terça-feira, 10 de novembro de 2015

DAF CAMINHÕES BRASIL EXPÕE LANÇAMENTOS E NOVA LINHA DE MOTORES DURANTE A FENATRAN 2015.

Em sua terceira participação na Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas, a DAF Caminhões, uma das marcas líderes no mercado europeu e subsidiária da PACCAR Inc, apresenta os maiores lançamentos desde a sua chegada ao país. 


O pesado CF85 marca a entrada da montadora holandesa no segmento de caminhões pesados para transporte de curtas e médias distâncias. O já reconhecido XF105 chega em seu modelo 2016, com mais opções de distâncias de entre-eixos e novos opcionais de conforto e segurança. A marca anuncia também o investimento de R$ 60 milhões em uma nova linha de motores na fábrica de Ponta Grossa, no Paraná, que equiparão todos os caminhões vendidos no Brasil, e já em operação a partir de novembro.

“Esta edição da Fenatran é a prova da nossa constante evolução no mercado nacional. Em 2011, anunciamos a nossa chegada e a construção de uma fábrica no Brasil. Em 2013, mostramos a planta Paranaense concluída e o primeiro modelo produzido localmente, o XF105. Neste ano, estamos lançando o CF85, apresentando o modelo 2016 do XF105 e nacionalizando a produção dos motores MX. A DAF está na contramão do mercado, em constante crescimento, ampliando a oferta de produto e, consequentemente, aumentando o seu market share”, afirma Michael Kuester, presidente da DAF Caminhões Brasil.

Linha de motores

Após um investimento de R$ 60 milhões em infraestrutura e equipamentos, a DAF inicia ainda no mês de novembro a produção dos motores PACCAR MX de 360 cv, 410 cv, 460 cv e 510 cv na unidade de Ponta Grossa. A linha está localizada no mesmo prédio onde são fabricados os XF105 e CF85, e foi projetada para atender à demanda dos modelos nos próximos anos.

Toda a equipe dedicada à montagem dos motores recebeu treinamento na unidade da DAF em Eindhoven, na Holanda. Foram cerca de 10 semanas de capacitação no exterior, além de simulações na unidade brasileira.

 “A estratégia de localizar a linha de motores vai agilizar o processo produtivo, reduzir custos e aumentar o índice de nacionalização, estimulando o desenvolvimento de fornecedores locais. Estamos cumprindo nosso planejamento dentro dos prazos estipulados e nos tornando cada vez mais fortes para crescer no mercado nacional”, acrescenta Michael Kuester. 

CF85

O CF85 chega ao mercado brasileiro para inaugurar a entrada da DAF em novos segmentos e aplicações.


O modelo, produzido na fábrica da companhia em Ponta Grossa, no Paraná, é oferecido em cavalo mecânico nas versões 4x2 e 6x2, equipados com o motor PACCAR MX 12.9 litros, capaz de gerar potências de 360 cv ou 410 cv, além de duas opções de cabine, a Sleeper e a Space Cab. O modelo atinge também índice de nacionalização que o habilita para o BNDES Finame.

O trem de força recebe transmissão ZF de 16 marchas automatizada direct drive que, em conjunto com o propulsor PACCAR, confere ótima potência e baixo consumo de combustível, além de fácil manutenção. O torque máximo na versão de 360 cv é de 1.775 Nm, e na 410 cv, 2.000 Nm, ambos em rotações de 1.050 a 1.410 rpm. O controle de tração proporciona ainda mais segurança, assim como freio motor MX, o mais o potente do segmento, com 430 cv.

O CF85 também se destaca pela robustez aliada ao conforto. O projeto brasileiro do caminhão conta com chassi reforçado e suspensão totalmente balanceada para as condições de uso nas estradas do país.

“Da mesma maneira como ocorreu com o XF105, executamos uma série de ajustes no CF85 brasileiro, com o objetivo de torná-lo totalmente adequado às condições de uso e necessidades do transportador local. E o resultado novamente foi surpreendente, com um caminhão forte, potente, seguro e bom de dirigir”, completa Felix Hendricks, diretor de Desenvolvimento de Produto da DAF Caminhões Brasil.

A capacidade de carga do caminhão reforça sua versatilidade. Na versão 4x2, o Peso Bruto Total Combinado (PBTC) é de 53.000 kg, e na 6x2 56.900 kg. A capacidade máxima de tração (CMT) de ambos é 60.000 kg.

O CF85 4x2 tem reservatório de diesel de alumínio de 290 a 520 litros, e de Arla 32 com 50 a 140 litros. O 6x2 conta com reservatório de combustível de 290 a 720 litros, e Arla 32 também de 50 a 140 litros.

Aplicação


O novo caminhão da DAF é totalmente adequado às diversas aplicações de transporte de curta e média distâncias. Suas configurações cobrem fortes segmentos do mercado, como cegonha, transporte de químicos, carregamento de insumos agrícolas e cargas fracionadas.

“O modelo tem ótimo desempenho com carreta três eixos, vanderleia ou LS (2+1). A fácil manobrabilidade, somada ao baixo custo de operação e qualidade do caminhão, o tornam um produto pronto para competir em pé de igualdade com os líderes deste segmento no Brasil”, afirma Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.

Conforto


A concepção dos caminhões da DAF parte do princípio de que o conforto está diretamente relacionado à segurança. Um motorista que dirige com a ergonomia correta, se cansa menos, tem mais atenção à estrada e, consequentemente, um comportamento mais seguro.

O reflexo desta premissa são cabines com um padrão de acabamento e conforto acima da média do mercado nacional. O CF85 começa a ser comercializado com duas opções de cabine, a Sleeper e a Space Cab. A primeira tem 1,60 m de altura interna e a segunda 2,23 m, e ambas com 2,26 de largura interna.

A posição do banco, com ajuste Comfort Air, privilegia o acesso aos controles e a visibilidade. Devido ao tamanho e formato do vidro, o motorista tem ampla visão da estrada e mínimos pontos cegos. A alta qualidade do isolamento acústico, aliada ao baixo ruído do motor, trazem ao interior do habitáculo baixo nível de ruído e ainda mais conforto.

Além do acabamento de primeira linha e uso de materiais premium, o caminhão conta com diversos equipamentos, como cama simples ou beliche, diferentes combinações de spoilers, ar-condicionado, preparação para climatizador de teto, controlador de velocidade e sistema de alto-falantes, entre outros.

Detalhes e mais opcionais


O CF85 conta com detalhes que fazem a diferença. O modelo vem equipado com barra frontal anti-intrusão, para-choque em aço galvanizado, primeiro degrau acoplado ao chassi, retrovisores bipartidos com desembaçador térmico nos dois lados e faróis halógenos birrefletores com lentes Lexan ultrarresistente.

Testes no Brasil


O modelo está há mais de dois anos testes no país, em laboratório e em campo com clientes, com o objetivo de efetuar pequenos ajustes e calibrações. Já são 700 mil quilômetros rodados em rodovias e estradas, submetendo o caminhão às mais rigorosas situações.

A DAF investiu ao todo mais de 50 milhões de Euros no projeto de nacionalização e testes do CF85. “Temos uma equipe de 50 engenheiros envolvidos em todo o projeto do CF85 no Brasil. O resultado dos testes foi excelente em resistência/robustez, conforto e consumo de combustível. O caminhão está pronto para o mercado brasileiro”, afirma Felix Hendricks.

LINHA DAF XF105 2016

Dedicada ao contínuo desenvolvimento e evolução no Brasil, a DAF Caminhões, apresenta a linha 2016 do XF105. 

Entre as novidades está a chegada da Super Space Cab, novos entre-eixos e opcionais de segurança e conforto.

A cabine tem 2,10 metros de altura interna, 2,24 metros de comprimento e 2,25 metros de largura, sendo uma das maiores e mais espaçosas da categoria. A Super Space Cab chega para integrar as opções já oferecidas pela DAF no mercado desde o lançamento do XF105, Comfort e Space Cab, respectivamente com 1,50 metros e 1,73 metros de altura interna.

Novo modelo, DAF XF105 Super Space Cab fabricado no Brasil


As cabines DAF foram desenvolvidas com o mais alto padrão de conforto e ergonomia. Todas as opções são equipadas com cortinas roll-on com blackout, cama suspensa superior e inferior, escada de alumínio dobrável com degraus extralargos e o melhor colchão da categoria com 15 cm de espessura.

Capacidade de combustível


O XF105 2016 possui ainda novas capacidades dos tanques de combustível e de Arla 32. O caminhão passa a ser equipado com opções de reservatório de Diesel de alumínio de 520 litros, 440 litros + 440 litros e 720 litros. As opções de tamanho do tanque de Arla 32 são 75 litros, 100 litros e 140 litros.

“Desde a chegada da DAF Caminhões ao Brasil estamos em constante evolução. Ampliar o leque de opções do XF105 no mercado nacional é mais uma prova que viemos para ficar. Além disso, atender as demandas dos clientes cada vez com mais assertividade é um dos nossos principais focos”, afirma Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil.

Entre-eixos


Outra novidade é a distância do entre-eixos. A configuração 6x2 passa a ser comercializada com opções de 3,20 metros e 3,60 metros, e a 6x4 com opções de 3,50 metros e 3,30 metros.

A nova versão do XF105 também apresenta mais itens de conforto e segurança, como espelho frontal, preparação para o climatizador de teto, controle remoto e controle automático de temperatura (ATC). Os itens adicionais chegam para somar aos opcionais do caminhão, como os retrovisores bipartidos com ajustes elétricos e desembaçador térmico e DAF Night Lock (trava mecânica de segurança), entre outros.

Evolução nacional


DAF XF105 também oferece 510cv de potência

O XF105 é o primeiro modelo nacional da DAF, com a produção iniciada em 2013, dois anos após a instalação das operações da montadora holandesa no Brasil. O extrapesado tem capacidade máxima de carga de 74 toneladas e é indicado para o transporte pesado de longas distâncias, aplicação responsável por grande fatia do segmento entre frotistas, transportadoras e caminhoneiros autônomos.

O extrapesado está presente no mercado nacional nas configurações 6x2 e 6x4, em três opções de potência, 410 cv, 460 e 510 cv, e transmissão ZF-AS Tronic manual ou automatizada de 12 ou 16 marchas. O modelo é equipado com o motor PACCAR MX de 12,9 litros com seis cilindros em linha e torque máximo de 2.500 Nm, entre 1.050 e 1.410 rpm. O XF105 também possui o melhor freio motor do mercado, com 430 cv.

O XF105 pode ser adquirido na rede de concessionárias DAF em nove opções de cores: amarelo (Yellow Demo), prata (Zermatt Silver), azul (Sky Blue), tons de branco (Ice White e Brilliant White), tons de vermelho (Currant Red e Diablo Red), preto (Black Distingo) e verde (Mint Green).

“O XF105 é o nosso primeiro modelo produzido e comercializado no Brasil e responsável pelo crescimento que conquistamos até agora. Esses resultados comprovam que cada vez mais o mercado está reconhecendo a qualidade do nosso produto” completa Gambim.

Cliente satisfeito


As qualidades dos caminhões DAF estão sendo reconhecidas por clientes de todo o Brasil. Jorge Manzato, diretor da Transportadora São José, de Santa Bárbara do Oeste, São Paulo, está com 50 XF105 na frota e bastante satisfeito com o desempenho do produto. Todas as unidades foram adquiridas na concessionária Borgato Caminhões, de Ribeirão Preto.

“O caminhão é confortável, tem ótima dirigibilidade e custo operacional. Avaliamos o produto em operação e decidimos então adquirir as 50 unidades. Além disso, o atendimento da marca é um diferencial no mercado. Desde o início o atendimento da concessionária foi excepcional. E na nossa visita à fábrica também nos sentimos muito bem recebidos e atendidos, o que nos transmitiu grande confiança em relação à DAF. Estamos muito satisfeitos”, conta Jorge Manzato.


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MARCOPOLO: UTIL ADQUIRE ÔNIBUS PARADISO 1200.


A União Transporte Interestadual de Luxo (UTIL) adquiriu 22 ônibus Marcopolo Paradiso 1200 Geração 7 com o objetivo de oferecer maior conforto e comodidade para seus clientes. A aquisição faz parte do processo de renovação de sua frota, voltada para o transporte rodoviário e irá proporcionar viagens ainda mais agradáveis com alto padrão de sofisticação e segurança.

Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo, atualmente as empresas de transporte estão investindo muito na elevação da qualidade dos serviços e na sofisticação. “A UTIL está sempre atenta a esta evolução no transporte rodoviário brasileiro e oferece veículos com elevado padrão de sofisticação, conforto e segurança para seus clientes”, explica o executivo.

Ideal para o transporte em viagens de médias e grandes distâncias, o modelo Paradiso 1200, com chassi Mercedes-Benz, apresenta baixo custo operacional e extrema robustez. Com capacidade para 46 passageiros, tem poltronas semileito com descansa-pés/pernas, cintos de segurança retráteis, porta-copos, porta-revistas e sistema de ar-condicionado com dutos individuais. O modelo possui também, parede de separação do ambiente do motorista, com porta deslizante, sistema multiplex e itinerário eletrônico.

A UTIL - União Transporte Interestadual de Luxo S/A, foi fundada em 1950 e atua nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Foto: Marina Bueno


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PÓSITRON LANÇA NOVO EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA DE CARGA E SERVIÇO PARA CAMINHONEIROS AUTÔNOMOS.

Na 20ª edição da Fenatran que acontece até 13 de novembro no Anhembi - SP, a Pósitron, marca da PST Electronics, apresenta duas novidades para o setor de transporte. A primeira é a nova plataforma para segurança de carga. Robusta e atualizada, oferece a praticidade de comunicação via Bluetooth e dispositivos que incorporam o sistema Android. A outra é o "Amigão Caminhoneiro", ferramenta online de agenciamento de frete para os profissionais autônomos.

Segurança de carga


Uma das novidades apresentada na feira é a inovação na solução de segurança de carga trazida pelo rastreador RT 180. A nova plataforma protege o carregamento e fornece informações de logística, segurança e telemetria para a central de monitoramento. O produto acompanha um teclado que se comunica com o hardware via Bluetooth e é compatível com o sistema Android. 

Compatível com as comunicações GSM e Satelital, é comercializado nos modelos Dual e Dual Sat. Possui ainda a tecnologia anti jammer, que detecta e permite reagir a qualquer interferência no sinal. O produto conta também com um transmissor de radiofrequência de alta potência de 900 MHz, rede própria da Pósitron e grande diferencial da marca. 

Amigão Caminhoneiro

Desenvolvido para atender caminhoneiros autônomos e proprietários de caminhões que pretendem aumentar sua produtividade, o sistema funciona por meio de uma plataforma online. Chamado de Balcão de Fretes, localiza no mapa os motoristas que estão mais próximos do local da coleta de carga e oferece o serviço via SMS, e-mail, ou notificação no próprio portal. 

“A solução atua como um intermédio entre as embarcadoras e os caminhoneiros que buscam frete em diferentes regiões. Um dos seus méritos é aliar a segurança do veículo e da carga às funções de localização e monitoramento, facilitando e tranquilizando a jornada de trabalho”, explica Obson Cardoso, diretor da Unidade de Rastreamento da Pósitron. 

Outra vantagem é que o motorista não precisa retornar de uma viagem com o veículo vazio, uma vez que ele pode encontrar uma demanda de entrega pela ferramenta no local onde estiver.

O Amigão Caminhoneiro proporciona, ainda, benefícios individuais aos condutores, como seguro de vida, cesta básica e exames médicos, e em geral ao negócio, como seguros para caminhão e carregamento e suspensão do faturamento caso não haja demanda. 

O valor de contratação do serviço varia de R$ 70 a R$ 250 mensais, dependendo dos acessórios de rastreamento solicitados. A Pósitron também disponibiliza uma equipe de atendimento exclusiva para esse público.

Soluções para o segmento

Toda linha de rastreamento e monitoração, gestão de frotas e telemetria está exposta em um estande próprio da marca. 


O Pósitron Dual: equipado com dois SIM Cards e possui a opção de terminal satelital, o que amplia sua cobertura de comunicação. Esta tecnologia permite o monitoramento de veículos em todo território nacional.

Iscas: rastreadores móveis para proteção de carga que dispensam instalação. São aparelhos versáteis, usados para monitorar as mercadorias via web. Seu tamanho estratégico e bateria recarregável permitem que sejam acondicionados dentro de caixas, bagagens e embalagens em geral. Têm tecnologia híbrida GSM/GPRS e radiofrequência, servindo como redundância do rastreador principal.

Telemetria: têm como objetivo acompanhar o desempenho do veículo e da condução do motorista. Este processo é feito por meio da captação de sinais de entrada, como limpador de para-brisa, freio motor, freio de serviço, RPM e sensor de acelerômetro. Também interagem diretamente com os sistemas dos clientes, gerando relatórios que aumentam a eficiência na operação e previnem acidentes decorrentes do modo de condução.

Gestão de Frota: tecnologias que permitem o gerenciamento integrado dos veículos. A ferramenta facilita a administração da frota, reduzindo os custos para o cliente. Possibilita, ainda, controlar informações relevantes sobre os condutores, como agendamentos, exames, multas, gastos e pontos na carteira.

Romaneio Digital: garante entregas mais rápidas e controladas, obtendo um raio de cobertura de 50 km a 10.000 km. Possibilita ainda a comunicação entre o motorista e a central, por meio do teclado logístico Pósitron, integrado ao navegador.

Jornada de Trabalho: Atendendo a lei dos caminhoneiros, permite controlar o início e fim da jornada, as paradas obrigatórias e de descanso, tempo máximo de direção, número de dias consecutivos de trabalho, tempo de início e término das refeições e o número máximo de dias trabalhados. O gerenciamento é feito de forma automática, por meio de relatórios que incrementam a eficácia da frota.

“A Fenatran é a principal feira de transporte e logística do País e uma grande oportunidade para mostrarmos nossos produtos. Temos contato direto com os decisores e compradores do mercado, aumentando assim as chances de negócios”, Obson Cardoso.

