sexta-feira, 2 de junho de 2017

ZEN REVELA INVESTIMENTOS EM PRODUÇÃO LIMPA NA SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE.

Fabricante de autopeças catarinense adota medidas para garantir a sustentabilidade em todos os seus processos.

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, a ZEN reforça ainda mais seu compromisso em identificar oportunidades de melhorias que gerem uma produção mais limpa e minimizem o impacto de suas atividades sobre a natureza. Afinal, a preservação ambiental faz parte do objetivo estratégico da empresa que vem implantando uma série de medidas em sua unidade industrial instalada na cidade de Brusque (SC) para reduzir a geração de resíduos e o consumo de insumos como energia elétrica e água.

Gradativamente, as lâmpadas florescentes estão sendo substituídas pelas de led, que além de terem maior vida útil e serem mais econômicas, não possuem o mercúrio (um produto altamente tóxico em sua composição).

Além disso, a empresa adotou um rigoroso processo de separação de resíduos de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual). As luvas, por exemplo, são enviadas para uma empresa de co-processamento, onde são utilizadas como substituto de combustível para queima de fornos e matéria-prima na fabricação de cimento. Com isso, dá-se uma destinação mais adequada e elimina-se o envio para aterros industriais.

Internamente, a ZEN ainda desenvolve diversas práticas junto aos seus líderes sobre a necessidade de acompanhar e controlar a entrega dos EPI’s. Dessa forma, reduz-se o seu uso e, consequentemente, seu descarte.

Outra prática ambiental que busca maiores ganhos em ecoeficiência é o uso racional da energia elétrica. Para aproveitar melhor a luz natural, parte do telhado da área da Usinagem foi coberto com telhas translúcidas em substituição às tradicionais. Esse tipo de material também foi instalado no setor de estoque intermediário. A central de compressores também está passando por mudanças. No ano passado foram substituídos três equipamentos por outros mais novos com maior capacidade de rendimento.

Outra iniciativa foi a expansão de locais para captação de água da chuva. Atualmente existem quatro locais onde ela é coletada e armazenada para uso não potável, como irrigação de jardins, limpeza do restaurante industrial e em alguns sanitários.

Dia Mundial do Meio Ambiente


Instituído pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado no dia 5 de junho. O objetivo é chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a preservação dos recursos naturais.


ZEN.

>>>VisiteO Brasil Sobre Rodas.