sábado, 19 de dezembro de 2015

DAKAR 2016.

O Rally Dakar 2016 está cada vez mais próximo e os pilotos Jean Azevedo e Adrien Metge, da Honda South America Rally Team (HSA Rally Team), estão na reta final dos treinos preparatórios e condicionamento físico para o maior rali do mundo.


Com a CRF 450 Rally, eles percorrerão mais de 9.000 quilômetros de provas, sendo cerca de 4.000 de trechos cronometrados. O evento, que será realizado entre os dias 2 e 16 de janeiro, terá largada em Buenos Aires e chegada em Rosário, na Argentina. A competição também passará pela Bolívia.

As últimas semanas que antecedem o embarque têm sido bastante agitadas. O brasileiro e o francês foram no início do mês à Argentina para fazer vários treinos e ajustes na moto, como suspensão e motor. Eles também receberam orientações técnicas dos engenheiros da Honda para estarem aptos a solucionarem problemas eletrônicos e mecânicos durante a prova. Depois, fizeram alguns treinos na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e seguem agora em treinamento final na região de São José dos Campos (SP).

Com nove títulos de campeão brasileiro de Rally Cross Country e o hexacampeonato no Rally dos Sertões, Jean Azevedo será o único piloto brasileiro nas motos do Dakar e chega à sua 18ª participação na competição. 

“Estamos com uma boa estrutura e uma moto mais equipada para disputar essa edição. A expectativa é grande para começar a prova logo. No começo, surge aquele frio na barriga antes de saber que desafios vamos enfrentar. Depois de alguns anos, cresce a vontade de saber que resultado vamos alcançar. Teremos grandes altitudes e, com certeza, algumas surpresas em uma rota que é nova, sem muita areia. Enfim, o importante é manter o pensamento positivo e tentar garantir uma boa colocação”, comenta o paulista Jean.

Será a primeira vez do francês Adrien Metge na prova. Correndo há mais de dois anos no Brasil, o piloto se dedica aos treinos e quer fazer bonito. “Estou em um ritmo intenso e pretendo mantê-lo até estarmos próximos ao dia do embarque, para estar com a mesma energia. Meu principal objetivo é terminar a prova e conseguir um bom resultado para a Honda, que me deu essa oportunidade. Meu pai já correu no Dakar com caminhões, meu irmão disputará mais uma vez nas motos e um tio, René Metge, venceu nos carros”, comenta o campeão do Rally dos Sertões e do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country na categoria Production Aberta.

Dário Júlio, chefe de equipe dos pilotos de rali da Honda do Brasil, também vai para o Dakar para ajudar no trabalho da HSA Rally Team. O mineiro de Lavras será o principal canal de comunicação e apoio de Jean e Adrien. “A Honda South America Rally Team já tem um representante geral e eu irei para otimizar a participação dos pilotos daqui na competição. Ajudarei a coordenar os mecânicos, gerenciar as demandas técnicas e administrativas que surgem durante uma prova de 14 dias”, encerra o piloto.

Programação da 38ª edição do Rally Dakar

31/12 e 01/01: Verificações administrativas e técnicas

02/01: Largada promocional Buenos Aires (ARG) – Rosário (ARG)
Motos, Quadriciclos, Carros, Caminhões
Total: 346 Km – Trecho Cronometrado:  11 Km

03/01: Rosário (ARG) – Villa Carlos Paz (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 632 Km – Trecho Cronometrado: 227 Km
Carros e Caminhões – Total: 662 Km – Trecho Cronometrado: 258 Km

04/01: Villa Carlos Paz (ARG) – Hondo Termas de Río (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 786 Km – Trecho Cronometrado: 450 Km
Carros e Caminhões – Total: 858 Km – Trecho Cronometrado: 521 Km

05/01: Termas do Río Hondo (ARG) – Jujuy (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 663 Km – Trecho Cronometrado: 314 Km
Carros e Caminhões – Total: 663 Km – Trecho Cronometrado: 314 Km

06/01: Jujuy (ARG) – Jujuy (ARG)
Motos, Quadriciclos e Carros – Total: 629 Km – Trecho Cronometrado: 429 Km
Caminhões – Total: 619 Km – Trecho Cronometrado: 418 Km

07/01: Jujuy (ARG) – Uyuni (BOL)
Motos e Quadriciclos – Total: 642 Km – Trecho Cronometrado: 327 Km
Carros e Caminhões – Total: 642 Km – Trecho Cronometrado: 327 Km

08/01: Uyuni (BOL) – Uyuni (BOL)
Motos, Quadriciclos e Carros – Total: 723 Km – Trecho Cronometrado: 572 Km
Caminhões – Total: 600 Km – Trecho Cronometrado: 295 Km

09/01: Uyuni (BOL) – Salta (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 793 Km – Trecho Cronometrado: 353 Km
Carros e Caminhões – Total: 793 Km – Trecho Cronometrado: 353 Km

10/01: Dia de descanso em Salta (ARG)

11/01: Salta (ARG) – Belén (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 766 Km – Trecho Cronometrado: 393 Km
Carros e Caminhões – Total: 766 Km – Trecho Cronometrado: 393 Km

12/01: Belén (ARG) – Belén (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 436 Km – Trecho Cronometrado: 285 Km
Carros e Caminhões – Total: 396 Km – Trecho Cronometrado: 285 Km

13/01: Belén (ARG) – La Rioja (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 561 Km – Trecho Cronometrado: 278 Km
Carros e Caminhões – Total: 763 Km – Trecho Cronometrado: 278 Km

14/01: La Rioja (ARG) – San Juan (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 712 Km – Trecho Cronometrado: 431 Km
Carros e Caminhões – Total: 712 Km – Trecho Cronometrado: 431 Km

15/01: San Juan (ARG) – Villa Carlos Paz (ARG)
Motos, Quadriciclos e Carros – Total: 931 Km – Trecho Cronometrado: 481 Km
Caminhões – Total: 866 Km – Trecho Cronometrado: 267 Km

16/01: Villa Carlos Paz (ARG) – Rosário (ARG)
Motos e Quadriciclos – Total: 699 Km – Trecho Cronometrado: 180 Km
Carros e Caminhões – Total: 699 Km – Trecho Cronometrado: 180 Km

Fotos: José Mario Dias/Fotop/VIPCOMM e Marcelo Machado/VIPCOMM.