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MVC CONQUISTA SEIS CATEGORIAS DO PRÊMIO TOP OF MIND DA INDÚSTRIA DOS COMPÓSITOS.

A MVC, empresa brasileira líder no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente às Empresas Artecola e à Marcopolo, foi a grande vencedora da 6ª Edição do Prêmio Top of Mind, concedido pela ALMACO  - Associação Latino-americana de Materiais Compósitos. 

Na cerimônia realizada em São Paulo, colaboradores da MVC comemoraram as vitórias em seis categorias: Indústria de Compósitos, Inovação e nos processos de Infusão, Laminação Contínua, Pultrusão e RTM.

Segundo Gilmar Lima, diretor-geral da MVC, a conquista é extremamente importante e premia o esforço de todos na empresa para superar a crise, os obstáculos e desafios enfrentados ao longo de 2015. “Este ano foi especialmente difícil e delicado para a MVC, mas também de grande aprendizagem e expressivas vitórias, como o crescimento no setor eólico e a ampliação e estreitamento com os clientes. Realmente, todos na MVC merecem e precisavam deste reconhecimento para continuar motivados e dedicados”, ressalta o executivo.

Além desses prêmios, a MVC conquistou ainda os dois principais troféus do Top of Mind pelas aplicações expostas na Galeria de Arte do Seminário Internacional de Compósitos, realizado em São Paulo, entre os dias 4 e 6 de novembro, e eleitas por voto direto público participante. Em primeiro lugar ficou a parede com tecnologia Wall System, e em segundo, o produto Píer. Apenas três produtos foram premiados.

Referência mundial no segmento de aplicações especiais em plásticos de engenharia, a MVC produz soluções integradas e inovadoras com alto desempenho e peças de alta complexidade técnica para os mercados de transporte, automotivo, agronegócio, eólico e construção civil.  A empresa dispõe de um moderno centro de desenvolvimento, com centro de design, protótipo e laboratório tridimensional com capacidade para testes e projetos específicos, além de um laboratório de metrologia equipado para medições de peças complexas e de grandes dimensões. 

O Prêmio Top of Mind da Indústria de Compósitos tem como principal objetivo reconhecer as empresas que mais se destacam nos segmentos de compósitos reforçados com fibras de vidro, aramida ou carbono. A pesquisa independente, elaborada pela empresa Destaque Business Research, é realizada com toda a cadeia de geração do valor do setor. Em cada categoria concorrerem as três empresas mais votadas. Concedido pela ALMACO, a edição deste ano reconheceu as melhores companhias em 24 categorias, entre fornecedores e distribuidores de matérias-primas e processos de fabricação.

Sobre a MVC


A MVC é reconhecida internacionalmente como empresa inovadora e de grande capacidade de aplicação de avançados processos e materiais no segmento de plásticos de engenharia. Desenvolve produtos com soluções completas e personalizadas para os mercados automotivo, transporte, agronegócio, energia eólica e de construção civil.


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NOVO CITROËN AIRCROSS

Ohar para o futuro: um novo Chevron tridimensional, uma assinatura luminosa sedutora, novo grupo ótico elíptico bi-função, uma presença marcante do conceito de design "squarcle".


- Novo design, inspirado no universo SUV, mas com forte presença do novo DNA da marca e da Créative Technologie.
- Estilo ousado, dinâmico e moderno, mas que dá continuidade à forte identidade AIRCROSS.
- Interior totalmente novo, uma combinação de tecnologia com requinte e funcionalidade. 

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NISSAN É NOMEADA LÍDER MUNDIAL NO COMBATE ÀS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS.

A Nissan Motor Co., Ltd. foi incluída pela ONG Internacional Carbon Disclosure Project (CDP) no grupo das 5% principais corporações globais que participam do programa de alteração climática CDP. A marca japonesa também está na "Lista 113 A", e obteve a classificação 100 (máxima) no índice Climate Disclosure Leadership Index (CDLI) da organização. Tal como no ano anterior, a Nissan foi a fabricante de automóveis japonesa mais bem colocada.


A Nissan está empenhada em minimizar as emissões de CO2 e em implementar a mobilidade de emissões zero, liderada pelo Nissan LEAF, com o objetivo de se tornar uma empresa líder mundial para alcançar uma sociedade de mobilidade sustentável.

O CDP organiza um sistema global para as empresas e cidades medirem, divulgar, gerir e compartilhar informações vitais sobre o meio ambiente. Na 13ª publicação do Relatório de Alterações Climáticas CDP 2015, o CDP recolheu e analisou as estratégias ambientais e os esforços de redução de emissões de CO2 de mais de 6 mil empresas.

A Nissan obteve pontuação máxima no CDLI por continuar trabalhando com sua visão de reduzir as emissões de CO2 de veículos novos em 90% até o ano 2050, na comparação com os níveis de 2000, e divulgando informações ambientais de forma transparente. A Nissan foi colocada na Lista “A” Climática devido às vendas do veículo de emissão zero mais vendido no mundo, o Nissan LEAF, e à sua implementação de iniciativas inovadoras tal como o “LEAF to Home”, por meio da qual os proprietários do LEAF podem utilizar a energia elétrica dos seus veículos para ajudar a reduzir o seu consumo de energia em casa durante os horários de pico. Também foram mencionados os esforços da Nissan para reduzir as emissões de CO2 no seu processo de fabricação.

O Vice-Presidente Executivo da Nissan, Joji Tagawa, responsável pelas relações com investidores, comentou na cerimônia de premiação: “Nos sentimos muito honrados por receber esta pontuação e classificação. A Nissan fornece aos clientes produtos inovadores e promove a utilização eficiente da energia e dos recursos ao aumentar a diversidade de fontes, desde a energia renovável aos materiais recicláveis. Vamos continuar as nossas atividades para alcançar a nossa filosofia ambiental de uma 'Simbiose de Pessoas, Veículos e Natureza'".

Em junho deste ano a Nissan anunciou os resultados para o ano fiscal de 2014 como parte do Programa Ecológico Nissan 2016. A essa altura a companhia divulgou que, graças ao aumento da eficiência energética nas suas fábricas e à expansão da implementação de energia reciclável, em paralelo com outras políticas, a sua emissão de carbono foi drasticamente reduzida, resultando numa queda de 22,6 % das emissões de CO2 quando comparado com o ano fiscal de 2005. Este resultado foi alcançado dois anos antes da previsão original.

Saiba mais sobre as atividades sustentáveis da Nissan.

Imprensa Nissan do Brasil 
Alexandre Carvalho
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(11) 2184-8382 
Vinícius Andrade
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segunda-feira, 9 de novembro de 2015

VW CONSTELLATION 19.360 4X2 ESTREIA EM TODO O PAÍS.

Novidade chega ao mercado para ampliar a produtividade da operação e elevar os ganhos do frotista.

A família cresceu: já está à venda o VW Constellation 19.360 4x2, modelo que estreia nas revendas brasileiras para atender à demanda de veículos rodoviários com mais potência e que permitem velocidade média superior à operação, ampliando também sua rentabilidade.

O modelo chega para reforçar a já consagrada presença da marca VW Caminhões no segmento de cavalos mecânicos 4x2. Um de seus destaques é a versatilidade: o VW 19.360 4x2 é indicado para aplicações do tipo carga seca, furgão, contêiner, basculante, cegonheiro, sider, tanque de três eixos, dentre outras composições de semirreboques com até três eixos convencionais e 1 + 2 (“Argentina”), com peso bruto total combinado (PBTC) de até 45 toneladas.

A novidade da linha 2016 traz motorização Cummins ISL de 360 cavalos e 1600 Nm e tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva) de pós-tratamento de emissões. O maior torque do motor garante manutenção da velocidade cruzeiro por mais tempo.

Já a transmissão pode ser manual ZF 16S 1585 TD ou automatizada V-Tronic ZF 16AS 2230 TD com o sistema Easy Start, que auxilia a partida do caminhão em rampa. O freio de cabeçote, por sua vez, reduz a necessidade de utilização do freio de serviço o que se traduz em maior segurança na operação e menor custo de manutenção.

O VW Constellation 19.360 4x2 pode ser escolhido nas versões de cabine estendida, leito teto alto e leito teto baixo.

“Combinamos agilidade e versatilidade num modelo mais potente que o antecessor, o VW Constellation 19.330 Advantech, que já era referência no segmento, de modo que o cliente obtenha o melhor custo operacional nas mais diversas operações”, comenta Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da MAN Latin America.

Antes de ganhar as ruas e estradas, porém, o modelo teve que superar desafios: durante 20 dias, o VW Constellation 360 cavalos rodou 8 mil quilômetros a 4.850 metros de altitude em pleno Deserto do Atacama, no Chile, para testes de calibração do motor e do turbo.

Em condições severas de rodagem, o VW 19.360 4x2 encarou variações bruscas de temperatura: de 40° até menos de 0°C em apenas uma hora e meia de trajeto.

Os testes se iniciaram na cidade de Antofagasta, onde contaram com apoio do importador local, a Porsche Chile, e depois foram desenvolvidos no Altiplano Andino até a fronteira com a Argentina.

Novos integrantes


Além do VW Constellation 19.360 4x2, o mercado brasileiro tem ainda duas outras novidades de peso: o VW Constellation 19.330 Titan, já à venda, e o VW Constellation 25.360 6x2, que chegará às revendas a partir do início do próximo ano.

O VW Constellation 19.330 Titan segue a premissa “Menos você não quer, mais você não precisa” e entrega a confiança e o desempenho do modelo líder no segmento de cavalos mecânicos 4x2 e potência de até 350 cv com novo pacote que une robustez e baixo custo. 
 
Comunicação MAN Latin America
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MA8 CONSULTING ANUNCIA PROGRAMA INOVADOR DE PÓS-VENDA PARA CONCESSIONÁRIAS E MONTADORAS

Nesta segunda-feira (9) a MA8 Consulting esteve presente na Fenatran 2015 – 20º. Salão Internacional do Transporte de Cargas;  e apresentou novidade para a gestão do pós-venda das montadoras e grupos concessionários de carros, veículos comerciais, máquinas agrícolas e equipamentos de construção. 

O presidente da consultoria, Orlando Merluzzi, fez uma palestra no espaço “Ilha do Conhecimento” com o objetivo de apresentar soluções tecnológicas e de negócios, focado na geração de conteúdo, troca de experiências e atualização profissional aos visitantes da Fenatran.


A palestra de Orlando Merluzzi abordou a situação atual das montadoras e das concessionárias com o título: “Sobrevivência e gestão na crise do setor automotivo”. Na opinião de Merluzzi, a tradicional forma de relacionamento entre as montadoras e suas concessionárias tende a evoluir em pouco tempo e a razão para isso será o inevitável equilíbrio de forças entre as partes, decorrente da atual crise no setor automotivo brasileiro.

A MA8 tem realizado diversos estudos sobre o setor e vem apontando as redes de concessionárias como o elo mais fragilizado em toda cadeia automotiva no País. “Esse momento é muito delicado para o relacionamento entre as fábricas e suas redes e há necessidade de muita tolerância entre as partes. As reduções de custos das concessionárias não podem ser entendidas pelas montadoras como descumprimento de compromissos assumidos. Pelo contrário, devem ser apoiadas, pois é uma questão de sobrevivência mútua”, afirma Merluzzi.

O Brasil possui atualmente cerca de 5.400 concessionárias ativas entre carros, veículos comerciais, equipamentos agrícolas e máquinas de construção. Na opinião da consultoria, aproximadamente 40% desse total fará parte de algum processo de reestruturação, consolidação ou venda até o final da década. A empresa entende que os próximos dois anos serão de ajustes no setor de distribuição de veículos no País e demandarão estratégias eficazes, revisão de processos operacionais, diplomacia e tolerância entre as redes de concessionárias e suas fábricas concedentes.

Novidades em pós-venda à partir de janeiro de 2016


Durante a palestra, Merluzzi também anunciou o novo sistema Web-Based MA8 de atendimento no campo, que será disponibilizado no Brasil a partir do início de 2016. A MA8 fará implantação, gestão e treinamento de um sistema que traz amplos benefícios aos clientes e ao negócio de montadoras e concessionárias. “O pós-venda é a chave da sobrevivência e da fidelização de clientes, principalmente em segmentos profissionais. O setor demanda diagnósticos precisos, respostas rápidas, comprometimento, processos confiáveis e investimentos com baixo custo e elevada produtividade”, conclui.

Sobre a MA8 Management Consulting


A MA8 é uma consultoria de gestão, reestruturação de negócios, planejamento estratégico, inteligência de mercado, planos de sucessão e estratégia de operações no Brasil e América Latina, com amplo conhecimento e atuação em desenvolvimento e gestão de redes de concessionárias e importadoras. A empresa é composta por experientes consultores e conselheiros no setor automotivo para carros, caminhões, máquinas agrícolas, equipamentos de construção e mineração. Para mais informações visite:  www.ma8consulting.com. 
 
MM EDITORIAL
Marta de Souza 
marta@mmeditorial.com.br
(11) 2941-7568

JEEP RENEGADE LONGITUDE GANHA PACOTE LIMITED EDITION, COM AINDA MAIS SEGURANÇA, TECNOLOGIA E ESTILO.


Para oferecer mais opções aos consumidores, a Jeep está lançando o pacote Limited Edition para a versão Longitude 1.8 Flex do Renegade, trazendo ainda mais segurança, tecnologia e estilo com excelente custo. 


O pack é formado por itens muito procurados como rodas de liga leve de 18 polegadas com pneus 225/55, bancos de couro e tela configurável colorida de 7 polegadas no quadro de instrumentos, além de mais cinco air bags (dois laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista). O preço do pacote Limited Edition é de R$ 7.000, que são acrescidos ao valor do Renegade Longitude, totalizando R$ 91.900.


Externamente há mais dois destaques: o emblema “Limited Edition” nos para-lamas dianteiros e o teto bicolor preto (desde que o carro não tenha carroceria nessa cor). “A expectativa é de que esse pacote equipe pelo menos 5% do mix do Renegade a partir de agora”, afirma Sérgio Ferreira, diretor-geral da Chrysler Brasil e da Jeep para América Latina.

Líder de vendas entre os SUVs no mês de outubro/15, o Jeep Renegade (com os dois air bags frontais de série) foi o primeiro veículo nacional a conquistar cinco estrelas tanto na proteção a adultos como a crianças nos testes de impacto da organização independente Latin NCAP.

Imprensa Fiat Chrysler Automobiles.

DUSTER OROCH É A MELHOR PICAPE DO ANO.

A Renault Duster Oroch foi eleita pela revista CAR Magazine a melhor picape do ano no prêmio CAR Awards 2016.


A premiação ocorreu entre outubro e novembro em duas fases. Na primeira, os jornalistas e colaboradores da revista definiram três finalistas em cinco categorias difetentes. Na segunda, os leitores da revista elegeram os melhores do ano pela internet.  Vale destacar que a Oroch venceu com 62% dos votos dos internautas, a votação mais expressiva dentre as cinco categorias. O prêmio é o reconhecimento do público aos melhores lançamentos do ano no mercado brasileiro.

A Duster Oroch se valeu de características como robustez, excelente espaço interno e versatilidade para se sagrar vitoriosa. Vale destacar ainda a inovação da picape, que cria um segmento entre os modelos pequenos e grandes – unindo as melhores características de ambos. Fabricada em São José dos Pinhais (PR) e desenvolvida pela RTA (Renault Tecnologia Américas), a Oroch rodou mais de 720 mil km na França, Brasil e Argentina em testes dinâmicos durante o desenvolvimento do produto.

O sucesso da Duster Oroch pode ser medido nas concessionárias. A campanha de pré-vendas do modelo foi um sucesso, com mais de 2.000 negociações concretizadas e 25 mil pessoas inscritas em um hotsite para receber informações sobre a picape.

Imprensa Renault do Brasil.

EXECUTIVA BRASILEIRA É ELEITA CEO DO ANO NA ARGENTINA.

Isela Costantini, presidente e CEO da GM Argentina, Uruguai e Paraguai foi escolhida como "CEO do Ano 2015" na Argentina. 


A liderança de Isela como Presidente da ADEFA - Automotive Manufacturers Association, adicionado à sua notável contribuição como Presidente da IDEA Colóquio 50 no ano passado e os resultados de sua liderança da subsidiária da General Motors Argentina, foram alguns dos elementos que contribuíram para Isela Costantini receber o maior prêmio executivo do país. O "CEO do Ano" é escolhido pelos seus pares através de uma pesquisa realizada com mais de 200 empresários, consultores e políticos no país.

Entre o Brasil e a Argentina


Nascida em 1971 no Brasil, Isela é filha de pais argentinos e viveu a maior parte de sua juventude na Argentina. Formou-se em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, no Brasil e obteve um MBA na Loyola University of Chicago, EUA, com especialização em Marketing e Negócios Internacionais.

Ela começou sua carreira na GM no Brasil em 1998 na área de Marketing e Vendas, onde ocupou diversos cargos, incluindo marketing estratégico, vendas e gerente de marca. Em 2002, Isela foi transferida para a planta de pick-ups em Arlington, Texas como Gerente de planta de Chassis. Ela voltou para a GM do Brasil para servir como gerente de programas e em 2004, entrou para a área de pesquisa de mercado na América Latina, África e Oriente Médio. Um ano depois, foi promovida para Pesquisa de Mercado e Planejamento de Produto.

De junho de 2010 até o final de fevereiro de 2012, ela atuou como Diretora de Pós-Vendas e Atendimento ao Cliente da GM América do Sul. Em março do mesmo ano, foi nomeada como Presidente e CEO da General Motors Argentina, Uruguai e Paraguai, tornando-se a primeira mulher a ocupar essa posição, e a GM a primeira companhia automotiva na Argentina a ter uma mulher ocupando o cargo mais alto.

Em 2013, foi incluída entre as 50 mulheres mais poderosas no mundo dos negócios pela revista Fortune, que em seu tradicional ranking a colocou na posição 37.

Imprensa General Motors do Brasil
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domingo, 8 de novembro de 2015

RUBINHO VAI AO PÓDIO NA ETAPA DE TARUMÃ DA STOCK CAR.

