terça-feira, 22 de dezembro de 2015

CONVERSA DE PISTA.
Por Wagner Gonzalez*

INTERLAGOS, ETERNA E INACABADA REFORMA.

Fim de semana em Interlagos mostrou como é triste a maneira que a prefeitura da cidade cuida do seu patrimônio e o quanto os responsáveis pelo esporte precisam melhorar. Quem sabe a nova Old Stock possa ajudar nisso; falece o Prof. Rubens Carpinelli.


Old Stock: largada de uma nova categoria pode marcar início de nova fase. Foto André Lemes.

Tinha tudo para ser um fim de semana sem lamúrias ou chororô. Afinal foi o evento do ano e, possivelmente, o derradeiro dos boxes atuais, incluindo a estréia de uma nova categoria. Só que o que se viu em Interlagos foi um retrato claro da irresponsabilidade com que se gasta o dinheiro público e a maneira como alguns integrantes de uma comunidade outrora marcada pela camaradagem atua na prática do esporte. Em uma palavra, lastimável.


Camillo Christófaro e a equipe Willys, símbolos dos meus primeiros anos de Interlagos (foto arquivo pessoal)

Sigo o automobilismo paulista desde os anos 1960, o que me permite fazer comparações, comentar sobre mudanças e incentivar uma discussão a respeito. Se queremos um automobilismo saudável, com perspectiva e que seja viável dentro do contexto atual, é preciso união e muito trabalho. Sem mencionar que o status quo do esporte precisa, necessariamente, mudar toda a sua estrutura e aqui é o primeiro dos problemas.

O poder do automobilismo paulista está concentrado nas mãos de poucos e comandado por uma federação que é administrada por esses mesmos poucos. Alguém poderia dizer que por serem poucos não podem fazer muito, evidentemente um comentário jocoso: se há vontade, é possível. O que se viu nos últimos e penúltimos tempos é a postura de que vale mais a pena investir R$ 1 para ganhar R$ 2 do que investir R$ 2 para ganhar R$ 10. Longe vão os gloriosos tempos quando o Centauro Motor Clube organizava provas curtas e longas com pompa e circunstância; os cartazes que promoviam as grandes corridas eram objeto de desejo de qualquer entusiastas que honrasse esta condição. Até hoje rogo praga às traças que devoraram os pôsteres que consegui naquela época. Se alguém tem a foto ou um exemplar, que entre em contato por favor.

Simplicidade: em tempos de vacas magras esta pode ser a solução para uma categoria acessível e divertida. Foto André Lemes.

Por que falo sobre isso? Passei o último sábado em Interlagos circulando pelo paddock e pelas arquibancadas. Na parte detrás aos boxes vi um reforma mal acabada e digna de fazer passar vergonha quem tem um mínimo de carinho por Interlagos. Terraços com espaços abertos, banheiro com pia quebrada, sem luz e com mau cheiro de fazer toalete de rodoviária do interior parecer loja de perfume, particularmente o feminino.

Quando chove, como aconteceu nos dois últimos sábados, entra água nas salas recém-construídas, aquelas do fundo do paddock. Quem subiu à torre jura que viu pisos alagados…

Vamos aos boxes. Existe alguém que sabe dos perigos de se fumar num ambiente que contém significativas quantidades de líquidos inflamáveis? O que dizer de um piloto que se deleita fumando charuto, sentado em uma cadeira de praia na porta do seu box? Ele aprovaria ver seu mecânico fumando quando trabalha em seu carro? Ao ver a cena cheguei a pensar, ironicamente, que se tratava de um protesto contra a porca reforma que foi feita durante o ano e que exterminou uma boa parte de mecânicos, preparadores e pilotos. Ao comentar com um colega sobre o fato, porém, descobri que não era a primeira vez que isso acontecia.

Também não foi a primeira vez que um carro circulou na contramão dos boxes enquanto havia atividade de pista. Vale notar que esse carro era uma picape a serviço dos organizadores do evento, o que não ajudou em nada, pelo contrário, mostrou um enorme desrespeito aos competidores — que pagam uma salgada taxa de inscrição para participar das provas —, aos profissionais que ali trabalhavam e aos regulamentos a serem seguidos. Com relação aos organizadores, cabe discutir a instrução passada a alguns pilotos durante um briefing: um piloto me confidenciou que após o safety car deixar a pista e o comissário postado indicar que a largada está autorizada, as ultrapassagens são permitidas, independente do competidor ter cruzado a linha onde está situado o posto de sinalização do diretor de prova, o conhecido PSDP, ou ter alinhado em último.

O que se viu de piloto acelerando antes da hora na largada lançada da Copa Classic foi demais. Isso gerou uma diferença de velocidade entre os que vinham atrás e aqueles que mantinham a formação até cruzar a linha de chegada e certamente contribuiu para o acidente que pode ser visto neste vídeo e neste outro. Não foi a única demonstração de pressa neste fim de semana. A largada da prova de F-1600 (categoria originada em um racha da F-Vee), foi dada quando um comissário ainda estava no grid, como mostram a foto de Du Cardim e este vídeo.


Queimando a largada: comissário ainda estava na pista quando início da prova foi autorizado. Foto Du Cardim.

O cenário político também não é muito melhor, seja em nível estadual ou nacional. A Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp) já abriu suas baterias contra a Liga Paulista de Automobilismo (LPA) ao mesmo tempo que pipocam notícias sobre o desgaste cada vez maior de Cleyton Pinteiro, presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) com os aliados que o mantiveram na presidência para um segundo mandato. No âmbito estadual, a Fasp decretou que seus funcionários e comissários técnicos e desportivos não poderão atuar nos eventos realizados pela LPA; certamente a medida não tem como base a proposta de criar empregos…  Com relação a Pinteiro, é sabido que sua proposta de lançar o presidente da Comissão Nacional de Velocidade — Waldner Bernardo de Oliveira (mais conhecido como Dadai) —  como seu sucessor não agradou seus correligionários. Nomes como Rubens Gatti e Pedro Sereno são os mais comentados para a sucessão, que será em janeiro de 2017, e certamente não consideram Dadai como o novo mandatário do esporte.

Edson Souza, vencedor da primeira prova da Old Stock. Foto André Lemes.

A caminho de casa fui ver a largada da Copa Classic das arquibancadas descobertas, onde tive a companhia de um funcionário da administração do autódromo. Esse mesmo funcionário estacionou seu veículo da mesma forma que os funcionários da vigilância interna pediam para que o público não o fizesse. E atesto que ele não parou ali para abrir os sanitários fechados à chave ou orientar algum serviço de alimentação, posto que este luxo inexistia. Quem se sente incentivado a ver boas corridas, com grids médios de 30 carros se não tem o mínimo e conforto e, de quebra, vê os administradores do autódromo desrespeitando as próprias normas?


Marcos Philippi (64) vencedor da segunda prova. Djalma e Fábio Fogaça ficaram em segundo nas duas provas. Foto André Lemes.

Trocando tudo em miúdos, com o fim de ano chegando é um bom momento para arregaçar as mangas e botar a casa em ordem, no mínimo dar o primeiro passo. Falando nisto, quem deu um passo importante foram os criadores da categoria Old Stock, George Lemonias e Paulo Soláriz. Após muita batalha, idas e vindas eles conseguiram reunir 16 Opalas com motorização 250-S, pneus radiais e preparação mínima, enfim, mais uma demonstração que a salvação do esporte está no automobilismo de raiz. Como toda novidade, ainda há espaço para ajustes e correções; o exemplo a cartolas, administradores e pilotos, porém, está dado: quem quer faz, corre atrás do sonho para chegar na frente de quem espera que tudo caia nos braços.

Adeus ao Professor


Professor Rubens Antônio Carpinelli, 1923-2015. Foto Nobres do Grid.

Quem algum dia pôs os pés no paddock de Interlagos ou visitou a sede da Fasp, sem dúvida ouviu alguma vez alguém mencionar o “Professor”. Essa menção era referente a Rubens Antônio Carpinelli (1923-2015), que lecionou matemática e matérias correlatas no Colégio Mackenzie e no curso vestibular Recurso a alguns dos principais pilotos brasileiros, e que faleceu ontem. Acometido de câncer há alguns anos, Carpinelli preferiu se afastar paulatinamente das pistas e passou seus últimos dias em Jacareí (SP), onde seu corpo será cremado nesta terça-feira. Aos familiares e admiradores do Professor Carpinelli, nossas condolências.







Wagner Gonzalez é jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIAFale com o Wagner Gonzalez: wagner@beepress.com.br.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

FINANCIAMENTO DE MOTOS DUCATI TEM ATÉ DUAS PARCELAS GRÁTIS.

A Ducati Financial Services, marca da Volkswagen Financial Services, maior financeira de montadora do país segundo ranking do Banco Central, participa da campanha Go Red, lançada pela montadora. Por meio dela, a empresa garante o pagamento de até duas mensalidades do financiamento, e oferece a primeira revisão gratuitamente. Assim, o cliente inicia o ano mais tranquilo.



Durante o mês de dezembro, quem adquirir os modelos Multistrada 1200 ABS, Multistrada S Touring, 1199 Panigale ABS e 1199 Panigale S terá as duas primeiras parcelas pagas pela Ducati. Para as motos Monster 821, Hypermotard e Hyperstrada 821, a primeira prestação é grátis.

Além disso, para todas as motocicletas que participam da promoção, a primeira revisão, que inclui óleo, filtro de óleo e mão de obra, não será cobrada.

“Acreditamos que a melhor maneira de encerrar o ano é oferecer aos nossos clientes mais uma oportunidade de financiamento atrativa para a aquisição de uma Ducati. É um presente, sobretudo para os apaixonados por aventura, velocidade e design”, afirma Alessandro Lora Ronco, superintendente executivo de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Volkswagen Financial Services.

Red Pass


Válida em todo o território nacional para as vendas realizadas via Ducati Financial Services, a campanha Go Red está disponível por meio do financiamento Red Pass. O plano de pagamento consiste em mínimo de 30% de entrada, mais 24 parcelas, sendo 23 reduzidas e a última no valor de 50% do bem. Após o término do contrato, as concessionárias da marca garantem a recompra do veículo.


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DELPHI AVANÇA COM PROJETO DE VEÍCULO AUTOMATIZADO NA CES COM TECNOLOGIAS V2E.

Três meses após a participação da Delphi na feira CES 2015 (Consumer Electronics Show), o veículo autônomo da Delphi completou a maior condução autônoma na América do Norte - viajando de San Francisco a Nova Iorque. Para a CES 2016, a Delphi levará a segurança ativa e de condução autônoma para o próximo nível, incorporando as capacidades V2E (vehicle-to-everything).

Utilizando software e hardware avançado, o veículo da Delphi pode se comunicar com ruas, sinais de trânsito, semáforos, outros carros e até mesmo pedestres.

"Nós imaginamos um mundo com zero acidentes de trânsito", declarou Jeff Owens, diretor de tecnologia da Delphi. "Para chegar lá, vamos precisar de uma convergência de segurança ativa, fusão de sensores, plataformas de conectividade e software avançado. A Delphi tem provado ser  a única empresa que tem a combinação certa de todas essas tecnologias".

Durante a CES, o veículo autônomo da Delphi irá demonstrar: 
·     Veículo-para-Veículo (vehicle-to-vehicle): o carro da Delphi pode ver todos os carros nas imediações e pode detectar quando um carro à frente decide repentinamente entrar na sua faixa.
·     Veículo-para-Pedestre (vehicle-to-pedestrian): Aproveitando um chip especial no smartphone, o veículo recebe um alerta sobre pedestres que não estejam prestando atenção ao trânsito enquanto utilizam o seu celular.
·     Veículo-para-Semáforos (vehicle-to-traffic light): Com o Dedicated Short Range Communications (DSRC), o veículo da Delphi sabe o status dos semáforos e consegue antecipar as luzes amarelas e vermelhas.
·     Ângulos Cegos: O veículo da Delphi administra situações em que ruas se cruzam em ângulos estranhos, o que impede o condutor de ver o trânsito do cruzamento.
·     Compartilhamento de Percurso: Amigos e familiares do motorista podem ser notificados sobre localização do veículo e até solicitar carona.

Enquanto a condução verdadeiramente autônoma é um desenvolvimento a longo prazo, os atuais engenheiros da Delphi fabricam sistemas avançados que integram câmaras, radares, sensores e software para aumentar a segurança nas rodovias. No próximo ano, o primeiro equipamento original da indústria em tecnologia V2V da Delphi aparecerá no sistema Super Cruise do Cadillac CTS 2017. Na CES, a Delphi vai apresentar outra novidade para a indústria: uma unidade V2V para o mercado de reposição, que permitirá que todos os veículos equipados com a tecnologia falem uns com os outros - e não apenas aqueles com a tecnologia original de fábrica.

A Delphi também demonstrará na CES diversas das suas mais recentes tecnologias avançadas, incluindo um cockpit touch-free e um painel de instrumentos em 3D. O cockpit touch-free da Delphi utiliza câmaras infravermelhas ocultas que rastreiam o movimento dos olhos, para detectar para onde o condutor está olhando e decidir que ação deve ser realizada pelo sistema de infotenimento. O painel de instrumentos 3D da empresa utiliza uma tecnologia de gráficos multi-camadas para criar uma experiência de condução otimizada.

As tecnologias Delphi estarão em exposição no Gold Lot e no stand 315, no Salão Norte do Centro de Convenções de Las Vegas.

Visite: www.delphi.com.

Media Delphi.
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CANAL DE DICAS DA MONROE OFERECE INFORMAÇÕES AO DONO DO CARRO E MECÂNICO.

Atenta às mudanças de comportamento e às necessidades do setor automotivo, a Monroe oferece informações úteis ao balconista, reparador e aos proprietários de veículos pelo www.monroe.com.br e pelo www.facebook.com/MonroeAmortecedores



Sucesso de audiência, o canal Dicas do Professor Juliano aborda assuntos sobre segurança veicular, conservação, manutenção, aplicação correta de peças, economia, dirigibilidade, desempenho entre outros temas do segmento. 

​Com cerca de dois anos e atualizações quinzenais, a iniciativa surgiu para aproximar a marca de seus públicos estratégicos, principalmente o dono do carro, abastecendo o mercado com informações precisas e de qualidade. A obrigatoriedade das cadeirinhas no transporte escolar, golpes aplicados com a utilização de supostas multas de trânsito e boletos bancários falsos e as vantagens do protetor de cárter foram as dicas mais recentes. 

“Os feedbacks que temos recebido são muito positivos. Houve um grande crescimento de acesso desde que o canal foi criado, em 2013, atingindo cerca de mil pessoas por postagem”, diz Juliano Caretta, coordenador de Treinamento Técnico da Monroe, responsável pela elaboração dos conteúdos.

Segundo ele, os critérios de seleção dos assuntos são a temporariedade e relevância. Dúvidas recorrentes dos profissionais da reparação e de proprietários de veículos também são consideradas. O uso obrigatório dos extintores, como tirar manchas do veículo e a escolha do produto mais adequado foram algumas das dúvidas mais recentes enviadas pelo canal. Vale ressaltar que as questões são respondidas pelo próprio Juliano. 

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PROCONS INVESTIGAM OPERADORAS DE TELEFONIA.

Principal alvo da ação é a publicidade realizada pelas operadoras.

Numa ação inédita, a Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, e os Procons de todo o país instauraram procedimentos conjuntos para investigar a realização de publicidade enganosa pelas operadoras de telefonia móvel.

Historicamente, as empresas de telefonia fixa e móvel vêm ocupando os primeiros lugares nos rankings de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor, cujas queixas vão desde cobrança indevida, má prestação de serviços, suspensão indevida do acesso à internet, entre outros.

Além disso, a falta de transparência na venda de pacotes e promoções tem gerado um expressivo número de reclamações, haja vista o consumidor não ter acesso a informações que efetivamente garantam a escolha de um plano adequado as suas reais necessidades, bem como a formas de controle e acompanhamento de uso de seus pacotes de dados.

De acordo com a Associação Brasileira de Procons – Proconsbrasil, as prestadoras de serviço vêm sistematicamente desrespeitando os direitos dos consumidores, que pagam caro por um serviço que não tem a qualidade prometida.

Um dos alvos desta ação é a investigação da publicidade realizada pelas operadoras para estimular a contratação por parte do consumidor das chamadas "promoções", tendo em vista que as mesmas não esclarecem, de forma adequada, quais seus direitos e deveres, muitas vezes induzindo o consumidor a erro.

Conforme a diretora executiva do Procon-SP, Ivete Maria Ribeiro, as empresas estão sujeitas as sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor e em especial, a sanção de multa, que varia de R$ 555,60 a R$ 8.333.144,69.

Após o recebimento das notificações, as empresas têm o prazo de 10 dias para apresentar defesa.

Fundação Procon-SP
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FÓRMULA TRUCK KIDS.

O Truck Kids, promovido e realizado pela Fórmula Truck, a mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, encerrou este ano com mais uma belíssima festa. Desta vez perto de sua sede, situada em Santos. 


No sábado, a pista do Kartódromo da cidade de Praia Grande, no Litoral paulista, recebeu centenas de crianças que tiveram a oportunidade de dar uma voltinha num dos coloridos e bonitos minicaminhões preparados especialmente para elas. Em todos os veículos existe uma pessoa capacitada que ajuda a garotada a pilotar. Além de Papai Noel, marcaram presença no evento os pilotos Paulo Salustiano, vice-campeão de 2016 da categoria, que levou seu caminhão e deu algumas voltas na pista do kartódromo, e do também piloto Rogério Castro. Espetáculo à parte foi o Show dos Caminhões de Juninho, que se apresenta em nas provas da Truck.

Famílias fizeram questão de tirar uma foto com o vice-campeão Paulo Salustiano.

Neusa Navarro, presidente da categoria, mais uma vez prestigiou o Truck Kids.

Como acontece em todas as cidades por onde os mais velozes caminhões do mundo passam, em Praia Grande, a meninada se divertiu muito e ajudou instituições carentes do município, pois as crianças deram um quilo de alimento não perecível, que foram recolhidos e doados para entidades assistenciais. 

Papai Noel levou mais alegria ainda à garotada da cidade de Praia Grande.

No total, 700 quilos foram distribuídos. Também foram sorteadas três bicicletas, três passagens com acompanhante para: Juréia Park Hotel, Casa X (Casa da Xuxa) e Chácara Encantada, em São Paulo, além de três minicaminhões lançados neste ano pela Fórmula Truck.

Minicaminhões coloridos levam alegria à garotada e alimentos ajudam carentes.

Neste ano de 2015 a Fórmula Truck realizou em Goiânia o maior Truck Kids de sua história. No mês de julho, mais de 3,5 mil crianças de até 12 anos promoveram o recorde de público nesse tipo de evento. Na temporada de 2016, que está marcada para ter início no dia 13 de março em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, mais uma vez o Truck Kids marcará presença.

Pré-calendário de 2016 *

13 de março - Santa Cruz do Sul (RS)
10 de abril - Curitiba (PR)
15 de maio - Campo Grande (MS) ou Brasília (DF)
12 de junho - Goiânia (GO)
10 de julho - Londrina (PR)
7 de agosto - Interlagos (SP)
4 de setembro - Guaporé (RS)
9 de outubro - Cascavel (PR)
6 de novembro - Brasília (DF) ou Campo Grande (MS)
4 de dezembro - Curvelo (MG)
* Sujeito a alterações

Mais informações.
www.formulatruck.com.br.

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Fotos: Marcello Paiva.

Comunicação da Fórmula Truck
Milton Alves 
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13 3299-1144 / 13 996-623-442

DEKRA É DESTAQUE NO PRÊMIO DE INOVAÇÃO EM SEGUROS 2015 DA CNSEG.

A DEKRA, multinacional alemã, líder mundial em serviços para o mercado automotivo, comemora a segunda colocação no Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga – Inovação em Seguros 2015, promovido pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), com o case DEKRA Check-In.

Lançado em 2013, o DEKRA Check-In é um posto avançado de autoatendimento para a realização de vistorias. Em seus terminais, a identificação dos dados do automóvel e do proprietário pode ser feita por meio do reconhecimento de voz, digitais, vídeos e imagens realizadas por câmeras de alta resolução. Todo o processo, após validações sistêmicas, é enviado diretamente à companhia seguradora.

“Esse serviço é uma solução completa que engloba a capacidade de otimizar os processos de cada etapa de uma vistoria e, ao mesmo tempo, auxiliar na redução de impactos ambientais, dizimando o uso excessivo de papel e com pontos de autoatendimento instalados em locais acessíveis, evitando congestionamentos e deslocamentos desnecessários. Só temos a comemorar um reconhecimento como esse”, comenta o CEO da DEKRA Brasil, Mário Cassio Maurício.

Com o DEKRA Check-In, os ganhos em eficiência acontecem pela desoneração de até cinco fases do modelo atual de vistorias. Do agendamento, distribuição, deslocamento do veículo ou do representante da seguradora, até a coleta de dados e análise, todas as etapas podem ser realizadas de forma mais simplificada, além da flexibilidade de horário, já que o posto de autoatendimento permite realizar a vistoria 24 horas por dia 7 dias por semana sendo essa uma grande comodidade clientes.

O Prêmio Inovação em Seguros existe desde 2010, é realizado anualmente e, segundo sua organização, tem como objetivo estimular a evolução do setor e o aprimoramento das relações com o consumidor por meio da adoção de ideias inovadoras referentes a produtos e ações de comunicação, além de atitudes que vão delinear o perfil do mercado segurador no futuro.

A DEKRA parabeniza os demais vencedores do prêmio Inovação em Seguros 2015: SulAmérica, Porto Seguro, Terra Brasis, Bradesco Auto/RE, Icatú Seguros e MetLife.

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MECÂNICA ONLINE®.
Por Tarcisio Dias*

Sistemas de assistência de direção – segurança ativa e passiva para automóveis de passeio.



Vamos chegando ao final de mais um ano e muita gente já começa a se preparar para cair na estrada com seu automóvel para aproveitar o momento de confraternização que essa época de Natal e Ano Novo nos reserva. Infelizmente, após essas festas, observamos que muitos desses encontros terminam não acontecendo, ficando, literalmente, pelo meio do caminho.

Então, caro leitor, fique esperto na condução agora, enquanto não temos disponíveis em nossos veículos, tecnologias como as que vou apresentar abaixo, que tive a oportunidade de conhecer na prática, num evento promovido pela Mercedes-Benz do Brasil, para demonstrar tecnologias de assistência de direção presentes nos veículos da marca.

Durante o evento foram apresentados itens relacionados à segurança ativa e passiva para automóveis de passeio, como o Active Lane Keeping Assist, Active Blind Spot Assist, COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS, PRE-SAFE® Brake com reconhecimento de pedestre e o DISTRONIC PLUS com Steering Assist.

“Segurança é um dos principais pilares da Mercedes-Benz desde 1886, com a invenção do automóvel e, hoje, oferecemos tecnologias desenvolvidas para contribuir tanto para a segurança dos condutores quanto dos pedestres, motociclistas e ciclistas. Além disso, acreditamos que o desenvolvimento de sistemas de assistência cada vez mais avançados contribui muito para a interação entre veículos, tornando regiões com tráfego intenso mais dinâmicas e seguras”, afirma Luiz Carlos Moraes, diretor de Relações Institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.

Os modelos utilizados durante o evento foram o Classe C e GLA, duas das principais plataformas do atual portfólio da Mercedes-Benz.

Entre as características dos sistemas apresentados, destaca-se a forma combinada de uma tecnologia completando a outra, oferecendo aos clientes da marca maior segurança em diferentes situações de condução.

Por outro lado, nenhum deles anula a responsabilidade do motorista em tomar as decisões e manter a concentração durante a direção.

Todos são sistemas de auxílio para aumentar a segurança e preservar ainda mais a integridade dos ocupantes do veículo e de outros usuários da via.

• Conceito “Intelligent Drive” engloba uma série de tecnologias que atuam em rede em prol da segurança

• Evento reforça comprometimento da marca, como pioneira na criação do automóvel, em inovar com tecnologias de apoio ao condutor

• Sistemas combinados tornam veículos mais seguros para todas as pessoas que convivem com trânsito, incluindo ciclistas e pedestres

As tecnologias apresentadas no Tech Day fazem parte do conceito “Intelligent Drive”, que engloba a atuação dos sistemas de assistência em rede de maneira inteligente, estabelecendo uma nova dimensão na busca pela condução livre de acidentes.

Isso é fundamental para a melhoria das condições de trânsito além da segurança dos condutores e pedestres, considerando a interação entre os veículos e a infraestrutura das ruas e estradas.

A direção inteligente é baseada em pesquisa intensiva, além da utilização de ferramentas avançadas e sensores que monitoram o ambiente e dão apoio ao condutor.

O sistema Active Lane Keeping Assist possui sensores que monitoram o trânsito ao redor do automóvel, enquanto as câmeras identificam se a faixa é contínua ou tracejada. Na iminência de colisão ao fazer uma conversão com transposição de faixa, o sistema intervém e auxilia o condutor para que ele saia da zona de perigo.

O Active Blind Spot Assist demonstra no espelho retrovisor externo quando automóveis ou motocicletas entram no ponto cego. O sistema indica para o motorista ao detectar uma possível situação de risco e pode evitar acidentes com auxílio de frenagem.

O COLLISION PREVENTION ASSIST PLUS tem como função combinar um recurso de aviso de distância apoiado por radar, assistente de frenagem Adaptive Brake Assist e aplicação parcialmente autônoma do sistema de freios.

O PRE-SAFE® Brake com reconhecimento de pedestre possui câmera e sistema de monitoramento de curta, média e longa distância monitorando a área à frente do automóvel e podem juntos reconhecer pessoas localizadas nesse espaço, assim como seus movimentos. Com risco de colisão, o sistema emite um alerta visual e sonoro ao condutor.

Mais avançada tecnologia de assistência da marca, o DISTRONIC PLUS com Steering Assist auxilia na manutenção da distância entre veículos, proporcionando maior estabilidade da direção. Ambos trabalham juntos para manter o condutor no curso correto e prevenir que o veículo seja desviado de maneira não intencional.

“A Mercedes-Benz tem como tradição ser pioneira em patentear novas tecnologias e compartilhá-las com a indústria para contribuir com a evolução do segmento. Eventos como o Tech Day tem esse mesmo objetivo. Queremos demonstrar que sistemas utilizados na Europa podem ser aplicados no Brasil para melhorar a mobilidade em grandes cidades e contribuir para a segurança de todas as pessoas envolvidas no trânsito. Temos a expectativa de conseguir, junto aos órgãos governamentais, regulamentar esses itens e oferecer uma grande contribuição tecnológica à frota do País”, completa Moraes.


