terça-feira, 19 de maio de 2015

FUNDAÇÃO VOLKSWAGEN AMPLIA PARCERIA COM MUNICÍPIOS DA BAHIA PARA O PROJETO “ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM”.

A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil há 35 anos, ampliou o programa educacional “Aceleração da Aprendizagem” na Bahia. O projeto chega às cidades de Lauro de Freitas e Dias D’Ávila, onde são oferecidas um total de 660 vagas para alunos e 99 vagas para educadores. O programa teve início no estado em 2014, beneficiando 1.223 alunos e 145 educadores nos municípios de Simões Filho e Camaçari.

A cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica foi realizada na manhã desta terça-feira, 19/5, na Faculdade Unime, em Lauro de Freitas (BA), e contou com a presença de autoridades e personalidades dos municípios beneficiados.

e/d: Geraldo Requião, vice-prefeito de Dias D'Ávila; Marcelino Teodoro Vidal de Almeida, secretário de Educação de Dias D'Ávila; Luzia Suely Bernardi ,coordenadora do projeto Aceleração da Aprendizagem no Cenpec; Keli Smaniotti diretora da Fundação Volkswagen; Marcelo Abreu, secretário de Educação de Lauro de Freitas; Adriana Paiva, primeira-dama de Lauro de Freitas; Jaguaracy Conceição, presidente do Conselho de Educação de Lauro de Freitas; e Edmilson Silva, chefe do gabinete da prefeitura de Lauro de Freitas.

“A Fundação Volkswagen investe nesta iniciativa porque acredita na importância de garantir um direito que pertence a todos: o de aprender. O projeto ‘Aceleração da Aprendizagem’ oferece formação aos educadores para que desenvolvam um trabalho intensivo com seus alunos de forma individual, respeitando suas particularidades e extraindo seu melhor potencial, evitando a evasão escolar”, afirma o Dr. Eduardo de Azevedo Barros, superintendente da Fundação Volkswagen e diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil.

Projeto “Aceleração da Aprendizagem”


O “Aceleração da Aprendizagem” reduz a defasagem idade série no Ensino Fundamental, evitando a evasão escolar. Para que alunos multirrepetentes não fiquem desmotivados e para garantir o direito de aprendizagem, o projeto dá apoio a esses estudantes de forma individual e intensiva, em classes de aceleração. Os estudantes são preparados durante dois anos, na sala de aceleração, para depois ingressarem na série adequada à sua idade.

A formação dos educadores neste projeto conta com material pedagógico exclusivo, para que possam trabalhar com os alunos de forma direcionada. O projeto “Aceleração da Aprendizagem” é executado com base em uma metodologia desenvolvida pelo Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), consolidada ao longo de 18 anos de trabalho com correção de fluxo escolar. O Cenpec é parceiro técnico para o desenvolvimento de alguns dos projetos educacionais da Fundação Volkswagen.

O “Aceleração da Aprendizagem” foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2010 como uma importante tecnologia educacional que contribui para a redução da distorção idade série.

O programa estreou em Resende (RJ), em 2011, onde foi realizado até 2012, atendendo 439 alunos e 88 educadores de escolas públicas da rede municipal.

Além da atuação na Bahia, o projeto é realizado também nos estados da Paraíba, Mato Grosso e Espírito Santo, beneficiando 2.180 alunos e 306 educadores.

Sobre a Fundação Volkswagen


A Fundação Volkswagen oferece dez projetos, sendo sete Educacionais e três de Desenvolvimento Social. Apenas por meio de seus projetos educacionais, a instituição já beneficiou na última década, até 2014, 1.374.630 alunos em todo Brasil e ofereceu formação continuada a 18 mil educadores da rede pública de 407 cidades, em 13 Estados. Os projetos de educação também apresentam resultados expressivos na frequência de participação de alunos em aulas, na melhoria do desempenho escolar, de leitura e produção de textos. Os projetos de Desenvolvimento Social, por sua vez, já beneficiaram 26.598 mil pessoas.

“A Fundação Volkswagen desenvolve um trabalho focado na melhoria da qualidade da educação pública e no desenvolvimento social de comunidades de baixa renda. Para fortalecer esse trabalho, a Fundação mantém parcerias com os setores público, privado e a sociedade civil organizada (ONGs). A atuação em conjunto tem meta de implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo”, afirma a diretora da Fundação Volkswagen, Keli Smaniotti.

Em 2015, a Fundação Volkswagen ampliará para 18 o número de Estados brasileiros já atendidos em seu histórico de atuação. Em fevereiro de 2015, a Fundação Volkswagen chegou ao Mato Grosso ao oferecer o programa educacional “Aceleração da Aprendizagem” nas cidades de Sinop e Sorriso. Em abril, chegou a Sergipe, ao oferecer o projeto “Aprendendo com Arte”, em Aracaju. Em 2015, os trabalhos também serão estendidos para os Estados de Amazonas, Maranhão e Mato Grosso do Sul.

Até 2014, os Estados já atendidos no histórico de atuação da Fundação Volkswagen eram: Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo. Os projetos educacionais oferecidos pela Fundação Volkswagen são “Aceleração da Aprendizagem”; “Aprendendo com Arte”; “Brincar”; “Entre na Roda”; “Jogo da Vida em Trânsito”; “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”. Os três de Desenvolvimento Social são “Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e “Instituto Baccarelli”.

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Renato Acciarto | Tel 11 4347-5060 | renato.acciarto@volkswagen.com.br 
Andrea Cipriano | Tel 11 4347-2827 | andrea.cipriano@volkswagen.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário