terça-feira, 4 de novembro de 2025

LATAM CARGO GROUP REALIZA SUA MAIOR EXPANSÃO CARGUEIRA ENTRE EUROPA E AMÉRICA DO SUL

Durante o mês de outubro, grupo operou 15 frequências semanais entre Europa e América do Sul, ampliando em 25% sua capacidade cargueira e reafirmando sua liderança como operador com a rede mais ampla entre os dois continentes

O LATAM Cargo Group consolida um novo marco na conectividade entre a Europa e a América do Sul com a ampliação de suas operações cargueiras, que durante outubro alcançam 15 frequências semanais entre os dois continentes. Isso representa um aumento de 25% na capacidade total, reafirmando sua posição como o operador com a maior rede cargueira entre a Europa e a América do Sul.

Após o aumento de 10 para 12 frequências em outubro de 2024, o LATAM Cargo Group mantém essa tendência de crescimento, consolidando um serviço cada vez mais robusto e eficiente para seus clientes. Como resultado dessa nova expansão, a companhia oferecerá uma capacidade aérea de 750 toneladas semanais em suas aeronaves cargueiras B767-300F, fortalecendo a conectividade entre as duas regiões.

“Graças à flexibilidade da nossa frota e ao trabalho coordenado com nossas afiliadas, estamos fortalecendo nossa rede entre a Europa e a América do Sul, alcançando um marco histórico em conectividade cargueira entre os dois continentes. Nosso foco é oferecer aos clientes soluções logísticas mais ágeis, confiáveis e eficientes, facilitando o comércio internacional de forma contínua e sustentável”, afirma Santiago Álvarez, Chief Commercial Officer do LATAM Cargo Group.

Nova operação para a Europa

Da América do Sul para a Europa, o LATAM Cargo Group acaba de inaugurar uma nova operação de São Paulo para Bruxelas, com escala em Recife, marcando um novo passo em sua conectividade cargueira. Pela primeira vez, o grupo oferecerá capacidade cargueira direta do Brasil para a Europa, fortalecendo a rede exportadora do país e aproximando o serviço dos principais polos de produção do nordeste brasileiro.

A operação teve início em 27 de outubro com três frequências semanais e será ampliada para cinco voos por semana a partir de janeiro de 2026. A escala em Recife permite facilitar a exportação aérea de mangas produzidas no interior do nordeste brasileiro, reduzindo significativamente os tempos de trânsito até os principais mercados europeus. Além disso, o trecho inicial de São Paulo (Campinas/Viracopos) irá oferecer capacidade para cargas superdimensionadas, produtos perigosos e embarques de grande volume que exigem transporte cargueiro especializado.

Conectividade ampliada para a América do Sul

No sentido inverso, durante o mês de outubro, o LATAM Cargo Group iniciou novas rotas e aumentou frequências da Europa para a América do Sul, em linha com o plano de expansão anunciado no início do ano.

A nova rota direta Bruxelas – São José dos Campos, começou a operação em 2 de outubro com uma frequência semanal e já realizou a ampliação para dois voos por semana. Essa conexão direta reduzirá os tempos de trânsito e os custos logísticos para os clientes europeus, oferecendo uma alternativa mais eficiente para o transporte de produtos industriais, autopeças, bens de consumo e carga geral.

Já a rota Bruxelas–Buenos Aires dobrou sua operação, passando de duas para quatro frequências semanais a partir de outubro. Esse crescimento responde à demanda contínua de setores estratégicos como o farmacêutico, o automotivo e o de carga geral consolidada, permitindo o transporte de 80 a 100 toneladas semanais e oferecendo maior flexibilidade e estabilidade às cadeias de suprimentos.

Grupo LATAM

A LATAM Airlines S.A. e suas afiliadas são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, África, Estados Unidos e o Caribe.

O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A321neo, A320, A320neo e A319.

LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as afiliadas de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 21 aeronaves de carga. Essas afiliadas de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes. 

Grupo LATAM

EXCESSO DE ENERGIA SOLAR E EÓLICA DESAFIA SISTEMA ELÉTRICO E PODE GERAR PREJUÍZOS BILIONÁRIOS, ALERTA PROFESSORA DA FEI

Corte de geração, tem se tornado uma prática diária no Brasil para evitar o colapso da rede elétrica diante da sobre oferta de energia renovável

Foto: eradovento.com.br

O crescimento acelerado da geração de energia solar e eólica no Brasil, especialmente no Nordeste, tem criado um paradoxo no setor elétrico: a produção de energia limpa supera a capacidade da rede de transmissão e distribuição, obrigando o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a realizar cortes diários na geração, procedimento conhecido como curtailment.

Segundo o ONS, em períodos de baixa demanda, como no feriado do Dia dos Pais, quase 40% da energia gerada no país veio de sistemas fotovoltaicos, o que exigiu operações emergenciais para evitar apagões. Em agosto, os cortes chegaram a 36% do potencial da energia solar e 21% da eólica, com perdas estimadas em R$ 3,2 bilhões para o setor em 2025, de acordo com dados divulgados pela CNN Brasil e pela ABEEólica.

“O curtailment é uma medida necessária para preservar a segurança e a confiabilidade do sistema elétrico. A geração e o consumo precisam estar sempre equilibrados. Quando há excesso de oferta, o sistema pode ficar sobrecarregado e até colapsar”, explica Michele Rodrigues, professora do Curso de Engenharia Elétrica da FEI.

De acordo com a especialista, o problema se intensifica com a expansão da geração distribuída, ou seja, sistemas solares instalados em residências e empresas. A micro e minigeração distribuída, que injeta energia diretamente na rede local, cresce em ritmo acelerado e, embora seja positiva, também contribui para a sobreoferta. O ONS não tem controle direto sobre essa geração, o que torna o gerenciamento ainda mais complexo.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) tem elaborado um Plano de Gestão de Excedentes na Rede de Distribuição, com medidas que podem incluir o desligamento temporário de usinas em períodos de sobrecarga.

Entre as soluções propostas por especialistas e órgãos do setor estão o investimento em armazenamento de energia por baterias, a expansão da rede de transmissão, o uso de tarifas dinâmicas que tornem a energia mais barata nos horários de maior geração e a modernização regulatória para equilibrar oferta e demanda.

A professora Michele afirma ainda que “o Brasil vive um paradoxo energético: em alguns momentos, precisa desligar usinas solares e eólicas porque há energia demais; em outros, acionar termelétricas caras e poluentes para compensar a falta de geração solar à noite. O desafio é tornar o sistema mais inteligente e eficiente”.

FEI
CDI Comunicação

ROBERTO SPURI É O NOVO DIRETOR DE VENDAS DA SYSTAX NO BRASIL

Com mais de 20 anos de atuação em multinacionais de diversos segmentos, o executivo chega com o objetivo de liderar a estratégia comercial da empresa em um momento decisivo para o mercado fiscal do país

Roberto Spuri 

A Systax, uma das maiores empresas de tecnologia fiscal e tributária do país e subsidiária da Vertex Inc., anuncia a contratação de Roberto Spuri como Diretor de Vendas no Brasil. Além da liderança do time, o executivo será o responsável direto pelas áreas de Sales Engineering e Inside Sales da companhia. A chegada do executivo marca ainda um movimento estratégico para fortalecer a operação brasileira em um momento crucial de transição da Reforma Tributária.