Tarcisio Dias – Profissional e Técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica. Radialista, é gerente de conteúdo do Portal Mecânica Online® www.mecanicaonline.com.br e desenvolve a Coleção AutoMecânica. Escreva para: redacao@mecanicaonline.com.br. 
** Coluna Mecânica Online® - Menção honrosa (segundo colocado) na categoria internet do 7º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo 2013, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade.

CASA DA MÃE JOANA.
Por Marli Gonçalves*

CHEGOU CARTA PARA VOCÊ.


É minha, querendo desejar coisas boas, adianto logo os seus termos gerais. Pego a onda, aproveitando a época que deixa todo mundo meio mexido e mais essa moda de recuperar o hábito de escrever cartas, até na política, mesmo que com desaforos ou queixumes; ou cartões, bilhetes, inscrições de paredes, ou em postes, faixas e até no asfalto, que aqui em São Paulo é bom de andar observando até nas tampas de bueiros. Elas estão lá: frases positivas, pensamentos, arte na rua. Minha carta vai chegar por e-mail, ou você vai lê-la já publicada em algum veículo, mas isso será só um detalhe. É uma carta para você. 

Pensa numa letra bem bonita, daquelas de caligrafia, de nome escrito em envelope de convite de casamento; e numa folha de fino papel de tons claros da qual exale seu aroma predileto. Não vou tentar acertar, poderia errar e não há coisa pior do que perfume que não se gosta. Você escolhe. Imagine. Decida até se o papel tem linhas. Que sua carta chegue a mais bela.

Escreverei em dourado, primeiro porque acho chique escrever em dourado. E porque pelo que estou vendo por aí, essa passagem de ano vai revigorar o dourado - ligado ao ouro e às nossas necessidades e desejos de uma graninha para pagar as contas e quem sabe sobrar algum. Pode crer: só vai dar dourado porque está todo mundo numa pinduca danada, que esse ano nos descapitalizou, para ficar mais elegante afirmar. Dourado, amarelo e o indefectível branco, aquele da paz para lá para cá, das juras em atitudes que eu pessoalmente adoraria que continuassem mesmo, depois da meia noite, pelo menos até o dia 2 de janeiro, o que dificilmente ocorrerá, como sempre. Cá entre nós: promessas de fim de ano só não são piores do que jurar regime na segunda-feira. 

Com o barco desgovernado nesses mares que navegamos, ando temendo até pelas Iemanjás que serão postas no mar à meia noite, para além das sete ondinhas. Junto com ela, nos frágeis barquinhos de madeira, se além dos perfumes e flores ela tiver de levar também tantas as coisas que andamos precisando pedir. Naufrágios, na certa.

Chegou o fim de ano. Nem parece, mas chegou. Se dependesse dos enfeites nem notaríamos. Sumiram as luzinhas que tanto gosto de ver piscando nas casas, janelas. As chinesinhas ficaram largadas em caixas nos fundos dos armários. Entendo. Também não acendi as minhas, de tanto desânimo. Mas precisamos reagir. Esse é um dos motivos dessa minha carta. Dizer que essa descrença geral está no deixando muito tristes, e eles não merecem nem mais as nossas mágoas. Dizer, na verdade informar, que a gente ainda vai ficar sabendo de muito mais coisas que eles todos fizeram nos verões, outonos, invernos e primaveras passadas; esse poço não tem fundo. 

Tantos assuntos, e essa loucura de agora todo mundo nem ler muito mais do que 140 caracteres, ou até menos - que ficar teclando nesses aparelhinhos celulares requer habilidade e treinamento pesado. Daí tudo se abrevia, vira emoticon, mensagem cifrada. Isso me preocupa, tenho sempre de prender sua atenção, amarrá-los comigo alguns minutos. Que imagem posso usar nessa carta aqui? Um coração, um beijo? Vou deixar também para você decidir como quer na sua carta. Vai depender do que quer ouvir. Ou melhor, ler.

Puxa, pensei em usar um monte de fofices. Daquelas de amolecer coração de pedra. Mas quais? Tipo contar uma dessas heroicas histórias, ou as de superação, boas de dar exemplo. Frases construtivas, como aquelas todas óbvias que desfilam nas timelines das redes sociais, na linha "Amar é..." 

Mas aí precisaria encher isso aqui de links de vídeos de cachorrinhos, gatinhos fazendo suas fofurices, ou mandar um daqueles powerpoints cheios de filosofia que até distraem, mas porque ficamos estabanados tentando apagar ou abaixar o som daquela música chata que toca logo assim que a gente abre - e no final até esquece de ver sobre o que era. Não. Não ia dar certo.

Mas posso escrever do muito que a gente ainda tem para falar um com o outro, ouvir, responder, aprender, descobrir, buscando soluções, analisando os diversos ângulos. Posso fazer minhas observações. 

E é o que vou fazer. Espero que por muito tempo. Neste ano e nos próximos. Escrever. Escrever sempre que eu puder e toda semana nos artigos que encontrará, nas emoções que demonstro, coisas que eu conto, nas broncas que dou, nas ironias que uso, e até nos recados que mando e não sei se ele lê, nas declarações de entrelinhas de amor. 

A carta de hoje eu começaria assim, primeiro com cabeçalho, que adoro desde os tempos de primário e que enfeita a entrada das cartas:

São Paulo, dezembro de 2015.

Caro leitor,

Eu me orgulho muito de saber que está aí. 
Muito obrigada. Até o próximo, até a próxima.

Com afeto, 

Marli Gonçalves.







* Marli Gonçalves é jornalista - O que escolheu ser, justamente para poder escrever para você. Que se multipliquem, os meus leitores
** Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.com. Estou no Facebook. E no Twittere-mails: marli@brickmann.com.br e marligo@uol.com.br. 
*** Visite sempre o "Chumbo Gordo": www.chumbogordo.com.br.

domingo, 20 de dezembro de 2015

HONDA CITY GANHA NOVOS EQUIPAMENTOS NA LINHA 2016.

Modelo fica ainda mais completo em todas as versões, com destaque para os airbags de cortina e central multimídia com navegador integrado na versão EXL CVT.

O City 2016 estará disponível nas concessionárias a partir de fevereiro.

A Honda apresenta a linha 2016 do City com novidades que o tornam ainda mais completo em todas as versões. O sedã está em sua segunda geração no Brasil – lançada no segundo semestre do ano passado – e possui quatro configurações: DX, LX, EX e EXL. Todas são equipadas com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne aliado ao câmbio manual de cinco marchas na DX e CVT (Continuously Variable Transmission – Transmissão Continuamente Variável) nas demais versões.


Com estilo arrojado, alto nível de conforto e eficiência, o City 2016 traz em toda a linha itens de série como: ar-condicionado (manual nas versões DX e LX, e digital touchscreen na EX e EXL); sistema de som com Bluetooth, entrada USB e função HFT (Hands Free Telephone); acionamento elétrico para travas das portas, vidros e retrovisores externos; volante com ajuste de altura e profundidade; painel de instrumentos moderno e de fácil visualização; além de chave do tipo canivete com sistema de travamento e destravamento das portas com imobilizador. 



Entre os equipamentos de segurança, o modelo possui freios com ABS (antitravamento); direção elétrica EPS (Electric Power Steering); airbags para motorista e passageiro da frente, além de airbags laterais e de cortina na versão EXL; cintos de segurança de três pontos; encosto de cabeça para todos os ocupantes e pontos de ancoragem para assentos infantis compatíveis com os tipos ISOFIX e LATCH.

A versão DX agregou diversos itens de configurações superiores, como chave do tipo canivete, painel de instrumentos e visor do áudio na cor branca, para-brisa degradê, ajuste de profundidade da direção (já contava com ajuste de altura) e retrovisores na cor da carroceria. Além desses equipamentos, a versão LX traz como novidades as maçanetas internas cromadas e controle de áudio no volante.

No City EX, o volante recebeu acabamento em couro e foi adicionado um apoio de braço central dianteiro com porta-objetos. A versão EXL passou a ter também airbags de cortina, que abrange toda a lateral envidraçada, totalizando seis bolsas de proteção (dianteiras, laterais e de cortina), e central multimídia de 7” com navegador integrado. Esse sistema possui entradas USB, micro SD e auxiliar, e conexão via Bluetooth e Wi-Fi. A tela reproduz, ainda, a imagem da câmera de ré. Outra tecnologia de destaque nas configurações EX e EXL é o ar-condicionado digital com comandos touchscreen.

Conforto, sofisticação e excelente espaço interno.


Os novos equipamentos agregados à linha City reforçam a modernidade, sofisticação e alto padrão de qualidade do modelo, características que o colocam em um patamar superior. A atual geração, lançada no segundo semestre do ano passado, trouxe mudanças no design, espaço interno e conjunto mecânico, além das inovações tecnológicas.


No interior, o espaço foi ampliado, melhorando significativamente o conforto para os ocupantes. Para o motorista e passageiro do banco dianteiro, a distância entre os ombros foi aumentada em 40 mm e o espaço da cabeça ao teto está 10 mm maior, em relação à geração anterior. Os passageiros do banco traseiro também contam com mais espaço para as pernas, com o aumento de 60 mm na distância para os bancos da frente e mais 70 mm no espaço para os joelhos. 

As bagagens e objetos podem ser facilmente acomodados no porta-malas, que teve o acesso ampliado em 20 mm e possui capacidade para 536 litros (incluindo o espaço inferior).

Performance e eficiência


O motor 1.5 i-VTEC 16V traz a tecnologia FlexOne, que dispensa o tanque auxiliar de gasolina para partida a frio, pois aquece o combustível no próprio injetor, se necessário. Quando há uma alta concentração de etanol e baixa temperatura ambiente, os injetores aquecem o combustível de acordo com a necessidade, resultando em uma partida rápida e segura.

Esse propulsor oferece alta performance aliada à redução do consumo de combustível, conquistando classificação “A” no Conpet (teste realizado pelo Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), tanto na Comparação Relativa na Categoria como na Comparação Absoluta Geral. O 1.5 i-VTEC gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm, quando abastecido com etanol – são 115 cv a 6.000 rpm e 15,2 kgf.m a 4.800 rpm com gasolina. Esse desempenho se deve, principalmente, ao comando de válvulas variável, que controla eletronicamente a sincronização e abertura das válvulas, permitindo respostas eficientes em todas as faixas de rotação.

