terça-feira, 4 de agosto de 2015

BORGWARNER FORNECE PRIMEIRO TURBO PARA CARRO DE PASSEIO NO BRASIL.

Projetado para propulsores de 0,8 até 1,6 litros, o novo turbo flex da BorgWarner estreia no mercado na nova versão do Volkswagen Up!

Com o sucesso do fornecimento para a Volkswagen, empresa segue desenvolvendo a tecnologia para outras montadoras, impulsionando o downsizing como tendência no Brasil.

A BorgWarner, empresa líder no segmento de tecnologia e aplicações para powertrain e drivetrain de carros de passeio, utilitários e pesados,  é a responsável pelo fornecimento do primeiro turbocompressor para veículos leves fabricado no Brasil. O componente, da série B01, melhora o desempenho do motor, reduzindo o consumo de combustível e emissões de poluentes, auxiliando as montadoras a atenderem os requisitos estabelecidos pelo Inovar-Auto. 

Caracterizado pelo seu projeto compacto para aplicações em carros de passeio, o turbocompressor BorgWarner inclui ainda um rotor de compressor em alumínio fresado, sistema de mancais otimizado e válvula de descarga controlada por atuador elétrico, com características avançadas de redução de ruído.

“O componente foi desenvolvido para ser montado diretamente no bloco do motor, permitindo sua instalação em motores menores. Além disso, a experiência global e os recursos da engenharia local possibilitaram aos engenheiros da BorgWarner a utilização de materiais e soluções voltadas ao aumento da durabilidade do produto”, define Lauro Takabatake, diretor de engenharia de turbos da companhia no Brasil.

A empresa já está desenvolvendo novos projetos com outras montadoras para que, em breve, mais modelos com essa tecnologia sejam disponibilizados, comprovando o grande interesse do mercado na redução de emissão de poluentes e consumo de combustível, configurando o downsizing como uma grande tendência no cenário automotivo.

SD&PRESS Consultoria
Paula Balduino
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Priscila Fabi
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Sergio Duarte
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Sobre a BorgWarner: A BorgWarner Inc. (NYSE: BWA) é líder em produtos de componentes e sistemas projetados com alto grau de engenharia para conjuntos propulsores ao redor do mundo. Ao operar instalações técnicas e de produção em 57 localidades em 18 países, a empresa oferece soluções inovadoras de conjuntos propulsores para melhorar a economia de combustível, reduzir emissões e melhorar desempenho. Para mais informações, visite o site borgwarner.com. 

BorgWarner no Brasil: As operações da BorgWarner na América do Sul estão centralizadas no Brasil. A companhia possui uma unidade em Itatiba (SP), onde produz turbos para veículos pesados e leves, além de embreagens viscosas que auxiliam no sistema de arrefecimento dos veículos. Iniciou em 2015, a produção de sistemas de acionamento de motores por correntes e comando variável de válvulas nesta mesma planta. Com a aquisição da Wahler, a BorgWarner passou a ter uma segunda unidade no Brasil em Piracicaba (SP), onde produz termostatos para veículos leves e pesados sendo líder de mercado. Os produtos das divisões Turbo Systems, Thermal Systems, Morse Systems e Emissions Systems instaladas no país são aplicações originais de fábrica em mais de 10 montadoras no Brasil e Mercosul, equipando centenas de diferentes modelos de veículos. A operação brasileira conta ainda com moderno Centro de Engenharia, responsável pelo desenvolvimento e teste de produtos e fornece também para o mercado de reposição. Além disso, a BorgWarner equipa os caminhões campeões da Fórmula Truck desde 1996, os carros de corrida da Fórmula Indy e foi multicampeã do Rally Internacional dos Sertões em diversas categorias nos últimos anos.

ONTÁRIO FIRMA PARCERIA COM TOYOTA PARA APOIAR INOVAÇÃO E CRESCIMENTO.

Investimento ajuda a preservar 8 mil postos de trabalho em Woodstock e Cambridge.

Ontário está firmando uma parceria com a Toyota Motor Manufacturing Inc. no Canadá para investir em tecnologia inovadora e assegurar o futuro a longo prazo das plantas de montagem da empresa em Cambridge e Woodstock. Ontário concederá uma subvenção condicional de até 42,1 milhões de dólares, aproveitando diretamente um investimento de 421 milhões de dólares da Toyota. O financiamento ajudará a criar 25 novos postos de trabalho altamente qualificados, além de garantir cerca de 8 mil postos de trabalho em operações de fabricação da Toyota em Ontário. O investimento apoia ainda milhares de empregos diretos e indiretos em toda a cadeia automotiva de Ontário.

"Nosso governo se orgulha do sucesso da Toyota na fabricação de veículos, em Ontário, com seu histórico líder na indústria de qualidade e inovação. Nossa parceria permite que a Toyota aproveite esse sucesso, garantindo o seu futuro em Ontário e alavancando tecnologias inovadoras para fortalecer suas exportações e aumentar a sua competitividade. Esses investimentos no setor automobilístico são cruciais na geração de atividade econômica significativa e garantia de que continuemos a competir pela próxima geração de produção de veículos”, comenta Brad Duguid, ministro do Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Infraestrutura de Ontário.

Uma nova linha de estamparia de metais na planta de Woodstock dobrará a capacidade e aumentará a produtividade em uma gama de aços de alta qualidade e ligas leves – algo inédito para a companhia na América do Norte. O investimento não só irá reduzir a necessidade de importação de peças, mas também permitirá que as operações da Toyota em Ontário comecem a exportar para suas fábricas nos EUA.

Em Cambridge, atualizações de equipamentos e tecnologia vão preparar a planta para produzir a próxima geração de veículos Lexus. A tecnologia de soldagem especializada da Toyota será usada pela primeira vez fora do Japão.

"Ao longo dos últimos três anos, investimentos mais de US$ 1 bilhão em nossas fábricas no Canadá. O anúncio de hoje, junto com os investimentos recentes em outras áreas de nossas operações canadenses, demonstram nosso compromisso contínuo com o país, nossos funcionários e a comunidade em que atuamos. A nova tecnologia que estamos trazendo vai garantir que a Toyota Motor Manufacturing Canada continue a ser líder", garante Brian Krinock, presidente da Toyota Motor Manufacturing Canada Inc.

Manter um setor automobilístico inovador e sustentável faz parte do plano econômico do governo de Ontário. A iniciativa, dividida em quatro partes, inclui investir nos talentos e habilidades das pessoas, fazer o maior investimento em infraestrutura pública da história de Ontário, criar um ambiente dinâmico e inovador onde o negócio prospere, e desenvolver um plano seguro de previdência.

Alguns fatos

§  O projeto é apoiado pelo Jobs and Prosperity Fund, de Ontário, com duração 10 anos e valor de 2,7 bilhões de dólares, apoiando investimentos estratégicos que melhoram a produtividade, reforçam a inovação e aumentam as exportações.

§  Os subsídios de apoio às empresas de Ontário estão condicionados à conquista de metas rigorosas de investimento e emprego. Os projetos são monitorados atentamente ao longo de sua duração, para proteger o investimento dos contribuintes, e incluem vários mecanismos de recuperação (clawback) se as metas não forem cumpridas.

§  Ray Tanguay, ex-presidente de operações canadenses da Toyota, está atuando como consultor para os governos do Canadá e Ontário, em estratégias para manter um setor automobilístico forte em face da intensa concorrência global.

§  Em 2014, o setor automobilístico contribuiu com quase 2,7%, ou mais de 16 bilhões de dólares para o PIB de Ontário.

§  Ontário é o principal produtor de veículos na América do Norte e é a única jurisdição subnacional a ter cinco das principais montadoras globais: Chrysler, Ford, General Motors, Honda e Toyota, bem como a fabricante de caminhões Hino. A indústria apoia centenas de milhares de empregos em comunidades em toda a província.

Ontário, Canadá


O ambiente corporativo de Ontário, no Canadá, é projetado para o sucesso global. Ontário é um eficiente núcleo para comércio e investimentos internacionais. Oferece acesso direto ao mercado norte-americano de mais de US$ 17 trilhões, possui uma força de trabalho multicultural, regulamentações bem projetadas, um clima de investimentos de baixo risco, custos corporativos competitivos e uma ótima qualidade de vida. Empresas que são líderes mundiais em vários setores, incluindo automotivo, aeroespacial, biotecnologia, TIC, tecnologias de água, serviços financeiros e mineração já investiram bilhões para abrir ou ampliar suas operações em Ontário. Essas companhias vêm aproveitando as vantagens competitivas de Ontário para desenvolver tecnologias, produtos e serviços inovadores para os mercados globais. Entre as principais empresas com presença em Ontário figuram Honda, Magna, Sodexo, Alcatel-Lucent, AXA, DuPont, MDS, Sanofi pasteur, GlaxoSmithKline, Teva, IBM e Dell. Ontário tem uma população de mais de 13 milhões de pessoas (a maior do Canadá) e gera 37% do PIB canadense.

Edelman do Brasil
Ana Paula Sartor 
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RENAULT TEM NOVO PRESIDENTE NO BRASIL.

Nesta terça-feira, 04 de agosto, o executivo Fabrice Cambolive assume as operações da Renault no Brasil como Presidente, sucedendo e reportando-se a Olivier Murguet, que passa a se dedicar exclusivamente à função de Vice-Presidente Sênior e Presidente do Conselho da Região Américas, cargo que ocupa desde 1º de abril de 2015.



Fabrice Cambolive é diplomado pela Escola Superior de Comércio de Toulouse e pela London Business School. Iniciou sua carreira na Renault Áustria, em 1995; dois anos mais tarde, foi promovido a Gerente de Vendas e Marketing da Região Europa (Alemanha, Áustria, Suíça) e, um ano depois, tornou-se Gerente de Distribuição e Planos de Ações de Marketing na Renault Espanha. Em 1999, Fabrice Cambolive assumiu a Diretoria de Pós-Vendas na Renault-Nissan Suíça e, posteriormente, tornou-se Diretor Geral da divisão de distribuição Renault Retail Group na Suíça. Em 2005, o executivo passou a ser Diretor de Marketing da Renault Alemanha e, em setembro de 2009, Gerente Geral da Renault Commercial Romania SRL, a divisão de vendas e pós-vendas da Romênia. De 2011 a 2015, ocupou a vice-presidência de vendas e marketing da Região Eurásia e Rússia.

Olivier Murguet, que esteve à frente da Presidência da Renault do Brasil desde 2012, formou-se pela Escola Superior de Comércio de Paris e pela London Business School. Ingressou na Renault em 1990, na Divisão de Controladoria da Renault Portuguesa e, posteriormente, ocupou diferentes funções gerenciais na área Comercial, na França.  Em 1996, foi nomeado Diretor de Vendas da Renault do Brasil e, em 2001, tornou-se Diretor de Vendas e Rede na França. Depois, assumiu a Direção Geral da Renault Polônia em 2004 e, em 2008, virou Diretor Geral da Renault México. Em 2010, foi nomeado Diretor Comercial da Região Américas. De 2012 a 2015 assumiu a função de Presidente da Renault do Brasil e, em abril de 2015, tornou-se Vice-Presidente Sênior e Presidente do Conselho da região Américas.

Imprensa Renault do Brasil.

JEEP RENEGADE GANHA NOVA VERSÃO DE ENTRADA.

Muito bem equipada, opção mais em conta do modelo que está reinventando o segmento dos SUVs compactos tem controle de estabilidade, auxílio de partida em rampa, freios a disco e suspensão independente nas quatro rodas entre os itens de série.



A Jeep amplia a linha do Renegade com o lançamento de uma nova versão de base, 1.8 Flex, abaixo da Sport e disponível apenas com câmbio manual de cinco marchas. Essa opção reforça a relação custo-benefício ao manter o ótimo nível de equipamentos característico do Renegade, o primeiro veículo nacional a obter cinco estrelas para proteção de adultos e crianças nos testes do programa independente Latin NCAP. A nova configuração de entrada tem preço sugerido de R$ 68.900 e conta com ar-condicionado, direção elétrica, rádio com Bluetooth, porta USB e entrada auxiliar, freio de estacionamento eletrônico e vidros, travas e retrovisores elétricos entre os itens de série.

Além disso, o Jeep Renegade 1.8 Flex também tem controle eletrônico de estabilidade (ESC), auxílio de partida em rampa (HSA), freios a disco e suspensão independente nas quatro rodas, que atestam a modernidade e a sofisticação do projeto. Com tudo isso, o Renegade oferece o melhor compromisso entre estabilidade e conforto de rodagem sobre qualquer terreno, inclusive no asfalto castigado das cidades brasileiras. Outro destaque é a espaçosa e bem acabada cabine, premiada pela agência WardsAuto, dos Estados Unidos, como uma das 10 melhores de 2015.

