mil unidades negociadas.

O Spin tem motor 1.8 e vem completo de série desde a configuração de entrada, reunindo itens valorizados pelo consumidor, como como ar-condicionado, direção hidráulica, freios ABS com EBD (distribuição da força de frenagem), airbag duplo, alarme e conjunto elétrico de vidros e travas, que acaba de somar uma nova função.

Todos os modelos, no entanto, têm à disposição uma extensa lista de acessórios, como o tablet de 7 polegadas com suporte para encosto de cabeça, ideal para entreter os passageiros em longas viagens.

S10 


Além das novidades Advantage, Freeride, High Country e Chassis Cab, as versões LS, LT e LTZ continuam agradando os consumidores que buscam modernidade, espaço e conforto combinado em uma só picape.

As opções vão desde LS 2.4 FlexPower, LS 2.8 Turbo Diesel, LT 2.8 Turbo Diesel 4x2, LT 2.8 Turbo Diesel 4x4, passando por LT 2.5 Ecotec 4x2, LT 2.5 Ecotec 4x4, até as versões LTZ 2.8 Turbo Diesel 4x2, LTZ 2.8 Turbo Diesel 4x4, LTZ 2.5 Ecotec 4x2 e LTZ 2.5 Ecotec 4x4.

A lista de equipamentos opcionais disponíveis para alguns modelos da S10 é extensa. As portas, os vidros e os retrovisores podem ter comando elétrico, controle de cruzeiro (cruise control), a chave do tipo canivete e o sistema multimídia Chevrolet MyLink que permite ao usuário trazer suas músicas, fotos e vídeo e efetuar ligações telefônicas por meio de um smartphone. Além disso, o banco do condutor e a direção com sistema de regulagem de altura e bancos com forração premium em dois tons (marrom Brownstone e preto Jet Black), costura pespontada e descansa braço traseiro.

A lista de equipamentos de segurança disponíveis para alguns dos modelos também é extensa: controle eletrônico de estabilidade, controle de velocidade em declive (Hill Descent Control), freios ABS com sistema de distribuição de frenagem (EBD), cinto de segurança traseiros e central de três pontos retráteis, alarme de não afivelamento do cinto de segurança e airbags. 

Imprensa General Motors do Brasil
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MARCOPOLO ASSINA CARTA DE INTENÇÕES COM OS CONTROLADORES DA NEOBUS.


O Conselho de Administração da Marcopolo aprovou a assinatura de uma carta de intenções, não vinculante, que tem por objetivo estabelecer as bases e os princípios para uma potencial incorporação da L&M, controladora direta da San Marino Ônibus Ltda. (Neobus), pela Marcopolo. Após a assinatura dos documentos definitivos e o fechamento da operação, as cotas da L&M serão transferidas para a Marcopolo.

De acordo com o CEO da Marcopolo, Francisco Gomes Neto, as duas companhias continuarão a atuar de maneira independente nos mercados nacional e internacional, em termos de produtos, rede de comercialização e serviços. “A gestão das empresas continuará separada, como ocorre atualmente, e como acontece com a unidade de negócio Volare, que tem linha de produtos, rede de representantes/concessionárias própria e não vinculadas à Marcopolo Ônibus. Além disso, obteremos importantes sinergias nas áreas administrativas, operacional e de suprimentos”, explica o executivo.

Segundo Edson Tomiello, CEO da Neobus, pelo acordo, a troca de participação por ações da Marcopolo permitirá à Neobus seguir independente nos aspectos de rede, comercialização, distribuição e portfolio de produtos. “No futuro, também poderemos aproveitar recursos fabris e logísticos, entre outros benefícios. O grande objetivo é a expansão internacional, visando otimizar e conquistar novos mercados e solidificar a marca”, enfatiza Tomiello.

A carta de intenções prevê que os atuais controladores da Neobus assumirão posição de acionistas da Marcopolo, permanecendo na gestão direta das operações da Neobus, como forma de preservar os fatores competitivos da marca.


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MARCOPOLO.
NEGÓCIOS NO EXTERIOR COMPENSAM EM PARTE QUEDA DE RECEITA NO BRASIL.


A Marcopolo segue a sua estratégia de procurar minimizar o impacto da significativa queda de demanda do mercado brasileiro com o estímulo às exportações e o aumento das atividades de suas unidades internacionais. A empresa alcançou receita líquida consolidada de R$ 1,952 bilhão nos primeiros nove meses de 2015 contra R$ 2,465 bilhões registrados no mesmo período do ano passado, com queda de 20,8%. 

