quarta-feira, 3 de outubro de 2018

VIPAL BORRACHAS DEVOLVE MAIS DE 30 MILHÕES DE LITROS DE EFLUENTES LIMPOS E TRATADOS AO MEIO AMBIENTE.


A Vipal Borrachas mantém uma constante preocupação com as questões socioambientais em todas as suas práticas, pensamento este que se reflete em suas operações fabris. O uso dos recursos hídricos é um caso. Exemplo disso é o sistema de tratamento de efluentes utilizado nas plantas fabris da empresa, tanto em Nova Prata (RS) quanto em Feira de Santana (BA).

Anualmente, as duas fábricas gaúchas tratam quase 21 milhões de litros, ao passo que, na unidade do Nordeste, são mais de 10 milhões de litros. Somadas, as três operações devolvem mais de 30 milhões de litros de efluentes limpos, tratados e devolvidos à natureza dentro dos rígidos padrões da legislação ambiental. Na fábrica de Feira de Santana, em especial, todo efluente gerado na unidade é tratado internamente e reutilizado para infiltração direta em solo.

Tanto em Feira de Santana quanto em Nova Prata há a Estação de Tratamento de Efluentes, que processa todo o efluente gerado, sanitário e industrial. “Não existe tubulação de esgoto saindo da fábrica. Tudo passa pelo processo de tratamento de efluentes, que faz a decantação dos resíduos sólidos e separa deles a água”, explica Mateus Bayao Salgado, Coordenador de Manutenção e Engenharia da Vipal Borrachas.

Osmose reversa


Um dos avançados métodos de aproveitamento de efluentes utilizados pela Vipal em sua fábrica de Feira de Santana é a osmose reversa. Trata-se de um processo químico de separação da água de minerais para um melhor aproveitamento nos processos industriais. “A água de rejeito da osmose reversa é direcionada para as descargas de banheiro, deixando-se, assim, de usar água da chuva ou potável pra este fim, o que colabora com a questão ambiental que tanto valorizamos”, complementa Mateus.

A Vipal Borrachas foi constituída em 1973, em Nova Prata, no Rio Grande do Sul. Com 3 mil colaboradores, a empresa tem duas fábricas em Nova Prata e uma em Feira de Santana, na Bahia, totalizando cerca de 160 mil metros quadrados de parque fabril e dois centros de distribuição no Brasil. A empresa exporta para todos os continentes e possui ainda centros de distribuição na América do Sul, América do Norte, Europa e Oceania.  A Vipal foi a primeira empresa brasileira do setor certificada pelo ISO9002, ostentando ainda a ISO9001: 2015 e o certificado de verificação de desempenho para sua linha de bandas de rodagem pelo IFBQ/INMETRO.