Preços da gama completa do Jeep Renegade*:
- 1.8 Flex MT5 – R$ 68.900
- Sport 1.8 Flex MT5 – R$ 71.900
- Sport 1.8 Flex AT6 – R$ 76.900
- Longitude 1.8 Flex AT6 – R$ 82.900
- Sport 2.0 Diesel AT9 4x4 – R$ 99.900
- Longitude 2.0 Diesel AT9 4x4 – R$ 109.900
- Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4x4 – R$ 119.900
* Valores com frete

Imprensa Fiat Chrysler Automobiles

Sobre a marca Jeep: A Jeep é a marca verdadeiramente global do grupo FCA - Fiat Chrysler Automobiles e agora está mais presente do que nunca no Brasil, com o recém-inaugurado Polo Automotivo Jeep, em Goiana, Pernambuco. É essa moderníssima fábrica que produz para toda a América do Sul o Jeep Renegade, a nova referência em SUVs compactos. Baseada em uma herança lendária de mais de 70 anos, a Jeep produz autênticos SUVs, que reúnem capacidade off-road, qualidade de fabricação e versatilidade líderes de seus segmentos, para pessoas que buscam jornadas extraordinárias. A marca Jeep é um convite aberto para viver a vida ao máximo, oferecendo uma linha completa de veículos que continuam a proporcionar a seus proprietários segurança para enfrentar qualquer viagem com plena confiança.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

FORD REGISTRA O MAIOR CRESCIMENTO DA INDÚSTRIA E TEM A SUA MELHOR PARTICIPAÇÃO DOS ÚLTIMOS ANOS.


A Ford registrou em julho um crescimento de 2 pontos percentuais em sua participação de mercado, obtendo a marca de 12,1%, o melhor resultado desde dezembro de 2008. Foi também a marca que mais cresceu entre todas que concorrem no mercado brasileiro e teve vários modelos como destaque de vendas, entre eles o Ka, o Focus e o Fusion.

No mês passado, a Ford vendeu 27.500 veículos. O Ka foi o segundo veículo mais vendido do País, com 9.280 unidades e 11,2% de participação, a mais alta desde o lançamento. O Focus ampliou a liderança no segmento de hatches médios, com 37,7% de participação, um crescimento de 2,4 pontos percentuais sobre junho, também a maior desde o lançamento. Já o Fusion liderou o segmento de sedãs de luxo com 90% das vendas, a sua participação mais alta em 2015.

Outros produtos da linha também registraram crescimento. O Ka+ ficou entre os três sedãs compactos mais vendidos, com 4.133 unidades, seguido pelo New Fiesta Hatch, com 3.797 unidades. O Focus Sedan obteve a sua melhor participação entre os sedãs médios e também ficou entre os três mais vendidos, com 1.192 unidades.

"Esse ganho de participação em um momento de grande competitividade mostra o acerto da nossa estratégia de oferecer veículos atualizados com conteúdo e o melhor custo-benefício em todos os segmentos do mercado", diz Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford. "Esse resultado confirma que o consumidor está mais criterioso e acaba optando por produtos que oferecem maior valor agregado."

A Ford também foi a marca que teve uma das campanhas de comercialização mais vantajosas para os clientes brasileiros. "Focamos decididamente nas vendas no varejo e, ao lado de uma oferta diversificada de modelos, lançamos um programa de financiamento em até 48 meses e juro zero para toda a linha, com entrada variável. Esse e outros fatores contribuíram para o excelente resultado no mês", afirma. 

Imprensa Ford
(11) 4174-9587/ 9487/ 9591

IVECO APRESENTA SOLUÇÕES PARA O TRANSPORTE URBANO DE CARGAS DURANTE A ABAD 2015.

Realizada pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), feira é uma das maiores do setor.

Linha Daily é destaque da Iveco para empresas que buscam versatilidade, robustez e baixo custo operacional.

A Iveco participa mais uma vez da convenção anual da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), um dos maiores encontros de negócios do setor da América Latina. O evento está em sua 35ª edição e acontece entre os dias 3 e 6 de agosto em Fortaleza (CE).

Ricardo Barion, diretor de Marketing da Iveco para América Latina, comenta que a marca possui uma parceria de mais de oito anos com a ABAD. "Por ser uma importante instituição, que representa cerca de 50% do mercado nacional, a feira é conhecida por ser uma enorme vitrine para o segmento". Barion relembra ainda que esta é mais uma oportunidade para demonstrar o portfólio da marca. "Contamos com veículos de alta tecnologia, robustez e o menor custo operacional do mercado".

Um dos veículos em destaque no estande da marca será o Daily 55C17, caminhão com rodado simples para até 2,1 toneladas de carga, perfeito para distribuição urbana e que pode ser adquirido por meio do cartão BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social. Disponível em duas versões (chassi-cabine e cabine dupla), o Daily 55C17 também chama atenção pelo seu interior confortável, elegante e ergonômico, pois o câmbio de seis marchas é acoplado ao painel, próximo ao volante.

A linha Iveco Daily é composta por mais de 30 versões de chassi-cabine, cabine dupla e furgão. No segmento de chassi-cabine é líder de mercado,  com 45% de participação. Além da versatilidade, outro motivo que colabora para o sucesso de venda e crítica na imprensa especializada é a robustez do Daily, capaz de carregar mais carga que qualquer um de seus competidores diretos no segmento sem comprometer o desempenho. 

Reunindo um público altamente qualificado, a feira recebe profissionais com poder de decisão dentro das empresas. A previsão de visitação para esta edição é de mais de 25 mil pessoas.

Serviço:
Data: 03 a 06 de Agosto
Local: Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza – CE    
Endereço: Av. Washington Soares, nº 999


Imprensa Iveco
Leonardo Werner
leonardo.werner@br.iveco.com
+55 31 3888-7468

Página 1 Comunicação
Marcelo Fonseca
marcelo@pg1com.com
Henrique Netzlaff 
henrique@pg1com.com
+55 41 3018 3377

Sobre a Iveco: Iveco, uma companhia da CNH Industrial, projeta, fabrica e comercializa uma completa gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões fora-de-estrada, ônibus urbanos e intermunicipais, bem como veículos especiais para aplicações como combate a incêndios, missões off-road, defesa e proteção civil. A Iveco emprega mais de 26 mil pessoas em todo o mundo. A empresa gerencia centros de produção em 11 países distribuídos pela Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde fabrica veículos com as mais avançadas tecnologias. Um total de 5.000 pontos de vendas e postos de serviços em mais de 160 países garantem o suporte técnico onde quer que um veículo Iveco esteja em operação.

EQUIPE DA FEI É PREMIADA COM PROTÓTIPO DE VEÍCULO INOVADOR NO 1º FÓRUM MUNDIAL PACE NO BRASIL.

Construído por alunos da FEI, em parceria com instituições de outros países, o projeto ganhou três prêmios.


A 4ª edição do Fórum PACE - Parceiros pelo Avanço da Educação da Engenharia de forma Colaborativa, programa mundial liderado pela General Motors – GM, terminou com uma boa notícia para a equipe do Centro Universitário da FEI, que participou da construção do projeto REVO, veículo para o transporte de uma a três pessoas e com bagageiro. O Fórum PACE foi realizado pela primeira vez no Brasil, de 26 a 30 de julho, e tem como objetivo o desenvolvimento da educação de engenharia automotiva, área em que a FEI investe em inúmeros projetos e pesquisas e é premiada em várias competições, no Brasil e no exterior.

A competição avaliou os projetos de veículos desenvolvidos por estudantes divididos em equipes, formadas por alunos de diversos países. Os 15 alunos da FEI (dos cursos de Engenharia Mecânica, de Engenharia de Produção e de Engenharia Civil) trabalharam em parceria com estudantes da Universidade Iberoamericana - ITESM (Toluca/México), Universidade de Porto Rico e College for Creative Studies (USA). O REVO foi vice-campeão na categoria Engenharia, terceiro colocado na categoria Manufatura e premiado com o exclusivo PLM Software, oferecido pela empresa Siemens como reconhecimento ao melhor desenho utilizando o software NX.

Para Ana Lúcia Cox, aluna de Engenharia Mecânica e diretora da equipe da FEI, ganhar três prêmios no primeiro ano de participação da FEI no Fórum não tem preço. “Trabalhamos duro e tivemos nosso esforço reconhecido. Competimos com instituições renomadas mundialmente e conseguimos ganhar prêmios importantes. Estamos muito felizes com o resultado.”

O REVO tem um mecanismo que funciona como uma sanfona, localizada entre a parte da frente e a parte de trás, que permite expandir a cabine e assim reconfigurar o veículo de acordo com a quantidade de passageiros ou de cargas transportados. O protótipo foi todo esculpido a mão em placas de poliuretano e apresentado em escala 1:3.

O veículo é para uso público. Pode ser alugado por determinado trecho e período; devolvido no local de destino ou, ao retornar, no de origem. Um aplicativo para dispositivos móveis avisará o local de retirada mais próximo do usuário, rotas e se há alguma pessoa interessada em compartilhar o uso e dividir despesas durante o trajeto.

O desafio dessa edição era construir um veículo urbano pensado para as megacidades do futuro. Para isso, precisava ser reconfigurável - servir para o transporte de carga e pessoas, atendendo diferentes demandas de mobilidade -, além de ser voltado ao uso compartilhado. 

Os universitários realizaram um estudo de viabilidade, custo, processo de fabricação e outros aspectos que envolvem o projeto. Desenvolveram um plano de negócios, que inclui pesquisa de mercado, manufatura, além da construção de protótipo não funcional de um veículo totalmente inovador.

Os projetos têm prazo de dois anos para serem concluídos. Nessa primeira etapa, foram avaliados os projetos e os protótipos do veículo e, na segunda etapa, que ocorrerá em 2016 em Cincinnati, nos Estados Unidos, a comissão julgadora analisará o conceito com o carro em funcionamento, verificando se atende aos critérios impostos pelo programa. “Agora, o próximo passo é melhorar ainda mais o REVO para receber mais prêmios no próximo ano. Estamos com grandes expectativas”, afirma Ana.

O Fórum reuniu 235 estudantes de 50 instituições e de 12 países diferentes - ao todo oito projetos participaram da competição. Com o tema Rethinking Mobility (Repensando a Mobilidade), a programação incluiu, além da competição, palestras de executivos da GM e de outras empresas patrocinadoras do programa PACE, que ofereceram treinamento de softwares específicos aos interessados.

Parceria


Em setembro de 2012, a FEI e a GM firmaram parceria para a inclusão da Instituição no programa global PACE – Partners for the Advancement of Collaborative Engineering Education. O campus São Bernardo do Campo da FEI tem três laboratórios totalmente equipados com modernos softwares para desenho técnico à disposição dos alunos. O programa já beneficiou mais de mil estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção, com treinamentos e aulas nos laboratórios.

Sobre o PACE


O programa PACE é o resultado da parceria da GM global com empresas fornecedoras de softwares e hardwares, como Autodesk, HP, Oracle e Siemens PLM Sofware. Propicia a formação de mão de obra mais qualificada, pois aplica as ferramentas de Computer Aided Design (CAD), Computer Aided Manufacturing (CAM) e Computer Aided Engineering (CAE) desde a universidade, que são os sistemas digitais utilizados na concepção, projetos e manufatura de veículos na indústria automotiva. A GM e estas empresas utilizam suas operações globais para apoiar instituições acadêmicas escolhidas estrategicamente em todo o mundo, para desenvolver a indústria automotiva com o conceito de Product Lifecycle Management (PLM), que se preocupa com os aspectos do veículo desde a sua conceituação de design, passando pelas etapas de produção, venda, distribuição e manutenção, até o final do ciclo de vida do produto.

Sobre a FEI


O Centro Universitário da FEI (www.fei.edu.br) é mantido pela Fundação Educacional Inaciana "Pe. Sabóia de Medeiros", fundada em 1945, e está vinculado estatutariamente à Companhia de Jesus, responsável por sua orientação, sempre à luz dos princípios cristãos da defesa da Fé, da promoção da Justiça, da dignidade humana e dos valores éticos. A FEI integra a Rede Jesuíta de Educação e agrega marcas históricas de instituições de ensino de São Paulo: Faculdade de Engenharia Industrial, Escola Superior de Administração de Negócios e Faculdade de Informática. A FEI oferece cursos de graduação em Administração, Ciência da Computação e Engenharia nas áreas de Automação e Controle, Civil, Elétrica com ênfase em Eletrônica, Computadores e Telecomunicações, Mecânica, Mecânica com ênfase em Automobilística, Materiais, Química, Produção e Têxtil, além de cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão, ministrado pelo Iecat (Instituto de Especialização em Ciências Administrativas e Tecnológicas). Com campi em São Bernardo e São Paulo, a FEI também oferece pós-graduação stricto sensu: mestrado em Administração, Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e doutorado em Administração e Engenharia Elétrica. O Centro Universitário da FEI compreende ainda o IPEI (Instituto de Pesquisas e Estudos Industriais). É vinculado à Abruc - Associação Brasileira das Universidades Comunitárias. www.fei.edu.br

Sobre a General Motors Company


A GM e seus parceiros produzem veículos em 30 países e a empresa ocupa posição de liderança no maior mercado automotivo do mundo, além de ser o que mais rápido cresce. As marcas da GM incluem Chevrolet e Cadillac, além de Baojun, Buick, GMC, Holden, Jiefang, Opel, Vauxhall e Wuling. Mais informações a respeito da empresa e suas subsidiárias, incluindo OnStar, um líder global em segurança veicular, proteção e serviços de informação, podem ser encontradas em http://www.gm.com.

No Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 87 anos. Em 2011 a Chevrolet vendeu no país 632.219 veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um moderno Centro Tecnológico de Engenharia e Design, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos. A subsidiária brasileira é um dos cinco centros mundiais na criação e desenvolvimento de veículos, nos campos da engenharia, design e manufatura. 

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FEDERAL-MOGUL, PRIMEIRA FABRICANTE A OBTER CERTIFICAÇÃO DO INMETRO PARA COMPONENTES DE FREIOS.

Empresa antecipa-se em seis meses ao prazo estabelecido pela Portaria nº 55 e obtém certificação para os produtos das marcas Ferodo, Jurid e Stop.


A Divisão Motorparts, da Federal-Mogul, é a primeira fabricante brasileira de componentes para o sistema de freios de veículos a obter a certificação compulsória do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia - para a sua linha de pastilhas, lonas e sapatas, com base na portaria de número 55, estabelecida pelo órgão em relação a requisitos mínimos de segurança dos materiais de atrito. Todos os produtos das marcas Ferodo, Jurid e Stop receberam o selo de identificação da conformidade do Inmetro.

A Portaria 55, publicada em janeiro do ano passado, estabeleceu critérios específicos para o Programa de Avaliação da Conformidade para materiais de atrito de freios de veículos rodoviários automotores, das categorias M (veículos para o transporte de passageiros), N (veículos para o transporte de carga) e O (reboques), com foco na segurança, visando à prevenção de acidentes em vias públicas.

De acordo com a Portaria 55, a partir de fevereiro de 2016 todos os componentes para os sistemas de freios a disco ou a tambor de veículos rodoviários automotores deverão ser fabricados e importados somente em conformidade com os requisitos aprovados e devidamente registrados no referido órgão. Isto significa que todas as pastilhas e lonas de freios para veículos leves, comerciais e reboques fabricados no Brasil ou importados deverão ter o selo de identificação da conformidade do Inmetro e serem aprovadas em requisitos específicos, tais como, cisalhamento, dilatação e crescimento, compressibilidade a quente, compressibilidade a temperatura ambiente e detecção de asbestos.

O selo de identificação da conformidade do Inmetro deve ser impresso, de forma clara, legível e indelével no corpo dos conjuntos lona e pastilha de freio e também nas embalagens dos produtos. 

Com fábrica instalada em Sorocaba, SP, a divisão Motorparts da Federal-Mogul, dedica-se à produção de pastilhas, lonas, sapatas, fluidos e lubrificantes para o sistema de freios de veículos.  

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A GALINHA DOS OVOS DE OURO.
Por João Guilherme Sabino Ometto*

Confiança do Agronegócio tem pior nível no primeiro trimestre, exigindo políticas públicas estruturantes. 

Com uma safra de grãos recorde, pela primeira vez acima de 200 milhões de toneladas, exportações ainda elevadas, o dólar valorizado, compensando em parte a queda dos preços internacionais, além do PIB do setor agropecuário, que apresentou crescimento de 4,7% no primeiro trimestre de 2015, contra um desempenho negativo da economia em geral, o agronegócio continua sendo o grande ponto de resistência da combalida economia brasileira. Assim, é importante que as políticas públicas relativas ao setor, como a oferta e as condições do crédito, contribuam para que ele vença os desafios que tem pela frente, num cenário preocupante sob a ótica estrutural.

São vários os sinais que apontam para um período mais crítico do ciclo de alta dos preços internacionais das commodities agrícolas, iniciado em 2007. Essa inflexão das cotações em níveis mais baixos não aconteceu em anos anteriores, pois, além da demanda aquecida, ocorreram importantes restrições de oferta, como a forte quebra da safra de milho nos Estados Unidos em 2012/13, de mais de 40 milhões de toneladas.

No entanto, com uma safra global mais robusta em 2014/15 e expectativas positivas à frente, amparadas pelo bom andamento do plantio norte-americano de milho e da previsão otimista para a segunda safra no Brasil o reflexo no mercado é inevitável. Embora o dólar mais forte tenha atenuado em parte o impacto da situação, em especial no início deste ano, as dúvidas para o próximo ciclo são muito grandes.

Uma dessas incertezas diz respeito às relações de troca, ou seja, quanto do produto, seja a soja ou milho, precisará ser vendido para comprar fertilizantes, defensivos e outros itens. Isso porque o dólar influencia ambos os preços. As últimas informações disponíveis sobre importações de insumos agropecuários mostram que elas devem girar atualmente em torno dos U$S 25 bilhões por ano.

O ambiente de dúvidas tem levado os produtores a colocarem os pés no freio. Um bom exemplo deste cenário foi a “Agrishow”, que apresentou uma queda de cerca de 30% no volume de negócios, algo inédito em uma das feiras mais importantes do setor de máquinas e equipamentos agrícolas do Brasil, que vinha registrando crescimento ano a ano.

Tal incerteza é traduzida e reforçada pelo Índice de Confiança do Agronegócio, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Com queda de oito pontos na sondagem do primeiro trimestre de 2015, a pesquisa registra o pior nível da série, iniciada em 2013. Verificou-se postura de cautela, com a postergação da aquisição e consequente queda nas vendas dos insumos no primeiro trimestre. Isso parece reverter a tendência observada desde 2008, de antecipação das compras.

Também contribuiu para o ceticismo, a dificuldade de acesso ao crédito pré-custeio e a indefinição/paralisação do Programa de Sustentação do Investimento (PSI-BNDES) em janeiro e fevereiro, que levou a quedas preocupantes nas vendas de máquinas e implementos, que chegaram a 42% no caso das colhedeiras, de acordo com os últimos números da Anfavea. Nem mesmo o produtor pecuário, que se mantinha em um patamar mais elevado de confiança, escapou desse clima, já que a reposição do bezerro, cada vez mais cara, vem comprometendo o efeito dos bons preços da arroba do boi gordo.

Algumas revelações são importantes em todo esse contexto, mas destaco dois pontos: o crédito e a economia brasileira. O primeiro tem sido o motor do agronegócio na última década. Ano a ano, observa-se uma elevação dos montantes de financiamento do Plano Agrícola e Pecuário (PAP), taxas de juros competitivas e a diversificação das linhas. Como já demonstraram estudos da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), trata-se de política, no caso do Brasil, que não distorce os mercados, ao contrário de outros relevantes produtores mundiais.

Nesse sentido, o crescimento do volume total de crédito anunciado pelo Governo Federal, de 20% em relação ao ano passado é sem dúvida uma boa notícia, ainda mais em época de restrição orçamentária. Por outro lado, vale observar que a elevação deu-se fundamentalmente a partir de taxas de juros livres, o que encarecerá o crédito. Já em relação aos juros controlados, que seguem competitivos frente a uma Selic que pode chegar aos 14% este ano, resta saber como será o comportamento dos agentes financeiros: esse recurso de fato chegará às mãos do produtor? Ficam algumas incertezas, especialmente para o segundo semestre.