Na contramão da redução de demanda interna, as exportações e os negócios das unidades no exterior da Marcopolo cresceram 31,2% e reduziram a perda de 43,9% gerada no mercado brasileiro. Este desempenho demonstra a flexibilidade da companhia, seja através de exportações ou decorrente da estratégia de internacionalização já adotada há muitos anos, frente às atuais adversidades econômicas do País. 

O aumento das exportações no terceiro trimestre, sobretudo para atender a demanda de ônibus rodoviários, fez com que a Marcopolo deixasse de adotar, desde o início de outubro, a flexibilização de jornada em sua unidade fabril de Ana Rech, em Caxias do Sul. No entanto, a unidade Planalto, também em Caxias segue com a programação de flexibilização de jornada.

Em unidades produzidas, o resultado obtido de janeiro a setembro deste ano foi 32,6% inferior ao dos primeiros nove meses de 2014(8.768 contra 13.017 unidades). No Brasil foram 6.962 unidades contra 11.344, no mesmo período, com queda de 38,6%. No exterior, houve aumento de 7,9% (1.806 contra 1.673).

Foco nas exportações


Com o objetivo de superar as dificuldades resultantes de um mercado interno estagnado e com nível de produção bem abaixo do histórico, a Marcopolo está adotando forças-tarefas para acelerar as atividades críticas que ajudem a companhia a ampliar os seus negócios e manter o nível produtivo nas unidades brasileiras o mais elevado possível. A primeira delas foca o aumento das exportações, por intermédio do fortalecimento da atuação nos mercados tradicionais da América Latina, na recuperação de outros, como o Oriente Médio e a África, cuja presença foi reduzida nos últimos anos em razão da falta de competitividade do produto nacional. Também pela abertura de novos mercados e ampliação do portfólio de clientes no exterior. 

A segunda força-tarefa visa a melhora operacional da companhia, com a redução dos tempos de ciclo de produção, o aumento da eficiência e da otimização das unidades fabris. E a terceira força-tarefa diz respeito à redução de despesas e custos indiretos. 

Mercado brasileiro


O resultado alcançado pelo setor brasileiro de ônibus este ano e, em especial, no terceiro trimestre, demonstra que são necessárias medidas para promover a sua recuperação. A queda de janeiro a setembro foi de 42,5%, com a aquisição de 10.664 ônibus contra 18.542, no mesmo período de 2014. Uma dessas medidas poderia ser a maior oferta de crédito, com taxas que estimulassem os operadores a renovarem suas frotas, como já foi feito com o FINAME e o PSI.

No segmento de rodoviários, a publicação da resolução 4.770/15 pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que dispõe sobre as regras do modelo de autorização das linhas interestaduais e internacionais, traz perspectivas positivas para os próximos trimestres. A limitação da idade máxima dos ônibus que operam essas linhas em dez anos e da idade média em cinco anos deve estimular a renovação de frota.

No mercado de urbanos, a demanda segue abaixo do nível normal. Entretanto, as licitações municipais em algumas cidades do País, como São Paulo e Porto Alegre, a proximidade das eleições municipais de 2016, os repasses de tarifas e os investimentos em transporte coletivo em razão da realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro podem destravar o segmento.

No programa Caminho da Escola, a Marcopolo informa que se habilitou, através de pregão eletrônico finalizado em 20/10/15, a produzir e fornecer até 500 ônibus escolares com acessibilidade (Onurea). As entregas deverão ter início em 2016 e se estender ao longo do ano.  A empresa informa ainda que do montante relacionado ao programa Caminho da Escola, em 31/10/15, registrava um saldo a receber de R$ 121,2 milhões.  


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terça-feira, 3 de novembro de 2015

FPT INDUSTRIAL EXPANDE PRODUÇÃO DE MOTORES NEF DESTINADOS AO SEGMENTO DE GERAÇÃO DE ENERGIA NA ARGENTINA.

A FPT Industrial estendeu a produção dos motores da família NEF, que também são produzidos em Sete Lagoas (MG), para sua planta localizada em Córdoba, Argentina. A empresa atua neste segmento no mercado latino americano desde 2008 e conta com uma carteira de clientes de mais de 70 empresas fabricantes de grupos geradores de diferentes países do continente.

De acordo com Marco Aurélio Rangel, Presidente da FPT Industrial na América Latina, a expansão da linha obedece a um modelo de gestão já existente na FPT Industrial, de manter a unidade industrial de Córdoba como base exportadora para os países da América Latina. Além disso, a curva crescente de demanda para o segmento de geração de energia na região é outro importante fator que motivou a ampliação.

O mercado de motores para este segmento na América Latina se aproxima de 43 mil motores ao ano. Em território brasileiro, a FPT Industrial comercializou cerca de 1.600 propulsores para o segmento em 2013. Já em 2014, o desempenho apresentou importante crescimento, atingindo aproximadamente 2.400 motores vendidos no País, registrando aumento de 50%. Antes da produção na Argentina, os motores G-Drive NEF 6 e NEF 4 vinham sendo produzidos na fábrica de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Com a ampliação, a FPT prevê produção na Argentina de 800 motores por ano para atender o mercado local, além dos mercados de exportação como Peru, Chile, Colômbia e Equador.

“Nosso foco atual é o fortalecimento da marca no segmento de motores G-Drive em toda a América Latina. Em um cenário como o atual, existe sempre a possibilidade de exportar para países vizinhos ao Brasil, o que mantém a empresa constantemente alerta para novas oportunidades”, comenta Rangel. O executivo prevê com otimismo o futuro do mercado de motores G-Drive. “Em 2014 o setor de geração de energia cresceu 12% em nossa região e a FPT Industrial cresceu mais que o mercado. Continuaremos a crescer em 2015 atendendo normalmente o mercado brasileiro e trabalhando para conquistar novos clientes na América Latina dentro deste segmento”, conclui Rangel.

Entre os principais clientes da FPT Industrial neste segmento estão grandes empresas instaladas no Brasil como Stemac, Leon Heimer, Leon Diesel, MS Geradores, Pramac, Bambozzi, além da argentina Casa FENK e a peruana Modasa.

Com a ampliação, a produção dos motores G-Drive da FPT Industrial foi distribuída nas duas plantas da empresa na América Latina. A unidade de Sete Lagoas (MG) produz a série S8000, com potência de 55KVa, e os motores da Família NEF em todas as gamas de potência e que agora são igualmente desenvolvidos na planta de Córdoba. Os motores NEF podem ser adquiridos nas versões de 4 e 6 cilindros com potência de 75KVa a 250KVa em stand-by, e são ideais para serem utilizados em indústrias e condomínios residenciais. Também na Argentina são fabricados os motores da família Cursor com o modelo Cursor 13, por exemplo, que possui potência desde 415KVa a 470KVa em stand-by, com aplicação em hospitais, shoppings, indústrias e estádios de futebol. Já o Cursor 9 oferece 320 KVa de potência em stand-by. Todos esses propulsores podem ser utilizados em outras aplicações, de acordo com a necessidade do cliente.

Os motores FPT para geração de energia garantem baixo consumo de combustível, menores níveis de ruídos quando comparados aos propulsores da concorrência, além de ótima relação custo-benefício. 

Visite www.fptindustrial.com.   
 
MM Editorial
Marta de Souza
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Simone Sabatini
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KAWASAKI CONQUISTA DUPLO PÓDIO NA SEMIFINAL DA COPA SÃO PAULO DE MOTOCROSS.

A semifinal da Copa São Paulo de Motocross agitou a Pista do Alemão, em Atibaia, interior de São Paulo, durante os dias 31 de outubro e 01 de novembro, e a Kawasaki Racing Brasil deu mais um show na competição com vitória nas categorias principais.

Dudu Lima disparou na frente na prova da MX Open. O piloto venceu com facilidade a bordo de sua Kawasaki KX450F 2016 e garantiu pontos importantes para confirmar sua liderança na categoria. 

Marcello “Ratinho” largou na 3ª posição, sofreu uma queda e, com forte corrida de recuperação, cruzou a linha de chegada em 3º lugar após conquistar diversas posições.

Na prova da MX2 o pódio se inverteu: Marcello “Ratinho” manteve um excelente ritmo e venceu a disputa, com Dudu Lima na 3ª posição a bordo da Kawasaki KX250F.

“Choveu bastante, enfrentamos uma garoa forte, mas a pista manteve-se boa e conseguimos tirar bom proveito da etapa. Nossas motocicletas, como sempre, estiveram perfeitas e nos ajudaram a ocupar o topo do pódio, mais uma vez! Vamos para a grande final bem perto do título das categorias principais”, analisou Dudu

Com as vitórias conquistada no final de semana a Kawasaki Racing Brasil chega mais perto do título das categorias principais no campeonato. A grande final acontece no dia 06 de dezembro, em Itapeva (SP).

No próximo final de semana, 7 e 8 de novembro, em Tapejara, região norte do Rio Grande do Sul, a equipe Kawasaki Racing Brasil segue com Marcello “Ratinho” e Dudu Lima da EMG Kawasaki Rinaldi e Jorge Balbi Jr. e Mariana Balbi da Pro Tork 2B Kawasaki para a 5ª etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross.

Fotos: Carol Sarto - Kawasaki Racing 

VGCOM - Vanessa Gianellini Comunicação
Vanessa Gianellini
Gelse Montesso
Luciana Omena
(11) 3213-9972 - (11) 3042-4898

MVC EXPORTA CASAS PARA A ALEMANHA PARA ATENDER OS REFUGIADOS DA SÍRIA.

A MVC, líder nacional no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente ao Grupo Artecola e à Marcopolo, está desenvolvendo um projeto de residências com a tecnologia Wall System para a Europa, principalmente com objetivo de atender os refugiados da Síria. 


O projeto terá várias etapas que irão da homologação da primeira unidade na Alemanha, passando, em seguida, pela produção de um lote-piloto de 40 unidades, até chegar ao pedido de 100 kits por mês.

A primeira unidade será entregue por via aérea em função da urgência, no próximo dia 12 de novembro. A casa deverá estar montada para apresentação em uma cidade no noroeste da Alemanha, até final de novembro. Depois da homologação do produto terá início a produção de 40 unidades, cujo prazo de entrega será até final de fevereiro/2016.

De acordo com Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, este projeto é uma das maiores conquistas da empresa e representa a consolidação internacional da tecnologia Wall System – a mesma utilizada no Brasil para a construção de escolas e creches. “O mercado europeu é muito exigente e já conhecia o produto e a qualidade MVC. A casa que produzimos hoje e fornecemos no País já tem padrão internacional e, em alguns requisitos, até superior. No caso especifico deste projeto, as mudanças são nas janelas e nas portas para atender as especificações de conforto térmico, em razão das baixíssimas temperaturas do inverno europeu”, destaca Gilmar Lima.

“As casas serão de aproximadamente 64 m2 com dois quartos e serão montadas com nossa orientação e acompanhamento. Enviaremos dois profissionais para acompanhar a montagem e capacitar a equipe local. Mas o projeto prevê, em uma segunda fase, o fornecimento para outros países, como França, Áustria, Hungria e Turquia”, explica o executivo.

Os principais pontos que determinaram a escolha e aprovação do produto da MVC foram a velocidade de implantação, as características de conforto térmico e acústico, a durabilidade e a possibilidade de serem exportadas em módulos (desmontadas) e montadas de maneira rápida e eficaz.

Segundo a AMD, que representa o grupo de investidores da Europa, por já conhecerem a tecnologia e a qualidade das soluções MVC, quando surgiu a necessidade de construir casas na Alemanha para abrigar os refugiados, a decisão pela aquisição das casas. em compósitos foi imediata. A ideia inicial é construir casas para atender as necessidades atuais da Alemanha. Em um segundo momento, a AMD pretende expandir o negócio para outros países, em outros formatos, para atender o mercado em geral.

Entre as novidades das casas estão a aplicação da tecnologia de perfis pultrudados (compósitos) na estrutura, o que dispensa a utilização de estrutura metálica (sem aço), a produção das portas em SMC, processo de Compressão a Quente (SMC - Sheet Moulding Compound) e o uso de vidros duplos para garantir o conforto térmico e acústico. “Existe a possibilidade também de as telhas serem em compósitos (SMC), que têm excelente desempenho térmico e acústico. O cliente gostaria que a casa fosse toda em compósitos, mas vamos fazer isto com decorrer do tempo”, comenta Lima.

Receitas de R$ 65 milhões


Segundo Gilmar Lima, em que pese o baixo desempenho da economia brasileira em 2015, sobretudo na construção civil e no mercado automotivo, dois dos principais setores de atuação da MVC, este contrato de exportação, assim como o crescimento no setor eólico, deve compensar em parte a queda de receita da empresa em 2015 e 2016.

“A intenção é, no primeiro ano, entregar 1.200 unidades (100 casas por mês). Estimamos receita anual entre R$ 65 milhões, mas a nossa meta é levar a tecnologia Wall System para toda a Europa e chegar à receita anual de R$ 200 milhões em novos contratos até o 2020”, salienta o executivo.