VIPCOMM
Assessoria de Imprensa Honda Racing Brasil
Ricardo Ribeiro
Carolina Yada
carolina.yada@vipcomm.com.br
(11) 3893-1010

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

O QUE FALTA PARA A PRODUÇÃO DE CARROS ELÉTRICOS NO BRASIL.
Por Ronaldo Mazará Jr.*

Não restam dúvidas quanto aos efeitos benéficos da Resolução 97 da Câmara de Comércio Exterior (Camex) que isenta automóveis elétricos, elétricos-plug-in e movidos a hidrogênio do imposto de importação, cuja alíquota de 35% onerava o custo e os preços em relação aos dos veículos a combustão.

A medida tira uma grande carga dos preços dos veículos elétricos e poderá melhorar a oferta da tecnologia aplicada principalmente ao modelo de propulsão elétrica no Brasil.

É um atrativo a novos investimentos para a produção nacional de veículos de alta eficiência energética, baixo consumo e emissões, que vem muito a calhar. Um exercício rápido de cálculo mostra que o preço de um Toyota Prius poderá baixar de aproximadamente R$ 113.000 para R$ 74.000 e um BMW i3 de aproximadamente R$ 225.000 para R$ 147.000.

Os ventos parecem mesmo soprar a favor. Na mesma semana em que a Camex decidiu pela isenção do Imposto de Importação, a Comissão de Meio Ambiente do Senado aprovou projeto para isenção total do IPI aos elétricos a bateria ou híbridos a etanol produzido no Brasil, que inclui peças importadas e equipamentos de recarga. Parece fantástico se considerarmos que atualmente os híbridos e elétricos são taxados em até 25%, e os nacionais a combustão de 1.0 litro até 2.0 litros em 11%.

O que falta então para encorajar o desenvolvimento da indústria local? Os desafios existem e, particularmente no Brasil, envolvem, por exemplo, a proliferação de postos de recarga e incentivos à geração individual de energia elétrica, como os que já existem em países da Europa e nos Estados Unidos onde se admite a possibilidade do abatimento da energia excedente ao ser devolvida à rede (abatida da próxima conta de luz). Aqui onde há insolação e vento praticamente o ano todo, bem que poderiam ser criados estímulos ao uso de células fotovoltaicas e geradores eólicos, cujos custos estão caindo muito rapidamente a medida que seu uso se massifica mundialmente.

Outro ponto a ser discutido é o do desenvolvimento de mão de obra especializada de engenharia para o desenvolvimento ou adaptação local desse tipo de veículo no País.

No futuro não haverá apenas carros a combustão, nem só elétricos. Certamente as tecnologias serão aplicadas onde fazem mais sentido, e o consumidor saberá distinguir as vantagens dos elétricos e híbridos sobre os convencionais, que vão além da energia mais barata e limpa - podem ser mais duráveis e de mais baixo custo de manutenção. Acredito que a relação custo-benefício definirá facilmente a decisão de compra.










* Ronaldo Mazará Jr. é engenheiro e membro da Comissão Técnica de Veículos Elétricos e Híbridos da SAE BRASIL.


Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo
msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
(11) 4435-0000

VEÍCULOS ELÉTRICOS: RENAULT TWIZY TEM EMPLACAMENTO LIBERADO NO BRASIL

Veículo elétrico à venda em 35 países do mundo, o elétrico Twizy agora pode ser homologado e emplacado no Brasil, graças a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 


Referência mundial em mobilidade urbana 100% limpa, a Renault é a única fabricante a oferecer uma gama completa de veículos elétricos no mercado, composta por quatro diferentes modelos: Zoe, Kangoo Z.E, Fluence Z.E e o próprio Twizy. A Aliança Renault-Nissan lidera o segmento de veículos zero emissão no mundo, com mais de 274 mil veículos vendidos.

A Resolução enquadra o Twizy como um quadriciclo, permitindo ao modelo circular apenas em vias urbanas.  O Twizy leva até dois passageiros em seus 2,33 metros de comprimento e 1,18 m de largura. O motor 100% elétrico gera potência equivalente a 20 cv e tem autonomia de 100 km.


Duas unidades do Twizy já rodam por praças e parques de Curitiba desde a Copa do Mundo de 2014. Na ocasião, a Renault e a Prefeitura de Curitiba firmaram uma parceria para a utilização do compacto, além de cinco unidades do Zoe e três do Kangoo Z.E, pela Guarda Municipal, Setran e Centro Móvel de Informações Turísticas. O projeto representa a primeira e maior parceria do País envolvendo utilização de veículos 100% elétricos no serviço público.

A Renault já comercializou mais de 130 unidades da sua gama Z.E. no Brasil, todas elas destinadas à instituições e empresas que desenvolvem projetos voltados ao uso e disseminação dessa tecnologia.

TWIZY MONTADO NO BRASIL


Em 2013, Itaipu e Renault assinaram um acordo de cooperação tecnológica prevendo a montagem de 32 Twizy a partir de 2014 no Centro de Pesquisa Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos de Itaipu (CPDM-VE/IB), em Foz do Iguaçu (PR). Os veículos são utilizados exclusivamente para estudos e trabalhos internos, dentro dos limites do complexo hidrelétrico.

Os 32 Twizys chegaram à Itaipu em regime SKD (semi knock down, na sigla em inglês) – ou seja, parcialmente desmontados. Na usina, o trabalho envolveu a integração do sistema de tração, bateria e motor elétrico, além da carroceria – totalizando aproximadamente 90 peças.

A atividade mobilizou engenheiros e técnicos da matriz da Renault, na França; da fábrica do Twizy instalada em Valladolid, na Espanha; da fábrica da Renault em São José dos Pinhais; do Parque Tecnológico Itaipu (PTI); e da própria binacional.

Imprensa Renault do Brasil.

SOLVÍ VAI TESTAR CAMINHÃO VW MOVIDO A 100% GÁS NATURAL EM SÃO PAULO.

Com potencial para redução de 95% das emissões de material particulado, 70% de óxido de nitrogênio (NOx) e 20% de gás carbônico (CO2), o caminhão Volkswagen movido a gás natural vai entrar em testes na coleta de resíduos da cidade de São Paulo. 


A iniciativa representa mais um importante passo na parceria tecnológica entre a MAN Latin America, fabricante do veículo, e a Solví, holding controladora de empresas que atuam nos segmentos de resíduos, saneamento e valorização energética e de engenharia. As duas empresas avaliam também os benefícios de rodagem com o primeiro caminhão híbrido-hidráulico do país.

“Esses desenvolvimentos em parceria com a Solví comprovam nosso compromisso de atender sob medida aos anseios dos clientes e ainda nossa busca incessante por soluções de transporte cada vez mais eficientes. Nesse sentido, o caminhão VW movido a GNV conta com tecnologia ideal para grandes centros urbanos”, afirma Rodrigo Chaves, diretor de Engenharia da MAN Latin America.

O caminhão VW Constellation 17.280 6x2, eleito para essa pesquisa, está equipado com o motor MAN E08, e as expectativas de redução das emissões foram levantadas em avaliações em bancada dinanométrica conduzidas na Alemanha. Os testes com a Solví devem durar, no mínimo, um ano para confirmar esses índices em condições reais de aplicação. A autonomia do caminhão é de cerca de 200 quilômetros, adequada para um dia de atividade de coleta. As alterações em seu projeto não alteram sua capacidade de carga útil.

O caminhão vai rodar cerca de 130 quilômetros por dia no centro de São Paulo, num rota com alta concentração de carga transportada em ruas planas. A programação é que, a cada três meses, essa rota seja revista para aumentar gradativamente a severidade da topografia. Essa operação é realizada pela Loga, uma das empresas controladas pela Solví.

Ganhos em custo, conforto e manutenção


Além das vantagens ao meio ambiente, esse combustível alternativo proporciona uma maior eficiência no custo do transporte desse tipo de operação. Por ter um preço mais vantajoso, o valor por tonelada transportada e quilômetro rodado tem potencial de ser mais favorável que o diesel, segundo dados preliminares levantados em testes realizados pela MAN Latin America, fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen e MAN.

O motorista do veículo também é favorecido com maior conforto. A nova motorização traz importante redução nos níveis de emissão sonora e mantém as mesmas características de performance, durabilidade e confiabilidade em comparação ao movido a diesel. O frotista ganha ainda com uma manutenção mais simples do caminhão. Os processos internos de combustão do motor movido a gás natural são mais limpos, com uma queima completa, o que gera menos resíduos nos bicos injetores e também no óleo lubrificante.

Estes benefícios podem favorecer de maneira geral o custo total de propriedade — também conhecido como TCO, sigla do termo em inglês. Outro ponto importante está na alta disponibilidade do gás natural, que já é o combustível alternativo mais utilizado no mundo e conta com uma rede de distribuição ampla e pulverizada por todo o Brasil.

Pioneirismo em pesquisas com tecnologias alternativas


Desde 2003, a MAN Latin America realiza pesquisas com combustíveis renováveis e alternativos, antes mesmo de qualquer obrigatoriedade legal. A montadora foi a primeira na indústria de veículos comerciais a acreditar e investir na tecnologia dual fuel no Brasil. Desenvolve estudos com biodiesel, etanol e gás natural, além de, em outras frentes, realizar testes com diesel de cana e veículos híbridos, como o diesel-hidráulico. Em parceria com a Solví, o caminhão Volkswagen Constellation 17.280 6x2 com tecnologia híbrida está em testes na cidade de São Bernardo do Campo.

Parceria de longa data

A Solví tem uma frota composta por mais de 600 caminhões próprios, sendo 95% da marca VW. Ao longo de quase 20 anos de parceria, foram mais de oito protótipos de caminhões desenvolvidos em conjunto com a engenharia da fábrica da MAN Latin America, localizada em Resende (RJ). O início da relação começou em 1995 com a venda do primeiro caminhão VW 16.170 para o grupo Solví.
 
MAN Latin America
Comunicação 
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063
comunicacao@volkswagen.com.br

JUSTIÇA.
Por José Renato Nalini.

MISSÃO ENCERRADA.

Termino, dia 31 de dezembro de 2015, a minha gestão à frente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Reconhecidamente, o maior tribunal do mundo: mais de 50 mil funcionários, quase 3 mil magistrados, 26 milhões de processos em curso.

Experiência fascinante. Um Tribunal com essas dimensões oferece desafios e complexidades compatíveis com sua envergadura. Sem o devotamento de muitas pessoas, é impossível fazê-lo funcionar ou manter em funcionamento.

Sou grato a colegas, a funcionários, a parceiros e à grande família interessada no contínuo aperfeiçoamento do sistema Justiça.

Tentei dialogar com a sociedade e procurei fazê-lo de forma permanente. Por acreditar que Justiça é algo sério demais para ser confiado à exclusiva discricionariedade dos profissionais da área jurídica. É equipamento público, serviço estatal sustentado por todos. Em 2014, cada brasileiro despendeu 348 reais para a manutenção do Judiciário, tenha ou não dele se utilizado.

Formei um Conselho Consultivo Interinstitucional, chamando funcionários, magistrados e personalidades para opinar sobre a missão de repensar o sistema Justiça. Procurei estabelecer parcerias, convênios, protocolos de intenção e toda aproximação possível com entidades como FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, FGV SP e RIO, Associação Brasileira de Jurimetria, Secretaria da Reforma do Judiciário, FEBRABAN, SECOVI, FIESP/CIESP, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL, UNIVERSIDADE, empresas e instituições financeiras. A Justiça interessa a todos e ninguém está excluído do dever de colaborar com o seu contínuo aprimoramento.

Intensificou-se o Projeto Digitalização 100% e um mês antes do término do mandato, atingiu-se a meta. Meta definida, estabelecida, perseguida e alcançada. O último processo em papel no Judiciário paulista deu entrada em 30 de novembro de 2015, exatamente na Comarca de Registro. Daqui para a frente, prenuncia-se o desaparecimento de arquivos, prateleiras, carimbos, juntadas e transporte físico de autos. Os funcionários são capacitados para trabalho eminentemente intelectual. Quem quiser e se aplicar, terá um destino muito mais instigante do que a rotina burocrática.

Não se descuidou da gestão. Implementou-se a experiência do "Cartório do Futuro", que é, na verdade, uma unidade judiciária de produção padronizada de serviços, apta a tender a dez juízes. Um ponto relevante desse esquema é a quebra do paradigma patrimonialista da apropriação de funcionários e de um isolamento que não produz com a racionalidade e celeridade exigidas pelo jurisdicionado.

Também se instalou a Unidade Remota de Processamento de Dados, pronto socorro para atender a necessidades de todas as unidades jurisdicionais do Estado. Foi valiosa a experiência do teletrabalho, antigo "home office", que mostrou maturidade de juízes, chefes e funcionários e ofereceu resultados surpreendentes. 

A segurança e incolumidade física de todos os frequentadores dos Fóruns foi objeto de preocupação da Presidência, que obteve, graças ao trabalho da Assessoria Policial Militar, o Prêmio 'Mário Covas' de vulnerabilidade dos próprios judiciais, concorrendo com centenas de outras iniciativas. 

A deficiência orçamentária e a decrescente participação do Tribunal de Justiça na receita geral do Estado não impediram a implementação de benefícios criados na gestão anterior, como a gratificação cartorária e o adicional de qualificação. Nem a transformação dos agentes em escreventes. Todos os Foros Distritais foram promovidos a Comarcas, duplicou-se o pagamento de débitos trabalhistas para com os servidores e estes obtiveram voz e vez junto à cúpula, garantida a participação das Associações de classe nas sessões administrativas do Órgão Especial. Os principais pleitos junto à Assembleia Legislativa mereceram apoio da Presidência e várias conquistas podem ser inscritas nesse biênio. Que o diga o PL 56/2013.

Em compensação, não houve greve no serviço da Justiça de São Paulo nesses dois anos. Nem episódios cruentos ou estranhamentos com parceiros como OAB, MP e Defensoria.

Orgulho-me do Projeto de Resgate da Memória Histórica do Tribunal, com a homenagem prestada a vultos célebres do Judiciário paulista em sessões de muita emoção e cuja importância maior foi injetar vitamina de legítimo orgulho em combalida autoestima da nacionalidade. Nomes tutelares e dignos de reverência denominam hoje todos os Fóruns do Estado, com a comemoração do "Dia do Patrono", legítimo culto à tradição. E entrou música, dança, teatro, filosofia e motivação de toda a ordem na promoção "Arte e Cultura na Justiça". 

O recado principal foi mostrar à população que o Judiciário não tem condições de atender a todas as demandas, sobretudo aquelas mais singelas, que podem ser resolvidas com diálogo e boa vontade. Não é saudável uma Nação com 106 milhões de processos! Isso é patologia. Precisamos dos advogados e de todos os demais parceiros para disseminar a cultura da conciliação. Por isso é que já atingimos 150 CEJUSCs em São Paulo. Muitos mais virão e essa a alternativa a um sistema Justiça congestionado e que precisa ser liberado para decidir as grandes questões. 

Talvez a missão não tenha sido cumprida. Mas viu-se encerrada por decurso de tempo. Que novas gestões completem a obra interminável, que não é personalista, mas procura atender às expectativas da razão de ser do Judiciário: o jurisdicionado. 









José Renato Nalini é desembargador, preside o Tribunal de Justiça de São Paulo e é integrante da Academia Paulista de Letras.
Visite o blog: renatonalini.wordpress.com.

ASSEMBLEIA APROVA PROJETO DE LEI QUE PERMITE AO CIDADÃO ESCOLHER A PLACA DO VEÍCULO.


A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou nesta quinta-feira, 17 de dezembro, o projeto de lei 1.406/2014 que possibilita que o cidadão escolha a combinação alfanumérica das placas veiculares.

Quem quiser escolher os caracteres das placas de um veículo 0km pagará ao Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) um valor extra de R$ 82,28 (correspondente a 3,872 Ufesps), além da taxa de emplacamento cobrada atualmente que varia de acordo com o tipo de veículo. A lacração custa R$ 88,40 para motos, R$ 91,63 para reboque e semirreboque e R$ 106,40 para os demais veículos. 

O valor extra só será pago por quem quiser escolher a combinação alfanumérica no momento do emplacamento. A cobrança da taxa é necessária para custear e manter o sistema informatizado a ser implantado para a execução do novo serviço. 

O objetivo é atender às pessoas que solicitam placas personalizadas e evitar possíveis fraudes no processo. Não há regulamentação federal para o serviço, que fica a critério de cada Estado. 

Quem não desejar indicar números e letras personalizados poderá continuar escolhendo entre combinações alfanuméricas aleatórias fornecidas pelo sistema do Detran.SP sem necessidade de pagar taxa extra. 

O projeto de lei seguirá agora para sanção do governador Geraldo Alckmin.  A nova lei entra em vigor a partir de 90 dias após a publicação no Diário Oficial do Estado. 

DETRAN SÃO PAULO.
Assessoria de Comunicação 
imprensadetran@sp.gov.br 
(11) 3627-7348/7886/7467/7232/7353/7371/7345

HONDA APRESENTA NOVO ACCORD 2016 NO BRASIL.

Sedã de luxo que estará disponível nas concessionárias a partir de janeiro em versão única, com motor i-VTEC 3.5 V6 de 280 cv de potência, chega renovado, com visual mais moderno e esportivo, além de novas tecnologias, como sistema de partida a distância pela chave e central multimídia com navegador integrado e informações de trânsito.


Em sua linha 2016, o Honda Accord chega ao Brasil ainda mais sofisticado e com estilo único. Importado dos Estados Unidos, o sedã de luxo passou por alterações significativas no design, que deixaram o visual moderno e imponente, além de trazer novas tecnologias e acabamento de alto padrão. O modelo estará disponível na versão EX, equipada com o consagrado motor i-VTEC 3.5 V6 e câmbio automático de seis marchas, agora com paddle shift.


Por fora, um dos destaques do Accord é a nova frente, com componentes que deixaram o sedã mais requintado e com um toque de esportividade. As linhas são marcantes, o capô e o para-choque têm vincos acentuados e se integram a uma nova grade cromada, além do conjunto ótico inédito, com faróis e luzes de neblina exclusivamente em LED. O visual dinâmico segue pelas linhas laterais, realçado pelas novas rodas aro 18” com design diferenciado. A traseira também passou por mudanças, incluindo para-choque, lanternas com iluminação em LED e aerofólio na tampa do porta-malas, transmitindo mais dinamismo ao luxuoso sedã.


No interior, as principais novidades são as pedaleiras esportivas em alumínio com iluminação; o acabamento com revestimento na cor preta e detalhes que têm aspecto de madeira; o novo acabamento no painel de instrumentos; a central multimídia com navegador integrado; e o banco traseiro bipartido rebatível (60/40). Outra tecnologia incorporada ao novo modelo é o sistema de partida a distância com acionamento pela chave. Esse dispositivo oferece mais conforto aos ocupantes, pois o ar-condicionado automático dual zone é acionado ao ligar o motor do veículo, permitindo que a cabine seja climatizada antecipadamente, aquecendo ou resfriando o ambiente interno até atingir 22° C.​

Tecnologia e requinte em alto nível


O Accord 2016 mantém o elevado padrão no acabamento interno, com o revestimento dos bancos que combina couro e partes específicas em material sintético de alta qualidade, e detalhes com aspecto de madeira no painel e nas portas, oferecendo requinte e conforto. 


O motorista encontra a posição ideal para dirigir, contando com ajuste de altura e profundidade no volante e bancos com ajustes elétricos, além de ter à mão os comandos do sistema de áudio e do piloto automático (Cruise Control).


O modelo traz uma central multimídia com tela de 7” multi touchscreen, desenvolvida para oferecer mais conectividade ao usuário. Essa unidade possui software avançado, incluindo GPS integrado com informações de trânsito por meio de radiofrequência (sem necessidade de conexão com smartphones), das principais capitais do País – São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba, inicialmente. O sistema possibilita conexão Wi-Fi com o uso de browser para acesso à internet (quando o veículo não estiver em movimento), além da conexão Bluetooth para realização de chamadas e reprodução de áudio, compatível com Apple CarPlay e Android Auto – é possível acessar informações e funções de smartphones e tablets diretamente na tela do veículo, por espelhamento.

Outra novidade no Accord é a disponibilidade de uma entrada HDMI, que permite a reprodução de áudio, vídeo e imagens em alta definição por meio de dispositivos como notebooks e câmeras digitais. Existem, ainda, duas entradas USB para MP3 player, pen drive e iPod/iPhone/iPad, além do DVD player e uma entrada auxiliar. O conjunto é complementado por um sistema de áudio premium com alto-falantes nas quatro portas, dois tweeters na dianteira e um subwoofer na traseira.


Para auxiliar o motorista em manobras, além dos sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, a reprodução de imagem da câmera de ré oferece três modos de visão (normal, com campo ampliado e de cima para baixo), incluindo a função de guia dinâmica, na qual a linha de orientação acompanha a rotação do volante. Outra novidade na linha 2016 é a função de rebatimento elétrico dos retrovisores externos. Do lado direito, o retrovisor tem, ainda, o dispositivo Honda LaneWatch, que monitora o ponto cego por meio de uma câmera localizada abaixo do espelho e mostra as imagens no display i-MID, possibilitando uma melhor visão da faixa de rodagem do lado direito do veículo.

Como itens de conveniência, além do sistema de partida a distância pela chave, o Accord 2016 traz abertura da porta do motorista por aproximação (Smart Entry), acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular), sensor de chuva e teto solar elétrico.

Performance com extrema eficiência e conforto


A versão EX do Accord 2016 continua equipada com o eficiente motor i-VTEC 3.5 V6 24 válvulas, aliado ao câmbio automático de seis velocidades, que agora traz paddle shift (aletas atrás do volante). O motorista pode configurar a condução de acordo com o seu estilo, escolhendo entre o modo “D” (Drive), que privilegia o conforto e rodagem tranquila, ou o modo “S” (Sport), que proporciona mais esportividade e dinamismo.

O propulsor desenvolve 280 cv de potência a 6.200 rpm e 34,6 kgf.m de torque a 4.900 rpm, e seu grande destaque é a tecnologia de Administração de Cilindro Variável (VCM). Esse sistema pode ativar e desativar três cilindros do motor, conforme a necessidade, para atender as demandas de potência e economia de combustível. Durante grande parte da condução urbana em velocidades mais baixas, o VCM permite que o 3.5 V6 trabalhe com apenas metade do número de cilindros e, quando é preciso mais força, todos são acionados. O resultado é um motor extremamente eficiente, que alia alta performance a baixo consumo de combustível.

Para proporcionar ainda mais conforto e melhor dirigibilidade, o Accord traz diversos recursos que tornam o sedã uma referência no segmento de luxo. O motor possui um sistema de coxins ativos eletro-hidráulicos, desenvolvidos para reduzir significativamente as vibrações geradas pelo propulsor. Outra exclusividade do modelo é o ANC (Active Noise Control e Active Sound Control), um dispositivo que capta ruídos e vibrações na cabine por meio de um microfone e, por meio do sistema de alto-falantes, emite ondas contrárias transmitindo a sensação de silêncio. O conjunto de suspensão teve componentes aperfeiçoados, como os amortecedores de alta performance, e o sistema de direção elétrica EPS recebeu nova programação, transmitindo mais leveza e precisão ao condutor.


Visando a segurança dos ocupantes, o Accord possui freios com ABS (antitravamento) e EBD (distribuição de frenagem), controle de tração/estabilidade VSA (Vehicle Stability Assist) e sistema de direção MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que interpreta o movimento do motorista, favorecendo ou enrijecendo o esterço da direção quando o carro começa a sair da trajetória em uma curva, auxiliando na retomada do controle do veículo. O modelo é equipado, ainda, com o HSA (Hill Start Assist), assistente de partida em rampa, que mantém o carro freado por alguns segundos para auxiliar a saída em pisos inclinados. O pacote de segurança também inclui seis airbags, sendo frontais de duplo estágio, laterais dianteiros – com SmartVent, que reduz o risco de força excessiva de abertura das bolsas – e de cortina.

O Honda Accord tem três anos de garantia, sem limite de quilometragem, e estará disponível nas concessionárias a partir de janeiro de 2016, nas cores White Orchid (perolizada), Platinum Silver (metálica) e Crystal Black (perolizada). 

S2Publicom 
Luciana Bulgarelli 
luciana.bulgarelli@s2publicom.com.br
(11) 3027.0277
Letícia Sangaletti
leticia.sangaletti@s2publicom.com.br
(11) 3027.0279
Adriana Sekulic 
adriana.sekulic@s2publicom.com.br
(11) 3027.0223
Fabrizio Leonardo
fabrizio.leonardo@s2publicom.com.br
(11) 3027.0294

RENAULT ENTREGA 30 KANGOO Z.E. ADICIONAIS NO URUGUAI.


UTE, a companhia uruguaia de produção, transporte e distribuição de eletricidade, recebeu mais 30 Kangoo ZE em 19 de dezembro de 2015. Estes veículos elétricos passam a integrar a frota da UTE, cujos 30 primeiros Kangoo Z.E. haviam sido entregues em 15 de julho de 2015. A cerimônia de entrega contou com a presença de Gonzalo Casaravilla, Presidente da UTE, Ariel Ferrabut, Gerente de Comunicação da UTE, e Olivier Murguet, Diretor de Operações da Região Américas da Renault. A entrega aconteceu junto ao Grande Prêmio de Fórmula E, realizado em Punta Del Este no mesmo dia.

“Apenas alguns dias após o encerramento da COP21, a Conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas em Paris, esta entrega de 30 Kangoo Z.E. no Uruguai assume um caráter altamente simbólico para nós, ressaltando nossa estratégia de desenvolvimento do veículo elétrico” declarou Olivier Murguet, Diretor de Operações da Região Américas. “O Uruguai faz parte das nações mais avançadas do mundo em termos de desenvolvimento sustentável e, por isso, tenho grande orgulho de entregar as chaves destes carros à UTE, pois eles formarão a maior frota de veículos zero emissão da América Latina”.

Os Kangoo ZE serão utilizados pela UTE para operações na capital, Montevidéu, e no interior do país. Os primeiros Kangoo ZE utilizados há um ano pela UTE já permitiram a redução de 36 toneladas anuais em termos de emissão de CO2 da frota de veículos utilizados pelo operador. Desde 2008, o Uruguai tem conduzido um amplo programa de diversificação de suas fontes de produção de eletricidade. Atualmente, 84% da eletricidade produzida no país provêm de fontes renováveis. O objetivo do governo é aumentar esta proporção para 95%, em parte graças ao desenvolvimento da energia eólica, que poderá chegar a um terço da produção da eletricidade total em 2016.

Em todo o mundo, os veículos elétricos do Grupo Renault em circulação já totalizam mais de 75,000 unidades, sendo 33.000 ZOE, aproximadamente 20.000 Kangoo Z.E., mais de 16.000 Twizy e quase 6.000 Fluence/SM3 Z.E. Os veículos zero emissão Renault ZOE, Twizy e Kangoo Z.E. são vendidos em aproximadamente 40 países em todo o mundo, e vários projetos comerciais estão em desenvolvimento em outros países.

A Aliança Renault-Nissan é líder mundial em veículos zero emissão e produz a metade dos veículos elétricos em circulação atualmente. Renault e Nissan já venderam mais de 280.000 veículos elétricos desde a comercialização de seu primeiro modelo, o Nissan LEAF, ao final de 2010.

Comunicação Renault Uruguai
Camilla BRUGGER
cbrugger@santarosa.com.uy
+598 - 2902 0519 - int. 3349

Comunicação Renault  Região Américas
Adriana COSTA
adriana.costa@renault.com
+55 11 2184-9420

CNH INDUSTRIAL SE DESTACA NA COP 21.

Promover o futuro da agricultura sustentável e fornecer alternativas de transporte ecológicas são algumas das maneiras utilizadas pelas marcas da empresa para conscientizar sobre a mudança climática, que também apresentaram avanços importantes que estão sendo feitos para contribuir  com o meio ambiente.


A Conferência da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre Mudanças Climáticas de 2015, em Paris, também conhecida como COP 21 (Conferência das Partes), foi encerrada no dia 11 de dezembro. Essa edição da convenção anual propôs o esforço de alcançar um acordo universal e obrigatório por lei sobre o clima, com o objetivo de manter o aquecimento global abaixo de 2°C.

Para apoiar esse importante evento global, algumas marcas da CNH Industrial – New Holland Agriculture, Iveco, Iveco Bus e Heuliez Bus – fizeram, cada uma, sua parte para ajudar a conscientizar sobre a mudança climática ao demonstrar suas diversas iniciativas ambientais e produtos ecologicamente corretos.

A New Holland Agriculture participou do Fórum de Inovação Sustentável (SIF, na sigla em inglês) pelo quinto ano consecutivo. O evento é organizado pela Ação Climática em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

A marca global de máquinas agrícolas apresentou seu trator T7 Blue Power no SIF e foi representada pelo diretor de Gestão de Produtos de Colheita, Lars Skjoldager Sørensen, em um painel de oradores em uma sessão de diálogo de alto nível dedicada ao uso sustentável da agricultura, floresta e água.

Trator T7 da New Holland Agriculture

A discussão girou em torno das inovações mais promissoras na produção de alimentos e gestão de terras que permitirão à sociedade manter a população global de mais de 9 bilhões de pessoas. Sørensen destacou que "o caminho para um futuro sustentável da agricultura também está ligado às fontes alternativas de energia e a uma transição para maior independência energética dos negócios rurais".

Ele explicou como a New Holland Agriculture está fazendo sua parte para seguir em frente no campo da agricultura sustentável por meio de inovações tecnológicas como o Precision Land Management (PLM). O PLM funciona com ferramentas como mapeamento e orientação para ajudar os agricultores a aumentar a produtividade de cada polegada do seu campo, permitindo que eles administrem eficientemente seus equipamentos, sua terra, seu trabalho e seus insumos em todas as fases do ciclo de colheita da safra.

Também na COP 21, a marca de veículos comerciais da CNH Industrial, a Iveco, e a marca de ônibus, a Iveco Bus, colocaram 17 dos seus veículos ecologicamente corretos em uso. Os veículos, equipados com motores Euro VI e com sistema avançado de eficiência energética, oferecem mais proteção ambiental. Dependendo do modelo, os motores funcionavam com Gás Natural Comprimido (GNC), Gás Natural Liquefeito (GNL) ou diesel, com o sistema de pós-tratamento HI-SCR (redução catalítica seletiva) exclusivo da Iveco, que elimina a recirculação de gases de escape.

Dos veículos apresentados, 14 eram caminhões pesados Stralis da Iveco, sendo que 12 desses movidos a biometano, GNC ou GNL. Eles executavam uma série de tarefas, de entregas de supermercados em Paris a coleta de papéis na COP 21 para reciclagem. Esses caminhões demonstraram o potencial imediato da transição para uma energia mais limpa no transporte rodoviário de bens.

Caminhão Stralis da Iveco

Os modelos da Iveco Bus, um miniônibus elétrico Daily para 16 pessoas e dois ônibus Magelys, foram disponibilizados para a operadora estatal de transporte parisiense, RATP (Regie Autonome des Transports Parisiens), com o objetivo de transportar delegações e representantes que compareceram à COP 21. Além disso, a Iveco Bus e a Heuliez Bus, também uma marca da CNH Industrial, fizeram parte do evento "Ônibus 2025: vamos inventar o ônibus do futuro".

Para isso, a linha Crossway, da Iveco Bus, que funciona com Óleo Vegetal Hidrotratado (HVO), um miniônibus elétrico Daily, também da Iveco Bus, e o novo ônibus totalmente elétrico ELEC GX, da Heuliez Bus, foram apresentados para um público de profissionais do setor de transportes e autoridades públicas. Dentre elas, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, a presidente e diretora-geral da RATP, Elisabeth Borne, e o presidente da STIF (Syndicat des Transports d'Ile-de-France), Jean-Paul Huchon. Muitos visitantes da COP 21 que usaram o transporte público também tiveram a oportunidade de andar em um dos 140 veículos híbridos Heuliez Bus que já estão em operação na grande Paris.

Autoridades presentes no evento

O CDP, organização internacional sem fins lucrativos que fornece o único sistema global para empresas e cidades medirem, divulgarem, gerenciarem e compartilharem informações ambientais importantes, citou a CNH Industrial em sua campanha "Commit to Action" na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, em Paris. Em novembro, a empresa foi reconhecida mais uma vez como uma líder global por suas ações e estratégias para combater a mudança climática, sendo incluída na lista climática "A" do CDP. A CNH Industrial também ganhou uma pontuação de 100/100 pela comunicação transparente de suas ações no combate à mudança climática.


Agência Ideal
Carla Medeiros
carla.medeiros@agenciaideal.com.br
(31) 99615-7853
Eriana Souza
eriana.souza@agenciaideal.com.br
(11) 4873-7932

HONDA FORMA NOVA TURMA DE JOVENS PARA ATUAR NO MERCADO DE VEÍCULOS.

Projeto social já beneficiou 165 pessoas em situação de vulnerabilidade social.


Mais um grupo de jovens de Recife encerra o ano de 2015 preparado para trabalhar no setor de motocicletas e automóveis. Os 16 alunos formados pela 9ª turma do Curso de Iniciação Profissional em Mecânica Veicular, projeto educacional mantido pela Honda, serão direcionados ao primeiro emprego em uma das concessionárias da marca na região, onde terão a oportunidade de se desenvolver profissionalmente.

Com a iniciativa, a Honda já beneficiou 165 jovens em situação de vulnerabilidade social desde 2007. Mais de 85% deles continuam ativos no mercado de trabalho. O projeto, realizado na unidade Recife do Centro de Treinamento de Pós-Venda da marca, tem como públicos-alvo moradores da região, com idade entre 18 e 20 anos e que estejam cursando ou concluindo o ensino médio.

Com mais de 800 horas de treinamento, divididas em módulos sobre saúde, relações familiares, informática, meio ambiente e trabalho, o curso oferece orientação pessoal e formação técnica nos segmentos de automóveis e motocicletas aos jovens estudantes, além de ensiná-los sobre a importância do trabalho voluntário.

Em breve, serão divulgadas informações sobre as inscrições para a turma 2016.


S2Publicom 
Paula Boracini
paula.boracini@s2publicom.com.br
(11) 3027-0276
Letícia Sangaletti 
leticia.sangaletti@s2publicom.com.br
(11) 3027-0279
Adriana Sekulic
adriana.sekulic@s2publicom.com.br
(11) 3027-0269
Fabrizio Leonardo
fabrizio.leonardo@s2publicom.com.br
(11) 3027-0294

IVECO: GOVERNADOR VALADARES RECEBE CAMINHÃO COM DOAÇÕES.


Em parceria com o Sindicato dos Cegonheiros de São Bernardo do Campo (SP), a Iveco distribui itens básicos como água, roupas e alimentos em cidade mineira.

Depois de entregar presentes para cerca de 400 crianças do bairro Cidade de Deus, em Sete Lagoas (MG), no último dia 2, a Iveco dá prosseguimento à ação Carga Solidária e leva ao município mineiro de Governador Valadares, afetado pelo rompimento da barragem de uma mineradora, um caminhão Tector com um carga de 4.000 litros de água, cestas básicas e roupas. A iniciativa acontece em parceria com o Sindicato dos Cegonheiros de São Bernardo do Campo (SP). 


Maurício Correa, gerente de marketing da Iveco, destaca que a colaboração da montadora ajuda a minimizar os efeitos do acidente para os moradores da região. "A distribuição de itens básicos, como água e alimentos, foi a forma que encontramos para que as pessoas tenham uma preocupação a menos diante dessa tragédia ambiental", completa. 