No tocante à economia, é fundamental mencionar que, a despeito do forte desempenho exportador do nosso agronegócio e da influência dos mercados internacionais na formação dos preços de uma série de produtos, o setor não está alheio à crise. O motivo é simples, uma vez que o mercado doméstico é o grande vetor de crescimento para uma fatia importante das commodities produzidas no Brasil, com grande destaque para as proteínas animais.

O ano está repleto de dúvidas. São muitas as variáveis incontroláveis. Um novo problema climático, por exemplo, pode modificar o cenário. É aí que a capacidade de planejamento e organização, em especial do Governo Federal, precisa vir à tona com toda a força. São necessárias políticas públicas estruturantes, já muito conhecidas, direcionadas ao agronegócio, cuja resiliência vem sendo um porto seguro para o Brasil. Precisamos manter vivo, forte e produtivo o setor que tem sido nossa galinha dos ovos de ouro!










* João Guilherme Sabino Ometto, engenheiro  formado pela Escola de Engenharia de São Carlos - EESC/USP, é vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo São Martinho, vice-presidente da FIESP e coordenador do Comitê de Mudança do Clima da entidade. 


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Danilo Alves
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(11) 3675-5444

CAMINHÕES DA TRUCK USAM DETECTOR DE FUMAÇA EM SANTA CRUZ DO SUL.

Equipamento eletrônico criado especialmente para a mais popular categoria do automobilismo da América do Sul estará em todos os caminhões. Esta será a terceira vez que o aparelho será testado nas pistas.


Foto: Orlei Silva.

O detector de fumaça continua em período de adaptação nesta sexta etapa da Fórmula Truck, a ser disputada no próximo domingo, dia 9 de agosto, no Autódromo de Santa Cruz do Sul, interior do Rio Grande do Sul. Criado por uma empresa brasileira especialmente para a mais popular categoria do automobilismo da América do Sul, o aparato tecnológico passou pela primeira prova no Velopark, também no Rio Grande do Sul, quando todas as equipes tiveram a oportunidade de usar o novo equipamento que tem como principal função detectar o excesso de fumaça nos caminhões. 

Oficialmente chamado de Sistema de Medição Eletrônica de Fumaça, o aparelho é inédito no mundo e foi projetado especialmente para a Fórmula Truck pela empresa DSA. O detector de fumaça é composto por uma central eletrônica interligada a um conjunto de sensores posicionados no cano do escapamento. Um desses sensores emite uma luz, controlada eletronicamente, e o outro a recebe, medindo o que os técnicos chamam de opacidade, que é a propriedade que os materiais têm de absorver a luz. Em linhas gerais, quanto menos luz passar, mais opacidade será apresentada na parte interna do cano de descarga. Na prática, isso significa mais fumaça. Dependendo do nível atingido o piloto será punido, mas somente quando o sistema for implantado definitivamente. Além de armazenar as informações, a central eletrônica repassa os dados imediatamente aos comissários desportivos que confirmam a penalização do piloto.

Carreata da Truck na quinta em Santa Cruz do Sul


A bela cidade de Santa Cruz do Sul verá na próxima quinta-feira, a partir das 15 horas, em suas ruas alguns dos mais bonitos caminhões da Fórmula Truck, que no domingo realiza a sexta etapa da temporada no autódromo local. Estão garantidos cinco coloridos brutos que participam de todas as etapas do 20º ano da Truck, além de caminhões de transportadoras do município situado a cerca de 160 quilômetros de Porto Alegre, a capital do Rio Grande do Sul.

Entrevista coletiva dos líderes da Fórmula Truck


Na próxima sexta-feira, dia 10, às 9 horas, no Autódromo de Goiânia, teremos uma entrevista coletiva com os três primeiros colocados do campeonato e a presidente da Fórmula Truck, Neusa Navarro. Os jornalistas devem confirmar presença pelo email miltonalves@formulatruck.com.br. Será servido um café da manhã para todos os presentes e serão sorteadas quatro voltas rápidas no caminhão da Fórmula Truck, que serão dadas logo em seguida à entrevista coletiva.

Venda de ingressos pelo site continua aberta


Os ingressos para acompanhar a sexta corrida da 20ª temporada da Fórmula Truck, marcada para dia 9 de agosto no Autódromo de Santa Cruz do Sul, em Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, podem ser adquiridos através do site www.lojaformulatruck.com.br/loja. As vendas pelo site se encerram na sexta-feira, dia 7 de agosto. Para acompanhar todos os treinos de sexta e sábado e a corrida das arquibancadas o preço é de R$ 35 com direito a um boné oficial da F-Truck, que deverá ser apresentado no domingo junto com o bilhete de entrada. Quem optar por comprar os tickets de arquibancadas nas bilheterias do autódromo entre os dias 7 e 8 de agosto (sexta e sábado) ainda ganha o boné, diferentemente dos que adquirirem somente no domingo (dia 9 de agosto), que não receberão. 

Os ingressos de arquibancadas comprados pelo site devem ser retirados na bilheteria a partir das sexta-feira, dia 7 de agosto, mesma data para a retirada das credenciais (Paddock ou VIP), mas no contêiner de credenciamento.

O bilhete de Paddock, ao preço de R$ 160, dá direito de acompanhar treinos e corrida de um local reservado pela organização próximo à área dos boxes, mas sem alimentação. No entanto, no domingo antes da prova, esse bilhete dá acesso à visitação aos boxes, somente para maiores de 16 anos. Além de tudo isso, a cada três ingressos de Paddock adquiridos se recebe uma credencial de estacionamento gratuito na parte interna do autódromo.

A credencial VIP, cujo preço é de R$ 610, dá ao portador acesso ao Camarote VIP da Fórmula Truck, com serviço de buffet incluso somente no domingo (9/8), além de participar da visitação aos boxes. A cada três ingressos VIP adquiridos o comprador tem direito a uma credencial de estacionamento numa área especialmente reservada. As credenciais de Paddock e VIPs podem ser pagas com cartão de crédito ou dinheiro. Tanto em treinos quanto na corrida é obrigatório o uso das credenciais, que devem estar penduradas no pescoço.

Seja nos pontos de venda, situados nos postos Petrobras da região, ou nas bilheterias do autódromo, a única forma de pagamento é em dinheiro. Para ter direito à meia-entrada, que é vendida somente na bilheteria do autódromo, é preciso apresentar a Carteira de Identificação Estudantil, dentro do prazo de validade, junto com documento de identidade oficial. Terão direito à entrada gratuita na arquibancada, Portadores de Necessidades Especiais (PNE), menores de oito anos, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis, portando documentos, e idosos acima dos 60 anos, com Carteira de Identidade. A retirada dos ingressos tem de ser feita somente na bilheteria do autódromo.

