quinta-feira, 13 de agosto de 2015

SUBARU DO BRASIL.

Coisas de Agora mostra entrevista com Flavio Padovan, presidente da Subaru do Brasil, que apresenta os novos Subaru WRX e WRX STI.

Clique na telinha e assista agora.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

IVECO STRALIS É O PRIMEIRO VEÍCULO MOVIDO A GÁS NATURAL EM ISRAEL.

A CNH Industrial e a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) anunciaram uma importante conquista para o mercado israelense de veículos: a comercialização do primeiro caminhão movido a gás natural. A negociação é o resultado do memorando de entendimento assinado recentemente com a Iniciativa Israelense de Combustíveis Alternativos para o uso de combustíveis sustentáveis.



O IFCI é um programa do governo israelense dedicado a reduzir a dependência do mundo ao transporte movido a petróleo, apoiando o desenvolvimento de combustíveis alternativos. O memorando de entendimento especifica que a FCA e a CNH Industrial ajudarão na pesquisa, no desenvolvimento e na implementação de combustíveis à base de gás natural para o transporte.

O primeiro veículo do projeto é um Stralis 4x2, caminhão Iveco da linha dos extrapesados, que possui um motor Iveco Euro VI, Cursor 8, alimentado por Gás Natural Veicular (GNV). O veículo será fornecido para a Fridenson Group, uma das principais empresas de logística de Israel, que possui uma frota com mais de 140 caminhões e reboques. A entrega foi gerenciada pela MCA, o importador Iveco e de diversas marcas pertencentes à FCA em Israel.

A Fridenson Group planeja usar o Stralis em um programa piloto que demonstra o seu compromisso de garantir um ambiente mais limpo. Como expressam os dirigentes do grupo, esse primeiro passo vai propiciar a substituição de um número significativo de caminhões de motor diesel em favor de modelos movidos a gás natural.

As vantagens do GNV são numerosas, tanto em termos de sustentabilidade ambiental, bem como de rentabilidade do cliente. Com relação às emissões, o gás natural é um combustível absolutamente limpo, devido à sua baixa emissão de partículas (-95% em comparação ao diesel) e 35% a menos de NOx. Com o GNV, é possível, ainda, reduzir as emissões de CO2 dos veículos, a partir de 10%, ou quase 100%, no caso da utilização de Biometano.

Em termos de custo, as vantagens são ainda mais aparentes. De acordo com estudos realizados entre a IFCI de Israel e a CNH Industrial, o uso do gás natural representa uma diminuição de até 40% nas despesas com combustível, que é uma grande notícia para um país sem reservas de petróleo como Israel.

"Como uma empresa inovadora, estamos sempre à procura de tecnologias ambientalmente sustentáveis. Estamos ansiosos para colaborar com a Iveco em relação aos veículos movidos a GNV. Acreditamos que as economias demonstradas no programa piloto vão estimular a mudança para a tecnologia", disse David Fridenson, proprietário e CEO da Fridenson Group.

"Como parte do memorando de entendimento que foi assinado entre a FCA, CNH industrial e o governo de Israel, nós estamos orgulhosos de desempenhar um papel de vanguarda na implementação de veículos movidos a GNV no transporte israelense. Gostaríamos de enfatizar o nosso compromisso de promover essa tecnologia que, além de ser verde, é rentável. Estamos confiantes de que esse é o primeiro caminhão entre muitos", comenta Ori Lahav, diretor executivo da MCA.


Imprensa Iveco
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Sobre a Iveco: Iveco, uma companhia da CNH Industrial, projeta, fabrica e comercializa uma completa gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões fora-de-estrada, ônibus urbanos e intermunicipais, bem como veículos especiais para aplicações como combate a incêndios, missões off-road, defesa e proteção civil. A Iveco emprega mais de 26 mil pessoas em todo o mundo. A empresa gerencia centros de produção em 11 países distribuídos pela Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde fabrica veículos com as mais avançadas tecnologias. Um total de 5.000 pontos de vendas e postos de serviços em mais de 160 países garantem o suporte técnico onde quer que um veículo Iveco esteja em operação.

AGRALE LANÇA NOVO TRATOR.

Agrale 7215 é o modelo de maior potência da marca e foca na eficiência para grandes propriedades.


A Agrale lança o Agrale 7215, com 215 cv, o trator de maior potência fabricado pela marca e desenvolvido para atender a agricultura empresarial, inclusive ao plantio de precisão. Com o novo modelo, a empresa ingressa em um dos segmentos mais competitivos do setor.

Ideal para grandes propriedades, o novo Agrale 7215 se destaca pelo baixo consumo de combustível e pelo alto desempenho, sobretudo em culturas como soja, milho, trigo, arroz e algodão, em função de suas características que proporcionam economia operacional e garantem uma ótima relação custo/benefício.

De acordo com Flavio Crosa, diretor de vendas da Agrale, o novo trator Agrale 7215 é robusto, de simples operação e focado na agricultura empresarial. “O modelo apresenta o melhor escalonamento de marchas da categoria, que permite um grande número de velocidades de trabalho, trazendo maior produtividade para o agricultor. Este trator foi desenvolvido segundo as necessidades do produtor brasileiro e de acordo com as características do solo e das culturas”, enfatiza o executivo.

O Agrale 7215 conta com uma cabine desenvolvida exclusivamente para o modelo e que propicia maior conforto e segurança, pois foi dimensionada para que todos os comandos fiquem bem próximos ao posto do operador. Tem como principais diferenciais o novo painel de instrumentos, direção com regulagem de altura e inclinação e sistema de ar-condicionado de série. Também oferece ampla visibilidade e sistema de iluminação avançado com novo conjunto ótico de oito potentes faróis e conta com assento para o condutor auxiliar.

Outros destaques do modelo são a barra de tração reforçada, que permite o acoplamento de implementos como plantadeiras e semeadeiras, para o preparo de solo com grades pesadas, e a tomada de força (TDP) independente, com acionamento eletro-hidráulico.

O novo trator Agrale é equipado com o motor MWM Maxx Force 6.0 A, com seis cilindros, turboalimentado e intercooler, com 215 cv de potência que garante desempenho superior, menor consumo de combustível e baixo custo de manutenção. Também possui transmissão sincronizada de 16 marchas (12 à frente e quatro à ré), freio de acionamento hidráulico, direção hidrostática e sistema hidráulico de vazão (210 l/min à 2.300 rpm) e válvula de vazão contínua de série, com 10 vias para acoplamentos, sendo 6 vias para controle remoto e 4 vias para o controle de vazão.

Tecnologia de precisão agrícola


O trator Agrale 7215 disponibiliza o piloto automático de fábrica como opcional. Equipado com tecnologias de precisão, propicia redução nos custos de produção, otimização do plantio, variando a quantidade e a qualidade da aplicação dos insumos e na facilidade do controle e gerenciamento dos custos envolvidos. Também auxilia no aumento da rentabilidade e qualidade da cultura, mantendo o registro dos dados, ajudando na tomada de decisão do agricultor.

“Além do piloto automático, GPS e barra de luz incorporados, o trator 7215 dispõe também de sistema que permite a utilização da taxa variável, corte de seção e monitor de plantio. Todos estes itens proporcionam ao agricultor importantes ganhos no plantio”, finaliza Crosa.

Rede de distribuidores


A Agrale possui uma rede de 90 distribuidores estrategicamente localizados em todo o território nacional, bem como na América do Sul, Central e África com mecânicos treinados na própria fábrica e amplo estoque de reposição para atendimento ágil e eficiente.

A Agrale ainda dispõe de uma rede de financiamento direto de fábrica em convênio com o banco De Lage Landen (DLL) o que proporciona maior agilidade e comodidade ao cliente final.

Foto: Julio Soares

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RENAULT SANDERO R.S. 2.0

O Renault Sandero R.S. 2.0  começará a ser vendido na primeira quinzena de setembro. Completo, o modelo que é o topo de linha da gama terá preço sugerido de R$ 58.880 – o único opcional ficará por conta das rodas de 17 polegadas (calçadas em pneus 205/45) que  custa R$ 1.000.



A versão R.S. 2.0 traz importantes mudanças mecânicas e estéticas. Desenhado e desenvolvido pela Renault Sport, na França, em conjunto com o Renault Design América Latina e com Renault Tecnologia Américas, o Sandero R.S. 2.0 é um legítimo esportivo.

Com motor 2.0 aspirado que entrega 150 cv, associado a uma caixa de câmbio manual de 6 velocidades com relações curtas para maior esportividade, o hot hatch atinge a velocidade máxima de 202 km/h e vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,0 segundos. O Sandero R.S. 2.0 se destaca por sua capacidade de proporcionar sensações esportivas desde o primeiro toque no acelerador, além de muito prazer na utilização diária.

Imprensa Renault do Brasil
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GENERAL MOTORS.
FÁBRICA DE SÃO CAETANO DO SUL COMPLETA 85 ANOS DE ATIVIDADES.

A fábrica de automóvel há mais tempo em atividade no país inaugurou recentemente um dos centros logísticos mais modernos do mundo e se prepara para produzir carros com tecnologia inédita no Brasil.



O complexo industrial da GM em São Caetano do Sul completa nesta quarta-feira, dia 12 de agosto, 85 anos como a mais longeva do setor no país. A fábrica inaugurou recentemente um dos mais modernos centros logísticos de recebimento e sequenciamento de materiais do mundo e agora se prepara para receber novos investimentos. Até o fim do ano, a unidade inicia a produção de veículos Chevrolet com tecnologias inovadoras que ampliarão a integração entre motorista, smartphone e o carro de uma forma sem precedentes em produtos nacionais.

 No mês passado, a GM anunciou que está dobrando para R$ 13 bilhões seus investimentos no país entre o período de 2014 a 2019 com o objetivo de continuar a renovação de sua linha de automóveis com foco em conectividade, segurança, eficiência energética e valor atraente. Parte desses investimentos vai contemplar a unidade de São Caetano do Sul.

 “A história da fábrica de São Caetano do Sul está profundamente ligada à trajetória de nove décadas da GM no Brasil. A sede da empresa no país foi e continuará sendo uma unidade estratégica para a companhia, graças ao apoio dos trabalhadores e da comunidade locais”, destaca Luiz Carlos Peres, vice-presidente de manufatura da GM da América do Sul. A unidade de São Caetano do Sul abriga também o centro tecnológico e o administrativo da empresa.

O complexo foi inaugurado em 1930. No início, montava apenas alguns poucos furgões por semana, isto devido a tecnologia disponível na época. Hoje, com mais de 290 mil m², a instalação tem capacidade produtiva superior a 50 carros por hora e faz cinco modelos Chevrolet: Cobalt, Spin, Cruze Sedã, Cruze Hatch e Montana. Maquinários robotizados de última geração ajudam a garantir os níveis globais de qualidade exigidos pelo mercado.

O primeiro automóvel de passeio nacional produzido em São Caetano do Sul foi um Opala quatro portas ano 1968. De lá para cá, mais de 6 milhões de veículos foram feitos no complexo industrial, que passou por diversas expansões para poder acompanhar o processo de ampliação e modernização da linha Chevrolet no país. Vários outros ícones da indústria automobilística nacional saíram desta fábrica, como o Monza, o Vectra e o Omega - carros que marcaram época pelo seu pioneirismo e inovação.

Centro logístico


O MASC, Centro Logístico de Recebimento e Sequenciamento de Materiais Produtivos, a mais recente expansão dentro do complexo industrial da empresa em São Caetano do Sul, utiliza-se de um método de gerenciamento inovador para os padrões da indústria automobilística e tem como objetivo elevar a produtividade.

O novo prédio ocupa uma área de 30.000 m² e movimenta diariamente cerca de 1,4 milhão de componentes, entre peças de acabamento, de tapeçaria e mecânicas destinadas ao abastecimento da linha de montagem local.