Roberto Spuri explica que o objetivo no cargo é consolidar o posicionamento da companhia como a principal parceira das empresas brasileiras na adaptação ao novo sistema fiscal. “O momento atual, impulsionado pela Reforma Tributária e alinhado às capacidades da Systax, operação local da Vertex Inc., nos oferece uma vantagem competitiva decisiva para ajudar as organizações a enfrentar os desafios do regime tributário brasileiro que está por vir e alcançar ganhos de eficiência”, destaca o executivo, que também terá a responsabilidade de alavancar o crescimento e expansão da Systax e Vertex, assim como de seus produtos.

Com uma carreira consolidada em gigantes da tecnologia, o diretor traz uma vasta experiência em vendas, gestão de canais e desenvolvimento de negócios, adquirida em passagens anteriores por empresas como Accenture, SAP, Oracle, Sovos e Thomson Reuters.

Para Fernando Silva, Vice-presidente LATAM da Vertex, a chegada do Roberto é um passo importante na estratégia de crescimento da companhia no Brasil. “A Systax/Vertex passarão por um momento decisivo de consolidação das marcas no Brasil. Com a liderança do Roberto, estamos plenamente prontos para sermos o parceiro de confiança que as empresas que operam no Brasil precisam neste período de transição tributária”, avalia.

Vale ressaltar também que, com a chegada de Spuri, a estratégia comercial será desenvolvida em total sinergia com a área de marketing, liderada por Thais Borges. A executiva, que continua à frente da diretoria de marketing, tem como foco fortalecer a Vertex no Brasil e conduzir a integração com o legado da Systax, garantindo uma proposta de valor coesa.

“A integração da Systax e Vertex é um pilar fundamental da nossa estratégia, e a colaboração entre marketing e vendas é crucial para o desenvolvimento do negócio”, comenta Borges. “Juntos, vamos fomentar a força de duas empresas líderes e referência em tecnologia tributária, comunicando ao mercado nossa capacidade única de simplificar a complexidade fiscal”, finaliza.

A Systax combina a tecnologia global da Vertex com expertise local para oferecer automação e eficiência na gestão tributária. Com uma base de mais de 29 milhões de regras fiscais, a companhia monitora e atualiza diariamente os parâmetros nos principais ERPs, garantindo conformidade com a legislação. Suas soluções incluem o Motor de Cálculo O’ Series para automação de tributos, além do Content as a Service para atualização contínua de dados fiscais e a integração com SAP, como a renovação automática da J1BTAX permitindo mais precisão e redução de custos operacionais. Para mais informações, clique aqui e visite o site

Systax
MOTIM Assessoria de Imprensa

NOVO AEROPORTO DE BELÉM CONECTA AMAZÔNIA E DEVE BATER RECORDE DE MOVIMENTAÇÃO

Com obras entregues para receber os participantes da COP 30, terminal se consolida como um dos principais hubs aéreos da Região Norte

Entre os aeroportos da Região Norte, Belém é o mais movimentado em número de passageiros e voos domésticos regulares - Foto: Divulgação

O Aeroporto Internacional Júlio Cezar Ribeiro (Val-De-Cans), em Belém (PA), vive um momento inédito. Em 2024, cerca de 4 milhões de passageiros passaram pelo terminal, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Para este ano, com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, a expectativa é de que esse número seja superado.

Entre os aeroportos da Região Norte, Belém é o mais movimentado em número de passageiros e voos domésticos regulares. Durante os dias da conferência, de 10 a 21 de novembro, estima-se que mais de 40 mil visitantes passem pela capital paraense, colocando a cidade sob os holofotes das discussões climáticas globais e na vitrine do turismo mundial.

Para receber esse volume extra de aeronaves e passageiros, o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e a concessionária Norte da Amazônia Airports (NOA) aceleraram as obras de melhoria do terminal: foram investidos aproximadamente R$ 450 milhões para antecipação das obras de requalificação da fase 1B, que contemplam intervenções no saguão do aeroporto, área de embarque, pista de pousos e decolagens, taxiways e pátio de aeronaves.

As entregas, que garantem conforto aos passageiros e segurança na operação aeroportuária, também deixarão um legado para os paraenses. “Belém consolida-se como importante hub logístico da Região Norte, cumprindo um papel estratégico na conectividade nacional e com um aeroporto que é exemplo de integração, inovação, sustentabilidade e orgulho nacional”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho. Mais de 1.500 empregos diretos e indiretos foram gerados durante a realização das obras.

“Em um período em que o Pará ganha destaque mundial, entregamos um aeroporto mais moderno, confortável e eficiente, à altura não apenas de grandes eventos como a COP 30, mas preparado para receber mais voos com segurança e qualidade. As operações estão dentro dos mais altos padrões de segurança e transformarão a conectividade da região”, afirma Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da Norte da Amazônia Airports (NOA).

Conectividade

Por sua posição geográfica, Belém é um hub natural de redistribuição aérea promovendo conexões regionais e ligando cidades como Santarém (PA), Macapá (AP), Boa Vista (RR) e Manaus (AM) a outras metrópoles brasileiras.

O aeroporto atua como ponto de convergência para companhias aéreas, servindo como ponto de escala técnica e logística para aeronaves de menor porte que conectam localidades remotas. Além disso, é um dos poucos da região com capacidade de operação 24 horas e infraestrutura de pista capaz de receber aeronaves como Boeing 737-800 e o Airbus A320 – modelos comumente utilizados na aviação comercial em operações de média e longa distâncias.

Governo Federal
Ministério de Portos e Aeroportos
FSB Comunicação

GABRIEL GUIMARÃES É O NOVO PRESIDENTE DA MARCA BURGER KING® NO BRASIL.

A ZAMP®, máster franqueada das marcas Burger King®, Popeyes®, Subway® e Starbucks® no Brasil, anuncia Gabriel Guimarães, atual CFO da Cia e Presidente interino de Burger King®, como o Presidente definitivo da marca

Gabriel Guimarães

Gabriel está na ZAMP® há 11 anos. Nos cinco primeiros, liderou a estratégia comercial do Burger King®, contribuindo para levar a marca para um crescimento relevante no Brasil e, nos últimos 6 anos, esteve à frente da área financeira, capitaneando importantes movimentos estratégicos, que incluíram as recentes aquisições de Starbucks® e Subway® e a formação atual da ZAMP®.

O alinhamento cultural combinado à visão estratégica do negócio serão aspectos chave neste mandato, que tem a ambição de acelerar o crescimento e a qualidade da execução da marca no país.

Após um período de intensas transformações no setor e na própria estrutura da ZAMP®, a escolha de Guimarães representa um gesto de continuidade, consistência e confiança em uma liderança que carrega o DNA da marca desde sua chegada ao país. Sua escolha para comandar BK® é vista como a evolução natural de uma carreira que teve passagens em diversas áreas da organização e agora assumirá o desafio de liderar essa importante frente da ZAMP®.

A nomeação de Gabriel é acompanhada pela chegada de Ricardo Camiz como Presidente da Subway®, reforçando a estrutura de gestão que consolida a ZAMP® como uma plataforma de marcas sólida, preparada para capturar valor em diferentes segmentos do mercado de alimentação fora do lar.

Ricardo Camiz

Camiz tem mais de duas décadas de experiência em empresas multinacionais desempenhando papéis financeiros, comerciais, operacionais, e liderando unidades de negócios, dentro e fora do Brasil.

“A nomeação de Gabriel e Ricardo inaugura um novo ciclo na ZAMP®, com as quatro marcas sob a liderança de executivos especialistas em seus desafios e alinhadas a uma mesma ambição de crescimento. O Gabriel traz a consistência e o discernimento de negócio que ajudaram a consolidar o Burger King® no país. O Ricardo aporta visão estratégica para acelerar o crescimento do Subway® com qualidade e rentabilidade. São lideranças que fortalecem o time executivo e reafirmam nossa ambição de crescer com solidez e eficiência”, destaca Pedro Zemel, CEO da ZAMP®.

Com essas nomeações, a ZAMP® avança em seu processo de consolidação como um dos principais ecossistemas de alimentação do país — uma companhia mais autônoma, eficiente e guiada por líderes que refletem a identidade e o propósito de cada marca que representam.

A ZAMP® é a master franqueada das marcas Burger King®, Popeyes®, Starbucks® e Subway® no Brasil. Com um portfólio de 2.712 restaurantes, entre lojas próprias e franqueadas, a ZAMP® é responsável por um ecossistema que gera mais de 30 mil empregos em todo o território nacional. A empresa está comprometida com o cumprimento das metas de ASG (Ambiental, Social e de Governança) assumidas publicamente, sempre com o objetivo de promover um crescimento sustentável e responsável

ZAMP®
Loures Consultoria

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

NATURA E SIEMENS LANÇAM PROJETO PIONEIRO DE INDÚSTRIA 4.0 NA AMAZÔNIA

Com a digitalização da produção, iniciativa eleva a produtividade de agroindústrias e amplia oportunidades de geração de renda na região

A Natura e a Siemens anunciam a implementação do projeto "Moiru" na Amazônia, uma iniciativa inédita que visa digitalizar processos industriais em ambientes rurais amazônicos, ainda marcados por práticas analógicas. “Moiru", palavra em tupi que significa "ajuda mútua", representa o conceito que vem da simbiose entre as relações preservadas pela Natura há mais de 25 anos na região, conectando as cadeias da sociobiodiversidade às tecnologias da Indústria 4.0. Por meio da iniciativa Tech4Amazonia, a Siemens lidera a aplicação de tecnologias de automação, simulação e inteligência de dados, enquanto a Natura aporta expertise científica em sociobiodiversidade e relacionamento com comunidades locais.

Em 2024, foi estabelecida a parceria com a Siemens para viabilizar esta iniciativa, com o propósito de aumentar a eficiência produtiva na extração de óleos essenciais, com implementação pioneira na Cooperativa de Campo Limpo, em Santo Antônio do Tauá (PA). A partir da escuta ativa dos desafios enfrentados pelas cooperativas, a Siemens desenvolveu um gêmeo digital da dorna de extração, criado com base em simulações computacionais (CFD), e implantou sensores e válvulas inteligentes que permitem o controle remoto do processo e a coleta de dados em tempo real. A Siemens, por meio de escuta ativa dos desafios enfrentados pelas cooperativas, foi responsável pela criação de um gêmeo digital da dorna de extração, utilizando simulação computacional (CFD), além da implementação de sensores e válvulas inteligentes que permitem o controle remoto e a coleta de dados em tempo real. A iniciativa está diretamente alinhada à estratégia de implementação do futuro Centro de Inovação da Natura em Benevides, também no Pará, reforçando o protagonismo da companhia na biodiversidade e acelerando inovações aplicadas à sociobiodiversidade.

“Estamos às vésperas da COP30 e seguimos focados em desenvolver e compartilhar boas práticas que promovam o desenvolvimento local sustentável. É o caso dessa parceria, que alia tecnologia a impacto socioeconômico. Com a implementação das novas ferramentas, temos uma extração de óleo essencial mais eficiente e com maior rentabilidade para a comunidade. E essa iniciativa é um viabilizador para outros ganhos em novos desenvolvimentos que poderão ser realizados com o aparato criado”, afirma Romulo Zamberlan, diretor de Pesquisa Avançada na Natura.

Os resultados iniciais desta parceria demonstram um impacto significativo na agenda de sustentabilidade: houve uma diminuição substancial no consumo de energia e de recursos hídricos, impactando positivamente nas emissões e na pegada ambiental da produção da agroindústria.

Os dados gerados e coletados em tempo real serão integrados e trabalhados pelos cientistas da Natura, já apoiados por inteligência artificial e aplicado no aprimoramento de processos atuais e desenvolvimento de novos bioingredientes gerando um modelo replicável para diversas agroindústrias parceiras. Dentre as funcionalidades, está a automação de processos, com a instalação de válvulas e sensores controlados remotamente. “Acreditamos que a tecnologia é uma ponte entre propósito e impacto. Ao aplicar soluções de automação, simulação e inteligência de dados em um contexto tão singular como o da Amazônia, estamos não apenas otimizando processos, mas cocriando um modelo de desenvolvimento sustentável e escalável. O projeto Moiru é um exemplo claro de promoção da inovação com impacto regional, fortalecendo o papel da tecnologia como aliada da bioeconomia”, afirma José Borges Frias, Head de Inovação da Siemens Brasil.

Impacto Socioambiental e Geração de Renda

A comunidade de Campo Limpo, por meio da APROCAMP, fornece matéria-prima vegetal para a Natura desde 2003, incluindo insumos como pataqueira, priprioca e estoraque. E, desde 2024, com a inauguração de sua primeira agroindústria de óleo essencial, a comunidade assumiu a etapa de maior valor agregado que é a produção dos óleos essenciais.

A construção dessas agroindústrias é uma estratégia da Natura para impulsionar a produção e renda local. A Siemens dará suporte técnico para a replicação das soluções no futuro Centro de Inovação da Natura em Benevides, contribuindo com especificações e expansão da automação para outras linhas produtivas. A digitalização por meio de "Moiru" potencializa o ganho das comunidades, que já vem sendo impactado pela extração de óleo essencial, atividade que gerou um aumento estimado de 60% da receita bruta anual da comunidade e de 25% na quantidade de vagas de empregos para trabalhadores da APROCAMP.

NaturaFundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira líder em beleza e cuidados pessoais na América Latina. É a companhia de melhor reputação do Brasil e a mais responsável em ESG pelo ranking Merco há 11 anos consecutivos. Há mais de 25 anos, por meio do relacionamento com comunidades extrativistas na Amazônia, a Natura é pioneira no uso cosmético de bioativos da sociobiodiversidade brasileira. Hoje, essa atuação gera benefícios para milhares de famílias e contribui para conservar 2,2 milhões de hectares de floresta. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber, em 2014, a certificação de Empresa B pelo B Lab, organização que reconhece globalmente negócios que combinam a geração de lucro ao impacto socioambiental positivo. Com operações em 14 países na América Latina, os produtos da marca podem ser adquiridos através das mais de 3 milhões de consultoras na região, via e-commerce, aplicativo Natura, ou nas mais de mil lojas. Para mais informações, clique aqui e visite o site  ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram

A Siemens Brasil iniciou suas primeiras atividades em 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1905, ocorria a fundação da empresa no País. Ao longo de sua história, a empresa contribuiu ativamente para a construção e para a modernização da infraestrutura brasileira, com um portfólio de tecnologias inovadoras que capacita seus clientes a acelerarem sua própria transformação digital e a alcançarem maior sustentabilidade. Além disso, oferece serviços financeiros, gestão imobiliária corporativa e serviços de negócios indiretos. O Grupo Siemens é formado pela Siemens Brasil, Siemens Healthineers e Mobility, e está presente em praticamente todo o território nacional. Conta atualmente com sete centros de Pesquisa e Desenvolvimento, com o SITRAIN - Centro de excelência para clientes do setor industrial -, além do Digital Experience Center (DEX), um ambiente que permite uma experiência imersiva pelo ecossistema de soluções e serviços da companhia. Para mais informações, clique aqui e acesse o site ou nosso Relatório Institucional e ESG

Natura
Loures Consultoria

Siemens
Textual Comunicação

DEEL NOMEIA JOE KAUFFMAN COMO PRESIDENTE E DIRETOR FINANCEIRO

A Deel, plataforma global líder em folha de pagamento (payroll) e RH, anuncia nesta segunda-feira (3) a nomeação de Joe Kauffman como Presidente e Diretor Financeiro (CFO)

Joe Kauffman

Kauffman se junta à Deel após mais de uma década de liderança na Credit Karma, onde ocupou os cargos de CFO, Presidente e CEO. Como parte dessa transição, Philippe Bouaziz, que atuou como CFO da Deel desde a fundação da empresa, assumirá o recém-criado cargo de Chairman Executivo e Diretor de Estratégia (Chief Strategy Officer), continuando a orientar o crescimento estratégico da Deel e sua visão de longo prazo.

Sob a liderança financeira de Philippe Bouaziz, a Deel evoluiu de uma startup inicial para uma plataforma global confiável, atendendo mais de 37.000 empresas em mais de 150 países. A empresa tem sido lucrativa há mais de três anos e ultrapassou recentemente a marca de US$ 1 bilhão em receita recorrente anual. A Deel já captou mais de US$ 1 bilhão em investimentos de grandes investidores e agora tem uma avaliação que ultrapassa US$ 17,3 bilhões.

“Ver Deel crescer até o que é hoje tem sido uma das experiências mais gratificantes da minha carreira”, disse Philippe Bouaziz, presidente executivo e diretor de estratégia. “Joe traz uma experiência e energia incríveis que ajudarão a moldar os próximos marcos da Deel.”

Na Credit Karma, Kauffman conduziu com a precisão de um CFO e o instinto de um fundador — liderando a expansão internacional e elevando a receita de mais de US$ 100 milhões para US$ 2,3 bilhões, enquanto ampliava as margens operacionais para 37%. Antes disso, ele ocupou cargos de CFO e de desenvolvimento corporativo em duas empresas listadas na NYSE, onde adquiriu profundo know-how em gestão de negócios de alto crescimento no ambiente de mercado público. Sua experiência e visão serão fundamentais à medida que a Deel continua a crescer globalmente e fortalecer sua base financeira.

“O que Alex e Shuo criaram é verdadeiramente excepcional. Não é apenas tecnologia de folha de pagamento e RH — é um movimento que transforma como as pessoas trabalham e são pagas no mundo inteiro”, disse Joe Kauffman, Presidente e Diretor Financeiro da Deel. “Fui atraído pela Deel por causa de sua cultura única — uma empresa líder de mercado obcecada com inovação e sucesso do cliente, crescendo em um ritmo excepcional e ainda assim operando com a velocidade e flexibilidade de uma startup. Você sente a ambição e o momento de avanço em cada conversa aqui. É um momento empolgante para ingressar, e estou animado para ajudar a impulsionar o próximo capítulo de crescimento da empresa.”

Nos últimos seis meses, a Deel ampliou sua equipe executiva com nomeações importantes, incluindo Harish Sharma como Diretor de Risco (Chief Risk Officer), Anthony Luis Rodriguez como Diretor de Compliance (Chief Compliance Officer) e DeAnn Work como Diretora Jurídica (General Counsel). Essas adições posicionam a Deel para inovação contínua, preparação em compliance e crescimento enquanto se prepara para futuras oportunidades no mercado público.

“Ter alguém do calibre de Joe ingressando na Deel diz tudo sobre onde estamos hoje e para onde vamos”, disse Alex Bouaziz, cofundador e CEO da Deel. “Joe traz uma combinação rara de profundo conhecimento em liderança, expertise operacional e uma paixão genuína por pessoas — qualidades que se alinham perfeitamente com nossa cultura e missão. A decisão dele de se juntar à Deel é uma forte validação da empresa que construímos e da posição de liderança que ocupamos no mercado. A profundidade da experiência dele nos ajudará a continuar operando desde uma posição de força — avançando nossa missão com disciplina, impacto e alcance global.”

Com uma equipe de liderança reforçada e uma visão clara para o futuro, a Deel permanece focada em sua missão: simplificar o trabalho global para todos, em qualquer lugar.

A Deel é a plataforma completa de folha de pagamento e RH para equipes globais. Desenvolvida para a forma como o mundo trabalha hoje, a Deel combina HRIS, folha de pagamento, conformidade, benefícios, desempenho e gerenciamento de equipamentos de TI em uma plataforma única e integrada. Com ferramentas alimentadas por IA e uma infraestrutura de folha de pagamento totalmente própria, a Deel oferece suporte a todos os tipos de trabalhadores em mais de 150 países – ajudando as empresas a escalar de forma mais inteligente, rápida e em conformidade. Clique aqui e descubra como a Deel simplifica o trabalho global

Deel
Ideal Axicom

ALTAIR RAPIDMINER, PLATAFORMA DE IA E ANÁLISE DE DADOS, ACELERA A INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL COM ECOSSISTEMA AMPLIADO DE IA E ANÁLISE DE AGENTES

Nova versão do software inclui automação, governança, análise em tempo real e preparação de dados self-service aprimoradas

Foto: Alex Battistel | Divulgação Altair

A Altair, líder global em inteligência computacional, anunciou importantes atualizações no Altair® RapidMiner®, sua plataforma de IA e análise de dados, para ajudar as organizações a operacionalizarem a inteligência, unindo a percepção humana, a automação de dados e a colaboração da IA agêntica (capacidade de agir de forma autônoma e proposital) em um ecossistema unificado.

As atualizações mais recentes fortalecem o ecossistema de IA e análise de dados da Altair, capacitando as organizações a construírem ambientes de dados escaláveis, confiáveis e inteligentes.

"As atualizações mais recentes ajudam as organizações a migrarem de análises isoladas para uma inteligência totalmente conectada", disse Sam Mahalingham, diretor de tecnologia da Altair e chefe de simulação da Siemens Digital Industries Software. "Ao unir IA, governança de dados e tomada de decisões em tempo real, a Altair permite que todas as equipes — de analistas de negócios a cientistas de dados — transformem dados em ações com mais rapidez e confiança do que nunca."

Impulsionando a inteligência conectada em toda a empresa

O Altair® AI Cloud oferece uma base segura para a implantação de sistemas inteligentes e multiagentes em escala. Por meio do novo Agent Studio, os usuários podem criar e gerir fluxos de trabalho com agentes, combinando modelos de linguagem de grande escala (LLMs), aprendizado de máquina e dados corporativos em um único ambiente. A colaboração multiagente aprimorada permite que os agentes raciocinem, recuperem e automatizem tarefas coletivamente. Com esses recursos, os processos de dados tradicionais se tornam ecossistemas dinâmicos e autônomos que democratizam o acesso à IA de nível empresarial.