O rompimento de duas barragens de rejeitos aconteceu no dia 5 de novembro e causou uma enxurrada de lama no distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG). A lama também atingiu outras cidades do estado e chegou ao Espírito Santo. 

Visite www.iveco.com.br - www.cnhindustrial.com. 

Imprensa Iveco
Leonardo Werner
leonardo.werner@br.iveco.com
+55 31 3888-7468

Página 1 Comunicação
Marcelo Fonseca
marcelo@pg1com.com
+55 11 994-681-351
Henrique Netzlaff
henrique@pg1com.com
+55 15 981-860-022

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

ALTA RODA.
Por Fernando Calmon*

ECONOMIZAR TEM CUSTO.

O Inovar-Auto é o exemplo puro de excesso de intervenção governamental em geral e na indústria automobilística em particular. Pode ter havido intenção de fortalecer o setor ao criar obstáculos para quem não produz localmente, mas a estratégia acabou por produzir uma legislação complexa e difícil de implementar. O marco legal começou em 2011 e incluiu incentivos para inovação. Foi preciso editar duas leis, quatro portarias e um decreto ao longo de quatro anos para um programa que teoricamente termina em 2017.

Apesar do viés protecionista e questionado por organismos internacionais, sempre é bom lembrar que o México tem uma lei mais direta: só pode importar quem produz localmente. Mas se sabe que o “jeitinho” mexicano também apareceu por lá e o número de acordos comerciais multilaterais ajudaram. Aos poucos atraiu várias fabricantes – a última foi a Kia – para se tornar o maior produtor de veículos da América Latina. Em razão da crise atual, o Brasil verá o México (com o mercado dos EUA escancarado para eles) ainda mais à frente por muitos anos, apesar de nosso grande mercado interno potencial.

Exigência de eficiência energética, embutido no Inovar-Auto, é realmente um ponto indiscutivelmente positivo. Os fabricantes terão que demonstrar, a partir de outubro de 2016, que atendem a meta mínima de redução de 12,08% no consumo de etanol e gasolina sobre a média dos veículos à venda de cada marca, tendo como referência 2011. As multas em caso de descumprimento são altíssimas e, assim, todos deverão se ajustar.

Com a fase atual de preços altos de combustíveis essa é boa vantagem para os consumidores na hora de abastecer. Também exigirá das fábricas, especialmente as que produzem modelos de maior porte (picapes e SUVs médios), um acerto fino da produção para se manterem dentro da média obrigatória de economia. Vendas adicionais de modelos menores terão que compensar eventuais desajustes. Talvez signifique um crescimento na procura por motores de 1 litro de cilindrada.

Há um problema adicional nessa adequação. A indústria domina várias tecnologias para menor consumo, mas tem que manter preço competitivo em momento de forte recessão no mercado. A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) apresentou um estudo recente, feito na Austrália, que compara os valores de custo de cada recurso técnico com o respectivo potencial de economia de combustível. A análise inclui não somente motores, mas itens de carroceria (aerodinâmica, peso), acessórios (direção, pneus) e tipos de caixas de câmbio.

A pesquisa demonstra uma equação bastante complexa e cada fabricante monta um verdadeiro quebra-cabeça. Considera o dólar australiano em R$ 2,67, a preço de custo (sem impostos ou margem de lucro) e não de venda. Um veículo híbrido consegue 45% de economia por menos de R$ 10.000. Um elétrico compacto economiza 100% de combustível, mas seu custo é de R$ 35.000 ou 250% mais caro de produzir sem incentivo fiscal. Esta é uma das maiores dificuldade para aceitação do carro elétrico.

A diferença de custo entre um motor turbo simples com 7% de economia e um turbo com todos os recursos para economizar 20% chega a 450%.

RODA VIVA

FORD prepara ampliação da família de motores de três cilindros no Brasil, segredo bem guardado. Inteiramente novo e batizado de Dragon, tem 1,5 litro de cilindrada e se destaca pela economia. Estreia aqui (sem versão turbo, de início) na renovação do EcoSport em novembro de 2016. Já o motor de 1 litro turbo para o Fiesta deve sofrer atraso pelas condições atuais.

SITE inglês just-auto.com antecipou: fabricante indiano Mahindra acertou a compra de uma das casas de estilos mais importantes, a Pininfarina. Nada de oficial ainda se anunciou. Ícone italiano do desenho automobilístico (Ferrari e outras marcas), fundado em 1930, venderá 76% de seu capital. Tata, também indiana, é dona da Jaguar Land Rover desde 2008.

RENAULT Duster Oroch começa a ultrapassar Montana para garantir o terceiro lugar em venda entre as pequenas compactas. Espaço interno, acesso por quatro portas e comportamento exemplar (suspensão traseira independente) são pontos fortes. Motor 1,6 L até vai bem no uso urbano, mas o de 2 L aproveita melhor todo seu potencial, apesar do consumo elevado.

SUPERDOSE de crossovers anunciada pela Chery. Além do Tiggo 5 e sua geração anterior Tiggo 3 para produção em Jacareí (SP), a marca chinesa também produzirá o Tiggo 1, baseado na arquitetura do compacto Celer. Os planos são para 2016 e 2017. Antes, chega o subcompacto QQ em março próximo. É preciso fôlego para manter uma linha tão diversificada.

LOBBY dos extintores de incêndio para automóveis tenta reverter decisão correta tomada pelo Contran. Comissão de Viação e Transporte da Câmara dos Deputados deu apoio ao decreto legislativo que traz de volta os extintores sob argumento falacioso de 40.000 desempregados. Falta passar por outra comissão e pelo Plenário. Assim, ainda há esperança de rejeição.






Fernando Calmon é jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna Alta Roda começou em 1999. É publicada no Coisas de Agora, WebMotors, na Gazeta Mercantil e também em uma rede nacional de 52 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente para a América do Sul do site Just-auto (Inglaterra). 

Escreva para Fernando Calmon: fernando@calmon.jor.br ou o acompanhe pelo Twitter: www.twitter.com/fernandocalmon.