Sistema seguro e confiável


Desde 2004, a MVC já construiu, pelo sistema Wall System, cerca de 250 mil metros quadrados de conjuntos de escolas, casas, creches e edificações de usos diversos no Brasil e no exterior, em países como Angola, Moçambique, Paraguai, Uruguai e Venezuela, entre outros. Em vez dos materiais tradicionais, são construídas com o sistema Wall System, composto de estrutura de perfil pultrudado (compósito reforçado com fibra de vidro de alto desempenho), painel sanduíche de lâminas em compósitos reforçados (similar ao utilizado em aviões, trailers e barcos, entre outros) e núcleo especial, que garante o desempenho térmico, acústico e resistência a fogo.

As características do sistema construtivo Wall System da MVC proporcionam sensíveis ganhos no tempo na construção, padrão de acabamento de elevada qualidade e maior durabilidade e vida útil. Além disso, podem ser totalmente acessíveis, desenvolvidas especialmente para portadores de deficiência.

Entre as vantagens em relação ao processo tradicional, o sistema oferece maior velocidade de construção, durabilidade, resistência, flexibilidade, conforto térmico e acústico, obra limpa e desperdício zero. O sistema construtivo foi homologado sob a norma NBR 15.575/2013, que define os requisitos de desempenho da construção no Brasil, obtendo classificação superior na maioria dos parâmetros avaliados.


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EMPLACAMENTOS DE VEÍCULOS REGISTRAM MAIS UMA QUEDA.


A Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores apurou nesta terça-feira, 3 de novembro, o desempenho do setor automotivo no mês de outubro e do acumulado de 2015.

De acordo com levantamento realizado pela entidade, com base nos emplacamentos de veículos registrados pelo Denatran no mês de outubro, foram comercializadas 292.802 unidades, entre automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros, como carretinhas para transporte. Este valor representa retração de 5,68% no comparativo com o mês de setembro, quando foram registradas vendas de 310.436 unidades. Na comparação entre os meses de outubro 2014 (442.351 unidades) e o mesmo mês de 2015, o setor teve queda de 33,81%.

No acumulado do ano, a queda foi de 20,71% para todos os setores somados. Nos primeiros dez meses de 2015, foram emplacadas 3.300.400 unidades, contra 4.162.685 no mesmo período de 2014. Esse resultado está abaixo ao registrado no acumulado de janeiro a outubro de 2007 (3.366.770 unidades). “Os emplacamentos retrocederam quase uma década em ternos de volume, e a situação preocupa concessionários de todos os segmentos automotivos, que estão tendo dificuldade em manter os resultados de suas empresas, o que impacta, negativamente, nos empregos”, declara Alarico Assumpção Júnior, Presidente da Fenabrave.

Os segmentos de automóveis e comerciais leves, somados, apresentaram queda de 3,8% em outubro. Foram emplacadas 185.291 unidades, contra 192.605 em setembro. Se comparado com outubro do ano passado (291.378 unidades), o resultado aponta queda de 36,41%. No acumulado do ano, esses segmentos caíram 23,31%. Foram comercializadas 2.066.947 unidades de janeiro a outubro de 2015, contra 2.695.334 no mesmo período de 2014. “Os fatores que impactam, negativamente, o setor permanecem inalterados, como a alta da inflação e das taxas de juros, o alto índice de endividamento das famílias, o aumento do desemprego e, ainda mais acentuadamente, a falta de confiança dos consumidores e investidores. Vale considerar, no entanto, que, neste mesmo período do ano passado, as vendas no último trimestre foram alavancadas por conta do final anunciado da redução Imposto sobre Produto Industrializado – IPI, que foi encerrada em 31 de dezembro de 2014, e, em 2015, não temos esse estímulo”, declarou Alarico Assumpção Júnior, presidente da Fenabrave.

Na avaliação da Fenabrave, a queda nas vendas se mantém conforme a previsão da entidade, que não acredita em uma recuperação de mercado nos dois últimos meses do ano, considerando a atual situação política e econômica do País. “Estamos enfrentando um dos anos mais complicados, tanto para o Brasil como para o Setor Automotivo. As concessionárias estão tendo um volume de vendas sensivelmente menor do que em anos anteriores, mas têm estruturas maiores e que se prepararam para um cenário crescente de mercado e não de retração drástica como estamos vivenciando. Assim, os ajustes estão sendo inexoráveis ao setor”, comenta Assumpção Júnior.

Além do menor volume diário de vendas, o mês de outubro também apresentou um dia útil a menos nos registros de emplacamentos (20 dias) sobre setembro (21 dias), em função do feriado do dia do Funcionário Público, comemorado no dia 28/10.

Desempenho de todos os segmentos


MCE Comunicação
Rita Mazzuchini
rita@mcepress.com.br; 
Daniela Figueira
daniela.eventos@fenabrave.org.br
(11) 5582-0049 / 2577-6533