O Altair® Graph Studio™ ancora o ecossistema da Altair com inteligência de dados semânticos e governança para sistemas com agentes. Com a integração do Protocolo de Contexto do Modelo (MCP), os agentes interagem diretamente com o Graph Studio para consultar, raciocinar e tomar decisões, enquanto copilotos incorporados com LLM simplificam o gerenciamento de metadados e a criação de ontologias. A versão também apresenta controles de acesso granulares baseados em atributos e governança orientada por políticas para aprimorar a privacidade, a conformidade e o gerenciamento do ciclo de vida, ajudando a garantir que os dados não estejam apenas conectados, mas também controlados e em conformidade.

O Altair® Panopticon™ continua a redefinir a análise em tempo real para setores onde os milissegundos importam. A atualização apresenta uma visualização de gráfico de rede reconstruída com detalhes mais ricos nas bordas dos nós, rótulos personalizáveis e opções avançadas de estilo. Uma nova experiência de pasta de trabalho guiada guia os usuários passo a passo pela criação do painel, enquanto a atualização automática de dados mantém as visualizações alinhadas com os dados em tempo real, ajudando a garantir que cada decisão seja tomada com as informações mais atualizadas. O gerenciamento aprimorado de tabelas de dados, a renderização mais rápida e a conectividade expandida, incluindo o InfluxDB v2 e alertas avançados, aceleram ainda mais a geração de insights para decisões urgentes.

Análise unificada e flexibilidade de linguagem

A plataforma unificada de análise de dados e IA da Altair continua a expandir sua flexibilidade e integração para usuários técnicos e empresariais. O Altair RapidMiner remove barreiras entre equipes, moderniza os investimentos existentes em SAS e agiliza a migração para ambientes abertos e prontos para a nuvem.

O Altair® SLC™ amplia a cobertura de idiomas e a conectividade de dados com um novo conector Databricks, suporte expandido para HDFS e Tagsets.RTF e dezenas de procedimentos SAS aprimorados e novos. Executando perfeitamente nos principais sistemas operacionais e ambientes, o Altair SLC capacita os usuários a executarem SAS, Python, R e SQL em uma estrutura unificada.

A partir dessa base, o Altair SLC Hub™ oferece orquestração, agendamento e gerenciamento de recursos centralizados para clusters SLC. A versão mais recente apresenta uma interface de linha de comando (HubCLI) e integração com credenciais do Windows para melhor controle da carga de trabalho, com suporte futuro para logon único (SSO) e alta disponibilidade.

O Altair Analytics Workbench® se baseia na integração entre o Altair SLC e o SLC Hub, oferecendo aos usuários um espaço de trabalho único e multilíngue para criar, executar e implantar análises. Agora disponível para Windows, Linux e macOS, a versão mais recente adiciona um bloco de consulta SQL independente, um acelerador de importação de fluxo de trabalho e um copiloto com tecnologia de IA para geração de código, documentação e exploração de dados. A experiência aprimorada do notebook oferece suporte à colaboração e integração em tempo real com dados corporativos em tempo real.

Preparação e Governança de Dados Mais Inteligentes

O Altair® Monarch® continua a liderar a preparação de dados de autoatendimento, oferecendo aos analistas uma maneira mais rápida de transformar dados brutos e complexos em conjuntos de dados confiáveis e prontos para análise. A versão apresenta suporte para a escrita de expressões Monarch para filtrar dados diretamente de fontes ODBC, como SQL Server, Oracle, MySQL e DB2, eliminando a necessidade de consultas SQL complexas ou sintaxe específica do banco de dados. Os recursos aprimorados do conector OData simplificam o consumo de dados de endpoints Mendix, enquanto as funções aprimoradas de pesquisa e linhagem facilitam o rastreamento das origens dos dados e a manutenção da transparência em todo o processo de preparação.

Estendendo os recursos do Monarch para a empresa, o Altair® Monarch Server™ fornece armazenamento escalável de relatórios, orquestração de processos e automação em um ambiente centralizado e de alta disponibilidade. A nova versão adiciona suporte para implantação de instância do SQL Azure, uma visualização unificada de trabalhos que combina logs de vários fluxos de trabalho e uma interface consolidada para acesso a tabelas pré-processadas. Juntos, o Monarch e o Monarch Server permitem que as organizações automatizem e governem pipelines de preparação de dados, desde o desktop até a escala corporativa. Acelerando o Futuro da Inteligência Conectada.

Da IA agêntica e governança de dados semânticos à análise em tempo real e preparação de dados self-service, o Altair RapidMiner oferece a estrutura inteligente que as empresas modernas precisam para prosperar. Essas inovações capacitam as organizações a tomar decisões mais rápidas e inteligentes, transformando dados em uma vantagem contínua para toda a empresa.

Para saber mais sobre o Altair RapidMiner e explorar as atualizações mais recentes, clique aqui e visite o site.

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Secco Consultoria de Comunicação

ÁGUIA SISTEMAS ACELERA EXPANSÃO E INVESTE R$40 MILHÕES EM NOVA FÁBRICA PARA VOAR MAIS ALTO NO MERCADO DE INTRALOGÍSTICA

Empresa paranaense líder em intralogística moderniza estrutura e amplia produção para atender à crescente demanda nacional e internacional

A Águia Sistemas, líder brasileira em estruturas de armazenagem, movimentação e automação para intralogística, anuncia um novo investimento de R$ 40 milhões para ampliar a capacidade produtiva de sua unidade fabril em Ponta Grossa (PR). A expansão faz parte da estratégia da empresa de fortalecer sua presença no mercado e incorporar novas tecnologias ao processo industrial, garantindo ainda mais eficiência, qualidade e competitividade.

Com 52 anos de história, a Águia Sistemas consolidou-se como uma referência nacional em soluções completas para centros de distribuição, com projetos realizados em todo o Brasil e em países da América do Sul e América Central.

“A intralogística é um conjunto de sistemas e procedimentos que regula o fluxo de materiais e informações dentro de um centro de distribuição. A Águia transforma isso em um projeto completo: industrializamos todas as estruturas de armazenagem e sistemas de movimentação, integrando tecnologias que se aplicam desde o recebimento de materiais até a expedição”, explica Rogério Scheffer, diretor-presidente da Águia Sistemas.

Atualmente, a empresa conta com cerca de mil colaboradores diretos e entre 400 e 500 indiretos, industrializando de 3,5 mil a 4 mil toneladas de aço plano por mês. Entre seus mais de 25 mil clientes ativos, estão grandes players do e-commerce e da logística, como Mercado Livre, Shopee e Amazon, além das principais empresas dos setores farmacêutico, alimentício, cosmético, automobilístico e eletrônico.

O reconhecimento pela qualidade e inovação levou a Águia Sistemas a ser certificada como fornecedora global da Amazon e a conquistar o prêmio Meli Awards, do Mercado Livre.

“Concorrendo entre 2,5 mil fornecedores em 17 categorias, trouxemos o prêmio para Ponta Grossa”, recorda Scheffer.

A nova etapa de investimentos contempla a expansão física do parque fabril e a adoção de tecnologias de origem japonesa no processo produtivo, com foco em produtividade, flexibilidade, precisão, segurança e sustentabilidade.

“Esse investimento vai contribuir significativamente para o desenvolvimento da indústria, ampliando a receita, reduzindo custos e elevando os níveis de qualidade e segurança. Em paralelo, seguimos investindo fortemente em ações colaborativas com empresas globais, para assimilar e incorporar novas tecnologias à nossa operação”, conclui o diretor-presidente da Águia Sistemas.

Águia Sistemas
Encaso Assessoria e Comunicação Corporativa

ANTÔNIO CARLOS PEREIRA É O NOVO CONSELHEIRO ESTRATÉGICO DA ZAPPTS

Antonio Carlos Pereira. Foto: Gabriel Figueira

A Zappts, empresa de tecnologia e inovação que está há mais de 10 anos no mercado, comunica uma nova movimentação com a chegada do seu novo Conselheiro Estratégico, Antonio Carlos Pereira, conhecido no mercado como ACP. O profissional está inserido no ramo da TI desde os anos 80 e traz uma vasta bagagem com passagens pelos setores financeiro, químico, de consultoria e educação.

"É com grande satisfação que me uno ao time como Conselheiro Estratégico. Acompanho a trajetória da empresa e vejo um enorme potencial de crescimento. Minha chegada representa a união de propósitos: quero somar minha longa trajetória em tecnologia no mundo corporativo para ajudar a Zappts a consolidar sua estratégia, navegar pelos desafios contemporâneos e fortalecer ainda mais sua posição de destaque no mercado", afirma ACP.

O executivo chega com a missão de orientar a alta gestão na tomada de decisões, preparar a companhia para uma era de expansão de inteligência artificial, aprimorar o posicionamento da empresa no mercado com base em tendências de longo prazo e expandir a capacidade técnica e de geração de valor da Zappts para clientes e ecossistemas de parceiros de tecnologia e inovação.

Nos próximos meses, a principal missão será mergulhar nas estratégias da companhia, entender suas principais alavancas de crescimento e colaborar diretamente com os sócios para identificar oportunidades de evolução, especialmente frente à demanda crescente da inteligência artificial.

"Minha expectativa para os próximos meses é mergulhar profundamente nas estratégias da Zappts e suas alavancas de crescimento para, junto com seus sócios, identificar o que pode ser ainda melhorado ou o que precisa de ajustes. Um grande foco será nas discussões sobre o impacto da IA ​​e como garantir que as decisões estratégicas estejam alinhadas com a visão de longo prazo da companhia. Serão momentos de muito diálogo, análise e construção conjunta" , complementa.

Para Pablo Augusto, CEO da Zappts, a vinda da ACP é um um grande passo para a história da empresa: "Contar com um executivo de tecnologia experiente como o ACP em nosso conselho é um movimento estratégico fundamental para o futuro da Zappts. A sua inteligência, experiência e visão aguçada sobre a aplicação de tecnologia para gerar valor para os negócios, nos traz um diferencial para acelerar ainda mais a nossa jornada de crescimento, principalmente nesta era da inteligência artificial."

A Zappts é uma empresa brasileira de tecnologia e inovação que há mais de 10 anos cria, moderniza e evolui soluções digitais seguras e escaláveis para grandes organizações. Combinando experiência prática em engenharia de software, dados e inteligência artificial, integra tecnologia, metodologia e processos acelerando a entrega de valor com eficiência, qualidade e governança. Sua atuação vai da estratégia ao desenvolvimento de aplicações de software e inteligência artificial, sendo referência no Brasil no tema de agentes inteligentes, com atuação orientada sempre ao impacto no resultado do negócio dos seus clientes e parceiros. Clique aqui para saber mais

Zappt
Sheep Comunicação

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

FUNDAÇÃO CARGILL ANUNCIA OS 13 PROJETOS SELECIONADOS PELA CHAMADA SEMEIA 2025

Iniciativas em oito estados receberão até R$ 150 mil para promover segurança alimentar, geração de renda e práticas sustentáveis

A Fundação Cargill, uma das principais organizações de impacto social no Brasil, acaba de anunciar as iniciativas selecionadas pela Chamada Semeia 2025, ação que apoia soluções inovadoras e sustentáveis desenvolvidas por cooperativas, negócios de impacto e organizações da sociedade civil em todo o Brasil.

Com apoio financeiro entre R$ 100 mil e R$ 150 mil, as iniciativas serão implementadas ao longo de 2026, com duração de 12 meses. Este ano, a chamada registrou um aumento de 49% no número de inscrições em relação à edição anterior, evidenciando o fortalecimento da rede de parceiros e o reconhecimento da Chamada Semeia no campo do impacto social.

As propostas aprovadas refletem a diversidade de soluções que estão sendo desenvolvidas em diferentes territórios do Brasil para enfrentar desafios sociais e ambientais ligados à sistemas alimentares. A seleção levou em conta critérios como inovação, impacto socioambiental, potencial de replicação e conexão com as realidades locais.

“A Chamada Semeia tem se mostrado uma ferramenta eficaz para identificar e apoiar soluções que promovem sistemas alimentares mais sustentáveis e inclusivos. O crescimento nas inscrições reforça a confiança das organizações na nossa atuação e o potencial transformador das iniciativas selecionadas”, afirma Flávia Tayama, diretora-presidente da Fundação Cargill.

Iniciativas aprovadas

Na área de produção sustentável e segurança alimentar, o projeto Águas que Nutrem: A Aquaponia na Cultura Caiçara, da Associação dos Povos Tradicionais Caiçaras, será implementado em Guarujá e Santos (SP), promovendo a aquaponia como alternativa de produção de alimentos e geração de renda. Em Manaus (AM), o Sisteminha como Tecnologia Social, da Associação Produtora Brasileirinho, impulsiona a autonomia produtiva de mulheres agricultoras por meio de práticas agroecológicas regenerativas.

Já em Santarém (PA), o projeto Trilhas das Abelhas, da Novo Encanto, incentiva a meliponicultura e a recuperação de áreas degradadas com foco na geração de renda local. No estado de Goiás, o projeto Biogreen, da Cooperativa Mista dos Pequenos Produtores da Região do Cará, transforma resíduos da mandioca em biogás e biofertilizantes, promovendo sustentabilidade ambiental e autonomia energética.

Na frente de empreendedorismo e inclusão produtiva, o projeto Alimentando o Empreendedorismo, do Instituto Ciclos de Sustentabilidade e Cidadania, será realizado em Ilhéus (BA), oferecendo formação técnica e mentoria para empreendedores do setor alimentício. No Pará, o projeto Efeito Furacão – Mulheres Empreendedoras na Alimentação, da Be.Labs Aceleradora, capacita mulheres para formalização de negócios e aumento de renda. Em São Paulo (SP), o projeto Rede Interempreendedora Caldeirão da Perifa, da Emperifa, promove redes colaborativas entre empreendedores periféricos, com foco em inclusão produtiva e dignidade econômica.

Na área de valorização cultural e cadeias produtivas locais, o projeto Cacauaré Amazônia, da Cacauaré Amazônia, atua em Belém (PA) fortalecendo a cadeia do cacau nativo e promovendo experiências culturais amazônicas. Em São Luís (MA), o projeto Feirinha da Gente, da Mandú Inovação Social, transforma uma feira agroecológica em negócio social itinerante liderado por mulheres rurais. No Sul do Piauí, o projeto Mobilização para Cadeias Agroextrativistas e Agroflorestais, da Samaúma Ações Baseadas na Natureza, estrutura cooperativas e fomenta a comercialização de produtos da sociobiodiversidade.

Já na frente de formação e protagonismo feminino e jovem, o projeto Formação em Cooperativismo e Economia Solidária para Mulheres Quilombolas de Saracura, da COOPAFS – Cooperativa de Produtores da Agricultura Familiar de Santarém, promove autonomia econômica e liderança feminina em comunidades quilombolas. Também no Pará, o projeto Gastronomia do Amanhã, do ICAA – Instituto de Cultura Amazônica e Ambiental, capacita mulheres em gastronomia sustentável, fortalecendo sua autonomia financeira. No Paraná, o projeto Semeando Futuros Sustentáveis, da Associação Gente de Bem, forma jovens em práticas de economia circular e combate ao desperdício de alimentos.

A Chamada Semeia 2025 reafirma o papel da Fundação Cargill como parceira estratégica de iniciativas que promovem soluções locais para desafios globais. Ao apoiar projetos que integram inclusão, equidade e inovação, a Fundação contribui para o fortalecimento de comunidades e para a construção de sistemas alimentares seguros, sustentáveis e acessíveis em todo o país.

> Clique aqui e saiba mais sobre a Chamada Semeia Fundação Cargill

A Cargill é uma empresa comprometida com o fornecimento de alimentos, ingredientes, soluções agrícolas e produtos industriais para nutrir o mundo de forma segura, responsável e sustentável. Situados no centro da cadeia de suprimentos, fazemos parcerias com produtores rurais e clientes para obter, fabricar e entregar produtos que são vitais para a vida. Os 160.000 membros da nossa equipe, incluindo os 16 mil colaboradores do Brasil, inovam com propósito, fornecendo aos clientes o essencial para que as empresas possam crescer, para que as comunidades prosperem e os consumidores vivam bem. Como uma empresa familiar com 159 anos de experiência, olhamos para o futuro e permanecemos fiéis aos nossos valores. Colocamos as pessoas em primeiro lugar. Superamos as metas. Nós fazemos a coisa certa – hoje e para as próximas gerações. Para obter mais informações, visite Cargill.com e a nossa Central de Notícias

Cargill
CDI Comunicação

MALDITAS NARRATIVAS E A BARBÁRIE. Por Marli Gonçalves*

Eu vejo uma coisa, me contam outra. Cada um vê um ângulo, fecha os olhos a outros, e a história vai correndo como se normal tudo fosse. Não, e a barbárie pode atingir qualquer um de nós.

Fiquei muito tempo com as imagens (e sons) do Massacre do Carandiru marcados na memória como uma das mais lamentáveis e terríveis cenas de toda a vida ocorridas em meu país, em minha cidade. Agora elas foram brutalmente “empurradas para o lado” como se faz em imagens nas redes sociais, e trocadas por imagens daqueles corpos, muitos seminus, estendidos e enfileirados no Complexo da Penha, no Rio de Janeiro, na manhã seguinte ao massacre de mais uma megaoperação desastrada (minha opinião) de contenção de um dos muitos grupos do crime organizado. Alguns cobertos, outros sendo descobertos por mães copiosas à procura de seus filhos; outros, sangue seco nos ferimentos, despidos de suas roupas camufladas de soldados do crime, tentando evitar suas culpas. Pessoas em volta acompanhando como se absolutamente normal mais um rotineiro dia de violência extrema que já se acostumaram a viver. Seriam os “corpos da mata”, encontrados nas matas onde se concentraram os confrontos, juntados, levados e ali enfileirados – estranhamente recolhidos pela população e não pelas forças policiais. Foram aumentando gradativamente as somas. Oficialmente, ao todo, na operação, 117 mortos; ou 121, 126, 130, 131, que os números dançam, e agora, infelizmente, fazem pouca diferença. Assim como parece esquecido que o objetivo central de capturar líderes teve resultado frustrante.

Vi, vi sim, como diria o canarinho Piu-Piu, e não era o Frajola.

Tudo me lembrou ainda cena de décadas atrás quando em uma cobertura do Jornal da Tarde de uma das muitas rebeliões ocorridas à época e que precisei me esconder do grupo policial que não queria, digamos, que contássemos os mortos. O problema é que, lá dentro do Pronto Socorro para o qual foram levados, vi uma porta, abri e entrei, no escuro. Justamente era a sala onde mais de uma dúzia deles tinham sido jogados, e o que eu só percebi quando olhei para trás. Foi o tempo de sair dali horrorizada, embora costumada com a cobertura policial, e voltar à redação.

Hoje mais distante desse epicentro, vem me chocando a cada dia mais o pouco valor de tudo, da vida, das vidas, e a expansão de uma espécie de pena de morte extra oficializada e praticamente aceita como normal, até aplaudida. Antes que atirem pedras, junto a isso fatos de outros países, conflitos em protestos, guerras, ações policiais, os bombardeios e ataques dos Estados Unidos a barcos na América Latina supostamente ocupados por traficantes. E ainda a violência que essas organizações criminosas poderosas que se fortaleceram de tal forma a desafiar o Estado fazem entre elas, em seus comandados, nas comunidades onde estabeleceram. O horror e a violência que diariamente comandam e levam às ruas de todo o país, muitas vezes a troco de um celular, um anel, um olhar atravessado, a cobrança de uma dívida. A vida não vale nada. A justiça nunca feita.

Não tenho como propor solução, a não ser torcer por mais cuidados e inteligência nas necessárias operações, e que possam proteger as informações, os agentes destacados, as comunidades acuadas por todos os lados, tanto pelos comandos, quanto pelas milícias, e ainda sob a constante suspeita e violência dos policiais, que acabam também vítimas.

Onde erramos tanto? Como viramos isso, “povo gentil”? A disseminação rápida dos nossos tempos institucionaliza a barbárie quando – seja de que lado for – comemorando mortes de forma aleatória. Esperamos a próxima. Governantes sorriem, como se realmente vitoriosos fossem, e apenas lamentando a perda dos combatentes que comandou. E imediatamente se metendo em salas refrigeradas e em reuniões de onde sempre saem anunciando a criação ou de novos planos, medidas, ou de novos grupos, consórcios (sempre tem nomes bonitos), ações conjuntas, leis. E mais reuniões. Temperadas com poder, disputas políticas, busca por destaque e em alguns casos até culminando com a aparição de autoridades das quais quase já esquecíamos a existência, como a do atual ministro da Justiça, Lewandowski.

Não tem lado. Não podemos aceitar a barbárie, ou não seremos mais nem uma sociedade.

Marli GonçalvesJornalista, consultora de comunicação, editora do Chumbo Gordo, autora de Feminismo no Cotidiano - Bom para mulheres. E para homens também, pela Editora Contexto. À venda nas livrarias e online, pela Editora e pela Amazon. Me encontre, me siga, juntos somos mais: Blog Marli GonçalvesFacebookInstagramTwitterBlueSkyThreads, marli@brickmann.com.br. Foto: @dukskobbi.


CHEVROLET TRANSFORMA ENGAJAMENTO EM DOAÇÃO

Tracker Caramelo arrecada mais de R$ 250 mil para o Instituto Caramelo

A Chevrolet mobilizou consumidores de todo o país em uma ação criada a partir do patrocínio ao filme Caramelo, da Netflix, que resultou na arrecadação de R$ 253.500,00 para o Instituto Caramelo, organização dedicada ao resgate e à adoção responsável de cães. O valor foi obtido no leilão do único exemplar do Chevrolet Tracker Caramelo, produzido em uma cor inédita desenvolvida a partir de mais de 22 mil fotos de pets enviadas por tutores de todas as regiões do Brasil.

Criada pela WMcCANN, a campanha convidou o público a enviar imagens de seus cães para compor a paleta que originou o tom exclusivo do SUV. No dia da estreia de Caramelo na Netflix, que se tornou o filme brasileiro mais assistido da história da plataforma, a Chevrolet apresentou o veículo e anunciou a abertura do leilão beneficente.

A iniciativa ampliou a presença da Chevrolet nas redes sociais e fortaleceu sua conexão com famílias que têm animais de estimação. O projeto contou com conteúdos educativos sobre cuidados com pets e participação do ator Rafael Vitti, protagonista do filme.

Para Guilherme Arruda, diretor sênior de Marketing da GM América do Sul, a ação aproximou a marca de temas relevantes para o público. “Foi uma oportunidade de dialogar de forma autêntica com a audiência e direcionar essa mobilização para apoiar uma causa reconhecida e valorizada pelos brasileiros”, afirma.

O projeto destacou também funcionalidades do Chevrolet Tracker que auxiliam na rotina com animais de estimação, como o sistema OnStar, comandos remotos via aplicativo, sensores de colisão e assistência veterinária 24 horas disponível no pacote de serviços.

“A parceria com a Chevrolet e o apoio de tantas pessoas mostraram que, quando o amor pelos animais se une a boas ideias, o resultado é transformador. Esses recursos vão nos ajudar a ampliar o trabalho de resgate, tratamento e adoção responsável de animais em todo o país: cada real arrecadado representa uma nova chance para quem precisa de cuidado", destaca Yohanna Perlman, diretora executiva do Instituto Caramelo.

A campanha reuniu todas as informações em uma landing page com a galeria de fotos enviadas pelos tutores, detalhes do processo de criação da cor e acesso ao leilão. 

Clique na tela e assista o vídeo da campanha

A Chevrolet é uma das marcas globais da General Motors e está presente em mais de 100 países. No Brasil, a marca se consolidou como líder em inovação, conectividade e segurança, com uma linha de veículos que combina tecnologia avançada, design e performance

A Netflix é o principal serviço de entretenimento por streaming do mundo, com mais de 270 milhões de assinantes em mais de 190 países, oferecendo séries, filmes e documentários em diversos gêneros e idiomas

Chevrolet
General Motors América do Sul

O BOM FILHO À CASA TORNA. Por chicolelis*

Aos 65 anos, o Salão do Automóvel renasce, depois de afastado de seu público por sete anos. E volta, entre 22 e 30 de novembro, em grande estilo e muitas novidades, para ao seu “lar”, onde “viveu” por 44 anos, entre 1970 e 2014, o pavilhão que agora virou Distrito Anhembi, totalmente novo e, principalmente com ar-condicionado, que era a grande queixa dos frequentadores de feiras no antigo local de exposições do Anhembi.

Tudo começou em 1960, no Pavilhão da Indústria e Comércio, hoje Pavilhão da Bienal, com a participação de 12 fábricas: Willys Orverland, que lançou o sedã Aero-Willys; DKW-Vemag, General Motors do Brasil, Ford, FMN - Fábrica Nacional de Motores, Simca, Volkswagen, que apresentou o Karmann-Ghia; Toyota, Romi-Iseta e International Hervester.

Lançamentos como o da Willys Overland do Brasil aconteceram ao longo da história do Salão, como o MP Lafer, réplica do esportivo inglês que fez grande sucesso de público. Muitos outros modelos surgiram no Anhembi que atraiam milhares de visitantes.

Caio de Alcântara Machado, publicitário, foi o criador do Salão que durante anos “disputou”, em relação ao número de visitantes, com a UD -  Feira de Utilidades Domésticas -, que apresentava as mais modernas geladeiras, os mais elegantes fogões, as melhores TVs e equipamentos de som, além de liquidificadores e outros apetrechos do lar.

E ele criou também a FENIT - Feira Nacional da Indústria Textil - que, com o apoio da Rhodia, também atraia milhares de pessoas que lá conheceram a Lycra, fibra sintética com sua famosa camisa Volta ao Mundo, que eu usei muito para ir aos bailes de formatura, combinando com o terno preto e sapato Bibo (este não era confortável). Mas era moda. A camisa, que não retinha líquido e este escorria pelas costas até atingir as partes baixas. Quem teve uma enfrentou este problema. Lembra?

Novidades

Em seu retorno ao Anhembi, o 31º Salão do Automóvel terá muitas novidades, além dos modelos apresentados por 24 marcas (o dobro de 1960, mas com grandes ausências como Volkswagen e GM) que lá estarão, em sua maioria chinesas: Stellantis, Byd, Caoa, Caoa Cherry, Citroën, Denza, Fiat, GAC, Geely, GWM, Honda, Hyundai, Jeep, Kia, Leapmotor, Lecar, Lexus, MG Motors, Mitsubishi, Omoda & Jaecoo, Peugeot, RAM, Renault, Suzuki Motos, Toyota e Vespa. E o Salão deste ano promete ser o mais interativo de todos os tempos, com experiências imersivas, estreias exclusivas e não reveladas, que mostram a inovação do mundo automotivo.

Nesta 31ª edição, o visitante poderá conhecer as “joias da coroa” do Dream Car Museum (de São Roque), responsável pela Memória sobre Rodas da exposição, reunindo 10 veículos raros em uma área de 400 m². Outra novidade é o ingresso VIP, que custa de R$ 530 a R$ 640, com acesso exclusivo ao Dream Lounge, onde estarão carros especiais, entre eles o Rolls Royce Cullinan Novitec Spofec Overdose, que não é uma versão de fábrica. Ele é personalizado por duas empresas alemãs especializadas em tunagem de veículos de luxo, a Novitec e a Spotec.

Escolha seu dia de visita

Outra novidade é que, no momento da compra do ingresso (que custa de R$ 63,00, a meia entrada durante a semana, e R$ 162,00 a inteira no final de semana) pelo site www.salaodoautomovel.com.br  o visitante poderá escolher o dia de sua visita ao salão.

Para quem é fã do drift e games, a Racing Game Zone by João Borion, terá simuladores de última geração, com o novo modelo do piloto, com o Corvette CT C7 206. Na arena de Costumização by Batistinha, o público vai acompanhar esta ação ao vivo.

Testes

O visitante também poderá fazer teste drive com modelos expostos no Salão, em uma pista coberta, especialmente desenhada para receber cerca de 10 mil testes dos visitantes.

Serviço

O 31º Salão do Automóvel, em seu 65º “aniversário”, será realizado de 22 a 30 de novembro, no Distrito Anhembi, Avenida Olavo Fontoura, 1209. 
Ingressos pelo www.salaodoautomovel.com.br

O estacionamento, custará:

  • Carro: R$ 40,00 (período de 12h)
  • Moto: R$ 25,00 (período de 12h)
  • Van: R$ 70,00 (período de 12h)
  • Micro-ônibus: R$ 120,00 (período de 12h)
  • Ônibus: R$ 160,00 (período de 12h) 

Mas, é possível ir de Metrô, pegando a linha Azul (1), descendo na estação Portuguesa-Tietê, de onde partirão ônibus para deixar os visitantes na porta do Distrito Anhembi.


*chicolelis - Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa na Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com.