terça-feira, 17 de junho de 2025

SANTOS INICIA REMOÇÃO DE DETRITOS COM ECOBOATS PARA PRESERVAR OS OCEANOS

Embarcações farão percurso pelo estuário do porto e da Ponta da Praia, definidos estrategicamente

Foto: Diego Matos | Divulgação Prefeitura Municipal de Santos

Santos implementou, nesta segunda-feira (16), o serviço Ecoboat para coleta de resíduos flutuantes nas águas da Cidade. Composto por duas embarcações no estilo catamarã, desenvolvidas especialmente para ações de coleta, o serviço é fruto do contrato da parceria público-privada com o consórcio Terra Santos, assinado em março. A estimativa é que a ação retire, em média, cinco toneladas de resíduos por mês.

A atuação será em dois percursos distintos (estuário e Ponta da Praia, veja abaixo), desenhados estrategicamente para atender diferentes áreas do ambiente marinho do Município, onde os resíduos tendem a se concentrar devido às correntes e movimentação das marés. Cada embarcação vai contar com um marinheiro e um auxiliar operacional.

A estrutura conta com uma abertura central, entre os dois cascos do barco, que direciona os resíduos flutuantes para dentro de um cesto coletor que dispensa a água e retém o lixo que fica boiando. Cada barco tem capacidade de armazenamento de 3,5 metros cúbicos e atende às condições de segurança da Marinha Brasileira e às Normas da Autoridade Marítima (Normam).

O principal intuito é recolher o lixo antes que ele afunde ou seja levado para o mar aberto, evitando impactos na fauna aquática e nas praias da Região. Entre os detritos que podem ser captados pelos veículos estão plásticos, garrafas, madeiras, resto de móveis, embalagens e outros sólidos. Os dois percursos atendem regiões de grande importância ecológica e turística.

Preservação

O marinheiro Marcelo Passos da Cruz é coordenador da ação. Ele ressalta que a limpeza promove melhorias no aspecto visual e turístico, mas principalmente no ecossistema dos locais. “Aqui nós temos variedades de peixes, tartarugas e outros animais marinhos, as próprias aves, que se alimentam dos peixes. Então é uma questão primordial para o meio ambiente”.

Para o secretário de Governo, Fábio Ferraz, a ação demonstra a amplitude da área de atuação do contrato com a concessionária. “Santos é uma Cidade costeira com ampla atuação da área portuária. É essencial que a limpeza urbana no Município extrapole as ruas e avenidas e também tenha atuação no oceano, que deve ser preservado e, infelizmente, sofre com o despejo irregular de detritos”.

Trajetos

Ecoboat Estuário: fará percursos pela região da Alemoa, início do canal do Porto de Santos, Rio das Pedras, Ilha dos Bagres, Ilha Piaçaguera, entre outros pontos.

Ecoboat Ponta da Praia: fará percursos pela região da Ponta da Praia, final do canal do Porto de Santos, Terminal Pesqueiro, Travessia das Balsas Santos/Guarujá, Ponte Edgard Perdigão, entre outros trechos.

PPP da Limpeza Urbana

Desde o dia 1º de março deste ano, Santos vive uma nova fase na limpeza urbana e na gestão de resíduos, por meio da PPP. Com uma série de melhorias, previstas com investimentos de R$ 739 milhões, os trabalhos englobam a limpeza, com tecnologia de ponta, passam pela coleta e seguem até a destinação final, incluindo educação ambiental e conscientização da população.

Esta iniciativa contempla o item 11 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Cidades e comunidades sustentáveis. Clique aqui e conheça os outros artigos dos ODS.

Prefeitura Municipal de Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário