sexta-feira, 26 de junho de 2026

FERNANDO BADIA ASSUME POSIÇÃO GLOBAL NA VOLKSWAGEN VEÍCULOS COMERCIAIS E LEVA EXPERIÊNCIA DA AMÉRICA LATINA PARA A ALEMANHA

Nomeação reforça o protagonismo da América Latina na formação de talentos globais da Volkswagen

Fernando Badia

Fernando Badia, atual Head de Vendas, Pós-Vendas e Marketing da América Latina na Volkswagen do Brasil, assumirá uma nova posição global no Grupo Volkswagen. O executivo será o novo Diretor Executivo de Vendas para Europa, Mercados Internacionais e Frotas da Volkswagen Veículos Comerciais, em Hannover, na Alemanha. A nomeação representa mais um importante reconhecimento da relevância estratégica da América Latina para o Grupo Volkswagen e da sólida trajetória construída por Badia ao longo de mais de duas décadas na companhia.

Desde 2019 à frente das operações de Vendas, Pós-Vendas e Marketing da região, o executivo liderou um período de forte evolução dos negócios, fortalecimento da presença da marca e maior integração entre subsidiárias, importadores e parceiros comerciais. Sob sua liderança, a América Latina consolidou resultados expressivos, com crescimento de 19% em 2025, com mais de 38 mil veículos comercializados em 24 países, reforçando seu papel como uma das regiões mais relevantes para o desenvolvimento dos negócios da Volkswagen. "Tenho orgulho de ter contribuído para um ambiente em que o desenvolvimento das pessoas era tão importante quanto os resultados do negócio. Juntos, construímos equipes de alto desempenho que impulsionaram o crescimento da Volkswagen na América Latina e que hoje representam um dos maiores ativos da empresa na região", comenta Badia.

Argentino e baseado no Brasil, Badia construiu uma atuação marcada pela proximidade com os mercados latino-americanos e pelo fortalecimento das relações com os importadores que representam a Volkswagen na região. Ao longo dos últimos anos, desempenhou papel fundamental na conexão entre diferentes países, culturas e operações, contribuindo para ampliar sinergias e impulsionar oportunidades de crescimento em toda a América Latina.

Com 25 anos de trajetória no Grupo Volkswagen, o executivo acumulou experiências internacionais em posições de liderança nos Estados Unidos, Alemanha, Brasil e América Latina, sempre com forte orientação para resultados, desenvolvimento de equipes e expansão dos negócios. "Fernando Badia foi um dos principais responsáveis por impulsionar a evolução da nossa operação na América Latina, com uma visão estratégica de negócios que se refletiu em resultados concretos, como o crescimento de 19% da região no último ano. Sua liderança próxima dos mercados e capacidade de integração fortaleceram de forma consistente a presença da marca. Agradecemos profundamente sua dedicação e contribuição ao longo desses anos e desejamos muito sucesso nessa nova etapa global", completa Hendrik Muth, Vice-Presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen para a Região SAM.

Volkswagen do Brasil

FERNANDA TROMBACO É A NOVA SUPERINTENDENTE DO CENTER SHOPPING UBERLÂNDIA

O Center Shopping Uberlândia, que faz parte da ALLOS - a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras do Brasil - anuncia a chegada de Fernanda Trombaco, como sua nova superintendente

Fernanda Trombaco

Natural de Campinas (SP), Fernanda Trombaco é formada em Contabilidade e tem sólida experiência no setor de shopping centers. Ao longo de sua trajetória, passou pelas áreas financeira, comercial e contábil. Desde 2016, atua como superintendente, com passagens pelo Catuaí Shopping Maringá, Catuaí Shopping Londrina e, agora, assume o Center Shopping, todos integrantes da ALLOS. Sua experiência e conhecimento certamente contribuirão para fortalecer ainda mais os resultados e o desenvolvimento do empreendimento.

Após quatro anos no Center Shopping Uberlândia, Jonathan Honório - que ocupava a superintendência - assume um novo desafio profissional agora à frente do Norte Shopping, no Rio de Janeiro.

O Center Shopping Uberlândia é considerado o maior e mais completo shopping da região e um dos maiores do Brasil. Com 34 anos de atuação, mais de 260 operações entre lojas e quiosques, e fluxo médio de 30 mil visitantes por dia, o Shopping segue em pleno desenvolvimento, com novidades constantes e que reafirmam o pioneirismo do empreendimento quando o assunto é se antecipar às tendências de mercado.

Localizado no coração de Uberlândia, o Shopping faz parte do Complexo Center Shopping, que é constituído pelo Mercure Uberlândia Plaza Shopping, Center Convention, Uberlândia Business Tower (UBT), Center Office e Regus, sendo considerado um dos maiores e mais modernos complexos mixed-use do Brasil.

ALLOS - Somos a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras do Brasil. Nosso portfólio tem 51 shoppings próprios e administrados - referência em todas as regiões do país, hubs de soluções para as cidades e destinos de convivência e experiência fígital. Somos ainda um grande espaço de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias, promovendo momentos que encantam e transformam. Nossa nova companhia integra o Mercado Novo da Bovespa, com o mais alto nível de Governança Corporativa, e possui iniciativas com certificações internacionalmente reconhecidas, como o Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 e melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), além da adesão ao Pacto Global da ONU. A empresa também foi reconhecida com o selo I-Diversa (B3) e o selo ouro GHG Protocol

ALLOS
G.A. Comunicação

quinta-feira, 25 de junho de 2026

STATKRAFT ANUNCIA NOVA LIDERANÇA PARA COMUNICAÇÃO E ASSUNTOS CORPORATIVOS NO BRASIL

A Statkraft Brasil, maior geradora de energia renovável da Europa e uma das líderes em geração eólica no Brasil, anuncia mudanças em sua estrutura de Comunicação e Assuntos Corporativos. Rafael Knop assume a Vice-Presidência da área, enquanto Carolina Gouveia passa a liderar a Comunicação e Public Affairs da empresa no país

    Rafael Knop                                               Carolina Gouveia

Com mais de 20 anos de experiência nos setores de energia e infraestrutura, Rafael está na Statkraft desde 2015. Graduado em Direito, com pós-graduação em Direito Administrativo e Finanças Públicas e MBA Executivo em Direito Contratual, o executivo atuou como Diretor Jurídico da empresa, sendo responsável pela coordenação de processos legais e pelo fortalecimento da segurança jurídica da organização. Após essa experiência, passou a ocupar o cargo de Vice-Presidente de Assuntos Corporativos, liderando temas relacionados a ESG e Governança, incluindo Comunicação e Assuntos Institucionais, Saúde e Segurança e Sustentabilidade.

À frente da área de Comunicação e Public Affairs, Carolina Gouveia traz mais de duas décadas de experiência em comunicação corporativa, gestão de reputação, sustentabilidade e relacionamento institucional. Ao longo da carreira, liderou estratégias de comunicação para grandes empresas dos setores de mineração, infraestrutura, energia e indústria, com atuação destacada em engajamento de stakeholders, comunicação executiva, gestão de crises e posicionamento institucional.

Para Thiago Tomazzoli, CEO da Statkraft, o fortalecimento da área de Comunicação e Assuntos Corporativos acompanha o momento de crescimento da empresa no Brasil e reforça a importância de um diálogo transparente e consistente com os diferentes públicos de interesse. “Essas movimentações reforçam a estratégia da Statkraft de fortalecer áreas essenciais para o desenvolvimento sustentável dos negócios, ampliando nossa capacidade de diálogo com stakeholders e consolidando uma atuação alinhada aos nossos valores e compromissos”, afirma.

As nomeações reforçam o compromisso da Statkraft com uma comunicação estratégica, transparente e conectada aos desafios da transição energética e ao crescimento sustentável de suas operações no Brasil.

A Statkraft é uma empresa líder em energia hidrelétrica internacionalmente e a maior geradora de energia renovável da Europa. O grupo produz energia hidrelétrica, energia eólica, energia solar e energia a gás. A Statkraft é uma empresa global em operações no mercado de energia. A Statkraft tem cerca de 6.500 funcionários em 20 países. No Brasil, a empresa controla ativos renováveis que somam 2,3 GW de capacidade instalada, entre operações e projetos em construção

Statkraft
Lacomunica

E LÁ SE FOI FERNANDO, O AMIGO. Por chicolelis*

Fernando Campos

Muitos já falaram sobre a morte de Fernando Campos, jornalista, que nos deixou nesta semana. Mas eu não poderia deixar de fazer esta coluna, ainda que a menor delas, para falar deste meu amigo (não só meu, mas de muitos outros jornalistas e pessoas ligadas ao automobilismo), português de Coimbra, com quem convivi por muito anos, aprendendo com ele, rindo com ele, tomando umas e outras ao seu lado, brindando a vida.

Foram muitas as vezes em que estivemos juntos, profissional e particularmente, como encontros em Santos, cidade que o acolheu e onde ele conheceu a “dona” Marlene, paixão à primeira vista, na porta da escola onde ela estudava.

Novembro de 1990: ao centro, de camisa vermelha, Fernando Campos em uma das
suas incontáveis atuações como locutor esportivo.
Foto: Acervo de 
Alexandre Campos

Ao saber da sua morte, lembrei da minha viagem à Goiânia, quando lá estive para entregar um Vectra, versão especial que tinha como acessório extra, uma bicicleta Caloi, produzida na cor prata, a mesma do carro.

Lembro que fiquei hospedado no Castro’s Park Hotel, onde o Fernando me pegou para jantarmos em um belo restaurante da capital goiana. E, como ele sempre fazia, quando recebia visitas, o pedido foi “Peixe na Telha”, uma especialidade local.

Depois de devorar aquele delicioso prato, ele me levou de volta ao hotel. E, ambos esquecemos que havia uma bicicleta sobre o carro. Então aconteceu o que nos deu um grande susto. A bike rasgou o teto de gesso da entrada do hotel.

e/d: Fernando Campos, José Roberto Nasser, Carlos Henrique Ferreira, o Caique; e
 "Dona" Marlene, esposa do Fernando.

Foto: Acervo de
Alexandre Campos

“Ai, a bicicleta, esquecemos da bicicleta!” falamos como em um jogral. Foi só um pequeno pedaço, talvez 20 cm, pois o Fernando acionou o freio imediatamente. Mas ficou a marca da Caloi, que nada sofreu.

Há uma curiosidade sobre a bicicleta. Ela seria vendida na rede de concessionários com a marca Chevrolet. E, nós da Imprensa da fábrica, decidimos ceder, algumas delas, para testes dos jornalistas, junto com uma série especial de um Vectra prata.

Porém, porque a nota fiscal que acompanhava a Caloi, não foi emitida permitindo o retorno à fábrica, nenhum jornalista conseguiu devolvê-la, já que a segurança não poderia permitir a sua entrada, por força da legislação.

São muitas as histórias que vivi com meu amigo, assim como muitos outros jornalistas e pilotos, mecânicos e dirigentes do automobilismo de competição. 

Sobre o Fernando

Fernando Campos ao lado do filho Alexandre

"Jornalista apaixonado pelo esporte e um dos maiores defensores do automobilismo goiano, meu pai dedicou sua vida à comunicação, à preservação da memória do esporte a motor e à valorização do automobilismo em Goiás", escreveu o filho do Fernando, Alexandre Campos. 

O início de sua carreira no setor automobilístico, começou em 1970, ao tornar-se editor de automóveis no jornal O Popular, de Goiânia, cidade que adotou. Sua carreira sempre esteve ligada ao esporte de competição, participando de programas nas rádios Araguaia, Cidade, Terra, Executiva, CBN-Anhanguera e nas emissoras de TV Brasil Central, Goiânia e Anhanguera.

Criou também o programa Rodas e Motores, uma revista eletrônica sobre automóveis e motocicletas que ele coordenava ao lado do filho, Alexandre Yee  Campos. Escreveu um belo livro, Esportes a Motor em Goiás e foi um dos principais responsáveis pela campanha para a reforma do autódromo da cidade, que recentemente abrigou etapa do Mundial de Motociclismo.

* chicolelis   -  Jornalista com passagens pelos jornais A Tribuna (Santos), O Globo e Diário do Comércio. Foi assessor de Imprensa da Ford, Goodyear e, durante 18 anos gerenciou o Departamento de Imprensa da General Motors do Brasil. Fale com o Chico: chicolelis@gmail.com.

GERAÇÃO Z IMPULSIONA NOVA RELAÇÃO COM MOBILIDADE E CONSÓRCIOS

Crescimento dos veículos eletrificados e novas formas de consumo aproximam jovens do crédito planejado para aquisição de automóveis

A transformação da mobilidade no Brasil, impulsionada pelo crescimento dos veículos eletrificados e pelas mudanças no comportamento do consumidor, tem aproximado a Geração Z do sistema de consórcios. Cada vez mais conectados a conceitos como sustentabilidade, planejamento financeiro e consumo consciente, jovens consumidores passaram a enxergar o consórcio como uma alternativa para viabilizar a aquisição de veículos alinhados às novas tendências do mercado automotivo.

“A nova geração possui uma relação diferente com o consumo. Existe uma busca maior por planejamento, previsibilidade e decisões financeiras estruturadas. O consórcio se encaixa nesse contexto ao permitir que o consumidor organize a aquisição de um bem de forma gradual e alinhada aos seus objetivos de longo prazo”, afirma Marcelo Lucindo, CEO da Evoy Administradora de Consórcios.

O movimento acompanha a evolução do próprio mercado automotivo brasileiro. Dados divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostram que os veículos leves eletrificados alcançaram participação de 16% nas vendas nacionais em abril de 2026, com mais de 38 mil unidades comercializadas no período. O resultado representa um novo recorde para o segmento e reforça o avanço da eletrificação no país.

Ao mesmo tempo, o sistema de consórcios segue registrando expansão. Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), o setor atingiu 12,94 milhões de participantes ativos em abril de 2026, maior volume já registrado. No segmento de veículos leves, considerado o maior do sistema, foram contabilizados 5,4 milhões de consorciados em grupos em andamento e mais de 658 mil cotas comercializadas nos quatro primeiros meses do ano.

A convergência entre essas duas tendências ajuda a explicar o interesse crescente dos jovens pelo crédito planejado. A possibilidade de adquirir veículos eletrificados sem a contratação de financiamentos tradicionais encontra sintonia com um perfil de consumidor que valoriza organização financeira e decisões de médio e longo prazo.

Além da preocupação com sustentabilidade, a Geração Z também demonstra maior familiaridade com soluções digitais e novas formas de relacionamento com empresas. Isso tem levado administradoras de consórcios a ampliar investimentos em tecnologia, plataformas digitais e canais de atendimento capazes de oferecer uma experiência mais integrada e acessível.

“Os jovens consumidores estão habituados a acompanhar informações em tempo real, utilizar aplicativos e tomar decisões baseadas em pesquisa e comparação. Por isso, o setor de consórcios também vem evoluindo para oferecer processos mais transparentes, digitais e alinhados a esse novo perfil de cliente”, destaca Marcelo Lucindo.

Na Evoy Administradora de Consórcios, a estratégia acompanha essa transformação por meio da ampliação de ferramentas digitais, fortalecimento dos canais de atendimento e desenvolvimento de soluções voltadas a diferentes perfis de consumidores. A empresa observa um interesse crescente por modalidades relacionadas à mobilidade, especialmente entre clientes que buscam planejamento financeiro para aquisição de automóveis.

A expansão dos veículos eletrificados, somada ao crescimento do sistema de consórcios, indica uma mudança gradual na forma como os brasileiros encaram a mobilidade. A combinação entre tecnologia, sustentabilidade e planejamento financeiro tende a ganhar relevância nos próximos anos, especialmente entre os consumidores mais jovens.

“A mobilidade do futuro está diretamente ligada a novas formas de consumo e de planejamento financeiro. O consórcio tem potencial para participar desse processo ao oferecer uma alternativa alinhada às transformações do mercado automotivo e às expectativas das novas gerações”, conclui Marcelo Lucindo.

A EVOY é uma administradora de consórcios autorizada pelo Banco Central do Brasil, criada a partir de mais de 20 anos de experiência prática no setor de comercialização de consórcios e estruturada do zero. Em um mercado tradicionalmente concentrado em grandes grupos financeiros, a empresa nasce da vivência direta na operação comercial e se diferencia por unir profundo conhecimento do negócio a uma abordagem moderna que posiciona o consórcio como instrumento de acesso a crédito, investimento e construção de patrimônio, viabilizados por meio do planejamento financeiro. Para saber mais clique aqui e acesse o site Evoy Consórcios

Evoy Administradora de Consórcios
Assessoria de Imprensa
Dália Comunicação
Sérgio Dias
sergio@daliacomunicacao.com.br

FUNDAÇÃO GRUPO VOLKSWAGEN FORTALECE INCLUSÃO LGBTI+ DENTRO DA ORGANIZAÇÃO E NOS TERRITÓRIOS

Com equipe composta por 38,9% de colaboradores autodeclarados LGBTI+, instituição conecta representatividade interna a projetos de mobilidade social voltados à população LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade

Em um cenário em que a diversidade tem se consolidado como uma agenda essencial para a construção de ambientes mais justos, seguros e inclusivos, a Fundação Grupo Volkswagen reforça seu compromisso com a população LGBTI+ a partir de uma atuação que começa dentro da própria organização e se expande para os territórios onde atua.

De acordo com levantamento realizado para o relatório de transparência da Fundação Grupo Volkswagen (FGVW), a instituição conta hoje com 18 colaboradores, dos quais, 7 se autodeclaram LGBTI+, o equivalente a cerca de 38,9% da equipe. Entre esses profissionais, duas ocupam cargos de liderança,ou seja 50% do quadro, dado que evidencia avanços relevantes na promoção da diversidade também em posições estratégicas na fundação.

Para a Fundação, a representatividade interna é parte de uma construção contínua, que envolve não apenas a composição do time, mas também o fortalecimento de uma cultura organizacional mais inclusiva. Nesse sentido, a instituição tem desenvolvido iniciativas voltadas ao letramento e à sensibilização de sua equipe, como oficinas de diversidade, além de adotar práticas mais inclusivas em seus processos seletivos, com o objetivo de ampliar a diversidade no quadro de colaboradores.

“Falar sobre diversidade é falar sobre pertencimento, dignidade e oportunidades. Na Fundação Grupo Volkswagen, entendemos que esse compromisso precisa começar dentro de casa, no modo como construímos nossa cultura, nossas relações e nossos processos. Ao mesmo tempo, ele precisa se traduzir em ações concretas nos territórios, especialmente junto a populações que historicamente enfrentam mais barreiras para acessar direitos, renda e mobilidade social”, afirma Vitor Hugo Neia, diretor-geral da Fundação Grupo Volkswagen.

Territórios apoiados pela Fundação

Externamente, a Fundação Grupo Volkswagen reconhece a população LGBTQIA+ como público prioritário em sua estratégia de atuação, especialmente em contextos de vulnerabilidade social. Esse posicionamento se traduz no apoio a iniciativas que promovem inclusão produtiva, qualificação profissional, geração de renda, fortalecimento da autonomia financeira e acesso a direitos.

Entre os destaques está o apoio a organizações da sociedade civil por meio do edital Juntos pela Mobilidade Social, que contempla iniciativas alinhadas à promoção da mobilidade social e ao fortalecimento de públicos historicamente minorizados. Nesse contexto, a Fundação realizou, em 2024, um aporte de R$ 70 mil a uma instituição que atua no acolhimento, na proteção de direitos e no atendimento a pessoas LGBTI+ em situação de vulnerabilidade, contribuindo para a manutenção e o fortalecimento de suas atividades.

Outro exemplo da atuação da Fundação nessa agenda é o apoio ao Motirô, em Salvador, também por meio do edital Juntos pela Mobilidade Social. A iniciativa atua na inclusão e empregabilidade da população LGBTQIA+, contribuindo para ampliar o acesso à qualificação profissional, à inserção no mercado de trabalho e à autonomia econômica.

Além dos projetos apoiados, a Fundação também desenvolveu o Guia da Diversidade, material institucional voltado à disseminação de práticas mais inclusivas, e implementou o projeto piloto Diversidade em Ação, que busca transformar culturas organizacionais e territórios por meio da inclusão.

O conjunto dessas iniciativas reforça a visão da Fundação Grupo Volkswagen de que diversidade e inclusão devem estar conectadas à mobilidade social. Ao apoiar organizações da sociedade civil, investir em projetos voltados à geração de renda, acesso a direitos e desenvolvimento de capacidades, e fortalecer práticas mais inclusivas nos territórios, a instituição contribui para que pessoas LGBTQIA+ tenham mais oportunidades de construir trajetórias com autonomia, segurança e dignidade.

Fundação Grupo Volkswagen Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen realiza e apoia ações sociais e educacionais com recursos de um fundo constituído pela Volkswagen. Ao longo destes 46 anos, mais de 3 milhões de brasileiras e brasileiros foram beneficiados pelo trabalho da Fundação, que tem como missão estimular a mobilidade social por meio do investimento em iniciativas e organizações que desenvolvem comunidades e fortalecem o protagonismo dos cidadãos. A Fundação atua para incentivar a prosperidade socioeconômica e o desenvolvimento de indivíduos e comunidades, fortalecendo suas potencialidades e colaborando para o acesso equitativo a direitos e oportunidades. Para isso, prioriza os territórios mais vulneráveis nos municípios com unidades de negócio do Grupo Volkswagen no País. Além disso, apoia tecnicamente ações de responsabilidade social de empresas do Grupo Volkswagen no Brasil. Desta forma, a Fundação espera contribuir para reduzir a pobreza e diminuir as acentuadas desigualdades sociais brasileiras, por meio da inclusão produtiva e de estratégias complementares de fortalecimento das capacidades locais. Para saber mais, clique aqui e acesse o site da instituição

Fundação Grupo Volkswagen
Trama Comunicação

ABBRACCIO CHEGA A JUNDIAÍ E EXPANDE ATUAÇÃO NO INTERIOR PAULISTA

Restaurante inspirado no lifestyle italiano abrirá as portas no JundiaíShopping no dia 6 de julho, com R$ 5 milhões em investimentos e 85 empregos gerados

Ambiente interno Abbraccio Sorocaba. Foto: Ricardo Lima | Divulgação

O Abbraccio, restaurante inspirado no lifestyle italiano integrante do grupo Bold Hospitality Company, detentor também das marcas Outback Steakhouse e Aussie, inaugura dia 6 de julho sua primeira unidade na Região Metropolitana de Jundiaí. Com investimento de cerca de R$ 5 milhões e geração de 85 empregos diretos, a marca chega ao JundiaíShopping expandindo sua atuação no interior paulista.

Com mais de 10 anos no país, o Abbraccio abre as portas no Piso Jundiaí, com um restaurante de 526 metros quadrados e capacidade para 176 lugares, seguindo uma arquitetura arrojada, com um grande bar na entrada, layout de cozinha aberta e operação otimizada e eficiente, equipada com tecnologia de ponta.

O menu traz um toque vibrante e moderno, com massas artesanais e molhos feitos à base de ingredientes nobres, produzidos diariamente nas cozinhas das unidades distribuídas em cidades de três Estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. As opções vão desde clássicos da culinária italiana, como Carbonara di Roma e Lasagna Bolognese, a criações exclusivas como Carbonara Bites, bolinhos feitos com risoto arbóreo e pancetta, acompanhados de molho Carbonara, e Gnocchi di Capri, servido com molho de parmesão, camarões frescos grelhados e finalizado com prosciutto crocante. O ambiente aconchegante e o atendimento acolhedor também são diferenciais.

O novo restaurante será o quarto da rede no interior do Estado de São Paulo e o 17º no Brasil. Criada nos Estados Unidos como Carrabba's Italian Grill, a marca desembarcou no país em 2015 como Abbraccio. A mudança de nome fez parte da estratégia de expansão internacional do grupo, que adaptou o conceito ao mercado brasileiro mantendo a inspiração na tradição gastronômica italiana.

“Depois de Campinas, onde estamos desde o início da nossa trajetória no país em 2015, de São José dos Campos, em que chegamos em 2023, e de Sorocaba, que ganhou uma unidade em 2024, agora os moradores de Jundiaí e municípios vizinhos poderão contar com nosso acolhimento, hospitalidade e cardápio diferenciado”, afirma Douglas Rodrigues, sócio proprietário do Abbraccio Jundiaí.

Guillermo Bloj, superintendente do JundiaíShopping, destaca a importância da chegada da rede ao empreendimento do Grupo Multiplan. "Nosso mix de restaurantes fica ainda mais completo com a chegada do Abbraccio que, ao longo dos anos, tem sido uma das marcas bastante solicitadas pelos nossos clientes. Temos certeza de que a operação será um grande sucesso", afirma.

Serviço

  • Abbraccio JundiaíShopping
  • Avenida Nove de Julho, 3.333, Bairro Anhangabaú, Jundiaí (SP) – Piso Jundiaí
  • Inauguração: 6 de julho de 2026, segunda-feira, às 11h
  • Horários: de segunda a sábado, das 11h às 23h; domingos e feriados, das 11h às 22h
  • WhatsApp: (11) 95604-5880 

O Abbraccio conta com 16 unidades físicas no país, localizadas nas cidades de São Paulo, São José dos Campos, Campinas, Sorocaba, Rio de Janeiro, Niterói e Brasília. Com a filosofia "Todos os abraços acontecem aqui", traz uma experiência diferenciada de casual dinning fundamentada na hospitalidade calorosa e em um cardápio variado, com um toque moderno e vibrante. Ambiente inspirado no lifestyle italiano, com cozinha aberta que permite que os clientes acompanhem de perto a preparação dos pratos com massas artesanais e ingredientes frescos

JundiaíShopping - Inaugurado em 2012,  o JundiaíShopping se consolidou como um importante espaço de compras, lazer e gastronomia para moradores de Jundiaí e municípios vizinhos. O empreendimento do Grupo Multiplan vem se destacando pela arquitetura moderna, completo mix de lojas e diversidade gastronômica, além de ampla programação cultural e de entretenimento

Abbraccio JundiaíShopping
Assessoria de Imprensa
Macchina Comunicação Empresarial
Rosana Spinelli
rosana@macchinaweb.com.br
Antônio Fraga
fraga@macchinaweb.com.br

quarta-feira, 24 de junho de 2026

CAMINHAR JUNTOS NA RELIGIÃO E NA POLÍTICA BRASILEIRA. Por Linoel Dias*

Imagem Gemini IA

Caminhar juntos é um ideal que encanta, mas também desafia as pessoas e comunidades

À primeira vista, parece simples: dividir passos, compartilhar caminhos, unir forças. No entanto, a realidade revela nuances mais profundas. Mesmo quando caminhamos lado a lado, de mãos dadas, nem sempre seguimos na mesma direção interior.

Há quem confunda proximidade com unidade. Estar junto não significa pensar igual, sonhar igual ou sentir igual. Cada ser humano carrega dentro de si um universo próprio, feito de experiências, dores, esperanças e convicções. Assim, dois caminhos podem se cruzar sem jamais se fundirem completamente.

Nem mesmo nos mais sagrados exemplos da história houve unanimidade. No colégio apostólico, onde a fé era viva e a presença do Mestre era constante, havia diferenças, dúvidas e até conflitos. Isso nos ensina que a diversidade não é falha — é parte da própria condição humana.

Caminhar juntos, não é a ausência de divergências, mas a capacidade de conviver com elas. É aprender a respeitar o ritmo do outro, mesmo quando ele não acompanha o nosso.

Caminhar lado a lado é compreender que, às vezes, o outro precisa parar enquanto queremos seguir, ou seguir enquanto ainda hesitamos.

Mais do que concordar, caminhar juntos exige amar. Amar é permanecer, mesmo quando não entendemos totalmente. É estender a mão, não para controlar o caminho do outro, mas para oferecer apoio quando o terreno se torna difícil.

Líderes religiosos, de todos os matizes, políticos brasileiros de diferentes partidos estados têm muito a aprender. Povo educado e centrado tem muito a ensinar e viver.

Há momentos e são muitos, em que os caminhos se afastam. E isso também faz parte. Nem toda separação é perda; algumas são necessárias para o crescimento individual. Ainda assim, o que foi vivido em conjunto nunca se perde — transforma-se em aprendizado, em memória, em amadurecimento.

Caminhar juntos, no sentido mais profundo, é reconhecer que não precisamos ser iguais para sermos companheiros. É aceitar que a verdadeira união não está na uniformidade, mas na harmonia das diferenças.

E talvez o maior ensinamento seja este: caminhar juntos não significa jamais se separar, mas saber que, enquanto estivermos lado a lado, devemos fazê-lo com verdade, respeito e propósito. Pois, no fim, o valor da caminhada não está apenas no destino, mas na forma como escolhemos percorrê-la — juntos, mesmo sendo diferentes.

* Linoel Dias é jornalista, assessor de imprensa e
 colunista do Coisas de Agora

MOTOROLA ANUNCIA VITOR BERTOZZI COMO NOVO GERENTE SÊNIOR DE PRODUTOS

Executivo, com trajetória profissional construída dentro da própria empresa, assume a liderança estratégica da área

Vitor Bertozzi

A Motorola anuncia Vitor Bertozzi como novo gerente sênior de produtos da operação brasileira. O executivo passa a liderar a estratégia de portfólio da marca no país, neste momento de expansão da companhia nas categorias premium, inteligência artificial e ecossistema conectado.

Bertozzi acumula experiência em diversas áreas da empresa ligadas a estratégia, operações comerciais e gestão de portfólio. O executivo iniciou sua carreira em Estratégia para América Latina e, ao longo dos anos, participou de diferentes frentes ligadas ao desenvolvimento do negócio e posicionamento de produtos da marca.

Bacharel em Engenharia da Computação com MBA em Ciência de Dados pela USP, e com atuação voltada à gestão de produtos e estratégia de mercado,  esteve envolvido em projetos relacionados ao fortalecimento do portfólio da Motorola no Brasil, tais como iniciativas ligadas à categoria premium, dispositivos dobráveis e experiências conectadas ao ecossistema da marca, além de iniciativas de fortalecimento da marca no e-commerce brasileiro.

“Assumir essa posição representa uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, o reconhecimento de uma trajetória construída junto à Motorola ao longo dos últimos anos. Tenho muito orgulho de fazer parte de uma marca que está constantemente evoluindo, inovando e buscando entregar experiências cada vez mais relevantes para os consumidores brasileiros”, afirma Vitor Bertozzi.

Na nova função, o executivo será responsável por liderar o planejamento estratégico de produtos da Motorola no Brasil, acompanhar tendências de mercado, comportamento do consumidor e oportunidades de crescimento para o portfólio da companhia.

Motorola
RPMA Comunicação

terça-feira, 23 de junho de 2026

BLIP ANUNCIA RENATA GAGETTI COMO NOVA VP DE PRODUTOS

Ex-OLX, Rappi, Uber e iFood, executiva chega à empresa com foco em transformar tecnologia e inteligência artificial em resultados concretos para clientes, e reforça a presença feminina na liderança do setor de tecnologia

Renata Gagetti

A Blip, principal plataforma de inteligência conversacional do país, anuncia a chegada de Renata Gagetti como sua nova VP de Produtos. Com passagens por grandes empresas como OLX, Rappi, Uber e iFood, a executiva assume o cargo em um momento estratégico para a companhia, marcado pela evolução do mercado rumo a ecossistemas cada vez mais orientados por inteligência artificial, automação e impacto real nos negócios.

A chegada de Renata também reforça um movimento importante dentro do setor de tecnologia: a ampliação da presença feminina em posições de alta liderança em um mercado historicamente dominado por homens. Em uma indústria que ainda enfrenta desafios relacionados à diversidade de gênero, sua nomeação simboliza a importância de diferentes perspectivas na construção do futuro da inovação.

Durante o processo de decisão, Renata afirma ter se identificado com o posicionamento da Blip diante das transformações do mercado e com o protagonismo da empresa nas discussões sobre o futuro da IA aplicada à experiência conversacional. “A Blip não está apenas reagindo às mudanças do mercado, mas participando ativamente da construção dessas discussões. Existe uma oportunidade muito relevante de expandir essa proposta de valor para outros mercados”, diz.

Na nova posição, a executiva terá como prioridade fortalecer uma estratégia de produtos ainda mais orientada à inovação e geração de resultados para clientes e parceiros. O objetivo é ampliar a capacidade da Blip de transformar inteligência artificial em impacto concreto para os negócios, seja por meio de eficiência operacional, aumento de conversão, melhoria da experiência do consumidor ou crescimento sustentável.

“Hoje, mais do que escalar software, o desafio é construir soluções capazes de entregar transformação real para os clientes e resolver problemas concretos. É um grande privilégio estar em uma empresa que vê na inteligência artificial uma ferramenta para acelerar e estruturar esse processo”, afirma.

No curto prazo, Renata pretende aprofundar a proximidade com os principais clientes da companhia e fortalecer o alinhamento estratégico da área de produtos. Já no médio prazo, sua missão é contribuir para consolidar a Blip como uma referência global em experiências conversacionais inteligentes.

“A Renata traz uma combinação rara de visão estratégica, profundidade em produto e capacidade de execução em escala. Ela será fundamental para evoluir os nossos processos para ciclos mais curtos, baseados em uma experimentação contínua acelerada pela inteligência artificial. Na nossa estratégia, Produto é o principal motor do crescimento — é onde conectamos dados, tecnologia e experiência para gerar resultados de negócio em escala para os clientes”, diz Sérgio Passos, Chief Product Officer da Blip.

