terça-feira, 15 de dezembro de 2015

HONDA RACING BRASIL CELEBRA TEMPORADA 2015 COM RECORDE DE 47 TÍTULOS.


Um ano para ficar na história. A temporada 2015 terminou repleta de conquistas e recorde para a Honda Racing Brasil. Foram 47 títulos, dez a mais que em 2014, vindos de todas as modalidades: rali, motocross, motovelocidade e enduro. Para comemorar esse feito, uma confraternização reuniu nesta segunda-feira (14), em São Paulo, pilotos, equipes, imprensa, patrocinadores, promotores de eventos e representantes da empresa.

A Honda contou em 2015 com mais de 40 pilotos, entre oficiais, com Equipe Honda Mobil, e patrocinados: no motocross, com a Ipiranga IMS Levorin, Escuderia X e Dunas Team; no enduro, com a Zanol Team e Motofield; além da Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros, Center Moto Racing Team e GST Honda Mobil Super Moto, na motovelocidade.

Entre os destaques estão o hexacampeonato de Jean Azevedo, da Equipe Honda Mobil, na categoria motos do Rally dos Sertões e do nono título do Brasileiro de Rally Cross Country, com a CRF 450X. O francês Adrien Metge e o novato Tunico Maciel também fizeram bonito na temporada. O próximo desafio será o Rally Dakar 2016, que acontece de 3 a 16 de janeiro, na Argentina e Bolívia. Integrante da Honda South America Rally Team, Jean, único brasileiro nas motos, participa da competição pela 18ª vez, ao lado de Adrien, que fará sua estreia no principal rali do planeta, e de mais dois pilotos argentinos: Javier Pizzolito e Kevin Benavides. Todos utilizarão a CRF 450 Rally.

No motocross, Hector Assunção, da Equipe Honda Mobil, fez a tríplice coroa na MX2, com a CRF 250R, ao faturar o tricampeonato no Brasileiro de Motocross, a Superliga Brasil de Motocross e o Arena Cross. Outro piloto que mostrou muita garra e determinação foi Paulo Alberto, tricampeão do Arena Cross. Com os títulos invictos em 2013 e 2014 na MX2, o português subiu neste ano para a categoria Pró e já levou o título com a CRF 450R. Também no Brasileiro de Motocross, vitórias para a Honda com Stefany Serrão, da IMS, na MXF; Leonardo Almeida, da Dunas Team, na Júnior, e Duda Parise, da Escuderia X, na MX3.

Mais um ano de muitas conquistas para a Honda no enduro. Janaína Souza, da Motofield, faturou quatro títulos em 2015 na categoria feminina: Brasileiro de Enduro FIM, Copa EFX Brasil, CACC e Enduro da Independência. Adrien Metge, da Equipe Honda Mobil, foi campeão na geral e da categoria E1 na Copa EFX Brasil, com Dário Júlio, também piloto oficial Honda, na Over 35. Bons resultados também com a Zanol Team, que trouxe títulos na Copa EFX Brasil, com Vinicius Silva, na Júnior, e Bruno Martins, na E4/Nacional, além de ser considerada a melhor equipe da competição.

A motovelocidade também trouxe títulos para a Honda em 2015. No SuperBike Brasil, Diego Faustino conquistou o bicampeonato na principal categoria, o primeiro pela Honda e com a CBR 1000RR Fireblade. Na Moto 1000 GP, o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, Eric Granado, da GST Honda Mobil Super Moto, foi campeão invicto da categoria GP 600 e Brian David, da Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros, levou a melhor na GPR 250. A Center Moto Racing Team garantiu o troféu de melhor equipe da temporada.

Títulos Honda Racing Brasil 2015

Rally dos Sertões
1 – Jean Azevedo (Equipe Honda Mobil) – Geral Motos
2 – Jean Azevedo (Equipe Honda Mobil) – Categoria Super Production
3 – Adrien Metge (Equipe Honda Mobil) – Categoria Production Aberta
4 – Tunico Maciel (Equipe Honda Mobil) – Categoria Marathon

Superliga Brasil de Motocross
5 – Roman Jelen (Ipiranga IMS Levorin) – Categoria MX3

Campeonato Brasileiro de Motocross
6 – Hector Assunção (Equipe Honda Mobil) – Categoria MX2
7 – Duda Parise (Escuderia X) – MX3
8 – Stefany Serrão (IMS) – Categoria MXF
9 – Leonardo Almeida (Dunas Team) – Categoria Júnior

Enduro da Independência
10 – Janaína Souza (Motofield) – Categoria Feminina

Moto 1000 GP
11 – Eric Granado (GST Honda Mobil Super Moto) – Categoria GP 600
12 – Brian David (Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros) – Categoria GPR 250
13 – Center Moto Racing Team – Melhor equipe

Copa EFX Brasil
14 – Adrien Metge (Equipe Honda Mobil) – Geral
15 – Adrien Metge (Equipe Honda Mobil) – Categoria E1
16 – Janaína Souza (Motofield) – Categoria Feminina
17 – Vinicius Silva (Zanol Team) – Categoria Júnior
18 – Bruno Martins (Zanol Team) – Categoria E4/Nacional
19 – Dário Júlio (Equipe Honda Mobil) – Categoria Over 35
20 – Evandro Bozetti (Motofield) – Categoria Over 45
21 – Zanol Team – Melhor equipe

Campeonato Brasileiro de Enduro FIM
22 – Michel Cechet (Zanol Team) – Categoria Over 35
23 – Bruno Martins (Zanol Team) – Categoria E4/Nacional
24 – Janaína Souza (Motofield) – Categoria Feminina
25 – Evandro Bozetti (Motofield) – Categoria Over 45

Campeonato Latino-Americano de Motocross
26 – Jetro Salazar (Escuderia X) – Categoria MX1

Campeonato Goiano de Motocross
27 – Wellington Garcia (Equipe Honda Mobil) – Categoria MX1
28 – Wellington Garcia (Equipe Honda Mobil) – Categoria MX2

Copa Brasil de Motocross
29 – Hector Assunção (Equipe Honda Mobil) – Categoria MX2
30 – Roman Jelen (Ipiranga IMS Levorin) – Categoria MX3

Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country
31 – Jean Azevedo (Equipe Honda Mobil) – Geral
32 – Jean Azevedo (Equipe Honda Mobil) – Categoria Super Production
33 – Adrien Metge (Equipe Honda Mobil) – Categoria Production Aberta
34 – Tunico Maciel (Equipe Honda Mobil) – Categoria Marathon

Campeonato Brasil Nordeste de Motocross
35 – Rodrigo Lama (Escuderia X) – Categoria MX1
36 – Rodrigo Lama (Escuderia X) – Categoria MX2

Campeonato Mineiro de Enduro FIM
37 – Vinícius Silva (Zanol Team) – Categoria Júnior

CACC (Enduro Cross-Country)
38 – Janaína Souza (Motofield) – Categoria XC-F
39 – Renan Bueno (Motofield) – Categoria XC-1

Arena Velocross
40 – Rafael Faria (Ipiranga IMS Levorin) – VX1
41 – Leonardo de Souza (Escuderia X) – VX2

Arena Cross
42 – Paulo Alberto (Equipe Honda Mobil) – Categoria Pró
43 – Hector Assunção (Equipe Honda Mobil) – Categoria MX2

GP6H Endurance Cross Country
44 – Ronald Santi e Júlio Zavatti Bissinho (Motofield) – Geral
45 – Ronald Santi e Júlio Zavatti Bissinho (Motofield) – Categoria Super Production
46 – Tainá Aguiar (Motofield) – Categoria Feminina

SuperBike Brasil
47 – Diego Faustino (Equipe Honda Mobil) – Categoria SuperBike Pro

Foto: Caio Mattos/VIPCOMM

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segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

MOTOR BOXER 2.0 TURBO DIT DO SUBARU WRX É ELEITO “10 BEST ENGINES” PELA SEGUNDA VEZ.

O motor Boxer “FA20” 2.0 litros turbo, de quatro cilindros horizontais contrapostos e injeção direta de combustível (tecnologia “DIT”), que equipa o sedan esportivo Subaru WRX, importado com exclusividade pela CAOA para o Brasil, foi eleito, pela segunda vez consecutiva, como um dos vencedores do prêmio “10 Best Engines”, concedido pelo conceituado jornal norte-americano WardsAuto, especializado no setor automotivo.


Essa é a quinta vez que a Subaru conquista o prestigioso prêmio “10 Best Engines”, do WardsAuto. Os dois primeiros foram em 2004 e 2010, com o motor Boxer, quatro cilindros, 2.5 litros, turbo (batizado de “EJ25”). O terceiro, em 2013, para o motor Boxer 2.0 litros, turbo, quatro cilindros (“FA 20”). E, o quarto prêmio foi concedido ao propulsor Boxer “FA20”, quatro cilindros horizontais, turbo, com 2.0 litros e injeção direta “DIT”.

A exemplo do modelo sedan esportivo Subaru WRX com tração integral, o motor Boxer “FA 20”, 2.0 litros, turbo, com injeção direta de combustível “DIT”, é um ícone de performance. Ele proporciona a potência máxima de 270 cv a 5.600 rpm, com uma ampla curva de torque, que atinge o seu ápice de 35,7 kgfm entre 2.400 e 5.200 rpm, ao mesmo tempo que oferece baixo nível de consumo de combustível.

Para concorrer ao prêmio “10 Best Engines”, do jornal especializado WardsAuto, o motor ou conjunto propulsor deve ser totalmente novo ou ter passado por um significativo trabalho de reengenharia, além de ser oferecido no mercado norte-americano em veículos de até US$ 61 mil.

Na edição deste ano, o júri, composto pelos editores do WardsAuto, avaliou 31 motorizações, analisando criteriosamente atributos como: potência, torque, economia de gasolina, níveis de emissão de ruídos e vibrações, entre outros.

Subaru WRX


Um verdadeiro esportivo que oferece conforto e amplo espaço interno no dia a dia dos grandes centros urbanos, mas que revela, aos comandos do motorista, a sua real vocação para a dirigibilidade e desempenho. Essa é uma das principais características sedan esportivo Subaru WRX, lançado neste ano no Brasil e importado com exclusividade pela CAOA.

Referência mundial em termos de desempenho, o WRX combina, de maneira harmônica, o design esportivo e um potente conjunto mecânico. O motor Boxer 2.0 litros, turbo e com injeção direta de combustível “DIT”, que contribui para o baixo centro de gravidade, aumentando a estabilidade e auxiliando para uma condução mais esportiva e segura, trabalha em conjunto com o sistema de tração integral Symmetrical All-Wheel Drive e o câmbio automático Sport Lineartronic, que proporciona uma troca suave de marchas, mantendo sempre o propulsor na rotação ideal, levando em conta a carga do motor e as condições de rodagem, além de se adaptar ao tipo de condução do motorista.

Subaru WRX é vendido em versão única de acabamento e conta com uma ampla lista de equipamentos de série, que inclui: teto solar elétrico, faróis de xenônio e assinatura em LED com lavador de farol, rodas esportivas de liga leve aro 18”, dupla saída de escapamento com ponteiras esportivas, revestimento dos bancos em couro com duas opções de cor, ar-condicionado dual zone, sistema keyless de abertura, travamento das portas e partida do motor, câmera para auxílio em marcha à ré, controle eletrônico de velocidade com comandos no volante, pedaleiras esportivas com acabamento em alumínio, rádio multifunção com tela touch screen, sistema de áudio Harman/Kardon® com entrada USB/Bluetooth® para dispositivos eletrônicos externos e detalhes de acabamento em carbono. 

SUBARU
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VOLKSWAGEN DO BRASIL RENOVA INCENTIVO AO HOSPITAL PEQUENO PRÍNCIPE.

Maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil, Pequeno Príncipe tem foco em casos de alta e média complexidade, em 32 especialidades médicas.

Hospital foi um dos pioneiros a implantar conceito de atendimento humanizado, que inclui acompanhamento educacional, psicológico e atividades culturais.

A Volkswagen do Brasil acaba de renovar o apoio financeiro viabilizado ao Hospital Pequeno Príncipe, por meio da renúncia fiscal. Localizado em Curitiba (PR), é a maior unidade do Brasil exclusivamente pediátrica e referência nacional no atendimento de crianças e adolescentes (0 a 18 anos), com foco em casos de alta e média complexidade, em 32 especialidades médicas, como oncologia pediátrica, cardiologia (inclusive cirurgias em bebês), ortopedia e transplantes. 

Com uma história de 96 anos dedicados à saúde, a instituição também conta com o Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, cujos estudos também são beneficiados pelo apoio da Volkswagen do Brasil, e as Faculdades Pequeno Príncipe, uma instituição filantrópica. Dessa forma, o Complexo Pequeno Príncipe alia a promoção da saúde, a formação de novos profissionais e o desenvolvimento de métodos que contribuam para a diminuição da mortalidade infantojuvenil.

A Volkswagen do Brasil – que tem uma de suas quatro fábricas em São José dos Pinhais (PR) – mantém esse investimento desde 2009 e é considerada uma das principais parceiras do Hospital Pequeno Príncipe, que foi um dos pioneiros a implementar o conceito de atendimento humanizado, oferecendo também aos pacientes e familiares acompanhamento educacional, psicológico, além de atividades culturais variadas, como pintura e desenho.


“A Volkswagen do Brasil apoia o Hospital Pequeno Príncipe, pois reconhece a importância desse trabalho que ajuda a salvar vidas de crianças e adolescentes. Ao patrocinar a instituição, nossa empresa reafirma seu compromisso com a comunidade e o desenvolvimento sustentável do País”, afirma o diretor de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen do Brasil, André Senador.

O apoio ao Hospital Pequeno Príncipe faz parte de um pacote maior de patrocínios da Volkswagen do Brasil, que envolve diversos projetos no País. Entre eles estão iniciativas nas áreas cultural, esportiva, educacional, de entretenimento, desenvolvimento social, preservação ecológica, outros projetos de saúde etc.

“Nós agradecemos muito a contribuição e a confiança da Volkswagen do Brasil em nossa instituição. São seis anos de parceria por meio do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) com investimentos nos nossos diferentes programas que, somados a outros investidores, contribuem para a atualização de equipamentos, aquisição de medicamentos não subsidiados pelo SUS, financiamento para a formação de novos profissionais de saúde e apoio para os familiares que acompanham os pacientes. Temos a capacidade de multiplicar cada real que é investido aqui. Estamos fazendo a diferença juntos e juntos podemos fazer mais”, disse a diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

Sobre o Hospital Pequeno Príncipe


O Hospital Pequeno Príncipe destina cerca de 70% de sua capacidade para o Sistema Único de Saúde (SUS). Com um corpo clínico composto por aproximadamente 300 médicos, o hospital conta com 390 leitos, sendo 62 deles de UTI (pediátrica, neonatal e cirúrgica). Em 2014, o hospital realizou aproximadamente 314 mil atendimentos ambulatoriais, mais de 24 mil internações, 19 mil cirurgias e 565 mil exames.

Na última década, realizou mais de 400 transplantes de órgãos, sendo que no transplante de rins se equipara aos melhores do mundo em sobrevida dos pacientes. Mais de 1.500 médicos pediatras, anestesistas, ortopedistas e cirurgiões pediátricos de todo o País já complementaram sua formação e especialização em estágios e residências médicas no Hospital Pequeno Príncipe.

Faculdades Pequeno Príncipe


Inicialmente concentradas no Hospital, as ações educacionais do Complexo Pequeno Príncipe foram expandidas, culminando, em 2003, com a criação das Faculdades Pequeno Príncipe. As faculdades oferecem os cursos de graduação em Enfermagem, Psicologia, Biomedicina, Farmácia e Medicina, especializações e cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe

O Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe foi inaugurado em 2006 e tem como padrinho o ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, que também é “Embaixador da Volkswagen”.


A unidade desenvolve pesquisas para descobrir métodos de diagnóstico e cura para doenças complexas da infância e da adolescência. Desenvolve 80 estudos, em sete linhas de pesquisa. Conta com 17 pesquisadores e, em 2014, foram registradas 29 artigos científicos. Mantém parcerias com 56 instituições do Brasil e do exterior.

O Complexo Pequeno Príncipe é uma organização não governamental mantida pela Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, entidade sem fins lucrativos que reinveste nas atividades de saúde, ensino e pesquisa todo o resultado obtido. O Hospital Pequeno Príncipe está localizado na rua Desembargador Motta, 1070, Curitiba (PR). Mais informações no site: www.pequenoprincipe.org.br.
   
Volkswagen do Brasil
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domingo, 13 de dezembro de 2015

HONDA TERMINA SUPERBIKE BRASIL 2015 NAS TRÊS PRIMEIRAS POSIÇÕES.

A temporada 2015 do SuperBike Brasil chegou ao fim neste domingo (13), no Autódromo de Cascavel (PR), com o trio da Honda nas três primeiras colocações na classificação final da principal categoria do campeonato, com a CBR 1000RR Fireblade. 


Piloto de Londrina (PR), Diego Faustino conquistou o bicampeonato da competição (2012 e 2015), sendo o primeiro título pela Equipe Honda Mobil de Motovelocidade. José Luiz Cachorrão, paulista de Indaiatuba, manteve a regularidade durante todas etapas e ficou em segundo. Já o gaúcho Maico Teixeira, deixou a disputa da última corrida do ano e finalizou na terceira colocação. Devido à chuva e por questões de segurança, a segunda bateria da SuperBike Pro foi cancelada.

“Essa temporada foi resumida em trabalho. A equipe foi ótima e fizemos por merecer. É um sonho ser piloto Honda e logo na minha estreia pude trazer esse título. Obrigado a toda equipe, que me acolheu muito bem. Esse campeonato é nosso!”, destaca Diego, que ganhou o presente de aniversário antecipado, já que completa 26 anos nesta segunda-feira (14).

Diego Faustino

Pole position, Diego estava focado na busca pelo campeonato, independentemente do resultado da corrida. Assim, logo no início da bateria, Danilo Lewis pulou para a ponta. Maico Teixeira, que saiu na terceira posição do grid, não teve boa largada e caiu para quinto. Mas o gaúcho mostrou porque é bicampeão do SuperBike e recuperou as posições em uma ultrapassagem praticamente dupla em cima do argentino Sebastian Martinez e Fernando Guerra. Porém, com problemas na moto, Maico deixou a prova. Danilo, que vinha na liderança, também parou a cinco voltas do final. Com isso, a vitória caiu no colo de Diego que garantiu a conquista do título. José Luiz Cachorrão, também da Equipe Honda Mobil, chegou na quarta colocação.

Copa Honda CBR 500R


Com uma disputa de tirar o fôlego, o campeão da Copa Honda CBR 500R foi decidido na linha de chegada. Lucas Dezeró, de 23 anos, faturou o título da temporada 2015 ao vencer duelo eletrizante com Leonardo Tamburro, pela segunda posição, que foi apimentado com a pista molhada por causa da chuva.

Com a pole position, Dezeró começou a comida com o mesmo número de pontos de Tamburro, que fez ótima largada e foi para a primeira colocação. Ainda na volta inicial, Davi Gomide ultrapassou Tamburro e assumiu a liderança para conquistar sua primeira vitória com a CBR 500R.

Com isso, o foco da corrida ficou no embate entre Tamburro e Dezeró. Praticamente colados, a decisão foi por 11 milésimos de segundo, lado a lado na linha de chegada. Melhor para Dezeró, que ficou com a segunda posição e levou o campeonato.

“Essa conquista é de toda a minha equipe. Trabalhei o fim de semana para fazer o meu melhor. Também estudei bastante as corridas passadas para definir a melhor estratégia. Deu tudo certo e estou muito feliz com o título”, conta Dezeró.

Honda Junior Cup


O duelo pelo vice-campeonato da Honda Junior Cup marcou a última etapa do ano da categoria-escola para crianças e adolescentes entre 8 e 16 anos do SuperBike Brasil, em Cascavel (PR). Rafael Rigueiro, de 14 anos, e Maria Fernanda Rocha, a Mafê, de 12 anos, protagonizaram uma disputa de gente grande, revezando a liderança da prova durante todas as voltas, com a Honda CG 150 Titan.

Na última volta, Mafê sofreu uma queda, o que deixou o caminho livre para a primeira vitória de Rafael na categoria e também para a conquista do vice-campeonato da Honda Junior Cup. Quem levou o título antecipado foi o piloto de Londrina Gabriel Favero.

“Estou muito feliz com a vitória. Fiz uma ótima etapa, em todos os treinos andei mais rápido e consegui uma boa largada. Foi uma boa corrida e gostaria de parabenizar a Mafê pela disputa”, diz Rafael Rigueiro.

A Equipe Honda Mobil de Motovelocidade tem o patrocínio de Pirelli, Spidi e Shoei.

Classificação final do SuperBike Brasil 2015


SuperBike Pro – Cinco Primeiros
1º Diego Faustino #68 – 627 pontos
2º José Luiz Cachorrão #51 – 598 pontos
3º Maico Teixeira #36 – 584 pontos
4º Bruno Corano #34 – 584 pontos
5º Pablo Nunes #777 – 567 pontos

Resultados 8ª etapa – Cascavel (PR)


Corrida SuperBike (Cinco Primeiros)
1º Diego Faustino #68
2º Sebastian Martinez #69
3º Fernando Guerra #913
4º José Luiz Cachorrão #51
5º Marcelo Skaf #177

Corrida Copa Honda CBR 500R (Cinco Primeiros)
1º Davi Gomide #31
2º Lucas Dezeró #7
3º Leonardo Tamburro #53
4º Weslley Ribeiro #45
5º Sarah Conessa Moura #35

Corrida Honda Junior Cup
1º Rafael Rigueiro #52
2º Leopoldo Manella #53
3º Kevin Fontainha #26
4º  Lincoln Melo #29
5º Maria Fernanda Rocha #22
6º Enzo Garcia #99

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CASA DA MÃE JOANA.
Por Marli Gonçalves.

A NAMORADEIRA NA JANELA.

Epa, opa, epa, opa, que tem alguma coisa meio esquisita nessa história que nos divertiu tanto essa semana, imaginando o José Serra com a cara escorrendo vinho, provavelmente tinto, em sua camisa provavelmente azul, ou provavelmente branca, e aquilo escorrendo em sua calça provavelmente cáqui ou provavelmente cinza - que ele não é de variar. E olho arregalado, surpreso, foi fazer graça e foi desgraçado. 

Tá tudo bem, tudo bom, mas até agora não entendi bem o que foi que tanto ofendeu a ministra Katia Abreu por ter sido chamada de namoradeira. E que história é essa dela explicar seu ato, dizendo que "reagiu à altura de uma mulher que preza a sua honra". "Todas as mulheres conhecem bem o eufemismo da expressão "namoradeira" - escreveu em um dos muitos tuítes que piou no dia seguinte.

Qual é exatamente o eufemismo de namoradeira, Ministra? Desculpe, mas é que, como disse, acho que perdi uma parte da história porque, para mim, dizer que uma moça é namoradeira soa doce, ingênuo, até - se me permite - caipira, coisa de interior. Associo a coisas como encantadora, bonita, atraente, popular, flerte. Nunca associei a coisa ruim. E olha que eu tenho uma cabeça que estou sempre vendo uns pelinhos no ovo. Procurei até no Google, mas os mais de 14 mil resultados, acredita? - foram todos todos sobre a taça de vinho e o quiproquó que abafou até a carta certeira do vice-presidente, outro sucesso da semana.

Não que eu não tenha o que fazer mas fiquei pensando no assunto e queria ter presenciado a cena para sentir o contexto. Vocês já tinham jantado? Ou estavam com fome, e por conseguinte, com muito mau humor? Beber sem comer nada também é um perigo. Outra pergunta importantíssima: tinha música no jantar? Qual era o som ambiente? Por que? Porque se estava alto, a ministra pode ter ouvido o galo cantar verdadeira, dadeira, e sangue quente que é, senhora poderosa e cheia de si como lembro pessoalmente de tê-la visto no Parlamento, primeiro reagiu, depois ouviu. Mas acho que não. Porque parece que o senador Renan Calheiros logo interveio lembrando ao Serra que a ministra, que era viúva, se casou recentemente. 

Eufemismo é usar linguagem substitutiva, sim, uma coisa meio tucana, de falar uma coisa dizendo outra para não ofender, para suavizar o rojão. Três exemplos que achei legais: "Ele virou uma estrelinha." (Em vez de morreu); "Ele subtraiu o celular do idoso no ônibus." (Em vez de dizer que roubou); "Ele vivia de caridade pública." (Para não falar esmolas). Entendeu? Por isso fiquei curiosa sobre o tal eufemismo de namoradeira.

Namoradeira, palavra bonita, foi indigesta, portanto. Mas se eu não achei o tal eufemismo, achei os vários sentidos reais que a palavra tem, as cadeiras e sofás de dois lugares, especiais para namorar sob a vigilância de alguém, e dentro de casa - sua origem há muito tempo; e as lindas bonecas de cerâmica, moças retratadas com olhar romântico, apoiadas em seus braços e cotovelos, que enfeitam janelas e varandas de todo o país. São só cabeça, boca carnuda, lábios pintados, ombros à mostra em vestidos com decotes insinuantes e ao mesmo tempo pudicos. Um dos seus braços fica apoiado; o outro leva a mão ao rosto, como se o segurasse, em sinal de espera do que vai passar por aquela janela.

Imagine tudo o que elas veem. Ou melhor, imagine tudo ao que elas, as namoradeiras, estão assistindo agora em cada recanto onde se encontram recostadas, naquela sempre aparência calma, da espera, de quem não tem pressa. Só podia ser boneca mesmo. Porque as humanas, as mulheres namoradeiras, quando chegam à janela, já o fazem aflitas, inseguras, preocupadas, ou amaldiçoando o atraso no primeiro encontro. 

Quantas de nós nunca se debruçaram, ficaram nas pontas dos pés para ver o amado apontando na porta ou virando a esquina? Até as namoradeiras de muitos, mas que esperam na janela só um deles - o seu homem por toda a vida.

Enfim, tadinhas das namoradeiras que a ministra acabou jogando lama na reputação. Fiquei também preocupada porque descobri que mais gente tem a namoradeira em mau conceito: algumas correntes evangélicas consideram que a boneca da namoradeira é do mal, vivem destruindo as que encontram por a considerarem devassa, representante das prostitutas, que invoca a pomba-gira, entidade protetora da esquerda na umbanda.

Por falar em esquerda, a ruralista Katia Abreu já foi chamada de "Miss Desmatamento", "Rainha da Motosserra", era inimiga número 1 dos sem terra. Mas agora está no Governo Dilma, de quem virou melhor amiga nesse ano para ela cheio de emoções. Tomou posse em janeiro, causou com um vestido verde; casou em fevereiro; em abril soube-se que havia contratado seu cabelereiro e uma dentista para o gabinete; trocou de partido, se juntou ao PMDB, aprendeu todos os eufemismos para explicar que o Governo é uma beleza; jogou vinho no Serra. 

Deixou até de ser namoradeira. Coisa que ela própria disse que era, em uma entrevista dada em 2013, antes do seu príncipe chegar na janela: "Não tive tempo para casar de novo. Mas namorei muito".

Pois é. 

São Paulo, nem parece Natal, 2015.






* Marli Gonçalves é jornalista - Está achando o máximo essa esquizofrenia que abala Brasília, onde ninguém sabe onde amarrar o burro. E onde se falta com a verdade (esse sim, um eufemismo e tanto)
** Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.com. Estou no Facebook. E no Twittere-mails: marli@brickmann.com.br e marligo@uol.com.br. 
*** Visite sempre o "Chumbo Gordo": www.chumbogordo.com.br.

sábado, 12 de dezembro de 2015

VOLKSWAGEN UP! TSI É O CARRO MAIS PREMIADO DO ANO PELA IMPRENSA BRASILEIRA.

Lançado no Brasil em julho, modelo já recebeu 10 prêmios.

Dez prêmios em apenas cinco meses. Desde o seu lançamento, em julho, o Volkswagen up! TSI tornou-se o veículo mais premiado do Brasil em 2015. As mais recentes premiações foram os títulos de “Melhor Compacto 2015” e “Carro Abiauto 2015”, na 17ª edição da eleição organizada pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto), que ocorreu na quinta-feira 10, em São Paulo.

O júri da Abiauto é composto por 60 jornalistas especializados de todo o Brasil e que atuam em diferentes meios de comunicação, como jornais, revistas, sites, rádio e programas de televisão. 

O up! TSI também foi eleito o “Hatch Compacto” no prêmio Compra do Ano 2016 da revista Motorshow. A análise da revista Motorshow incluiu os automóveis e comerciais leves oferecidos no mercado brasileiro com preços até R$ 150 mil. Os veículos foram classificados em 17 categorias diferentes, conforme suas características. A revista avaliou as versões com menor preço de cada modelo.

Compacto revolucionário


O modelo conquistou o título de “Melhor Carro Nacional até R$ 60.990” no prêmio Top Car TV 2015 (que reúne os principais programas de televisão e sites com conteúdo televisivo especializados em automóveis no Brasil).

Além do prêmio Top Car TV 2015, o modelo foi eleito o melhor “Automóvel de Passeio – Motor 1.0”, na primeira edição do prêmio L’Auto Preferita, promovido pelo jornalista Cláudio Carsughi. O júri é formado por 20 jornalistas especializados. 

O compacto Volkswagen também foi eleito “O Lançamento do Ano” pela revista Carro, entre todos os modelos de todas categorias à venda no mercado brasileiro. O júri é formado por 12 jornalistas especializados, sendo 6 da revista Carro (Motorpress Brasil) e outros 6 convidados.

A Volkswagen também foi a marca mais premiada no “Ten Best 2016”, da revista Car and Driver. O júri, formado por jornalistas da revista, após avaliação de 231 modelos do mercado brasileiro, elegeu o move up! TSI como o “Melhor Carro Sustentável” e o speed up! TSI como o “Melhor Hatch”, com grande destaque para o novo motor 1.0 TSI Total Flex.

O up! TSI também foi eleito o "Melhor Carro Compacto" no prêmio “Car Awards Brasil 2016”, promovido pela revista Car Magazine. O modelo foi escolhido pelos jornalistas da revista e pelo voto popular, pela internet. De um total de 71.892 votos, o up! TSI obteve 40% da preferência do público.

Motor consagrado


O novo motor 1.0 TSI Total Flex, que equipa o up! TSI, foi eleito o “Motor do Ano 2016” na 49ª edição da premiação Carro do Ano, promovida pela Revista AutoEsporte, da Editora Globo, que ocorreu nesta quarta-feira (4), em São Paulo.

O júri, composto por 16 jornalistas especializados e engenheiros convidados pela revista, escolheu o novo 1.0 TSI Total Flex o melhor entre os motores de até 2.000 cm³ de cilindrada.

Tecnologia inovadora


O up! TSI foi lançado no Brasil em julho de 2015, trazendo o novo motor 1.0 TSI Total Flex. O modelo chegou para revolucionar o mercado brasileiro em termos de desempenho, economia de combustível e prazer ao dirigir.

Líder em inovação, o novo motor 1.0 TSI Total Flex é o mais avançado da Volkswagen no Brasil e o primeiro motor com injeção direta, turbocompressor e tecnologia flexível produzido no País. Com desempenho sem precedentes, o up! TSI leva apenas 9,1 segundos de 0 a 100 km/h e atinge 184 km/h de velocidade máxima, ambos com etanol (E100).

O up! TSI traz de série em todas as versões ar-condicionado, direção elétrica e vidros e travas elétricos. Também é equipado de série com sistemas ISOFIX® e top-tether para fixação de dispositivos de retenção infantis (cadeirinhas).

Volkswagen do Brasil
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QUARTA EDIÇÃO DO DESAFIO RENAULT EXPERIENCE PREMIA OS MELHORES PROJETOS UNIVERSITÁRIOS.

O Desafio Renault Experience, concurso acadêmico promovido pelo Instituto Renault, encerra sua quarta edição com projetos de universidades de todo o Brasil das áreas de Comunicação, Design, Engenharia e Negócios (Marketing, Administração e cursos afins). 

O objetivo desta edição foi estimular alunos de graduação a contribuírem com ideias criativas e inovadoras sobre projetos de educação para segurança no trânsito.

Ao longo de todo o ano, o Desafio Renault Experience recebeu 239 trabalhos acadêmicos de 403 alunos matriculados em 56 diferentes universidades. Foram inscritos 82 trabalhos em Comunicação, 73 na área de Design, 55 em engenharia e 29 em Negócios. Os três melhores trabalhos em cada categoria e os alunos envolvidos foram convidados a apresentar e defender seus projetos frente à comissão julgadora no Complexo Industrial Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR).

Os alunos de Engenharia apresentaram projetos sobre inovação em itens de segurança nos veículos, enquanto os de Comunicação propuseram campanhas sobre o tema “Educação para Segurança no Trânsito”. Sobre a mesma temática, estudantes das áreas de negócios criaram um plano estratégico para uma montadora. A turma do Design abordou o tema “Veículo Autônomo”, também focado em segurança.

“O Desafio Renault Experience aborda um ponto essencial: a educação. Os projetos ainda se relacionam com motoristas do futuro e estimulam uma mudança de comportamento”, comenta Denise Del Negro, assessora de comunicação do Ministério das Cidades.

Projetos vencedores


Engenharia

O projeto “Sistema de segurança para condução com as mãos”, do aluno Luiz Guilherme Martinho Sampaio Ito (UFPEL – Universidade Federal de Pelotas) foi o grande destaque da categoria. O objetivo é desenvolver um dispositivo de segurança associado à direção do automóvel, com a finalidade de motivar o motorista a manter as duas mãos ao volante pelo maior tempo possível durante o deslocamento do veículo. 

Design

O aluno Gustavo Martins Petito, do Instituto Mauá (SP), se sagrou vitorioso com o projeto “Renault Like”, que propõe um crossover compacto e autônomo que visa levar conforto, conectividade e segurança aos passageiros e, ao mesmo tempo, proporcionar experiências como interação entre outros passageiros de diferentes veículos.

Comunicação

Os alunos Gil Rezende e Gabriella Chafin (ESPM-RJ) conquistaram o primeiro lugar com o projeto “#MELHOR NEM IMAGINAR (Copiloto Renault)”. A ideia é conscientizar os motoristas – especialmente os jovens  sobre os perigos do trânsito com uma linguagem moderna e jovem. O projeto explora ferramentas de Marketing Digital, Publicidade, PR e Mobile. 

Negócios

O melhor projeto de Negócios ficou a cargo de Erick Cardeal dos Santos e Juliana Almeida dos Santos, estudantes da Mackenzie (SP). O projeto “Pit Stop Renault” tem como objetivo criar ações em diversas plataformas para levar o tema segurança no trânsito especialmente para o público adolescente. Entre as ações propostas está a criação da Van School, que frequentaria colégios e formaria alunos do 3º ano do Ensino Médio como “embaixadores em segurança no trânsito”.

Os 1º colocados, por categoria, ganharam uma viagem para Paris com direito a uma visita ao Centro de Engenharia e Design da Renault. Os 2º colocados por categoria (aluno) receberam R$ 5 mil e os 2° colocados por categoria (professor), 01 tablet. Os 3º colocados por categoria (alunos) receberam R$ 2,5 mil por grupo e os 3° colocados por categoria (professores), 01 tablet.

“O Renault Experience estimula a construção de conhecimento e a inteligência coletiva. Os alunos envolvidos no projeto vivem um ambiente de compartilhamento e construção coletiva. O desafio é um aprendizado para a vida”, diz a professora doutora Maria Carolina Garcia, do Centro Universitário Belas Artes (São Paulo).

O Desafio Renault Experience faz parte da estratégia do Instituto Renault de reforçar a sua atuação em temas ligados à segurança e educação no trânsito. Seu lançamento no mês de maio foi uma referência ao movimento “Maio Amarelo” pela segurança no trânsito, e à Década de Segurança da ONU, da qual a Renault é signatária.

Instituto Renault

O Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas para a sustentabilidade socioambiental. Funciona com base em três eixos: Capital Humano, voltado ao Desenvolvimento Social, Educação e Diversidade (onde se enquadra o projeto de geração de renda da Associação Borda Viva); Educação para Segurança no Trânsito, focado na responsabilidade social e do qual faz parte o projeto O Trânsito e Eu, além do Meio Ambiente, eixo que promove a sustentabilidade ambiental.

Os temas Educação e Segurança no Trânsito são prioritários para o Instituto Renault desde a sua criação, há cinco anos. Além do Desafio Renault Experience, dirigido ao público universitário, o Instituto desenvolve outras importantes ações nesta área, como o projeto  “O Trânsito e Eu”,  voltado às crianças de 7 a 11 anos e que já formou cerca de 7.000 crianças. Promove também, em parceria com outras instituições (Sesi / Cifal -Centro Internacional de Formação de Atores Locais, ligado à ONU, e  concessionária Ecovia), o Open Fórum Trânsito e Transformação, para o debater e buscar soluções para as questões de trânsito, além de apoiar a realização do Road Show,  um programa educacional multimídia de segurança viária para o público jovem (16 a 21 anos) desenvolvido e apresentado pela TRAFPOL - IRSA -  International Road Safety Academy , da Espanha, que já percorreu dezenas de países com grande sucesso. No conjunto das suas ações, o Instituto Renault já promoveu e apoiou iniciativas que já beneficiaram mais de 300 mil pessoas.

Imprensa Renault do Brasil.

CNH INDUSTRIAL É UMA DAS “100+ INOVADORAS NO USO DE TI 2015”.

Empresa conquistou o primeiro lugar na categoria “Indústria Automotiva e de Autopeças”; e apareceu também entre as quatro melhores no ranking geral.

Consagrada no mercado pela aplicação dos mais modernos sistemas tecnológicos, presentes em seus produtos, serviços e unidades, a CNH Industrial foi eleita novamente uma das empresas mais inovadoras. No prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI 2015”, promovido pelo IT Mídia, em parceria com a PWC, a empresa conquistou o primeiro lugar na categoria “Indústria Automotiva e de Autopeças” e o quarto, na listagem geral. Dos 214 cases válidos inscritos, 100 foram classificados para a lista geral e 19, os primeiros lugares de cada categoria, receberam troféu.

Para o presidente da CNH Industrial para a América Latina, Vilmar Fistarol, é uma enorme satisfação estar em destaque em mais um importante ranking, como esse. “Estamos fechando o ano com importantes prêmios e esse veio para coroar nossa atuação em 2015. Dentre os nossos investimentos, a inovação é sempre uma prioridade e essa conquista confirma esse compromisso”, disse.

A CNH Industrial foi reconhecida por entender que a inovação é parte importante no desenvolvimento do negócio, bem como pelos projetos e ferramentas que incentivam que todos os funcionários tragam novas ideias. O case apresentado pela empresa foi o Projeto Glass, da marca Iveco, pioneiro na indústria automotiva, implantado nas linhas de produção da fábrica de Sete Lagoas, onde são fabricados veículos comerciais. Desde o ano passado, alguns funcionários da empresa usam o Google Glass como forma de auxílio às suas atividades.

Colaboradora da planta de Sete Lagoas usa o Google Glass na linha de produção.

A busca e o investimento nas tecnologias mais modernas para os negócios são compromissos da CNH Industrial e o Iveco Glass é um exemplo, ressalta o diretor de ICT (Informação, Comunicação e Tecnologia) da CNH Industrial para a América Latina, Ignazio Marchese. "Com a tecnologia, conseguimos promover a agilidade, aumentar a qualidade, evitar falhas de processo e fornecer ao operador um sistema de auxílio instantâneo e altamente interativo, pois eles acessam vídeos em tempo real e tiram suas dúvidas. É um novo e moderno jeito de trabalhar”, explica.

De forma instantânea e interativa, o Google Glass auxilia as atividades dos funcionários da fábrica.

Outro exemplo de tecnologia de ponta são as salas de Videoconferece, implantadas em diferentes unidades da empresa na América Latina, como Buenos Aires, Garín e Córdoba, na Argentina; Curitiba, Nova Lima, São Paulo e Sorocaba, no Brasil. “Há dois anos, a maioria das reuniões são promovidas por Telepresence e isso teve um positivo impacto em termos de custos de viagens, de gastos de tempo com deslocamentos e de agilidade de decisões. Um destaque é que a região foi a que mais implementou essa tecnologia dentre todas as outras no mundo”, disse Marchese.

Além disso, segundo o diretor, neste ano os servidores foram modernizados e todos os aparelhos celulares foram trocados por Smartphones, para possibilitar sistemas tecnológicos que otimizam os custos das ligações. “A inovação também está ligada à sustentabilidade e nossos projetos priorizam isso. Por exemplo, a nossa estratégia inclui também a preocupação ambiental com a redução do uso de energia elétrica no Data Center. Os colaboradores estão bem satisfeitos com os serviços e a diretoria com os resultados”, conclui.

Reconhecimentos


Ao longo do ano, a CNH Industrial contabilizou importantes prêmios no Brasil e na América Latina. No Ranking Inovação Brasil, foi reconhecida como uma das 100 mais inovadoras, conquistando o 5º lugar na categoria Bens de Capital e 30º no ranking geral. Pelo segundo ano consecutivo, a empresa foi eleita uma das “Melhores Empresas para Trabalhar” pela 19ª edição do Guia Você S/A, da Editora Abril. 

E não para por aí. Pela segunda vez consecutiva, a CNH Industrial foi eleita líder do segmento Indústria de Máquinas e Equipamentos Elétricos pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), do mundo e da Europa, além de líder da indústria de Bens de Capital entre 246 empresas, em sete setores.


Agência Ideal
Beatriz Pellegrino
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BRASIL SUL RENOVA FROTA COM ÔNIBUS MARCOPOLO.


A Marcopolo irá fornecer 29 ônibus para o programa de renovação de frota da Brasil Sul Linhas Rodoviárias, de Londrina, um dos principais operadores de transporte do Paraná. Desenvolvidos para atender linhas de médias e longas distâncias, os modelos Paradiso 1600 LD (Low-Driver) e Paradiso 1800 Double Decker (dois pisos) serão utilizados no deslocamento de passageiros nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais da Marcopolo, a renovação de frota permite à operadora oferecer veículos diferenciados e que se destacam pelo conforto, versatilidade e design arrojado e moderno. “A Brasil Sul optou por adquirir 13 unidades do modelo Paradiso 1600 LD e 16 do Paradiso 1800 DD porque oferecem elevado padrão de qualidade, conforto e segurança para os passageiros. Outro critério foi a o menor custo de operação”, destaca o executivo.

As unidades do modelo Paradiso 1800 DD possuem chassi Mercedes-Benz O500 RSD e capacidade para transportar 44 passageiros em poltronas semileito 1060 super soft com descansa-pernas regulável no piso superior e seis poltronas leito no piso inferior. Os veículos têm sistema de áudio e vídeo com monitores de LCD, ar-condicionado, sanitário no piso inferior, geladeira, tomadas de força para celular junto às poltronas, iluminação decorativa no piso inferior e sistema de gravação de imagem com três pontos.

Com capacidade para transportar 44 pessoas em poltronas semileito 1060 super soft com descansa-pernas regulável, o Paradiso 1600 LD foi desenvolvido para ser uma solução versátil e diferenciada para o segmento rodoviário, que alia conforto e amplo espaço para bagagens. O modelo tem chassi Mercedes-Benz O500 RSD e conta com sistemas de ar-condicionado e audiovisual, monitores LCD, vidros colados, toalete, painel de instrumentos com acabamento soft touch e camarote do motorista auxiliar com ambiente cliamtizado.

Foto: Gelson Mello da Costa

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IVECO: NETTBUSS, MAIOR EMPRESA DE TRANSPORTES DA NORUEGA, COMPRA 132 ÔNIBUS IVECO BUS.

A Nettbus, um dos maiores operadores de transporte de passageiros da Escandinávia, região do norte da Europa e que abrange Dinamarca, Suécia e a Noruega, encomendou 132 ônibus Iveco Bus. A negociação aconteceu na cidade de Courtrai, na Bélgica, durante a feira internacional Busworld.


O contrato assinado por Arne Veggelad, CEO da Nettbuss, inclui  a aquisição de 107 ônibus Crossway Line e de 25 Daily Minibus Hi-Matic, com a exclusiva transmissão automática de 8 velocidades. Destes, 112 ônibus entram em circulação entre janeiro e maio de 2016, nas cidades norueguesas de Glåmdalen e Grenland, outros 14 vão para Møre, município onde a empresa venceu recentemente o contrato de transporte público. Os seis ônibus restantes vão se juntar à frota do distrito de Bergen, também na Noruega.

Desde 2014 a Nettbuss vem incorporando os ônibus Crossway Euro 6 da Iveco Bus em sua frota, confirmando os bons resultados em termos de confiabilidade com o índice TCO (sigla em inglês para custo total de propriedade), estimativa financeira projetada para avaliar os custos, diretos e indiretos, relacionados a um investimento importante.

Pertencente à empresa Norwegian State Railways, estatal norueguesa que controla os transportes ferroviários do país, a Nettbuss emprega atualmente mais de 7 mil funcionários e possui uma frota de 3.300 veículos.



Imprensa Iveco
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RENAULT ATINGE NÍVEL DE EXCELÊNCIA ISO 26000 REFERENTE A RESPONSABILIDADE SOCIAL.

A Renault foi classificada com o ISO 26000 - norma internacional de Responsabilidade Social Empresarial -, que estabelece diretrizes sobre responsabilidade social empresarial com ênfase na contribuição para o desenvolvimento sustentável.

Lançada em Genebra (Suíça), em novembro de 2010, a ISO 26000 é a primeira norma internacional de responsabilidade social. Um dos seus principais objetivos é traçar diretrizes para ajudar organizações a implantar e desenvolver políticas baseadas na sustentabilidade. A norma foi construída com participação de diversos setores da sociedade, em todo mundo, e levou 5 anos para publicação do documento final. O Brasil e a Suécia lideraram o grupo de trabalho de elaboração da ISO 26000.

Para ser classificada com a ISO 26000, a Renault se destacou em sete temas centrais, que posteriormente foram avaliados pela organização: Governança Organizacional, que avalia práticas da responsabilidade social à sua forma de atuação cotidiana; Direitos Humanos, com princípios e direitos fundamentais do trabalho; Práticas Trabalhistas, refere-se tanto ao emprego direto quanto ao terceirizado; Meio Ambiente, uma avaliação da proteção do meio ambiente e da biodiversidade, além da restauração de habitats naturais; Práticas Leais de Operação, promoção da responsabilidade social na cadeia de valor e respeito aos direitos de propriedade; Questões dos Consumidores, acesso a serviços essenciais, educação e conscientização, e Envolvimento e Desenvolvimento da Comunidade, referindo-se ao envolvimento da comunidade.

Imprensa Renault do Brasil.