quarta-feira, 9 de julho de 2025

TREM DA SERRA DO MAR PARANAENSE VOLTA SER CENÁRIO DE REALITY SHOW INTERNACIONAL

O passeio de trem da Serra do Mar Paranaense é considerado um dos mais bonitos do mundo. Foto: Divulgação Serra Verde Express.

* Linoel Dias

Pelo segundo ano consecutivo, o icônico passeio de trem da Serra do Mar Paranaense, operado pela Serra Verde Express, ganha repercussão internacional como cenário de uma das etapas do reality show Race Across the World. Depois de figurar na quarta temporada da versão britânica, exibida pela BBC em 2024, o trem paranaense acaba de aparecer também na versão alemã do programa, produzida pela emissora ZDF.

Em 2024, a repercussão foi tão positiva que a produção alemã fez questão de repetir o trajeto, trazendo novos participantes para viver a experiência. O episódio, gravado em outubro do ano passado, teve como protagonistas mãe e filho, Jill e Jamie, que percorreram o trecho ferroviário entre Curitiba e Morretes. Todo o processo — desde as negociações iniciais até a captação das imagens — foi mantido em sigilo absoluto, para garantir o ineditismo da exibição e respeitar o formato do reality. Somente agora, com a estreia oficial, foi possível divulgar a participação brasileira na produção.

Jill e Jamie, mãe e filho, encantados com a Mata Atlântica. Foto: Divulgação ZDF e Tower

De acordo com Adonai Arruda Filho, diretor geral da Serra Verde Express, essa exposição internacional é um marco não apenas para o Paraná, mas para o turismo nacional como um todo. “Ter o Paraná como cenário de um programa desse porte, transmitido em rede nacional no Reino Unido e agora na Alemanha, é uma vitrine imensurável para o Brasil. É uma chance de mostrar nossas belezas naturais, nossa cultura e a hospitalidade do nosso povo para milhões de pessoas mundo afora”, afirma.

Uma vitrine de milhões

Criado pelo Studio Lambert e distribuído mundialmente pela All3Media International, o Race Across the World desafia cinco duplas de competidores a cruzarem países e continentes com recursos limitados — apenas o equivalente ao valor de uma passagem aérea — e sem qualquer acesso a smartphones, internet ou cartões de crédito. O objetivo é chegar primeiro ao destino final explorando diferentes culturas, paisagens e meios de transporte. Na temporada Celebridades da BBC, mais de cinco milhões de pessoas acompanharam o início da disputa, tornando o reality o programa mais assistido do Reino Unido, em todos os canais e plataformas, durante praticamente toda a exibição.

Equipes da versão Alemã do Race Across the World. Foto: Divulgação ZDF e Tower

A viabilização das duas produções demandou articulações de meses entre as equipes internacionais de produção e a comunicação institucional da Serra Verde Express, que conduziu as tratativas e acompanhou todas as etapas. “É um trabalho que vai muito além do tradicional, unindo logística, estratégia e sigilo, sempre com o compromisso de mostrar o melhor do Brasil ao mundo”, reforça Adonai.

> Clique aqui e assista o episódio completo

* Linoel Dias, colunista de Turismo do Coisas de Agora, é jornalista há 50 anos com passagens pela Folha de S. Paulo, Assessoria de Imprensa da Volkswagen, Assessoria Brickmann & Associados; e Produtora 7Iris. Para pautas e sugestões:  linoel.dias.dias@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário