quarta-feira, 25 de abril de 2018

GRIPE CANINA: ESTÁ CHEGANDO A HORA DE PROTEGER SEU CACHORRO.


Com acompanhamento veterinário e uma simples vacina a saúde do pet fica garantida durante a temporada de inverno.


Com a aproximação do inverno, as pessoas começam a se preparar para a temporada de frio que, além de trazer o uso dos casacos e roupas mais quentes, traz consigo também a preocupação maior com a saúde no que diz respeito à alergias e gripes.

Assim como seus proprietários humanos, os animais também correm riscos de doenças causadas pelas mudanças de temperatura, principalmente pelas quedas mais abruptas proporcionadas pela temporada de inverno.

Por conta disso é imprescindível levar seu animal de estimação ao veterinário e conversar com ele sobre a aplicação de vacina de gripe. Causada pelo vírus da parainfluenza e pela bactéria bordetella bronchiseptica, a chamada “tosse dos canis” ou gripe canina acomete os cachorros com sintomas que, muitas vezes, se parecem com os da gripe humana como febre, secreção e tosse.


“As pessoas costumam me perguntar se a gripe humana é transmitida ao cão e vice e versa. Não, nossa gripe não é transmitida ao seu cachorro nem você irá pegar a dele, porém as baixas temperaturas, exposição ao ambiente externo e queda de resistência física criam ambiente propenso para que o animal acabe sendo contagiado pelo vírus e desenvolvendo a doença que pode ter consequências mais graves para filhotes ou cães idosos. Por isso é recomendada a prevenção por meio de vacina” explica a Dra. Valeria Arouche da clínica Pet Arouche, localizada na Granja Viana (Cotia, SP).

A vacina contra gripe canina pode ser aplicada em cães a partir de 10 semanas, não demanda preparo prévio ou maiores tratamentos. Basta conversar com seu veterinário para uma análise da saúde do animal e acompanhamento das demais vacinas e a aplicação da mesma, que deve ser renovada anualmente assim como as vacinas de gripe aplicada em seres humanos.

Em regiões como Granja Viana, Vargem Grande Paulista, São Roque e Alphaville, por se tratarem de áreas com maior concentração de vegetação, é natural que a temperatura seja menor do que nos grandes centros urbanos. Por conta disso os proprietários de animais de estimação devem ficar ainda mais atentos aos riscos de doenças proporcionadas por alteração de temperatura como a gripe canina.

Proprietários de animais de raças braquicefálicas (raças de focinho curto) como os buldogues, bugs, boxers e shih tzus devem ter cuidado extra porque essas raças apresentam maiores complicações de saúde em caso de gripe canina.

O sintoma mais comum apresentado pelo cão infectado pela gripe é uma tosse seca que pode ser acompanhada ou não de secreção. É muito comum que os donos confundam a tosse com sintomas de engasgamento. Em outros casos o animal pode chegar a espumar pela boca, o que leva os donos a confundir o sintoma com vômito. Nesses casos é imprescindível levar o animal para atendimento veterinário para que o profissional de saúde possa aferir a temperatura do cão, examinar corretamente e oferecer o tratamento necessário para que o animal não corra riscos.


Pet Arouche


Desde 2004 atuando na região da Granja Viana, a veterinária Dra. Valéria Arouche inaugurou em 2014 a Pet Arouche para trazer um espaço único onde os proprietários pudessem contar com todos serviços necessários para seu pet em um mesmo local: banho e tosa, hospedagem, adestramento e recreação, além de clínica veterinária e centro cirúrgico. Um dos maiores diferenciais da Pet Arouche é trazer em seu DNA o espírito de família para o negócio, isto é, tanto proprietários quanto seus pets devem se sentir confortáveis no local e bem tratados e atendidos. Essa premissa se reflete principalmente no espaço que proporciona um lugar de diversão e conforto para os animais. "Eles precisam pensar que vêm para cá brincar", enfatiza a Dra. Valeria. "Atendemos apenas com hora marcada, deste modo o animalzinho não fica muito tempo esperando para ser atendido. Não são colocados em gaiolas, mas sim deixados soltos brincando". Visite: www.petarouche.com.br.

Bunny Consulting.

Leia> O Brasil Sobre Rodas.