quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

FÁBRICA DO BMW GROUP EM ARAQUARI RECEBE PRÊMIO FRITZ MÜLLER POR RESÍDUOS SÓLIDOS.

A fábrica do BMW Group em Araquari (SC) venceu mais um prêmio em 2016, desta vez no âmbito ambiental. Em cerimônia realizada na FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, a fábrica brasileira recebeu o troféu Fritz Müller, na categoria Resíduos Sólidos, concedido pela FATMA - Fundação do Meio Ambiente do governo de Santa Catarina.


A premiação contou com a participação de 50 organizações, inscritas em diferentes categorias, e que foram avaliadas pela Fatma. O prêmio, que está na 18ª edição, leva o nome do ambientalista e padre alemão, Johann Friedrich Theodor Müller, que viveu por 45 anos em Blumenau (SC) e é reconhecido mundialmente por seus estudos. Antes de serem analisados por uma comissão, os cases inscritos ficaram à disposição de todos os servidores da Fatma por cinco dias para considerações.

“É um grande orgulho ver nossa fábrica do BMW Group, em Araquari, vencer mais uma vez um prêmio tão importante na região. Apostamos no mercado local, trazendo para o País a expertise de nossas fábricas no mundo e adicionando o conhecimento dos nossos colaboradores e parceiros brasileiros, e estamos colhendo belos resultados”, afirma Carsten Stoecker, vice-presidente sênior da fábrica do BMW Group em Araquari.

Resíduos Sólidos

A fábrica do BMW Group em Araquari/SC prioriza o reuso e a reciclagem em seus processos, reduzindo o descarte a valores mínimos, filosofia de todo o BMW Group, que procura sempre aplicar políticas ambientais sustentáveis, responsáveis e economicamente viáveis. Assim, o correto gerenciamento dos resíduos sólidos foi e sempre será um elemento chave essencial para prevenção dos impactos ambientais durante a implantação e operação dos processos do BMW Group.

O grupo está engajado na gestão da reciclagem, potencializando os ciclos de vida dos resíduos gerados. Essa ação se dá por meio do uso eficiente de recursos e do aproveitamento energético dos resíduos gerados.

Além do atendimento aos requisitos legais aplicáveis, a empresa procura motivar seus colaboradores na busca por novas alternativas para redução dos resíduos gerados nas fontes. Esse processo é considerado globalmente desde a concepção de novos produtos juntamente à matriz, localizada na Alemanha.

Na fábrica do BMW Group em Araquari, a gestão de resíduos é considerada parte integrante dos processos produtivos. Neste contexto, a geração de resíduos é contemplada dentro dos mapas de processo de cada um dos departamentos e considerada como indicador-chave para definição de metas junto à alta direção.

Todos os resíduos gerados na fábrica em Araquari são previamente mapeados e, para cada um deles, há um fluxo definido. O processo inicia-se com a identificação do resíduo durante o planejamento da atividade em que é gerado. Neste ponto são definidas estratégias de acondicionamento, transporte interno e armazenamento temporário.

O resíduo é então cadastrado no Sistema de Gerenciamento de Resíduos do BMW Group, de acordo com suas características, locais de geração e outras informações relevantes. Para definição do transporte e destinação do resíduo, a empresa realiza avaliação dos potenciais fornecedores, sempre priorizando o reuso e reciclagem. Após a auditoria de fornecedores, eles são registrados no sistema ABIS e relacionados aos resíduos que estão aptos a gerenciar.

Na fábrica do BMW Group em Araquari, a reciclagem é parte da cultura dos colaboradores. Cada um é responsável pela correta segregação dos resíduos gerados em seu posto de trabalho. Para isso, treinamentos e comunicação constante fazem parte da rotina da fábrica.

No ano de 2016 (resultados acumulados até setembro), a fábrica do BMW Group em Araquari registra um índice de reciclagem de seus resíduos de 97,9%. Dos resíduos não reciclados, cerca de 70% são orgânicos oriundos do restaurante da empresa.

Levando este número em consideração, a empresa se ocupa na conscientização de seus colaboradores para a diminuição do desperdício, e também, a partir de outubro de 2016, iniciou parceria com a Empresa Procomposto, um projeto de compostagem destes resíduos. Nessa direção, já está no planejamento a utilização desse adubo orgânico na fertilização das áreas verdes da fábrica, num ciclo aberto de “loop de reciclagem”.

A fábrica do BMW Group em Araquari: Com uma área total de 1,5 milhão de metros quadrados, dos quais 500 mil metros quadrados de área pavimentada, a fábrica do BMW Group no Brasil é a 30ª unidade fabril da empresa no mundo, em 14 países. A unidade de Araquari tem capacidade para produzir até 32 mil carros por ano e faz parte de um plano de investimento do BMW Group no Brasil de € 256 milhões entre 2013 e dezembro de 2017.

Visite: www.bmw.com.br.

Comunicação Corporativa BMW Group Brasil 
João Veloso Jr 
joao.veloso@bmw.com.br
Paula Cichini 
paula.cichini@bmw.com.br
Talita Rodrigues
talita.rodrigues@partner.bmw.com.br
Jociane do Nascimento
jociane.nascimento@partner.bmw.com.br

Máquina Cohn & Wolfe
Assessoria de Imprensa Corporativa do BMW Group Brasil 
Rafael Fiuza
rafael.fiuza@maquinacohnwolfe.com
Marcelo Goto 
marcelo.goto@maquinacohnwolfe.com
Bruna Marconi 
bruna.marconi@maquinacohnwolfe.com
Pamela Forti 
pamela.forti@maquinacohnwolfe.com
Fernando F. Kadaoka
fernando.kadaoka@maquinacohnwolfe.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário