quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

SÃO CAETANO DO SUL CRIA COMITÊ DE EMERGÊNCIA PARA COMBATER O CORONAVÍRUS

A Prefeitura de São Caetano do Sul - São Paulo -  anunciou a criação do Comitê de Emergência e Combate ao Coronavírus, formado médicos, enfermeiros, agentes de saúde e da vigilância sanitária, todos ligados à Secretaria Municipal de Saúde


A Secretaria já está entregando para todos os agentes de saúde um protocolo, com objetivo de orientar a Rede de Saúde para atuação na identificação, notificação e manejo oportuno de casos suspeitos de Infecção Humana pelo Novo Coronavírus.

Segundo a secretária Regina Maura, “neste protocolo, reafirmamos a forma de evidenciar um caso suspeito, que deve ser identificado através de três situações: pela febre ou pelo menos um sinal, sintoma respiratório, como tosse, dificuldade para respirar, batimento das asas nasais entre outros; pelo histórico de viagem vinda de uma área de alerta de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas e, por fim, contato próximo de caso confirmado de coronavírus (2019-nCoV) em laboratório, nos últimos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais ou sintomas”. 

 O consenso geral é tranquilizar a população para que não haja pânico. “O coronavírus é semelhante ao vírus da gripe, com sintomas e tratamentos parecidos. As mortes que aconteceram pelo mundo foram de pessoas que já tinham baixa imunidade”, explicou Regina. “É de extrema importância que haja o esclarecimento para a população de que temos de ter sempre o hábito de lavar as mãos com sabão por 20 segundos e após tossir ou espirrar, evitar aglomerações e nada de pânico”, completou a secretária.

 Por fim, caso tenha vindo de área onde há ocorrência da doença (China, Itália, Alemanha e outros países que já entraram no alerta da OMS) e apresente sintomas da doença, procure imediatamente as Unidades Básicas de Saúde (UBS), UPAS ou hospitais municipais.

Todas as coletas de exames serão enviadas diariamente ao Instituto Adolfo Lutz, em SP, especialista em infectologia (o exame terá resultado em até 48h).

Prefeitura de São Caetano do Sul
Secretaria Municipal de Saúde

Ex-libris Comunicação Integrada

Leia> O Brasil Sobre Rodas