quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

DAF CAMINHÕES BRASIL ANUNCIA NOVO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO DE CONCESSIONÁRIAS.

A DAF, uma das marcas líderes no mercado europeu de caminhões e subsidiária da PACCAR Inc., tem um novo diretor para a área de Desenvolvimento de Concessionárias. Adcley Souza, na companhia desde 2012, assume a função a partir desta semana e passa a se reportar diretamente ao Diretor executivo Comercial, Luis Gambim.



Adcley Souza (foto) é formado e possui mestrado em Engenharia Mecânica pela UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, e cursou MBA em Liderança e Desenvolvimento de Recursos Humanos pela Universidade Positivo, e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Desde o seu ingresso na DAF atuava como Gerente de Desenvolvimento de Concessionárias.

O executivo tem mais de 19 anos de experiência na indústria global de veículos pesados, atuando no suporte técnico, qualidade e desenvolvimento de rede de concessionárias, de serviço e de produto.

Visite: 
BRCOM PUBLIC RELATIONS
Assessoria de Imprensa da DAF Caminhões Brasil
Isadora Climaco
 isadora.climaco@agenciabrcom.com.br
(11) 5594-4308
Fernando Planca
fernando.planca@agenciabrcom.com.br
(11) 5594-1601

VOLKSWAGEN LANÇA PACOTE DE REVISÕES PLANEJADAS, CUJO VALOR PODE SER DILUÍDO NAS PARCELAS DE FINANCIAMENTO DO VEÍCULO.

A Volkswagen do Brasil acaba de lançar o pacote “Revisões Planejadas Volkswagen”, que oferece aos seus clientes o modo mais fácil, eficiente e seguro de manter as revisões do seu veículo em dia. 

O pacote “Revisões Planejadas Volkswagen” oferece aos clientes da marca o modo mais fácil, eficiente e seguro de manter as revisões do seu veículo em dia.

Disponível em toda a Rede de Concessionárias da marca, o pacote “Revisões Planejadas Volkswagen” conta com quatro manutenções preventivas pelo valor de R$ 1.500, que pode ser adquirido no momento da compra de um veículo Volkswagen 0km, com pagamento à vista ou diluído nas parcelas do financiamento por meio do Banco Volkswagen, independentemente da quantidade de meses negociada na concessionária. Desta forma, o cliente paga o preço vigente pelo pacote de manutenções no momento da compra e, em casos de aumentos de preços ou inflação, o valor pago não será corrigido.

O pacote “Revisões Planejadas Volkswagen” está disponível para os modelos up!, Gol, Voyage, Fox, CrossFox, SpaceFox e Saveiro. Todos os itens previstos nas revisões preventivas (Exemplos: óleo do motor, filtro de óleo e filtro de combustível), conforme informado no manual do veículo, além da mão de obra e fluido de freio, são considerados no pacote. Itens de desgaste natural (Exemplos: pastilha de freio, disco de freio, vela de ignição e correias), assim como sua substituição ou serviços adicionais, não estão inclusos, ficando sujeitos à aprovação prévia do orçamento pelo cliente.

Além de proteger o cliente contra a variação de preços e inflação, a Revisão Planejada Volkswagen oferece uma série de benefícios.

Vantagens das Revisões Planejadas Volkswagen 

• Custos previsíveis: O cliente paga as parcelas da manutenção à vista ou com as parcelas do financiamento do veículo e sabe antecipadamente quanto vai desembolsar.

• Planejamento das revisões para manter a garantia: Para manter a garantia de fábrica, o cliente deve fazer as revisões de seu veículo em concessionárias autorizadas durante o período da garantia.

• Valorização do preço de revenda: As manutenções são atreladas ao veículo e não ao proprietário. Portanto, se o cliente revender seu carro antes de realizar todas as revisões do pacote, o próximo proprietário poderá fazê-las, podendo aumentar o valor de revenda do veículo.

• Uso de peças originais Volkswagen: Ao realizar as revisões na Rede de Concessionárias, o cliente terá a garantia de uso das peças originais;

• Lembrete e Agendamento das Revisões: A Central de Atendimento envia SMS e/ou e-mail para o cliente para lembrar da revisão e ele retorna o contato para realizar o agendamento.

Manter as revisões do automóvel em dia só traz vantagens ao cliente, tais como: aumento da vida útil do veículo e da segurança do condutor no trânsito, redução de custos com manutenção, geração de economia de combustível,melhor negociação no momento de revenda do automóvel, entre outros benefícios.

Volkswagen#vale


A Volkswagen sabe que o melhor é não correr riscos ao investir e respeita o dinheiro do brasileiro. Por isso, a marca lançou em julho a campanha “volkswagen#vale”, que reforça a tecnologia, a qualidade, a segurança e o melhor custo-benefício dos carros que a empresa fabrica. A campanha integrada destaca que é importante o cliente fazer o seu dinheiro valer mais investindo em carros que tenham motores eficientes, com três anos de garantia total, baixo custo de manutenção, ótimo valor de revenda e com a maior rede de concessionárias do País, como os veículos da marca Volkswagen.

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Renato Acciarto | Tel 11 4347-5060 | renato.acciarto@volkswagen.com.br 
Andrea Cipriano | Tel 11 4347-2827 | andrea.cipriano@volkswagen.com.br

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

HONDA É ELEITA A EMPRESA QUE MAIS RESPEITA O CONSUMIDOR.

Fabricante foi a melhor avaliada da categoria Carros Nacionais.


Mais uma vez, a Honda foi a vencedora da pesquisa As Empresas que mais Respeitam o Consumidor, realizada pela revista Consumidor Moderno em parceria com a Shopper Experience. O anúncio aconteceu nesta terça-feira, 15 de dezembro, em cerimônia de reconhecimento às marcas que foram destaque na avaliação dos clientes.

Para saber quais são as empresas que mais respeitam o consumidor, o estudo ouviu 1.470 pessoas de 8 regiões do País em 46 categorias diferentes. Ente os principais atributos analisados estão os produtos e serviços de boa qualidade e funcionários solícitos, disponíveis e gentis no contato com o público.

Sobre o grupo Honda no Brasil


Presente no País desde 1971, quando começou a importar, e em seguida a produzir motocicletas em Manaus (AM), a Moto Honda da Amazônia Ltda. é atualmente a maior fabricante de motos do Brasil, com mais de 20 milhões de unidades produzidas.

Desde 2001, a empresa produz, também em Manaus, modelos de motores estacionários, além de comercializar geradores, motobombas, roçadeiras e pulverizadores costais   de outras unidades da marca no mundo. Um ano depois iniciou a fabricação de quadriciclos na unidade. Em 1992, com a criação da Honda Automóveis do Brasil Ltda., a empresa entrou no competitivo mercado automobilístico brasileiro por meio de importações e, a partir de 1997, com a produção nacional de automóveis no município de Sumaré (SP). 

Em 2013, anunciou sua segunda planta de automóveis, em Itirapina, interior de São Paulo. Em uma iniciativa inédita no segmento automotivo no País, a empresa iniciou, no mesmo ano, a construção do seu primeiro parque eólico na cidade de Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, inaugurado em novembro de 2014.  Para administrar as operações do parque, que supre toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, foi criada a Honda Energy do Brasil. No País, também faz parte do grupo a Honda Serviços Financeiros, que reúne o Consórcio Nacional Honda, a corretora Seguros Honda, a Leasing Honda e o Banco Honda. 

Presentes na rede autorizada de todo o Brasil, o serviços oferecidos facilitam o acesso dos clientes aos produtos da marca. Em 2015 a Honda Aircraft Company, subsidiária da Honda Motor Co. anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para a América do Sul, sendo o Brasil o representante regional.

Mais informações no www.honda.com.br e www.facebook.com/HondaBR.

S2Publicom 
Paula Boracini 
paula.boracini@s2publicom.com.br
(11) 3027-0276 
Letícia Sangaletti 
leticia.sangaletti@s2publicom.com.br
(11) 3027-0279
Adriana Sekulic 
adriana.sekulic@s2publicom.com.br
(11) 3027-0269
Fabrizio Leonardo
fabrizio.leonardo@s2publicom.com.br
(11) 3027-0294

RENAULT DO BRASIL INICIA EXPORTAÇÃO DE CABEÇOTES PARA A EUROPA.

A Renault do Brasil começou a exportar para a fábrica de motores de Douvrin, na França, os cabeçotes do motor 1,2 litro, da mesma família do 1,0 litro à venda no Brasil. 


Este é um dos maiores projetos de exportação de peças da CMO (Curitiba Motores), uma das três fábricas da Renault que compõe o Complexo Ayrton Senna – as outras duas são a Fábrica de Veículos de Passeio (CVP) e a Fábrica de Veículos Utilitários (CVU). 

Com o novo projeto, a unidade terá um aumento de 100% na demanda de fabricação de cabeçotes. Com isso, a produção de cabeçotes salta de 2.000 unidades por semana para 4.000 unidades por semana. Como consequência, será mantido o terceiro turno da área de usinagem de cabeçotes.

Os motores 1,2 litro D4F equipam os modelos Logan e Sandero, além do Renault Clio europeu. Os motores são produzidos na “Française de Mécanique”, em Douvrin, dentro do acordo de cooperação entre os Grupos Renault e PSA - Peugeot Citroën. A unidade atualmente produz blocos, virabrequins, cabeçotes e outras partes para as duas empresas.

Imprensa Renault do Brasil.

MARCOPOLO FORNECERÁ 63 ÔNIBUS PARA O GABÃO.

A Marcopolo Rio fechou acordo para o fornecimento de 63 ônibus para a Sogatra - Société Gabonaise de Transport -, uma das principais empresas de transporte de passageiros do Gabão. 

Os veículos, 52 unidades dos modelos Senior Midi, 10 do Torino e uma do micro-ônibus Senior, serão utilizados nos segmentos urbano e de turismo. Foto: Gelson Mello da Costa.

Segundo Ricardo Portolan, gerente de exportação da Marcopolo, esta é a segunda venda para a operadora nos últimos dois anos. “Mesmo com a forte presença da Marcopolo no continente africano, somente no ano passado conseguimos fazer a primeira venda de ônibus para o Gabão, 149 unidades do Torino. A África é um mercado estratégico, pois apresenta potencial de crescimento muito grande na utilização do ônibus. O novo acordo demonstra a satisfação do cliente com os nossos produtos e serviços”, comenta o executivo.

O modelo Senior Midi possui capacidade para transportar 30 passageiros sentados em poltronas modelo City, 10.480 mm de comprimento, duas portas dupla folha no lado direito e espaço reservado para portadores de necessidades especiais. Equipado com chassi VW 17.230 EOD Euro III, conta ainda com multiplex no painel e sistema de ar-condicionado Spheros, modelo CC 355.

Ideal para o transporte urbano de passageiros, o Torino tem 13.360 mm de comprimento, conta com duas portas de dupla folha no lado direito, 56 poltronas modelo City, sistema de ar-condicionado Spheros, modelo CC 355, espaço reservado para portadores de necessidades especiais, multiplex no painel e chassis VW 17.230 EOD Euro III.

Com conforto e sofisticação seguindo as tendências de modernidade da Geração 7 de ônibus rodoviários Marcopolo, o Senior Turismo possui 8.795 mm de comprimento, uma porta pantográfica no lado direito e acomoda 16+1 passageiros em poltronas semileito de 1.090mm de largura revestidas de couro. O modelo tem ainda chassis VW 9.150 EOD Euro III, sistema de ar-condicionado Spheros, modelo CC 205, dois monitores de LCD de 15,4” e mesa de jogos instalada na parte traseira do veículo, proporcionando mais lazer, conforto e segurança para os usuários.

A Sograta é uma empresa pública que opera o sistema de transporte de passageiros em Libreville, capital do Gabão. Recentemente a empresa definiu a Marcopolo como seu parceiro estratégico para o fornecimento de novas unidades para a renovação e ampliação de sua frota. 

Secco Consultoria de Comunicação
secco@secco.com.br
11 5641-7407

O DESIGN DE UMA NOVA ERA, FIAT TORO.


Traços dinâmicos e harmônicos circundam todo o carro, conferindo-lhe impressionante musculatura e, ao mesmo tempo, leveza em linhas infinitas. Curvilínea e com luzes horizontais, a traseira traz ao Fiat Toro um ar contemporâneo, urbano e até mesmo fashion. Seu impacto não deixa dúvidas: chega uma nova era, começa uma nova Fiat.

Imprensa Fiat Chrysler Automobiles.

FÉRIAS DE FIM DE ANO: APARELHOS QUE NÃO PODEM FALTAR NO SEU CARRO EM UMA VIAGEM.

Para os fãs de tecnologia, a Pósitron oferece o melhor do entretenimento a bordo.

Com a chegada das férias escolares, nada melhor do que proporcionar aos filhos uma viagem de carro com conforto, segurança e bastante entretenimento à bordo. Para isso, a Pósitron, marca da PST Electronics, sugere alguns produtos ideais para a distração e diversão dos pequenos para enfrentar as longas horas de estrada.

Os produtos são ainda opções para presentear os amigos e familiares em comemoração ao Natal.

SP2310 BT
Com conexão Bluetooth para funções Hands Free e Audio Streaming, o MP3 Player possui entrada USB frontal, leitor de cartão micro SD e entrada auxiliar. O modelo tem garantia de dois anos e preço sugerido de R$189,00.

SP4730 DTV
O DVD Player possui tela LCD de 3”, sintonizador de TV Digital e conexão Bluetooth para as funções Hands Free (atender e realizar chamadas pelo equipamento de som) e Audio Streaming (ouvir playlists do celular sem a necessidade de cabos). O preço sugerido é de R$ 589,00.

SP6320 BT
DVD Player com tela LCD touchscreen de 7”, possui Bluetooth com funções Hands Free, Audio Streaming e Phone Book, com acesso rápido aos contatos da agenda com um simples toque na tela . O modelo conta com conexão USB, Entrada Auxiliar e Leitor Micro-SD. A garantia do equipamento é de dois anos e o preço sugerido é de R$799,00.

Novo canal de vendas

Como outra opção para evitar dores de cabeça no período de férias, a Pósitron apresentou recentemente ao mercado um novo formato de comercialização de rastreamento. O cliente pode agora adquirir o serviço diretamente das gôndolas de lojas e supermercados.

O funcionamento é simples: o cliente compra o Cartão Adesão, paga no caixa e liga para a Pósitron informando o código impresso na parte de trás do produto. Durante o contato, o consumidor agenda a instalação do rastreador, que pode ser realizada onde ele estiver.

PST Electronics / Pósitron
Atendimento à Imprensa
Printer Press Comunicação Corporativa
Lori Moscatelli 
lori.moscatelli@printerpress.com.br
(11) 5582-1624 
Thiago Eid 
thiago.eid@printerpress.com.br
(11) 5582-1625

FÓRMULA TRUCK ENCERRA ANO COM MÉDIA DE MAIS DE 38 MIL PESSOAS.

Categoria se firma a cada ano como a mais popular da América do Sul. Londrina recebeu duas etapas, ambas com mais de 37 mil torcedores nas arquibancadas, Paddock e setor VIP. 


A Fórmula Truck encerrou mais uma temporada mostrando sua força dentro e fora das pistas. Enquanto Leandro Totti levou o seu terceiro título com somente dois pontos de vantagem para Paulo Salustiano, decisão que aconteceu somente na última prova do ano, nas arquibancadas o sucesso também continua. A decisiva etapa de Londrina, cidade do Norte paranaense que recebeu neste ano de 2015 sua segunda prova da mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, teve 37.214 pessoas. Em maio foram 37.920 torcedores londrinenses e da região. Com isso, a recém-encerrada 20ª temporada da Fórmula Truck teve média de 38.817 em cada uma de suas dez corridas.

De acordo com o pré-calendário, divulgado antes da prova decisiva, a Truck volta às pistas em março do ano, que vem em busca de ampliar essa quantidade de público nas pistas, muito superior a todas as outras do continente. A corrida será justamente em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, um Estado que respira automobilismo e cujo torcedor tem gasolina correndo nas veias, o que o torna o mais fanático do Brasil.

Pré-calendário de 2016*

13 de março - Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril - Curitiba (PR)
15 de maio - Campo Grande (MS) ou Brasília (DF)
12 de junho - Goiânia (GO)
10 de julho - Londrina (PR)
7 de agosto - Interlagos (SP)
4 de setembro - Guaporé (RS)
9 de outubro - Cascavel (PR)
6 de novembro - Brasília (DF) ou Campo Grande (MS)
4 de dezembro - Curvelo (MG)
* Sujeito a alterações

Mais informações.
www.formulatruck.com.br.

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Foto: Orlei Silva

Comunicação da Fórmula Truck
Milton Alves 
miltonalves@formulatruck.com.br
13 3299-1144 

PSA PEUGEOT CITROËN ANUNCIA NOVA DIRETORA MUNDIAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS.

A partir de 1º de janeiro de 2016, Virginie de Chassey será a nova Diretora Mundial de Relações Públicas do Grupo PSA Peugeot Citroën. Virginie ficará ligada a Olivier Bourges, Secretário-Geral do Grupo e Membro do Comitê Executivo.

Virginie de Chassey, 47 anos, é formada em História e em Comunicação Social. Ela iniciou sua carreira em 1993, na empresa Pechiney, onde ocupou funções importantes nas áreas de novas mídias e de relações com a imprensa.

Em 2004, ingressou no Grupo PSA na função de Responsável pela Comunicação Corporativa e, em seguida, como Representante da Comunicação na área de Desenvolvimento Sustentável, de 2007 a 2010. Em outubro de 2010, foi nomeada Responsável pelo PSA Excellence System, Gestão da Qualidade de Serviços e dos Sistemas de Informação dentro da Direção de Peças e Serviços do Grupo. 

Desde 2012, Virginie de Chassey é a Responsável pela Comunicação Interna da PSA Peugeot Citroën. Ela ocupará o lugar de Christian Peugeot, eleito em 14 dezembro de 2015 Presidente do Comitê dos Construtores Automotivos Franceses (CCFA). Ele assumirá suas funções em 1º de janeiro de 2016.

Peugeot Citroën do Brasil Automóveis
Comunicação e Imprensa
+55 21 3687-4793 / 4836 / 4902

CONVERSA DE PISTA.
Por Wagner Gonzalez*

NA STOCK CAR, FIM DE FESTA E NOVA FRENTE.

                                                                                                                                        Foto: DBairros

Temporada da Stock Car termina com novo campeão e equipes se organizando para dialogar com promotor e construtor da categoria. Carlos Col foi contratado para comandar a Abesc, a Associação Brasileira das Equipes de Stock Car.

Os custos sempre crescentes de manter uma estrutura de competição são o maior problema para um chefe de equipe que quer o melhor para o seu time; igualmente, a falta de união entre os líderes da categoria de profissionais igualmente é o maior obstáculo para que todos acelerem na mesma direção e contribuam para que o circo fique mais forte e coeso. no final da temporada de 2015, uma negociação iniciada há três meses e até agora um segredo guardado quase sob sete chaves pode mudar essa situação: as 17 escuderias que compõem o grid da Stock Car contrataram ninguém menos que Carlos Col para cuidar dos seus interesses junto à Time 4 Fun — a promotora  da categoria —, e aos principais fornecedores, leia-se JL e Pirelli. Col é o principal executivo da Abesc, a Associação Brasileira das Equipes de Stock Car.

Carlos Col: volta a Stock Car, agora como representante das equipes. Foto: Carros e Corridas.

Col foi campeão da extinta classe B da Stock e posteriormente assumiu o papel de líder da categoria, na qual foi o agente que a consolidou como a mais importante do país. Após longos anos à frente do projeto ele decidiu reestruturar sua carreira profissional e preparou um sucessor, Maurício Slaviero, para seu lugar. “Há três anos eu vendi a Vicar para a Time 4 Fun e me afastei do negócio, mas me senti moralmente obrigado a aceitar um pedido pelos 17 chefes de equipe da Stock para desenvolver um trabalho focado na saúde e na longevidade dessas equipes, algo muito importante em épocas como a de hoje”, explica o líder da Abesc com seu conhecido falar pausado e a famosa voz grave.

Mesma direção: todos os chefes de equipes foram buscar Col. Foto: T4F/Fabio Davini.

A negociação começou em meados de setembro e o acordo foi firmado um mês depois, decisão que trouxe benefícios imediatos para o belo trabalho do Instituto Ingo Hoffmann: os honorários que seriam pagos a Col são creditados diretamente na conta dessa entidade, que dá apoio a famílias cujos filhos pequenos vão fazer tratamento de câncer em Campinas.

Se isso aumenta o conforto de gente que passa por dificuldades e precisa de apoio, o trabalho de Col causou um impacto inverso junto à Time 4 Fun e aos principais fornecedores da categoria. “Algo normal quando se mexe na zona de conforto das pessoas”, explica o empresário que hoje tem negócios nos ramos imobiliários e da construção civil. Há indícios de que as primeiras reuniões com os dois outros pilares da categoria — promotor e fornecedores —, foram tensas. Col comenta que “isso era esperado, pois ninguém estava a par dos nossos propósitos e da nossa disposição de somar. Mas consegui fazê-los ver que miro na saúde da categoria e com isso essa resistência foi vencida.”

Andreas Mattheis: a idéia é somar e não combater. Foto: T4F/Fabio Davini.

Andreas Mattheis, um dos líderes para a criação da Abesc e do movimento pela contratação de Col explica que “a nossa ideia é somar, não combater, queremos trabalhar ao lado e proativamente com o sistema”. O ex-piloto e líder de algumas das principais equipes da Stock Car descarta também que as equipes estariam visando assumir o controle da categoria em função de suposto interesse da Time 4 Fun em encerrar seu departamento voltado para o automobilismo.

Col endossa as palavras de Mattheis e diz não ter “informação ou indícios de que possa haver essa descontinuidade, portanto considero essa chance remota.” O que não é remoto é o seu trabalho: ontem (segunda, 14), ele passou o dia em São Paulo conversando com os chefes de equipe e patrocinadores explicando alguns pontos do seu plano de trabalho que será focado em duas áreas: a relação custo-benefício entre as equipes e os fornecedores e a reestruturação tributária entre patrocinadores e escuderias. Além disso, ele quer fazer um trabalho de fidelização entre equipes e patrocinadores. “Chega de ficar só reclamando, quem sabe possamos trabalhar juntos e somar”.

Marcos Gomes campeão

Marcos Gomes: 30 anos, 8 temporadas, primeiro título e muita emoção. Foto T4F/Fernanda Freixos.

Mesmo sem marcar pontos na última etapa, disputada domingo, em Interlagos, o paulista de Ribeirão Preto Marcos Gomes garantiu o título de campeão da Stock Car em 2015. O vencedor da prova foi o sorocabano Átila Abreu, que se despediu com autoridade de sua equipe atual, a Mobil: no ano que vem ele substituirá o paraibano Valdeno Brito e fará dupla com Ricardo Zonta (PR) na equipe Shell, uma das três comandadas por Andreas Mattheis. O calendário de 2016 terá novamente 16 etapas, a primeira delas em Curitiba (16 de março) e a prova inaugural do Circuito dos Cristais em Curvelo (MG), dia  20 de novembro. Interlagos recebe duas etapas: a Corrida do Milhão (11/9) e a prova final (11/9).







Wagner Gonzalez é jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIAFale com o Wagner Gonzalez: wagner@beepress.com.br. 

VOLKSWAGEN DO BRASIL INICIA EXPORTAÇÃO DE BLOCOS DE MOTORES PARA A ALEMANHA, PARA EQUIPAR OS MODELOS POLO E UP! NA EUROPA.

ATÉ O FINAL DESTE ANO SERÃO ENVIADOS 46 MIL BLOCOS; EXPORTAÇÃO DEVE SE ESTENDER ATÉ 2016.

Produzido na fábrica de São Carlos (SP), o bloco do motor EA211 1.0l é exportado para a fábrica de Chemnitz, na Alemanha.