Mesmo sendo maior pontuador da etapa, atual campeão não disputa mais o título.


A penúltima etapa da Stock Car 2015, realizada neste domingo (8), no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul, teve o atual campeão Rubens Barrichello no pódio. O piloto da Medley Full Time finalizou logo atrás de Cacá Bueno, em bandeira amarela, pois o carro de Ricardinho Maurício pegou fogo restando 4 voltas para o final, e impedindo de ter uma nova relargada. Daniel Serra completou o pódio. Foi do recordista de Grande Prêmios de F1 a volta mais rápida da prova. 

Na primeira corrida do dia, Rubens fez uma grande prova e encerrou na sexta colocação, tendo o companheiro de equipe, Allam Khodair, vencendo a disputa. Embora tenha tido um dos melhores finais de semana da temporada, somando 28 pontos e sendo o maior pontuador da etapa, não foi suficiente para Rubens se manter na disputa pelo título. Marquinhos Gomes abriu mais de 48 pontos de Barrichello, o tirando da briga pelo bicampeonato. O único que pode ameaçar Gomes é Cacá Bueno, que tem 31 pontos de desvantagem.

“Foi um domingo feliz, pois conseguimos somar muitos pontos e um pódio. Infelizmente, a chance de título acaba por aqui, mas foi uma boa maneira de lutarmos. O safety car no final da prova 2 não nos ajudou muito, pois estava bem rápido e poderia brigar com o Cacá. Mas foi bom levar um troféu para casa usando o capacete do Fefo (Fernando, filho de 10 anos)”, comentou o piloto do carro 111.

Após a ótima somatória, Barrichello assumiu a terceira colocação do campeonato, com 188 pontos. A última etapa da Stock Car acontece no dia 13 de Dezembro, em Interlagos, São Paulo.

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO APÓS 11 ETAPAS
  1-) Marcos Gomes - 242 pontos
  2-) Cacá Bueno - 210
  3-) Rubens Barrichello - 188
  4-) Allam Khodair - 184
  5-) Daniel Serra - 181
  6-) Ricardo Maurício - 173
  7-) Thiago Camilo - 165
  8-) Max Wilson - 162
  9-) Julio Campos - 154
10-) Valdeno Brito - 148


Foto: Miguel Costa Jr/Medley. 

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FÓRMULA TRUCK.
FELIPE GIAFFONE VENCE EM CASCAVEL.


Felipe Giaffone venceu de ponta a ponta a nona e penúltima etapa da Fórmula Truck, disputada neste domingo à tarde no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel. Giaffone completou as duas fases do Grande Prêmio Bridgestone Bandag na frente depois de largar na pole position e embolou de vez a briga pelo título da mais popular categoria da América do Sul. A liderança continua com Leandro Totti, que mesmo com o caminhão bastante avariado chegou a 327 pontos já contando com o descarte obrigatório.

Clique na telinha e assista o depoimento do piloto MAN Volkswagen.



A vice-liderança do Campeonato Brasileiro da Fórmula Truck continua com Paulo Salustiano. Para chegar aos 317 pontos (com o descarte) ele fez excepcional corrida de recuperação e, depois de largar em 17º lugar devido à punição sofrida no treino classificatório de sábado, completou a primeira fase no quinto posto e a segunda em segundo lugar, o que o levou a mais um pódio nesta que é sua melhor temporada na categoria.

Felipe Giaffone, que conquistou sua quarta vitória nesta temporada e a 23ª na carreira - o maior vencedor é Renato Martins, com 27 primeiros lugares seguido por Wellington Cirino com 25 - diminuiu bastante a diferença para os dois primeiros colocados na classificação geral do campeonato e se manteve na briga pelo título. Ele marcou 51 pontos, chegou a 316, está 11 atrás de Totti e um de Salustiano. Essa disputa promete muita emoção para Londrina.

Na primeira fase o acidente entre Djalma Fogaça e Leandro Totti provocou a entrada do Safety Car e, enquanto Fogaça foi levado aos boxes (depois conseguiu retornar), Totti continuou na pista mesmo com grande parte da carenagem do seu caminhão destruída, principalmente na parte da frente. Numa demonstração de grande pilotagem, que fez uma breve parada para reparos, Totti terminou em 13º na fase inicial e em quinto na segunda e decisiva fase, o que o levou ao pódio.

Em Londrina, conforme prevê o regulamento, os três primeiros colocados estarão liberados de usar o restritor de potência. De acordo com o regulamento, os pilotos são obrigados a descartar uma etapa, com exceção da última etapa, dia 6 de dezembro em Londrina.

Resultado da primeira fase da nona etapa da Fórmula Truck, disputada em Cascavel


1º) Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 9 voltas em 28min02s2078, média de 141,4 km/h
2º) Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), Copacol Racing Truck, a 0s5045
3º) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 1s0937
4º) Beto Monteiro (Iveco), Lucar Motorsports, a 3s0863
5º) Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 5s6128
6º) David Muffato (Scania), Muffatão Racing, a 5s9073
7º) Débora Rodrigues (Volkswagen Constellation - MAN), RM Competições, a 7s4354
8º) Raijan Mascarello (Ford), DF Racing Fans, a 11s3504
9º) Roberval Andrade (Scania), Corinthians Motorsport, a 11s4285
10º) Jaidson Zini (Iveco), Dakar Motorsport, 
a 14s4869
11º) André Marques (MAN TGX), RM Competições, a 14s9648
12º) Rogério Castro (Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 16s3137
13º) Leandro Totti (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, a 19s4679
14º) Pedro Muffato (Scania), Muffatão Racing, a 26s4438
15º) Alex Fabiano (Volvo), Clay Truck Racing, a 30s1574
16º) Régis Boessio (Volvo), Boessio Competições, a 36s4791
17º) Djalma Fogaça (Ford), DF Racing Fans, a 8 voltas
16º) Fabiano Brito (Scania) Max Power Racing Team, a 7 voltas
11º) Adalberto Jardim (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, a 5 voltas

Melhor volta: Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation-MAN), 1min17s8448, média de 141,4 km/h

Resultado da segunda fase da nona etapa da Fórmula Truck, disputada em Cascavel


1º) Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 15 voltas em 28min38s4789, média de 140,7 km/h
2º) Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 1s1066
3º) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, a 1s8578
4º) David Muffato (Scania), Muffatão Racing, a 2s0121
5º) Leandro Totti (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, a 4s8977
6º) Débora Rodrigues (Volkswagen Constellation - MAN), RM Competições, a 13s4732
7º) André Marques (MAN TGX), RM Competições, a 21s0883
8º) Jaidson Zini (Iveco), Dakar Motorsport, 
a 23s3236
9º) Roberval Andrade (Scania), Corinthians Motorsport, a 24s5167
10º) Raijan Mascarello (Ford), DF Racing Fans, a 29s4582
11º) Pedro Muffato (Scania), Muffatão Racing, a 37s4567
12º) Alex Fabiano (Volvo), Clay Truck Racing, a 54s5956
13º) Djalma Fogaça (Ford), DF Racing Fans, a 55s5249
14º) Beto Monteiro (Iveco), Lucar Motorsports, a 1 volta
15º) Régis Boessio (Volvo), Boessio Competições, a 3 voltas
16º) Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), Copacol Racing Truck, a 4 voltas
17º) Rogério Castro (Mercedes-Benz), ABF Racing Team, a 11 voltas
18º) Fabiano Brito (Scania) Max Power Racing Team, a 12 voltas

Melhor volta: David Muffato (Scania), Muffatão Racing, 1min17s8707, média de 141,4 km/h

OS DEZ PRIMEIROS DO CAMPEONATO DE PILOTOS
1) Leandro Totti, 327 pontos
2) Paulo Salustiano, 317
3) Felipe Giaffone, 316
4) Djalma Fogaça, 257
5) Diogo Pachenki, 239
6) André Marques, 249 
7) Wellington Cirino, 218
8) Pedro Muffato, 171
9) Jaidson Zini, 161
10) Raijan Mascarello e David Muffato, 160

* Descontado o descarte obrigatório, já que a rodada final não pode ser computada como descarte.

CAMPEONATO DE MARCAS
1) MAN, 749 pontos
2) Mercedes-Benz, 682
3) Ford, 443
4) Scania, 423
5) Iveco, 370
6) Volvo, 210

ÚLTIMA PROVA DO CALENDÁRIO DE 2015
6 de dezembro - Londrina (PR)

Mais informações 
www.formulatruck.com.br.
instagram.com/formulatruckoficial

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Comunicação da Fórmula Truck
Milton Alves 
miltonalves@formulatruck.com.br
13 3299-1144 

CASA DA MÃE JOANA.
Por Marli Gonçalves.

RáshitaguiAgoraÉQueSomosTodosNós.

Acabou uma semana rashitagueana, pelo menos como estava previsto na campanha #AgoraÉQueSãoElas, na qual colunistas homens cederam seus espaços nos jornais a mulheres para que elas se expressassem nas mais diversas áreas de conhecimento. E agora? Será que daqui a uns dois anos alguém vai lembrar de novo da desigualdade e dar o quê? Eu terei 137 anos quando nós, mulheres, teremos igualdade de oportunidade, segundo mais um desses estudos malucos.

Valeu. Interessante. Palmas para todos os participantes. Mais palmas. E vaias, muitas vaias para o Deputado Eduardo Cunha, seu Projeto de Lei ridículo e toda a penca de deputados sórdidos que pretendam votar a seu favor. Homens, claro; todos muito religiosos, ciosos da moral e dos costumes. Vamos jogar uma praga boa neles se fizerem isso, daquelas que não haverá remédio azul que resolva. Se houver mulheres que aceitem essa Lei, rogaremos fortes pedidos para que quebrem suas unhas, desfiem sua meias, que a calcinha dê aquela entradinha e elas não possam puxar. Não é sexo e vaidade, não é liberdade com o corpo o que querem acabar?

Claro que já ouvi exageros como o de que começou a "primavera feminista", uma vez que grupos de mulheres têm se posto mais decididas e nas ruas e que finalmente o tema aborto, sua legalização e ou descriminalização está na pauta. É tanta sede que a gente corre ao pote ao menor sinal. O deputado dos olhos perversos e desculpas péssimas acendeu o pavio. Mas falta muito para que seja primavera, embora muitas mártires já tenham sido sacrificadas.

Não foi só essa ráchitágui - eu sei que escreve hashtag, mas abrasileirei - que se espalhou nos últimos dias; essa foi só a mais intelectual, palatável aos grandes senhores. Teve a #MeuPrimeiroAssedio que acendeu a memória de milhares de mulheres sobre episódios de nossa meninice brejeira natural que sempre teve algum abusado por perto. Li muitas histórias, algumas até me lembraram como foi a minha própria vez; é uma vez que marca a memória como ferro em brasa, com seus sons, cores e cheiros que voltam durante toda a vida. Ótimo ouvir a expressão, a expulsão desse demônio. Teve ainda a #ChegaDeFiuFiu, em prol de mais respeito com as mulheres nos espaços públicos.

Ando feliz demais vendo na boca-do-povo a questão da libertação feminina pela qual me bato há tantas décadas. Feminista, ainda sinto que há um peso na palavra, mas pouco importa isso agora. Mulheres estão se dando as mãos novamente e saindo em busca de seus direitos e de sua dignidade. Vamos apitar publicamente contra o assédio sexual no transporte, no trabalho, contra a violência doméstica e a falta de amparo na saúde.

Talvez consigamos avançar mais alguns passos e que eles sejam largos e fortes o suficiente para chutarmos para bem longe o retrocesso, o atraso e o conservadorismo. Nós, mulheres, sabemos cruzar as pernas, mas também sabemos bem como nos defender com elas.

Vamos tentar fazer tudo sem isolamento, sem divisão, para que seja ainda mais completa a faxina e a reforma que buscamos.

#AgoraSomosTodosNós. #ForaCunha. E fora todos esses e essas que deixaram esses piolhos se criarem em nosso solo.

São Paulo. 2015.








* MARLI GONÇALVES, JORNALISTA - Por mais colunistas mulheres na mídia. 
** Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.com. Estou no Facebook. E no Twittere-mails: marli@brickmann.com.br e marligo@uol.com.br.