A versão DX possui câmbio manual de cinco velocidades e as demais são equipadas com transmissão CVT, sendo que a EX e EXL trazem paddle shift (aletas atrás do volante) para trocas de sete marchas virtuais. O câmbio CVT tem conversor de torque e uma elasticidade de giro maior, o que melhora a tração em baixas velocidades, proporcionando uma resposta mais rápida, aceleração linear e economia de combustível.

Para garantir uma excelente dirigibilidade, conforto e segurança, a suspensão também foi aperfeiçoada nesta geração. Na dianteira, o sistema é do tipo MacPherson, com um batente hidráulico para reduzir o efeito “rebound” (ricochete) – evita o impacto da suspensão no final do curso ao sair de uma lombada, por exemplo. Na traseira, há buchas hidráulicas e um eixo de torção mais rígido.

A linha City 2016 tem três anos de garantia sem limite de quilometragem e estará disponível nas concessionárias a partir de fevereiro, nas cores: Marrom Júpiter Metálico, Cinza Barium Metálico, Cinza Iridium Metálico, Prata Global Metálico, Branco Taffetá e Preto Cristal Perolizado.

Cinco estrelas no Latin NCAP


O City fabricado no Brasil recebeu uma alta avaliação do Latin NCAP: cinco estrelas no teste de segurança em relação à proteção dos ocupantes adultos e quatro estrelas para proteção de crianças, no assento traseiro. O modelo traz a carroceria com tecnologia ACE (Advanced Compatibility Engineering), desenvolvido exclusivamente pela Honda, e várias melhorias agregadas à geração atual. Essa estrutura foi projetada para distribuir de maneira uniforme a energia de um impacto, reduzindo a força transferida para a cabine e protegendo os ocupantes. Além disso, a estrutura dispersa de maneira mais uniforme a força transferida para outros veículos envolvidos na colisão.

Segundo a análise do órgão, o City apresenta carroceria estável, capaz de suportar carga adicional, e atende as exigências do teste de impacto lateral. Os airbags dianteiros protegem bem o motorista e passageiro, assim como os cintos de três pontos com pré-tensionadores e limitadores de carga. O sistema de fixação para cadeirinhas infantis no banco traseiro conseguiu prevenir um movimento excessivo para frente durante o impacto, oferecendo boa proteção aos dois dummies que representam uma criança de 1 ano e 6 meses a 3 anos de idade.

O City teve as seguintes pontuações no teste do Latin NCAP: 
Proteção para adultos: 16,07 em um máximo de 17,00
Proteção para crianças: 41,81 em um máximo de 49,00 

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JUSTIÇA.
Por José Renato Nalini*

NOSTALGIA DE NATAL.

Nem todos se alegram com a chegada do Natal e Ano Novo. Muitos são acometidos de uma certa nostalgia, própria a quem mescla o sentimento inspirador de harmonia, paz, convívio fraterno a um laivo de tristeza sem qualquer explicação racional.

Muitas são as causas desse misto de angústia com saudades, tudo revestido de emoção. Qual a explicação para esse fenômeno?

Há quem se recorde de Natais da infância, onde alguns desejos não foram satisfeitos. Crianças sonham e têm anseios insuscetíveis de atendimento. Frustram-se e ficam estigmatizadas. Outros se comovem porque pessoas queridas já não estão neste mundo. Sua falta é muito mais enfatizada nesse período. Entes com cadeira cativa no afeto eternal nunca mais participarão de ceias, trocas de presentes ou de abraços com a formulação de votos tradicionais. Isso é muito doloroso!

O artificialismo desses cumprimentos forçados consegue desmotivar muita gente e a torna um pouco cética em relação à sinceridade com que são formulados. Por que essa obrigação de desejar “Feliz Natal”, mesmo a pessoas que não estão na lista de predileção de quem profere a saudação? 

A expectativa de quem aguarda os tradicionais presentes natalinos é também algo que pode irritar. Cresce a relação daqueles que aguardam regalo, agrado e lembrança. O esquecimento de um personagem que deveria ter sido contemplado incomoda o esquecido, mas não menos aquele que deveria ter se recordado dele. Há muito ressentimento gerado por essa situação. O interesse pessoal – ou personalíssimo – faz com que se esqueça o motivo das festas. Por que se comemora o Natal?

Natal é celebração do nascimento de Jesus. Para os cristãos, o Messias. O Salvador. O elo entre a Humanidade e o Criador. Restabelece a aliança entre Deus e a criatura. Essa a razão de ser de uma comemoração natalina. Isso é o que deve merecer reflexão nesta época. 

A tristeza contida nas músicas natalinas reside nessa enorme série de sensações por elas geradas. A música é uma linguagem milagrosa. Transporta quem ouve seu som mágico a espaços ignotos e a territórios distantes e, talvez, nunca pressentidos. Inebria, toca a alma, sensibiliza e enternece. Com certeza, é o caminho mais adequado para recuperar o verdadeiro espírito de Natal, que deve trazer esperança, bons propósitos, expectativas as mais alvissareiras, não tristeza, angústia ou desconforto.

Neste ano, principalmente, precisamos de alento para o enfrentamento de um 2016 que se prenuncia tão dramático e preocupante como foi 2015. Peçamos ao Menino que nos inspire, nos anime e nos municie de confiança no porvir que teremos de enfrentar, alegres ou não. 










José Renato Nalini é desembargador, preside o Tribunal de Justiça de São Paulo e é integrante da Academia Paulista de Letras.
Visite o blog: renatonalini.wordpress.com.