Pratos como fondue, sopas, caldos, massas e receitas com queijos e chocolates são escolhas populares para enfrentar o frio
![]() |
Eventos atraem público de todos os gostos, passando pela valorização da cultura local. |
* Linoel Dias
Está aberta a temporada dos famosos - e esperados - Festivais de Inverno pelo Estado de São Paulo. Os eventos atraem público de todos os gostos, passando pela valorização da cultura local, inclui exposições de arte, feiras de artesanato e até com shows musicais. Durante o período, municípios paulistas apresentam sua diversificada gastronomia para os turistas e visitantes. O Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), apurou estas festas, algumas com expectativa de público de mais de 1,5 milhão de pessoas. Leia a seguir.
Na Estância Turística de Amparo, por exemplo, são esperadas cerca de 500 mil pessoas entre visitantes e turistas ao longo de 18 dias consecutivos de seu Festival de Inverno, que começa dia 9 e segue até 27 de julho. Segundo a prefeitura, organizadora do evento, a ocupação de leitos já alcança 75%, mas a expectativa é de lotação. Este ano reunirá mais de 150 atrações gratuitas na Praça Pádua Salles.
Em outra Estância Turística, a de Bragança Paulista, são esperadas 20 mil pessoas, e a expectativa de ocupação hoteleira é de 100%. Neste ano, contará com a participação de bares, restaurantes e espaços culturais de 4 de julho a 2 de agosto.
A partir de 21 de julho, outro tradicional evento acontece em Paranapiacaba, distrito de Santo André. O Festival de Inverno se estende até 29 de julho e contará com programação diversificada, shows, comida típica e atividades culturais. O evento é uma oportunidade para conhecer a charmosa Vila Inglesa no alto da Serra do Mar, que no ano passado recebeu 225 mil visitantes.
A cidade mais alta do Brasil, a Estância Turística de Campos de Jordão, promove a 55ª edição do Festival de Inverno, de 5 de julho a 3 de agosto. O tradicional evento vai reunir 76 apresentações gratuitas, entre música e dança, e público de 1,5 milhão. O clima serrano, a neblina, o ar puro e o verde da Mata Atlântica são ingredientes que emolduram jardins, casas e construções de encher os olhos deste destino.
Se tem inverno, não pode faltar o tradicional Festival de Inverno em Guararema. A 8ª edição do evento está confirmada, de 28 de junho a 28 de julho, com diversas opções gastronômicas e muita música boa no estacionamento do Recanto do Américo (Pau D’Alho), com atividades de sexta-feira a domingo.
Desde 13 de junho - até 27 de julho -, a charmosa Estância Turística de Serra Negra, se transforma em um grande palco de arte, música e cultura com o Festival de Inverno Serra Negra In Concert 2025. A programação é gratuita para todas as idades, inclui shows musicais e vários espetáculos.
Em Cunha, o Festival de Inverno conhecido como Acordes na Serra e está confirmado entre 4 e 27 de julho com programação completa na Praça da Matriz, incluindo shows todos os dias, palestras, workshops e uma feira de expositores.
O Município de Interesse Turístico de Apiaí se prepara para receber nos dias 19, 20 e 21 de julho, o seu tradicional Festival de Inverno que neste ano traz artistas de jazz e blues. Este evento ainda contará com shows, apresentações artísticas, gastronomia, artesanato e atividades de ecoturismo.
2 comentários:
parabéns @Linoel Dias, excelente matéria, ótimas dicas...👏👏
Excelente materia! Um forte abraço!
@joaosantanna
Postar um comentário