Aliando alta tecnologia e qualidade em seus processos produtivos, a Volkswagen do Brasil foi escolhida, dentre todas as operações da marca no mundo, para exportar blocos de motores para a produção de propulsores que equipam os modelos Polo e up! na Europa. Produzidos na fábrica de motores da Volkswagen do Brasil em São Carlos (SP), os blocos são enviados para a fábrica de Chemnitz, na Alemanha.

Inicialmente, a parceria se estenderá até 2016 e engloba a exportação do bloco do motor 1.0l de três cilindros da família EA211, a mais moderna produzida pela fábrica brasileira. Até o final deste ano serão enviados 46 mil blocos de motores. A estimativa é de que, no total, sejam despachadas 90 mil unidades até 2016.

“Desde 2012, a fábrica de São Carlos tem recebido investimentos consistentes, que totalizarão aproximadamente R$ 900 milhões até 2018. Os aportes são destinados especialmente à renovação das linhas de produção, para o desenvolvimento de motores cada vez mais inovadores e eficientes, elevando a competitividade da Volkswagen do Brasil”, diz David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil. “A exportação dos blocos de motores à Alemanha é prova da evolução constante em termos de qualidade e tecnologia em nossos processos produtivos, que colocam a unidade de São Carlos entre as fábricas de motores mais modernas e eficientes do Grupo Volkswagen no mundo”.

“Nossa fábrica conta com tecnologia de ponta e profissionais altamente qualificados para produzir os motores globais da marca, em sintonia com os padrões mundiais da empresa”, destaca Andreas Hemmann, gerente executivo da fábrica de São Carlos.

Produção dos blocos


Altamente tecnológicos, os motores da família EA211 demandam rigorosos padrões de qualidade, que são atendidos pela fábrica de São Carlos. Os blocos e os propulsores completos são fabricados em um prédio totalmente estanque, que utiliza antecâmaras em seus acessos. Um sistema de insuflamento gera pressão positiva, que impede a entrada de resíduos, garantindo assim os altos níveis de limpeza no processo produtivo.

O bloco do motor 1.0l de três cilindros tem como um de seus diferenciais e principal vantagem menor peso, por ser feito em alumínio. Comparado a um motor de mesma cilindrada, mas com quatro cilindros, por exemplo, o EA211 completo é 24 kg mais leve. Assim, a empresa reforça o compromisso com a estratégia de downsizing, que são motores menores e mais eficientes, em sintonia com os motores mais avançados oferecidos na Europa.

O processo de usinagem, responsável por transformar os blocos e cabeçotes brutos de alumínio em peças acabadas, conta com um sistema inovador, que utiliza Mínima Quantidade de Lubrificante, reduzindo em 80 vezes a necessidade de água no processo. Além disso, 100% do cavaco, que é o material retirado durante a usinagem, é destinado à reciclagem.

Volkswagen é a maior exportadora do País.

Além de exportadora de componentes, como é o caso do bloco de motor, a Volkswagen do Brasil também é a maior exportadora de veículos do País, com mais de 3 milhões de unidades enviadas para 147 países.  Nos onze meses de 2015, a empresa apresentou um crescimento de 27% nos embarques, totalizando 107.092 veículos exportados para mais de 10 países.

O modelo mais exportado no período é o Gol, com 47.222 unidades e o maior cliente dos carros brasileiros da marca continua sendo a Argentina, para onde foram embarcadas 57.870 unidades. Outro modelo que faz bastante no mercado externo é o up!, que já soma 21.564 unidades embarcadas para os mercados externos desde 2014, quando foi lançado no Brasil.

Sobre a Fábrica da Volkswagen do Brasil em São Carlos


A fábrica de São Carlos é responsável pela produção dos propulsores das famílias EA111 e EA211 de 1.0l e 1.6l que equipam os modelos Voyage, Saveiro, Saveiro Cross, Fox, CrossFox, SpaceFox, Gol e up!.

Com mais de 9,5 milhões de motores produzidos em seus 19 anos de atividades, a unidade alcançou grandes conquistas que a colocam em destaque entre as fábricas de motores do Grupo Volkswagen, como ter sido a primeira a produzir o motor 1.0l bicombustível do Brasil (2003); a primeira a fabricar o motor 1.0l de três cilindros (2012) e também o propulsor 1.0 TSI (2015). Esse propulsor, inclusive, foi recentemente eleito o “Motor do Ano 2016” na 49ª edição da premiação Carro do Ano, promovida pela Revista AutoEsporte, da Editora Globo, por um júri composto por 16 jornalistas especializados e engenheiros convidados pela revista, sendo o melhor entre os motores de até 2.000 cm³ de cilindrada.

Desde o início de suas atividades, a fábrica passou por diversas etapas de ampliação, tendo sua área construída atual em 87 mil m², um aumento de mais de 200% desde 1996. Com três prédios produtivos: EA111, EA211 e o de Usinagem e Montagem de Cabeçotes, a fábrica possui atualmente seis linhas de montagem de motores, quatro linhas de usinagem de blocos, duas de usinagem de cabeçotes e três de montagem de cabeçotes.   
   
Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Renato Acciarto | Tel 11 4347-5060 | renato.acciarto@volkswagen.com.br 
Andrea Cipriano | Tel 11 4347-2827 | andrea.cipriano@volkswagen.com.br

RALI DAKAR 2016: META DA EQUIPE RENAULT DUSTER DAKAR É CHEGAR ENTRE OS 10 PRIMEIROS.


Em 2016, a Equipe Renault Duster Dakar participa pela quarta vez consecutiva do Rali Dakar com um objetivo ambicioso: melhorar o resultado dos anos anteriores e terminar entre os 10 melhores do mundo. 

No nível dos mais competitivos do mundo, a Equipe Renault Duster Dakar conta com o suporte da Renault Sport Technologies, a divisão esportiva da marca, que traz toda sua experiência e tecnologia em matéria de Rali Cross.

O início da equipe no Rali Dakar aconteceu em 2013, quando a dupla de Mendoza (Argentina) formada por José García e Mauricio Malano terminou em 29º na classificação geral.

Em 2014, depois de se valer da experiência adquirida, a dupla de Emiliano Spataro e Benjamín Lozada conseguiu um resultado histórico com o Duster, terminando em 14° no geral e em 4° na Classe 1, marcando assim a melhor atuação de uma equipe nacional na história do Rali Dakar.

Em 2015, terceira vez consecutiva em que um Renault Duster da equipe conseguiu completar o Rali Dakar, também foram conquistados resultados excepcionais: 
- Melhor equipe argentina da competição.
- Spataro e Lozada foram a segunda melhor dupla argentina do Dakar 2015 (melhorando o 3° posto conquistado entre os representantes nacionais em 2014).
- Duas etapas entre os 3 primeiros, uma etapa entre os 5 primeiros e duas outras entre os 10 primeiros.

A equipe da Renault é formada por duas duplas: Emiliano Spataro e seu navegador Benjamín Lozada, além do piloto francês Christian Lavieille, acompanhado por Jean Michel Polato.

Em 2016, as equipes contarão novamente com o forte apoio e acompanhamento da Renault Sport Technologies, a divisão esportiva da marca, que traz toda sua experiência e tecnologia de última geração em matéria de Rali Cross. 

Para este novo desafio, a Equipe trabalhou bastante em cada um dos veículos, como na diminuição do peso geral, melhorias no chassi e aumento da potência do motor VK-50 V8 da Aliança Renault Nissan, de 387 cavalos. 

Durante os últimos meses, houve um profundo trabalho de treinamento de 30 especialistas, entre mecânicos, técnicos e engenheiros, para preparar os dois Duster que vão representar a Renault. Também foi dado especial destaque ao reforço da logística em todas as etapas da exigente competição. 

Nesta nova edição, o Rali Dakar voltará a passar pela Argentina e Bolívia, apresentando novos desafios para os competidores. 


Para acompanhar esta grande aposta, a Renault lançou também a Série Limitada Renault Duster Dakar. Esta nova edição especial foi desenvolvida com base na versão Dynamique, tendo recebido inúmeros detalhes que conferem ao modelo um visual ainda mais robusto. O modelo conta com o desenvolvimento exclusivo das rodas de 16 polegadas, na cor preto diamantado. Já a parte inferior lateral recebeu faixas com a inscrição "Dakar Spirit", reforçando a estética aventureira. Abaixo dos espelhos retrovisores se encontra o emblema Dakar.

Do lado de dentro, aliado ao conforto e habitabilidade característicos do Duster, foram incluídos detalhes estéticos em perfeita sintonia com o espírito do Dakar. Logo Dakar nos apoios de cabeças dianteiros e no volante, desenho exclusivo nos tapetes, e detalhes coloridos nos painéis das portas e painel de bordo.

Calendário do Rali Dakar 2016


02 de janeiro: Pódio de largada na Cidade de Buenos Aires
03 de janeiro: Buenos Aires - Villa Carlos Paz
04 de janeiro: Villa Carlos Paz – Termas do Rio Hondo
05 de janeiro: Termas do Rio Hondo - Jujuy
06 de janeiro: Jujuy
07 de janeiro: Jujuy - Uyuni
08 de janeiro: Uyuni
09 de janeiro: Uyuni - Salta
10 de janeiro: Dia de descanso em Salta
11 de janeiro: Salta - Belém
12 de janeiro: Belém
13 de janeiro: Belém - La Rioja
14 de janeiro: La Rioja - San Juan
15 de janeiro: San Juan - Villa Carlos Paz
16 de janeiro: Villa Carlos Paz - Rosário

Imprensa Renault do Brasil.

VOLKSWAGEN.

VOLKSWAGEN CONQUISTA SEIS CATEGORIAS NA “COMPRA DO ANO 2016”, PREMIAÇÃO REALIZADA PELA REVISTA MOTORSHOW.

A Volkswagen teve seis modelos considerados “Compra do Ano 2016” pela revista Motorshow, tornando-se a maior vencedora do estudo realizado pela equipe de jornalistas da publicação. Os modelos considerados as melhores opções de compra em seus segmentos foram: up! TSI, Golf 1.4 TSI, Golf GTI, Jetta Highline, CC e Golf Variant – que obteve a maior pontuação entre todos os veículos analisados nesta terceira edição do levantamento.

A análise da revista Motorshow incluiu os automóveis e comerciais leves oferecidos no mercado brasileiro com preços até R$ 200 mil. Foram avaliados 282 veículos, classificados em 17 categorias diferentes. A revista avaliou as versões com menor preço de cada modelo.

O up! TSI foi o vitorioso entre os hatches compactos, destacando-se por seu motor – considerado o melhor “disparado” entre todos de seu segmento, por suas qualidades em desempenho e economia de combustível – e por sua dirigibilidade, além de ter a melhor relação custo-benefício.

Entre os hatches médios o vencedor foi o Golf 1.4 TSI, conquistando o bicampeonato na categoria. 


Foram destacados seu motor, considerado “imbatível na categoria”, o preço das revisões e a baixa desvalorização em um ano, além de sua ótima relação custo-benefício. Com cinco títulos, o Golf é o maior vencedor do Compra do Ano.

Bicampeão na categoria sedãs premium, o Jetta Highline se destacou pelo motor e pela dirigibilidade, considerada uma das melhores da categoria. Também foram destacadas sua lista de equipamentos de série e a baixa desvalorização.

Com a maior pontuação entre os 282 modelos participantes desta edição do levantamento, o Golf Variant venceu a categoria monovolume/station wagon ao obter 775 pontos (em um total de 1.000 possíveis). Para isso, destacaram-se o motor 1.4 TSI de 140 cv, o porta-malas com 605 litros de capacidade, a baixa desvalorização e a extensa lista de equipamentos de série, além de sua dirigibilidade. A vantagem do Golf Variant foi de expressivos 110 pontos sobre o segundo colocado na categoria.

Bicampeão na categoria hatch premium, nesta edição do Compra do Ano o Golf GTI concorreu entre os esportivos – e venceu novamente. De acordo com a revista, “se não bastasse sua ótima dirigibilidade, o que mais impressiona no Golf GTI é sua ínfima desvalorização.”

Valendo-se do motor 2.0 TSI de 211 cv e da extensa lista de equipamentos de série, o CC foi o vencedor na categoria cupê/cabriolet. O modelo, segundo a revista, oferece dirigibilidade “muito boa” e conta com garantia de três anos.

up! TSI é o mais premiado do ano


Dez prêmios em apenas cinco meses. Desde o seu lançamento, em julho, o Volkswagen up! TSI tornou-se o veículo mais premiado do Brasil em 2015. Além de ter sido considerado a Compra do Ano 2016 entre os hatches compactos pela revista Motorshow, o modelo ganhou os títulos de “Melhor Compacto 2015” e “Carro Abiauto 2015”, na 17ª edição da eleição organizada pela Associação Brasileira da Imprensa Automotiva (Abiauto).

O modelo também conquistou o título de “Melhor Carro Nacional até R$ 60.990” no prêmio Top Car TV 2015 (que reúne os principais programas de televisão e sites com conteúdo televisivo especializados em automóveis no Brasil), e eleito o melhor “Automóvel de Passeio – Motor 1.0”, na primeira edição do prêmio L’Auto Preferita, promovido pelo jornalista Cláudio Carsughi. O júri é formado por 20 jornalistas especializados.

O compacto Volkswagen também foi eleito “O Lançamento do Ano” pela revista Carro, entre todos os modelos de todas categorias à venda no mercado brasileiro. O júri é formado por 12 jornalistas especializados, sendo 6 da revista Carro (Motorpress Brasil) e outros 6 convidados.

A Volkswagen também foi a marca mais premiada no “Ten Best 2016”, da revista Car and Driver. O júri, formado por jornalistas da revista, após avaliação de 231 modelos do mercado brasileiro, elegeu o move up! TSI como o “Melhor Carro Sustentável” e o speed up! TSI como o “Melhor Hatch”, com grande destaque para o novo motor 1.0 TSI Total Flex.

O up! TSI ainda foi eleito o "Melhor Carro Compacto" no prêmio “Car Awards Brasil 2016”, promovido pela revista Car Magazine. O modelo foi escolhido pelos jornalistas da revista e pelo voto popular, pela internet. De um total de 71.892 votos, o up! TSI obteve 40% da preferência do público.

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Gilberto dos Santos | Tel 11 4347-3050 | gilberto.santos@volkswagen.com.br
Fabiano Severo | Tel. 11 4347-3339 | fabiano.severo@volkswagen.com.br
Michel Escanhola | Tel. 11 4347-3816 | michel.escanhola@volkswagen.com.br
Luís Felipe Figueiredo | Tel. 11 4347-5053 | luis.figueiredo@volkswagen.com.br