Relação dos postos Petrobras que vendem ingressos para a Fórmula Truck em Santa Cruz do Sul e região:

Spengler S/A - Rua 28 de Setembro, 1848 - Goiás - Santa Cruz do Sul; Comercial de Combustíveis Nevoeiro Ltda. - Rodovia RS 287 km 100, sem número - Linha Santa Cruz - Santa Cruz do Sul; Comercial de Combustíveis Nevoeiro Ltda. - Rua Marchal Floriano, 170 - Centro - Santa Cruz do Sul; Comercial de Combustíveis Nevoeiro Ltda. - Avenida Brasil, 1053 - Centro - Cachoeira do Sul; Posto Shopping Car Ltda. - Rua Gaspar Silveira Martins, 1500 - Centro - Santa Cruz do Sul; Posto Shopping Car Ltda. - Rua Ramiro Barcelos, 1223 - Centro - Santa Cruz do Sul; Com. de Comb. Florestal Ltda. - Avenida Senador Alberto Pasqualini, 619 - Americano - Lajeado; Com. de Comb. Florestal Ltda. - Avenida Alberto Pasqualini, 1244 - São Cristóvão - Lajeado; Com. de Comb. Florestal Ltda. - Rod. BR 386 km 347 sem número - Hidráulica - Lajeado; Com. de Comb. Florestal Ltda. - Av. Benjamin Constant, 1791 - Lajeado; Posto 2001 - Av. Independência, 718 - Santa Cruz do Sul; Rádio Gazeta FM - Rua Ramiro Barcelos, 1170 - Santa Cruz do Sul.

Relação dos postos de venda dos pneus Bridgestone em Santa Cruz do Sul e região: 

Comercial de Pneus Vale do Taquari - Avenida Lauter Filho, 715 - Centro - Taquari; Comercial de Pneus Vale do Taquari - Rua Buarque de Macedo, 807 - São João - Montenegro; Comercial de Pneus Vale do Taquari - Rua Osvaldo Aranha, 2379 - Centro - Venâncio Aires; JK Pneus Ltda. Avenida Sem. Alberto Pasqualini, 152 - Centro - Lajeado; Rodovale Ind. Com. Equip. Rodoviários Ltda. - Rodovia BR 386 km 340 - SL 2, sem número - Conventos - Lajeado.

É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144.

PRÓXIMAS PROVAS DO CALENDÁRIO DE 2015
9 de agosto - Santa Cruz do Sul (RS)
13 de setembro - Curitiba (PR)
4 de outubro - Guaporé (RS)
8 de novembro - Cascavel (PR)
6 de dezembro - São Paulo (SP)

Mais informações www.formulatruck.com.br.
instagram.com/formulatruckoficial

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Comunicação da Fórmula Truck:
Milton Alves 
13-3299-1144 

VOLKSWAGEN ABRE INSCRIÇÕES PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO 2016.


A Volkswagen do Brasil abre inscrições para o “Programa de Estágio 2016”. O programa oferece cerca de 90 vagas a estudantes de cursos universitários em todas as unidades (São Bernardo do Campo, Taubaté, São Carlos e São José dos Pinhais) e técnicos (nas fábricas de São Bernardo do Campo e São José dos Pinhais). O candidato deve se inscrever diretamente no site da empresa www.vw.com.br/estagio2016, até o dia 27 de setembro.

Os candidatos deverão estar cursando, em 2016, o penúltimo ou último ano do curso de nível superior ou técnico. Além disso, deve ter bons conhecimentos de informática e inglês intermediário, além de disponibilidade para estagiar no período das 8h às 15h ou, especialmente no caso dos cursos de Engenharia, em período parcial (das 8h às 12h ou das 13h às 17h).

Processo seletivo


O processo seletivo para o Programa de Estágio Volkswagen inclui testes on-line (inglês e raciocínio lógico), avaliação presencial (painel, redação e dinâmicas de grupo) e, no caso dos candidatos pré-aprovados na fase anterior, entrevistas com os gestores. A admissão dos estagiários selecionados será realizada em fevereiro de 2016.

As vagas são abertas para as diversas áreas da empresa para os seguintes cursos de nível técnico: Técnico em Administração, Técnico Eletrônica, Técnico de Informática, Técnico em  Mecânica, Técnico de Secretariado e nível superior: Administração de Empresas, Arquitetura, Bacharel em Química, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comércio Exterior, Direito, Engenharias, Gestão Empresarial, Informática, Jornalismo, Processamento de Dados, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Secretariado, Sistemas de Informação).

O programa tem duração de até dois anos e proporciona um plano de desenvolvimento individual, com a participação do estagiário no desenvolvimento e implantação de um projeto aplicativo pertinente à sua área de atuação.

Os benefícios oferecidos aos estagiários são: bolsa auxílio, transporte fretado gratuito, alimentação subsidiada, seguro de vida, ambulatório médico na unidade, desconto na compra de veículo, 30 dias de recesso por ano estagiado e estacionamento gratuito.

“O Programa de Estágio da Volkswagen proporciona uma iniciação profissional importante e reconhecida pelo mercado, graças, principalmente, ao acesso que esses jovens terão às rotinas de uma grande empresa, às tecnologias e inovações”, explica o gerente executivo da área de Academia e Gestão de Competências Corporativas da Volkswagen do Brasil, Raimundo Ramos.

Cerca de 300 oportunidades de iniciação profissional


Tradicionalmente a Volkswagen sempre investiu em treinamento e capacitação da mão-de-obra no Brasil. A exemplo disso, oferece aproximadamente 300 oportunidades de iniciação profissional para jovens por meio de diversos programas.

Parceria com o Senai


Um desses programas é a parceria pioneira da Volkswagen com o Senai (Serviço de Aprendizagem Industrial) que  foi multiplicado pela indústria nacional e que já completou 42 anos com a formação de mais de 6.200 jovens.

Por meio desta parceria, cerca de 60 jovens com até 18 anos de idade, iniciam na Volkswagen nos  cursos de Mecânica Industrial e de Técnico em Mecatrônica, cada um com um ano de duração. Contratados pela empresa como aprendizes por dois anos, os participantes têm a oportunidade de conviver com as tecnologias mais avançadas e de última geração para produção de veículos.

Programa de Trainee


A cada dois anos, a Volkswagen seleciona cerca de 20 jovens entre mais de 20 mil  candidatos para o Programa de Trainee. O Programa de Trainee tem duração de 18 meses, com 70% das vagas direcionadas para as áreas técnicas e 30% em áreas administrativas, com treinamentos técnicos e comportamentais, visita às fábricas e "job rotation" entre as áreas.

Estágio para o Salão do Automóvel


Além desse, a Volkswagen do Brasil seleciona 100 candidatos a cada dois anos para atuarem no atendimento ao público do Salão do Automóvel. Já em sua 7ª edição, o programa é direcionado aos estudantes, do segundo ao último ano, dos cursos de engenharia (mecânica, mecatrônica, automobilística, elétrica e eletrônica), design/desenho industrial, relações públicas, publicidade e propaganda, marketing, jornalismo e administração de empresas.

Programa Jovem Cidadão


O programa Jovem Cidadão é uma parceria entre a Volkswagen e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho, que visa proporcionar a primeira experiência no mercado de trabalho aos jovens com idades entre 16 e 21 anos.

Em 15 anos de participação no Programa Jovem Cidadão, a Volkswagen já proporcionou desenvolvimento profissional a mais de mil jovens de comunidades de alto risco social. O número de vagas na empresa para este programa saltou de 10, no seu início, para os atuais 77 participantes, na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo.

Programa Talento Design


A Volkswagen realiza todos os anos o concurso “Talento Design”, voltado a estudantes de desenho industrial que oferece aos vencedores um ano de estágio remunerado na área de Design da Volkswagen do Brasil.

Realizado desde 1998, o Talento Design é um processo seletivo inovador. Os universitários têm seus projetos avaliados pela equipe de designers da Volkswagen do Brasil. Os autores dos três melhores trabalhos inscritos na primeira categoria e o melhor classificado da segunda terão oportunidade de estagiar por um ano no departamento de Design da Volkswagen em São Bernardo do Campo (SP), vivenciando e participando do dia a dia dos profissionais que desenvolvem os automóveis da marca.

Muitos dos premiados nas edições anteriores do “Talento Design” deram continuidade às suas carreiras na própria Volkswagen, no Brasil e no exterior, ocupando posições de destaque na empresa.

“Mais que oferecer vagas estamos formando uma mão-de-obra qualificada, jovens talentos que iniciam suas carreiras profissionais de uma forma bastante consistente que complementa o currículo e possibilita uma trajetória profissional bastante sólida”, destaca Ramos.

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
Renato Acciarto | Tel 11 4347-5060 | renato.acciarto@volkswagen.com.br 
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CASA DA MÃE JOANA.
Por Marli Gonçalves*

BARBA, CABELO E BIGODE.

Pensei que a modernidade seria mais pelada, lisinha. Bem, para nós, as mulheres, até que rolou, meio institucionalizada a depilação. Pelos? Só cabelos, que jogamos para lá e para cá no tal jogo da sedução. Só que agora os homens resolveram mostrar seus personagens e foram desencavar a barba. Correndo! - tem até mulher usando também e não é para circo nenhum. A concorrência anda alta.

Eu já tinha reparado, mas sem parar exatamente para pensar no assunto. Olho de um lado, de outro, e vejo pelos, pelos, pelos, em barbas de todos os tipos que se espalham nas faces dos homens nas ruas. Grandes, ralas, tortas, bonitas, horrorosas, pontudinhas, milimetricamente arranjadas, largadas, barbarellas, birimbelas. Coloridas. Brancas, grisalhas, falsas, misturadas, até trançadas já vi. Impressionante. Moda, mesmo, das que devem ficar um tempo. Ajuda na solução de alguma crise de identidade? Pode até ser. 

Barba cresceu como símbolo de masculinidade, virilidade. Passaram a identificar muito os militantes de um certo partido que está em baixa, assim como os líderes por eles ainda venerados. Dá para identificar os militantes, até porque não mudam nunca, não evoluem, atarracados num passado histórico do qual ouvimos falar bem, até estivemos por perto, utópico e sonhador, igualitário, mas que não se mostrou capaz quando virou real. Fizeram barba, cabelo e bigode, mas na Nação. Literalmente a estão deixando lisinha.

Mas não é bem sobre eles esse nosso papo agora, e sim sobre os vários personagens que estão surgindo nas ruas e que mostram que a barba é uma nova fantasia masculina. Os homens estão vestindo a barba. Alguns até esticam um cavanhaque, outros, um rabinho de cavalo, e mais recente houve o advento do coquinho. A praga do coquinho. Um montinho de cabelo no cucuruco e voilá, a auto-estima do cidadão se apresenta. Repara.

O que está na crista da onda é o tal homem lenhador, uma mistura de Genghis Khan com fábula de João e Maria. É aquela barba mais comprida, volumosa, que vem acompanhada do olhar "tenho-um-machado-imaginário-na-mão". Esse tipo floresceu seguindo estrelas do rock e do cinema, os adeptos, como são chamados pelos bloguinhos de moda dessas meninas que autorizam as "tendências" do alto de seus saltinhos. Pelas barbas do profeta!

Outros personagens: o Barba Negra, terrível pirata; o Barba Azul, assassino de suas mulheres; o Barba Ruiva, personagem do folclore do Piauí, que aparece e agarra para beijar as lavadeiras de roupas na beira dos rios. Tem a barba de pirata. A barba de vilão, aquela que tem um queixinho mais fino, pode vir com bigodinho de pontinha para cima. Já teve a barba falhada de propósito; barba de um dia; barba de dois dias. A barba viking, que atrai aquele chapéu de chifres para combinar. A dos heterodoxos. A dos ortodoxos, dos anciãos, a dos gurus - essas bem brancas, longas. A barba mais famosa do mundo é a de Papai Noel. Não, acho que não. É a barba de Jesus. Ninguém os imagina, tanto Pai quanto Filho, sem barba. Pensa.

Ela é simbolo de status, transmite informações, e exige cuidados. Soube que é como coisa que se cria na cara, igual a gente planta semente em vaso. E que as quatro primeiras semanas são desesperadoras porque dá uma coceira que precisa ser superada a todo custo para alcançar a suprema pelagem. Pelas barbas de Netuno!

Dá trabalho. Vira um hobby. Barba tem de estar cheirosa. Pelo menos tentar ser macia, molinha, e bem cortada. Usar shampoo, condicionador, massagear bastante com óleo de jojoba, semente de uva ou óleo de argan. Não sei se sabem, mas machuca sim. Raspa. Irrita. A resposta àquela velha perguntinha.

Aliás, falo de barba não é porque não tenha mais outro assunto. Ao contrário, que o assunto dos dias têm sido sobre um certo Barba, que está com as dele de molho de uma forma como nunca vimos antes e que esta semana será lembrado muitas vezes, todos os dias, a cada revelação dos anos em que mandou e daquela que ele nos deixou mentindo com a cara lavada. A mesma com que ambos vão aparecer essa semana.

São Paulo, cheio de barbeiros nas ruas, 2015








* Marli Gonçalves é jornalista - Tem muitas plantas que são barba, a barba de bode, a barba de barata, a barba de serpente. Tem também o barbatimão, ou casca da virgindade, que não é dos manos, mas, dizem, faz o maior efeitoe-mails: marli@brickmann.com.br e marligo@uol.com.br. Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.com. Estou no Facebook. E no Twitter.