quarta-feira, 9 de julho de 2025

TIM E ELETROBRAS PROMOVEM INICIATIVA INOVADORA PARA COMERCIALIZAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA

Empresas clientes da operadora que atuam em média e alta tensão poderão economizar até 30% na conta de luz ao ingressarem no mercado livre de energia

Ilustração Internet

Clientes corporativos da TIM no segmento PME (pequenas e médias empresas) poderão comprar energia da Eletrobras no mercado livre. O projeto proporciona uma economia de até 30% na conta de luz para empreendedores com gasto médio mensal a partir de R$ 10 mil, garantindo ainda o consumo de energia limpa e renovável - o que vai ao encontro do compromisso das companhias com as premissas ESG.

A iniciativa faz parte do acordo anunciado entre TIM e Eletrobras no fim do ano passado e oferece praticidade e preços pré-estabelecidos no momento da contratação. Essa previsibilidade de custos é um dos principais benefícios, permitindo que as empresas clientes tenham maior controle sobre seus gastos e evitem oscilações de tarifas, além de incentivar práticas sustentáveis.

“Lançamos, recentemente, a campanha ‘Você pode tudo’ e iniciativas como esta tangibilizam a estratégia de entregar benefícios relevantes para potencializar a vida dos nossos clientes. Ao permitir que pequenas e médias empresas tenham acesso à energia limpa e mais barata, contribuímos para evolução dos seus negócios e maior empoderamento de uma classe tão importante para a economia brasileira”, explica Fabio Avellar, VP de Receitas da operadora. O executivo destaca ainda o incentivo ao uso de fontes renováveis de energia: “operamos com 100% de energia renovável desde 2021 e queremos ampliar essa oportunidade no mercado. A ideia é estimular uma economia ainda mais sustentável, em linha com a agenda ESG da TIM, que lidera a atual carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3”.

A comercialização vai ocorrer por meio de vendedores da TIM que atuam no segmento de pequenas e médias empresas. Eles farão contato através dos canais próprios da companhia para explicar o serviço e, em caso de interesse, direcionar o cliente para a Eletrobras, que seguirá com a negociação. Em breve, haverá a opção de adesão digital, pelo hotsite da parceria, onde o cliente TIM realiza o cadastro dos seus dados e anexa a conta de luz. Após o envio das informações, a Eletrobras vai efetuar a análise do perfil de consumo e apresentar uma proposta.

“Somente em 2024, cerca de 150 mil novas unidades consumidoras estavam aptas a migrarem para o mercado livre. Assim, essa iniciativa reforça ainda mais a importância da abertura do mercado livre de energia e coincide com as discussões da MP 1.300, proposta recentemente pelo governo, que trata da reforma do setor elétrico e planeja a abertura do mercado livre para todos os consumidores até 2027. E essa forma de vender energia que estamos construindo nessa parceria com a TIM, oferecendo praticidade, previsibilidade e um preço atrativo, é a tendencia do futuro”, avalia o vice-presidente executivo de Comercialização e Soluções em Energia da Eletrobras, Ítalo Freitas.

A parceria TIM e Eletrobras envolve também outros projetos com foco na agenda ESG. Na última Convenção de Vendas da operadora, por exemplo, houve a descarbonização das emissões geradas no evento, incluindo o deslocamento aéreo dos participantes, a energia consumida no espaço e a compensação dessas emissões com créditos de carbono de energia renovável, conferindo ao evento Certificados Internacionais de Energia Renovável (I-REC).

Os I-RECs são um sistema internacional que fornece comprovação e rastreamento de que a energia produzida e utilizada é de fontes limpas e renováveis. Cada certificado corresponde a um megawatt-hora (MWh) comprovando o engajamento de empresas com a diminuição das emissões de gases de efeito estufa. Somente em 2024, a Eletrobras emitiu aproximadamente 15 milhões de certificados internacionais.

TIM“Evoluir juntos com respeito e coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM. A operadora tem a maior cobertura móvel, 4G e 5G do Brasil, em linha com sua atitude protagonista e a sua assinatura: “Imagine as possibilidades”. Comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança, lidera a carteira atual do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3 e é a primeira companhia de telecom do mundo no FTSE Russell D&I Index 2024 (antigo Refinitiv D&I Index), índice voltado à Diversidade e Inclusão. Está presente ainda no Sustainability Yearbook da S&P Global, que seleciona as organizações com as melhores práticas de sustentabilidade do planeta, e foi a primeira operadora a obter a certificação ISO 37001, de combate ao suborno. Para mais informações, clique aqui e visite o site

A Eletrobras é a companhia de energia elétrica líder em geração e transmissão no Brasil, atuando também na comercialização de energia. Atualmente, conta com 100 usinas em operação, com 44,6 gigawatts (GW) de capacidade instalada, sendo responsáveis por 22% da capacidade nacional. A empresa também opera 73 mil quilômetros de linhas de transmissão, o que representa 37% do Sistema Interligado Nacional (SIN). Do total de energia gerada pela companhia, 97% são provenientes de fontes com baixo teor de emissão de gases do efeito estufa (hídrica, eólica e solar), contribuindo para que a matriz energética nacional seja uma das mais limpas do mundo. Mais informações neste Link

FSB Comunicação

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