A Blip é a principal plataforma de inteligência conversacional que conecta marcas e consumidores em aplicativos sociais, como WhatsApp, Instagram, Messenger, RCS e Apple. Em 2022, a Blip adquiriu a STILINGUE, plataforma que utiliza inteligência artificial para o monitoramento de conversas em canais digitais e, em 2023, a GUS, empresa mexicana do setor conversacional, reforçando a estratégia global da empresa. Além do Brasil, a Blip está presente em 36 países e conta com escritórios na Cidade do México, no México, e em Madri, na Espanha. A marca tem ajudado cerca de 3 mil empresas como Dell, GM, Itaú Unibanco, Stellantis, Claro e outras a vender, engajar e se relacionar com os consumidores em canais digitais utilizando Contatos Inteligentes. A Blip já recebeu aportes, Séries A e B, de mais de US$170 milhões da Warburg Pincus. Em novembro de 2024, a Blip anunciou sua Série C no valor de US$60 milhões liderada pelo SoftBank e com participação da Microsoft. Para mais informações, clique aqui e acesse o site

Blip
Pub.

SPARK ANUNCIA DANIEL TAKEDA COMO NOVO DIRETOR FINANCEIRO

Com quase 20 anos de experiência, novo diretor financeiro reforça a estrutura executiva da empresa, referência em marketing de influência

Daniel Takeda
Foto: Léo Pinheiro/C41 Estúdio

A contratação de Daniel Takeda faz parte da estratégia da Spark de fortalecer sua estrutura de liderança para sustentar o atual ciclo de crescimento, apoiar novas oportunidades de negócio e ampliar a capacidade de execução em uma fase de expansão da companhia.

Com experiência consolidada no mercado publicitário, Takeda traz uma trajetória marcada por atuação em planejamento financeiro, gestão de performance, alocação de capital e suporte à tomada de decisão estratégica. Na Spark, terá papel relevante na integração entre as frentes financeiras, governança e estratégias de crescimento de longo prazo.

“A chegada do Daniel representa um passo importante na evolução da Spark. Somos uma empresa que cresceu de forma consistente ao longo dos anos e que segue olhando para o futuro com ambição e disciplina. Sua experiência fortalece nossa capacidade de transformar oportunidades em resultados e de sustentar o crescimento da companhia em uma escala cada vez maior”, afirma Raphael Pinho, cofundador e CEO da Spark.

A Spark é uma empresa brasileira referência em marketing de influência, especializada em acelerar o crescimento das marcas por meio de soluções estratégicas com influenciadores apoiadas em dados e tecnologia. Fundada em 2014 pelos publicitários Rafael Coca e Raphael Pinho, atualmente conta com mais de 500 colaboradores com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, que atendem mais de 260 marcas como L'Oréal, Nubank, Unilever, Amazon, IFood, Whirlpool, Grupo RD, entre outras. É reconhecida pela consultoria global Scopen como a agência “Melhor percebida pelo mercado” e “Melhor percebida pela concorrência” no ranking “Influence Marketing Scope Brasil 2025”. Foi vencedora do Prêmio Caboré na categoria "Serviços de Marketing" em 2021 e, há quatro anos consecutivos, mantém o selo Great Place to Work, certificação global concedida a empresas que alcançam excelência no ambiente de trabalho

Spark
bpmcom

USIQUÍMICA LEVA PORTFÓLIO PARA INDÚSTRIA DE BORRACHAS À EXPOBOR 2026

Portfólio inclui borracha de silicone, EVA, borrachas EPDMs, aceleradores, aditivos e cargas destinados ao desenvolvimento de compostos e aplicações industriais

A estreia da Usiquímica na Expobor 2026 marca um novo momento da companhia no mercado nacional de borrachas. Pela primeira vez na principal feira do setor na América Latina, que acontece até 25 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), a empresa apresenta ao setor seu portfólio voltado ao fornecimento de matérias-primas e especialidades químicas para fabricantes de compostos e artefatos de borracha.

De acordo com Gustavo Moscom, head de Negócios em Químicos da Usiquímica, “nos últimos anos, ampliamos nossa atuação neste segmento por meio do fortalecimento da estrutura comercial, da expansão do portfólio e do desenvolvimento de novas parcerias internacionais. A Expobor representa uma oportunidade importante para estreitar o relacionamento com fabricantes, clientes e parceiros, além de acompanhar de perto as demandas e tendências que movimentam diferentes segmentos atendidos por esse setor”.

Durante o evento, a Usiquímica apresentará suas principais soluções para a indústria de borrachas, incluindo borrachas de silicone, borrachas EVA, borrachas EPDMs, aceleradores, aditivos de borracha, aditivos EVA e aditivos e cargas para borracha. O portfólio atende fabricantes de compostos destinados às mais diversas aplicações industriais, contribuindo para o desenvolvimento de produtos com diferentes características técnicas e requisitos de desempenho.

As soluções comercializadas pela companhia estão presentes em cadeias produtivas que atendem setores como automotivo, transporte, logística, construção civil, calçadista, agrícola, energia, eletroeletrônico, saúde e bens de consumo. Entre as aplicações finais estão pneus, mangueiras, vedações, perfis técnicos, solados, componentes automotivos, revestimentos industriais e diversos artefatos utilizados em processos produtivos e no cotidiano da população.

Promovida pela Francal, a Expobor reúne fabricantes de máquinas e equipamentos, fornecedores de matérias-primas, indústria química, empresas de reciclagem, ferramentaria, moldes e tecnologias voltadas à cadeia produtiva da borracha. O evento se consolidou como um dos principais pontos de encontro do setor na América Latina, reunindo empresas, especialistas e profissionais envolvidos no desenvolvimento de soluções para a indústria borracheira.

USIQUÍMICA – Com mais de 80 anos de atuação, a Usiquímica é referência no mercado químico brasileiro, com sede em Guarulhos (SP) e forte presença nos segmentos industrial e automotivo. Desde 2012, atua na produção do ARLA 32, agente essencial para a redução de emissões veiculares. Em 2018, ampliou sua presença no mercado automotivo ao se tornar a licenciada exclusiva da Valvoline no Brasil. Em 2024, adquiriu a operação da YPF Lubrificantes no Brasil e criou a Usiblend, unidade industrial com gestão própria sediada em Diadema (SP). A nova empresa representa uma reestruturação estratégica, com foco em soluções multimarcas, aumento da capacidade produtiva, fortalecimento da terceirização e continuidade da linha YPF no país. Em 2025, deu um novo passo em sua trajetória ao firmar parceria estratégica com a ENOC – Emirates National Oil Company, trazendo ao Brasil a linha marítima da marca com produção nacional e estrutura logística regionalizada

USIQUÍMICA
Textofinal de Comunicação Integrada

STELLANTIS RECEBE SELO EMPRESA AMIGA DO ESTÁGIO PELO TERCEIRO ANO CONSECUTIVO

Certificação reforça o compromisso da companhia com o desenvolvimento de talentos e a formação de novos profissionais

A Stellantis foi reconhecida, pelo terceiro ano consecutivo, com o Selo Empresa Amiga do Estágio 2026, certificação concedida pela WallJobs com base nos resultados do Censo do Estágio, uma das principais iniciativas do país voltadas à avaliação e evolução dos programas de estágio.

O reconhecimento é resultado da percepção dos próprios estagiários sobre a qualidade da experiência oferecida pela empresa.

A avaliação considera aspectos como desenvolvimento profissional, aprendizado, ambiente de trabalho e oportunidades de crescimento. A certificação é concedida às organizações que alcançam indicadores de excelência a partir da opinião de estudantes de todo o Brasil, refletindo a capacidade das empresas de oferecer programas estruturados e alinhados às expectativas das novas gerações.

Presente entre as empresas reconhecidas desde 2023, a Stellantis mantém uma trajetória consistente na construção de um programa de estágio voltado ao aprendizado prático e ao desenvolvimento de carreira. A iniciativa integra a estratégia da companhia para formação de talentos e proporciona aos participantes vivências em um ambiente corporativo inovador, colaborativo e conectado às transformações da indústria da mobilidade.

“O reconhecimento reforça o compromisso da Stellantis com a valorização das pessoas desde o início da trajetória profissional e evidencia o papel estratégico do estágio na preparação de futuros profissionais para os desafios do mercado”, afirma Massimo Cavallo, Vice-presidente Sênior de Recursos Humanos.

Programa de Estágio Stellantis

O Programa de Estágio Stellantis é um dos pilares da estratégia de desenvolvimento de talentos da companhia no Brasil. Realizado de forma contínua desde 2023, recebe anualmente em média 308 estudantes, que participam de uma jornada estruturada de aprendizado baseada em experiências práticas, desenvolvimento profissional e integração ao ambiente corporativo, contribuindo para a formação de profissionais preparados para os desafios do futuro da mobilidade.

Stellantis

COPERSUCAR ENCERRA A SAFRA 25/26 COM O TERCEIRO MELHOR RESULTADO DE SUA HISTÓRIA, AVANÇA EM BIOMETANO E MIRA EM SETOR MARÍTIMO

 Companhia ganhou participação de mercado pelo oitavo ano consecutivo e acumula crescimento em receita, lucro líquido e retorno sobre capital próprio

A Copersucar, ecossistema de negócios que oferece soluções em escala de energia renovável e líder global na comercialização de açúcar e etanol, encerrou a Safra 25/26 com o terceiro maior resultado de sua história: um lucro líquido consolidado de R$ 631 milhões (crescimento de 56,9% em relação ao ano anterior).

"Esse resultado demonstra a robustez do nosso modelo de negócios. Com um plano estratégico claro, uma governança sólida, muita disciplina financeira, gestão de riscos e um time com profundo conhecimento do mercado, temos flexibilidade e resiliência para enfrentar diferentes cenários, diversificar receitas e seguir crescendo de forma consistente ao longo dos ciclos econômicos”, destaca Tomás Manzano, presidente da Copersucar.

A Safra 25/26 foi caracterizada por um ambiente desafiador, marcado pela volatilidade do cenário internacional, pela redução da produtividade agrícola no Brasil, em decorrência dos efeitos climáticos do ciclo anterior, e pela pressão sobre as margens dos produtores durante grande parte do período.

Apesar do ambiente extremamente desafiador para o setor, as usinas associadas à Copersucar apresentaram desempenho de processamento superior à média da indústria sucroenergética brasileira. A moagem atingiu 108 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, crescimento de 0,9% em relação à safra anterior, representando expansão de participação em relação à moagem total da região Centro-Sul pelo oitavo ano consecutivo.

A Copersucar manteve, mais uma vez, sua posição de liderança global na comercialização de açúcar e etanol. Foram comercializadas 17 milhões de toneladas de açúcar, volume suficiente para atender o consumo de aproximadamente 500 milhões de pessoas em todo o mundo; e 21 bilhões de litros de etanol, contribuindo para evitar a emissão de cerca de 30 milhões de toneladas de CO₂ equivalente — impacto comparável às emissões anuais de aproximadamente 14 milhões de veículos, o equivalente a um terço da frota brasileira.

As usinas associadas também geraram 6,5 mil GWh de energia elétrica renovável a partir da biomassa da cana-de-açúcar, volume equivalente ao consumo anual de uma cidade como Roterdã, na Holanda, reforçando a relevância do setor na transição energética e na diversificação da matriz elétrica.

Sob a perspectiva financeira, o período foi marcado pelo fortalecimento da estrutura de capital da companhia. A posição de endividamento líquido evoluiu de R$ 301 milhões para uma posição de caixa líquido de R$ 607 milhões, refletindo a sólida geração de caixa, a disciplina na alocação de capital e a eficiente gestão financeira.

Investidas

A Evolua Etanol alcançou o melhor resultado de sua história na Safra 25/26, registrando retorno recorde sobre o patrimônio líquido, de 44%. No período, também foi concluído o processo de aquisição da participação da Vibra na companhia, consolidando a Copersucar como sua única acionista.

A Alvean ampliou suas operações de originação, expandiu seus volumes e totalizou mais de 15 milhões de toneladas de açúcar comercializadas no mercado internacional.

A Eco-Energy capturou oportunidades relevantes no mercado norte-americano, principalmente em suas operações de gás natural, e ampliou significativamente os volumes de comercialização de etanol.

A Newcom completou seu primeiro ano integral de operação e incorporou volumes adicionais de energia elétrica renovável produzida pelas usinas associadas. O Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) manteve sua trajetória de crescimento, alcançando resultados recordes impulsionados pelos avanços em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e pelo lançamento de novas variedades de cana-de-açúcar.

A Logum registrou crescimento nos volumes entregues aos clientes pelo quinto ano consecutivo e totalizou 4,9 milhões de m³ de etanol movimentados por sua malha dutoviária.

Novos mercados

A Copersucar consolidou a BioRota como uma operação em escala comercial, tornando-se a maior iniciativa logística baseada em biometano do Brasil. Atualmente, a frota movida a biometano responde por 14% do volume de açúcar transportado por caminhões até o Terminal Açucareiro Copersucar (TAC), no Porto de Santos.

Desde o início de sua operação, em abril de 2024, a BioRota realizou mais de 13 mil viagens, percorreu cerca de 11 milhões de quilômetros e transportou mais de 600 mil toneladas de açúcar. A substituição de aproximadamente 5 milhões de litros de diesel por biometano evitou a emissão de cerca de 8 mil toneladas de CO₂, demonstrando o potencial da solução para descarbonizar o transporte rodoviário de cargas em diferentes setores da economia.

Como uma das principais avenidas de crescimento para o etanol do Brasil, a companhia também contribui ativamente para a evolução do mercado de combustíveis marítimos. O etanol se destaca por reunir atributos competitivos em disponibilidade, custo e intensidade de carbono, posicionando-se como uma alternativa relevante para a descarbonização da navegação. O mercado apresenta perspectivas promissoras de expansão, impulsionado pela possibilidade de utilização direta do combustível em motores já adaptados ao uso de metanol, reduzindo barreiras para sua adoção em larga escala.

“Temos um importante diferencial de acesso à molécula de etanol pela nossa presença relevante no Brasil, com a Evolua, e nos Estados Unidos, com a Eco-Energy, além de uma plataforma logística integrada e um DNA de trading para possibilitar que o etanol esteja disponível para uso nos principais corredores ou pontos estratégicos de abastecimento marítimo do mundo”, completa Manzano.

A Copersucar desenvolve e oferece soluções em escala de energia renovável que impulsionam a transição energética e contribuem para a segurança alimentar mundial. Organizada como um ecossistema integrado de negócios especializados, a companhia é líder global na comercialização de açúcar e etanol e opera um eficiente sistema logístico multimodal. No etanol, atende a demanda brasileira por meio da Evolua Etanol e o mercado norte-americano por meio da Eco-Energy, que também atua na comercialização de gás natural. Nesse segmento, a Copersucar atua ainda na comercialização de biometano. No açúcar, além do mercado doméstico, a companhia atende clientes em mais de 70 países por meio da Alvean. A companhia também atua no setor de energia elétrica renovável com a Newcom e é acionista da Logum, maior sistema dutoviário de transporte de etanol no Brasil, e do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), maior centro de P&D de cana do mundo. Para saber mais, clique aqui e acesse o site

Copersucar
Néctar Comunicação

PRIMEIRA FABRICANTE NACIONAL DE MOTORES DE CORRENTE CONTÍNUA, IMOBRAS CHEGA AOS 25 ANOS E ANUNCIA CENTRO DE PESQUISAS

Empresa gaúcha com forte presença nacional e internacional irá investir em nova estrutura para acelerar o desenvolvimento de tecnologias próprias

A sede da Imobras ocupa uma área de aproximadamente 4 mil m² em Alto Feliz, 
no Vale do Caí, Rio Grande do Sul.

Ao completar 25 anos e ultrapassar a marca histórica de 10 milhões de motores elétricos de corrente contínua produzidos, a Imobras consolida uma trajetória que se confunde com o desenvolvimento da indústria nacional nesse segmento. Fundada em 2001 em uma incubadora industrial de apenas 50 metros quadrados em Alto Feliz (RS), a empresa tornou-se a primeira fabricante brasileira de motores de corrente contínua e ajudou a reduzir a dependência do mercado nacional em relação a componentes importados.

Os números ajudam a dimensionar essa evolução. Se no primeiro ano de operação foram produzidos 757 motores, atualmente a Imobras fabrica cerca de 4 mil unidades por dia. O crescimento sustentado ao longo de duas décadas e meia transformou uma pequena operação em uma indústria reconhecida nacional e internacionalmente, baseada em tecnologia 100% nacional e desenvolvimento próprio.

Atualmente, a empresa ocupa uma área de aproximadamente 4 mil m² e possui forte impacto na economia regional, representando cerca de 40% do Produto Interno Bruto (PIB) de Alto Feliz, município de pouco mais de 3 mil habitantes localizado no Vale do Caí. A companhia emprega 170 colaboradores distribuídos entre a unidade fabril e showroom em Alto Feliz, o escritório comercial em Caxias do Sul, e a filial de Indaiatuba (SP). A direção é formada pelo fundador e diretor Ireno Antônio dos Reis, pela diretora comercial Maria dos Reis, e pelo diretor operacional Rafael dos Reis.

Rafel Reis, Maria Reis e Ireno Antônio dos Reis
Foto Leandra Romani

Com atuação nacional e internacional, seus motores estão presentes em aplicações dos setores automotivo, agrícola, industrial, naval e de automação, acionando sistemas como ar-condicionado, limpadores de para-brisa, vidros elétricos, máquinas agrícolas, ônibus, caminhões e embarcações. Ao longo dos anos, a empresa também forneceu motores para aplicações ligadas a marcas globais como Harley-Davidson, nos Estados Unidos, e BYD, na China. Os mercados prioritários estão na América Latina e na Europa.

O início da trajetória foi marcado pela identificação de uma oportunidade de mercado. No começo dos anos 2000, praticamente todos os motores de corrente contínua utilizados pela indústria brasileira eram importados. A partir de estudos técnicos e de uma estratégia focada em engenharia própria, a empresa decidiu desenvolver a tecnologia no país.

“Enxergamos uma oportunidade de desenvolver tecnologia no Brasil e construir uma indústria capaz de competir pela qualidade, pela inovação e pela proximidade com os clientes. Começamos com muitos desafios e poucos recursos, mas com a convicção de que era possível criar algo duradouro. É uma trajetória construída por muitas mãos e que nos enche de orgulho”, destaca o fundador Ireno Antônio dos Reis.

O crescimento da companhia foi sustentado por investimentos permanentes em engenharia, desenvolvimento de produtos e qualificação profissional. Todos os motores são projetados pela equipe técnica da empresa, que desenvolve soluções customizadas para atender demandas específicas dos clientes.

Novo centro de P&D reforça aposta em inovação e engenharia nacional

Como parte da estratégia de expansão tecnológica, a Imobras prepara para agosto a inauguração de um novo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Farroupilha, cidade próxima a Alto Feliz. A estrutura contará inicialmente com cinco engenheiros dedicados, além de equipe técnica especializada, ampliando a capacidade da empresa de desenvolver soluções de alta performance, acelerar projetos de inovação e fortalecer sua competitividade em mercados cada vez mais exigentes.

“Chegar aos 25 anos mantendo a capacidade de inovar é um dos nossos maiores diferenciais. O mercado evolui rapidamente e exige soluções cada vez mais eficientes, inteligentes e personalizadas. Por isso, investimos continuamente em tecnologia, desenvolvimento de produtos e relacionamento com os clientes”, enfatiza diretora Maria dos Reis.

Além dos resultados econômicos, a Imobras mantém uma relação estreita com a comunidade de Alto Feliz e participa ativamente do desenvolvimento industrial do município. A empresa integra ainda um ecossistema de inovação e tecnologia que inclui a Imotech, criada há 11 anos para ampliar a atuação em soluções tecnológicas voltadas à indústria.

Para Rafel dos Reis, representante da segunda geração da família na gestão do negócio, a combinação entre raízes familiares, comprometimento com a comunidade e visão de longo prazo explica boa parte da trajetória construída pela empresa. “Desde o início, o trabalho, a dedicação e a busca constante pela melhoria fizeram parte da cultura da Imobras. Temos muito orgulho da história que construímos até aqui e estamos igualmente motivados pelos próximos passos que queremos dar, sempre com foco em inovação, pessoas e crescimento sustentável”, afirma.

Palestra reuniu empresários para discutir cenários econômicos

Como parte das celebrações pelos 25 anos, a empresa promoveu recentemente a palestra “Avaliação do Cenário Econômico 2026 e Perspectivas para 2027”, ministrada pelo economista Igor Morais na CICS Farroupilha. O encontro reuniu mais de 150 empresários da região para um debate qualificado sobre os fatores que impactam a competitividade das organizações, contribuindo para que as empresas se preparem para um cenário cada vez mais dinâmico, tecnológico e orientado pela inovação.

Imobras
AdriSilva Agência de Conteúdo