quinta-feira, 18 de julho de 2019

FUNDAÇÃO ESPAÇO ECO PARTICIPA DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE AVALIAÇÃO DE CICLO DE VIDA.

Por sua reconhecida expertise em desenvolver projetos customizados para empresas e organizações medirem e compreenderem impactos ambientais, sociais e econômicos de seus produtos e processos, a Fundação Espaço ECO (FEE) apresenta cases na VIII Conferência Internacional de Análise do Ciclo de Vida na América Latina, CILCA 2019, que está sendo realizada, até o próximo sábado (20), na cidade de Cartago, na Costa Rica. O evento é promovido a cada dois anos desde 2005 e além da Costa Rica (San Jose), já passou pelo Brasil (São Paulo), Chile (Pucón), México (Coatzacoalcos), Argentina (Mendoza), Peru (Lima) e Colômbia (Medellín).

Nesta edição, o tema central da conferência é o uso da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) como ferramenta para a competitividade global. Os pesquisadores da FEE Michelle Tereza Scachetti e Max Silva, apresentam ao todo sete cases, sendo cinco apresentações orais e dois na sessão pôster. As experiências compartilhadas são de diferentes segmentos de mercado, como agronegócio, indústria alimentícia e automobilística.


Max Silva e Michelle Tereza Scachetti 

A Avaliação de Ciclo de Vida permite, por exemplo, comparar produtos e processos que desempenham a mesma função. "Um produto mais ecoeficiente é aquele que tiver o menor impacto ambiental e econômico ao longo do seu ciclo de vida, comparado à alternativa", afirma Michelle Tereza Scachetti, da Fundação Espaço ECO. "Este fórum é um ambiente ideal para discutirmos soluções práticas para a implementação de abordagens de ciclo de vida na tomada de decisões estratégicas e operacionais, seja na ciência, na indústria, nas ONGs ou em órgãos públicos", complementa Max Silva, da Fundação Espaço ECO.

O CILCA 2019 visa promover o pensamento sobre o ciclo de vida e suas aplicações como ferramentas necessárias para o desenvolvimento sustentável nas atividades empresariais, acadêmicas, administrativas e do comportamento dos consumidores. O evento reunirá especialistas mundiais em ciclo de vida. 

A Fundação Espaço ECO (FEE) atua como consultoria para sustentabilidade, desenvolvendo projetos customizados para organizações medirem e compreenderem impactos ambientais, sociais e econômicos de seus produtos e processos - com base no pensamento de Ciclo de Vida. A equipe oferece conhecimento para cocriar soluções a uma sociedade em constante evolução, visando apoiar os gestores em suas decisões estratégicas e conscientizar os cidadãos em suas escolhas. Ainda oferece soluções que apoiam certificações e protocolos de sustentabilidade, projetos de conservação ambiental e na concepção e mensuração de impacto de projetos socioambientais.  Criada e mantida pela BASF desde 2005, com a qualificação de OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, atua com a missão de "promover o desenvolvimento sustentável no ambiente empresarial e na sociedade"; reinvestindo os recursos obtidos no financiamento de novos estudos, pesquisas e ações que beneficiam toda a sociedade. Saiba mais pelo site www.espacoeco.org.br, pelo Linkedin ou Facebook.

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Os mais de 122.000 colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções para Indústria, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados e Soluções para Agricultura. A BASF gerou vendas de mais de 63 bilhões de euros em 2018. As ações da BASF são negociadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (BAS). Visite o site www.basf.com.br.

Fundação Espaço ECO
Lead Comunicação

Leia> O Brasil Sobre Rodas