O novo centro de armazenagem e abastecimento de componentes tem o dobro da capacidade de estocagem em relação ao anterior e possui ainda um sistema gerenciador de endereçamento de materiais mais eficaz. Essa combinação de fatores faz do MASC de São Caetano do Sul o mais moderno do gênero na GM e serve de molde para as futuras unidades da companhia no mundo.

As obras duraram cerca de três anos e foram realizadas sem que houvessem interrupções da produção na unidade durante o período. Tanto a demolição do antigo prédio como a construção do novo centro logístico da GM foi pautado pela sustentabilidade, como toda a operação da fábrica.

O Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que é vinculado a à Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, deu todo o suporte à fase de desconstrução, possibilitando que entulhos fossem reciclados e aproveitado na nova própria obra, reduzindo o impacto ambiental.

Cronologia




 • Em agosto de 1930 é inaugurada oficialmente a fábrica de São Caetano do Sul como alternativa aos galpões que a GM alugava no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo, para confeccionar furgões.
• Em 1934, saía da fábrica de São Caetano do Sul o primeiro ônibus com carroceria de madeira feito no Brasil.
• Em meados da década era visível a consolidação da industrial em São Caetano do Sul, agregando à sua volta um número crescente de casas, ruas e bairros onde moravam boa parte dos trabalhadores. De área desabitada, o local virou um município, emancipado em 1948.
• Durante o período da II Guerra Mundial, a GM participou do esforço militar na produção de veículos e material bélico, tendo sido produzidos mais de 2.000 veículos a gasogênio para uso civil.
• Os ônibus tornaram-se, nos anos do pós-guerra, uma das demandas prioritárias do país como transporte de massa. Em 1948, a GM produziu o primeiro deles com carroceria inteiramente metálica. Nesta época, o país possuía uma frota de 500 mil veículos – média de um para cada 100 pessoas.
• Em 1956 a companhia iniciou o programa pioneiro de nacionalização de caminhões.
• Em novembro de 1968, é lançado o primeiro carro de passageiros Chevrolet produzido no Brasil, o Opala, com quatro portas. Para montá-lo, a fábrica passou por ampliações.
• Em setembro de 1979, a unidade de São Caetano do Sul comemorou a produção do veículo de número 1,5 milhão.
• Em 1982, o complexo inicia a confecção do Monza, que poucos anos depois se tornaria o modelo mais vendido do mercado nacional por três anos consecutivos, um feito não alcançado por nenhum outro carro de sua categoria até os dias atuais.
• Em abril de 1992, o Opala sai de linha, após 23 anos ininterruptos de produção, com a marca de quase 1.000.000 de unidades produzidas, dando lugar ao Omega.
• No mesmo ano, a fábrica de São Caetano do Sul coloca em funcionamento a sua estação de tratamento de efluentes industriais oleosos.
• Em novembro de 1993, durante a visita do então presidente mundial da General Motors Corporation, Jack Smith Jr., a GM comemora a produção do Chevrolet número 5.000.000, um Vectra GSi, versão esportiva do modelo recém-lançado e também feito na unidade do ABC.
• Em setembro 1998 é o Kadett que deixar de ser fabricado em São Caetano do Sul para o início da produção do Astra, que seguiu em linha até 2011, assim como o Vectra.
• Em 2008, com mais uma expansão da fábrica, novos funcionários precisaram ser contratados e é aberto um terceiro turno de produção.
• De 2010 a 2011, a unidade de São Caetano do Sul passou por uma grande reformulação e iniciou a fabricação da Nova Montana, do Cobalt e do Cruze Sedã.
• Em 2012 o Spin e o Cruze Hatch chegam para completar a nova linha produtos da fábrica.
• Em 2014 o complexo atinge 6 milhões de carros produzidos, um recorde histórico para a GM na América do Sul.
• Em janeiro 2015, a GM completa 90 anos de Brasil e inaugura em São Caetano do Sul o MASC, novo Centro Logístico de Recebimento e Sequenciamento de Materiais da fábrica.

Principais modelos fabricados em São Caetano do Sul desde sua inauguração:
 - Opala
 - Monza
 - Omega
 - Vectra
 - Corsa
 - Kadett
 - Astra
 - Montana
 - Cobalt
 - Cruze
 - Spin 

 
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Fundada em 1911, em Detroit, a Chevrolet é uma das maiores marcas de veículos do mundo, com negócios em mais de 115 países e vendas anuais de mais de 4,8 milhões de veículos. A Chevrolet oferece aos clientes veículos eficientes e com ótimo desempenho, design diferenciado e de alta qualidade. Mais informações a respeito dos modelos Chevrolet podem ser encontradas no site www.chevrolet.com.

No Brasil a GM fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet há 90 anos. Em 2014 a Chevrolet vendeu no país 578.983 veículos. A companhia tem três Complexos Industriais que produzem veículos em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, ambos em São Paulo, além de Gravataí (RS). Conta ainda com unidades em Joinville (produção de motores e cabeçotes de alumínio), Mogi das Cruzes (produção de componentes estampados), Sorocaba (Centro Logístico Chevrolet) e Indaiatuba (Campo de Provas), todas em SP, além de um Centro Tecnológico, em São Caetano do Sul (SP), com capacidade para desenvolvimento completo de novos veículos.

VOLKSWAGEN OFERECE CURSO TÉCNICO GRATUITO PARA REPARADORES INDEPENDENTES DE OFICINAS MECÂNICAS DE TODO O PAÍS.


A Volkswagen do Brasil está ampliando a divulgação de informações técnicas de veículos da marca com mais de 5 anos de uso para reparadores independentes  de oficinas mecânicas de todo o País. O meio de comunicação usado para atingir este público é um programa de televisão corporativa, o TV Notícias, que é transmitido, ao vivo, para grupos de reparadores reunidos nas concessionárias da Volkswagen. No dia 18 de agosto de 2015, às 19h30, será realizado o terceiro treinamento do ano, cujo tema será “Sistema de Freios ABS da Saveiro 2010”, no qual será detalhado todos os componentes deste sistema, realizada a medição dos sensores e análise com aparelho de diagnóstico, além de simulação dos procedimentos.

“Com esta iniciativa, a Volkswagen do Brasil busca desenvolver e fortalecer ainda mais a comunicação entre a marca e os profissionais independentes, além de permitir a sua qualificação e também a total transparência nas relações entre a Volkswagen e seus clientes”, conta o gerente executivo de Operações Comerciais de Pós-Vendas da Volkswagen do Brasil, Daniel Morroni.

Para participar do treinamento gratuito, basta o reparador realizar a inscrição pelo site www.noticiasdaoficinavw.com.br/v2/inscricao, até o dia 14 de agosto. Além de preencher os campos com seus dados pessoais, o profissional poderá escolher a concessionária de sua preferência para realizar o curso, conforme sua localidade. Serão disponibilizadas 3 mil vagas.

O programa "TV Notícias", que é realizado desde 2012 e já soma 22 mil reparadores capacitados, faz parte de um conjunto de ações de relacionamento que a área de Pós-Vendas da Volkswagen do Brasil promove junto aos reparadores independentes. Além da TV, o programa inclui também o Portal e a Revista “Notícias da Oficina”, sendo que ambos podem ser acessados gratuitamente pelos reparadores. Os veículos de comunicação abordam temas como novidades sobre a Volkswagen, matérias técnicas de reparação de veículos da marca, dicas de gestão, boas práticas da Rede Volkswagen, tendências de mercado, promoções e preços de peças originais, entre outros.

“O objetivo da empresa com todas essas ações também é aumentar a fidelidade deste público em relação a compra de Peças Originais da marca na Rede Volkswagen, uma vez que aproximadamente 50% das peças que a empresa vende hoje são aplicadas por reparadores independentes”, afirma Daniel Morroni.

Segundo o Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios, o Brasil tem mais de  75 mil oficinas independentes com foco em veículos leves e comerciais leves, que fazem a manutenção de 80% da frota circulante no País.  

Volkswagen do Brasil
Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa
Diretor: André Senador
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MAN LATIN AMERICA OFERECE CONDIÇÕES ESPECIAIS NA CONFENAR.


Ideais para o mercado de bebidas, o caminhão VW Delivery 10.160 Plus e o modelo vocacional VW Worker 23.230 Distributor são os grandes destaques da MAN Latin America na Agenda Confenar (Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição), que acontece entre 12 e 14 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR). Parceira da entidade há mais de onze anos, a montadora vai oferecer condições especiais para a linha Volkswagen e MAN, com soluções sob medida para cada operação.

Desenvolvido em parceria com a Ambev, o VW Worker 23.230 Distributor é dotado com motorização MAN D08 EGR, que dispensa o uso do ARLA 32, gerando economia e rentabilidade para os frotistas. Possui tração 6x2, suspensão reforçada, amortecedores recalibrados, preparados para chassis rebaixados, que possibilitam o transporte de dez pallets. É o modelo ideal para distribuição de bebidas em rotas urbanas e rodoviárias de curtas distâncias, com a melhor distribuição de carga na versão 6x2.

Já o VW Delivery 10.160 vem com terceiro eixo de fábrica, assumindo a configuração 6x2 e com peso bruto total de 13 toneladas é ideal para transporte de bebidas em grandes centros, devido à distância de entre-eixo de 2.850 mm que atende a legislação de VUC (Veículo Urbano de Carga).  Conta com motor Cummins de tecnologia SCR, caixa de mudanças com seis velocidades e tração 6x2 de fábrica. O modelo também se destaca pela força na roda de tração 8,9% maior que seus principais concorrentes, deixando as subidas mais fáceis, além de melhorar o consumo de combustível.

Convidado especial do evento, Roberto Cortes, presidente da MAN Latin America, vai discursar no dia 14 de agosto sobre a importância da proximidade ao cliente, um dos pilares que levaram a montadora ao topo do mercado de caminhões. “Nossa preocupação em desenvolver produtos, que dão retorno cada vez maior aos nossos clientes, potencializa parcerias sólidas em prol de soluções sob medida para o mercado”, afirma o executivo.

Sobre a Confenar


A Confenar (Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição) representa todas as empresas revendedoras dos produtos Ambev. Criada em janeiro de 2003, é hoje a maior rede de distribuição de bebidas do País. Entre suas iniciativas destacam-se a otimização das atividades do segmento, a garantia da sua representatividade e a geração de negócios que beneficiem os revendedores associados. Juntas, as revendas Confenar são responsáveis por uma das maiores frotas de veículos do País e por uma das mais complexas e eficientes operações de logística de distribuição do mundo.

Comunicação MAN Latin America
comunicacao@volkswagen.com.br
(11) 5582-5335 / (24) 3381-1063

HONDA AIRCRAFT RECEBE ENCOMENDAS DO HONDAJET NA LABACE 2015.

O jato executivo HondaJet faz sua primeira aparição pública na América do Sul em evento que inicia nesta quarta-feira.


O HondaJet, jato executivo mais avançado do mundo, faz sua primeira aparição pública na América do Sul durante a LABACE 2015, maior evento de aviação comercial da América do Sul, que acontece de 11 a 13 de agosto no aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). O HondaJet foi recebido com grande entusiasmo por usuários de jatos executivos, o que já resultou em encomendas no primeiro dia de exposição. 

“Estamos muito satisfeitos com a pronta resposta ao HondaJet pelos consumidores na América do Sul”, diz o Presidente e CEO da Honda Aircraft, Michimasa Fujino. “Além de já recebermos encomendas, muitos outros visitantes expressaram interesse no HondaJet durante o primeiro dia da LABACE, impressionados com o conforto, eficiência em consumo de combustível, performance superior e qualidade geral de acabamento interno e externo.” 

A Honda Aircraft expandiu recentemente as vendas do jato executivo mais avançado do mundo para a América do Sul e nomeou a Líder Aviação como representante exclusiva para serviços, vendas e suporte do HondaJet no Brasil. A empresa,  líder no segmento de aviação executiva na América Latina, está presente em 19 aeroportos brasileiros e conta com 23 bases operacionais. 

“Há um forte mercado potencial no Brasil e a Honda Aircraft está comprometida em criar um novo patamar para a aviação executiva na América do Sul,” diz Fujino. 

Um HondaJet, modelo de produção, estará exposto na LABACE até o dia 13 de agosto. Após o evento, a Honda Aircraft e Líder realizarão voos de demonstração com potenciais clientes brasileiros para apresentação da performance superior da aeronave.  

Sobre o HondaJet


O HondaJet é o jato executivo mais avançado do mundo, com excepcionais vantagens em performance, conforto, qualidade e eficiência. O jato é o mais rápido, que voa a maior altitude, o mais silencioso e com a melhor eficiência em consumo de combustível na categoria. O HondaJet incorpora muitas inovações tecnológicas em design, incluindo a configuração exclusiva OTWEM - Over-The-Wing Engine Mount ou, em português, motores sobre o topo das asas, que melhora significativamente a performance e o consumo de combustível ao reduzir o arrasto aerodinâmico. 

O design OTWEM também reduz ruídos na cabine, minimiza o barulho do contato com o solo, proporciona o maior espaço interno da categoria, além do maior compartimento de bagagem e um lavatório completo a bordo. O HondaJet é equipado com dois altamente econômicos motores turbofan GE Honda HF120 e é equipado com a mais sofisticada cabine de comando em vidro da categoria, uma nova geração do Garmin® G3000 customizado pela Honda,  sistemas aviônicos totalmente em vidro compostos por 3 displays de 14 polegadas e duplos controles touch-screen. O HondaJet é a primeira aeronave comercial da Honda e corresponde à reputação da marca em performance superior, eficiência, qualidade e valor agregado.

Visite: www.hondajet.com

S2Publicom 
Paula Boracini
paula.boracini@s2publicom.com.br
+55 11 3027 0276 | 3531 4950

Sobre a Honda Aircraft - A Honda Aircraft é uma subsidiária da American Honda Motor Co., Inc. Fundada em 2006, a empresa tem em sua história mais de 20 anos de pesquisas e desenvolvimentos de tecnologias em aviação. Na sede da empresa, na Carolina do Norte, os colaboradores trabalham em um campus com mais de 182.000 m2 de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de última geração, estruturas de produção, administração e atendimento a clientes para desenvolver, produzir, vender e prestar assistência ao HondaJet e revendedores. O espírito de desafio sobre o qual Soichiro Honda fundou a Honda Motors continua vivo hoje na Honda Aircraft, empresa que cumpre um dos antigos sonhos da Honda de promover a mobilidade humana em direção ao céu.
Sobre o grupo Honda no Brasil - Presente no País desde 1971, quando começou a importar, e em seguida a produzir motocicletas em Manaus (AM), a Moto Honda da Amazônia Ltda. é atualmente a maior fabricante de motos do Brasil, com mais de 20 milhões de unidades produzidas.  Desde 2001, a empresa produz, também em Manaus, modelos de motores estacionários, além de comercializar geradores, motobombas, roçadeiras, cortadores de grama e motores de popa importados de outras unidades da marca no mundo. Um ano depois iniciou a fabricação de quadriciclos na unidade. Em 1992, com a criação da Honda Automóveis do Brasil Ltda., a empresa entrou no competitivo mercado automobilístico brasileiro por meio de importações e, a partir de 1997, com a produção nacional de automóveis no município de Sumaré (SP). Em 2013, anunciou sua segunda planta de automóveis, em Itirapina, interior de São Paulo, com inauguração prevista para o primeiro semestre de 2016. Em uma iniciativa inédita no segmento automotivo no País, a empresa iniciou, no mesmo ano, a construção do seu primeiro parque eólico na cidade de Xangri-Lá, no Rio Grande do Sul, inaugurado em novembro de 2014.  Para administrar as operações do parque, que supre toda a demanda de energia elétrica da fábrica de Sumaré, foi criada a Honda Energy do Brasil. No País, também faz parte do grupo a Honda Serviços Financeiros, que reúne o Consórcio Nacional Honda, a corretora Seguros Honda, a Leasing Honda e o Banco Honda. Presentes na rede autorizada de todo o Brasil, o serviços oferecidos facilitam o acesso dos clientes aos produtos da marca. Em 2015 a Honda Aircraft Company, subsidiária da Honda Motor Co. anunciou a expansão das vendas do HondaJet, o jato executivo mais avançado do mundo, para a América do Sul, sendo o Brasil o representante regional. Mais informações no www.honda.com.br e www.facebook.com/HondaBR.

MVC DIVERSIFICA SEUS NEGÓCIOS E AMPLIA PRESENÇA NO SEGMENTO EÓLICO.

A participação da MVC, líder brasileira no desenvolvimento de produtos e soluções em plásticos de engenharia e pertencente às Empresas Artecola e à Marcopolo, no segmento eólico cresceu mais de 200% nos primeiros sete meses deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Essa evolução é resultado da ampliação do fornecimento de diversos componentes para importantes clientes, como Alstom, Gamesa, GE, WEG e Tecsis.

Diferentemente do que vem ocorrendo nos setores automotivo/transporte e de construção civil, que apresentaram fortes retrações este ano e nos quais a MVC tem presença significativa, o segmento eólico tem crescido ano a ano em razão do fomento e da maior utilização de fontes de energias renováveis.

“Somente nos sete primeiros meses de 2015 triplicamos o nosso fornecimento, com novos produtos e também com a conquista de novos clientes. Pretendemos fechar o ano com cerca de 800 conjuntos produzidos e atingir receita de R$ 70 milhões somente neste segmento”, destaca Gilmar Lima, diretor-geral da MVC.  “Hoje, o atendimento do segmento de energia eólica representa 20% do faturamento da empresa e demonstra grande potencial para um crescimento ainda maior. Para o ano que vem, a expectativa é atingir receitas de R$ 160 milhões”, enfatiza.

O fornecimento de componentes em compósitos para aerogeradores teve início em 2011 com a produção do spinner (nariz) para a Gamesa. No ano seguinte, a MVC passou a suprir o kit completo - spinner, nacelle (corpo) e bloco elétrico - para a Alstom. E em 2014, iniciou o fornecimento para dois novos clientes, a Weg, com o spinner e nacelle, e a GE, com o suprimeto do spinner. Por intermédio da GE, a MVC também passou a fornecer o vortex para a Tecsis – uma das maiores empresas do mundo no fornecimento de pás em compósitos para o segmento eólico. 

O crescimento acelerado da MVC no segmento tem como grande diferencial o desenvolvimento de novos processos de infusão e RTM Skin, demonstrando a versatilidade da empresa para oferecer soluções diferenciadas e atender os diversos requisitos exigidos pelos clientes. Um exemplo é o vortex, produzido em vacuum forming (termoformagem) com materiais especiais termoplásticos de alto desempenho, diferente dos processos tradicionalmente utilizados para os componentes de energia eólica desenvolvidos com compósitos reforçados com fibra de vidro (termofixo). 

Vortex, otimizando a geração de energia eólica



A peça, que começou a ser produzida no final de 2014, agrega eficiência aos aerogeradores produzidos pela GE Wind Energy. Aplicado nas pás, o vortex tem a eficiência anual equivalente à energia produzida por 1,5 turbina no parque eólico. 

A peça é produzida em ABS/ASA no processo de vacuum forming na unidade da MVC, em São José dos Pinhais, PR, e enviada para a Tecsis que produz as pás dos aerogeradores. Segundo Martha Menezes, da Engenharia de Produto da MVC, essa parceria entre as empresas foi o diferencial do projeto. “MVC, Tecsis e GE trabalharam unidas com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento do produto no menor tempo possível”, comentou. Inicialmente, serão comercializados 70 conjuntos por mês, no total de 980 unidades totais.

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terça-feira, 11 de agosto de 2015

AUDI A6 CHEGA AO BRASIL EM NOVA SÉRIE.

A Audi traz para o Brasil o novo A6 nas versões Sedan, Allroad e RS 6 Avant, um dos carros de maior sucesso em todo o mundo no segmento dos automóveis premium de grande porte. 

O modelo passou por uma extensa reformulação e apresenta, além de novos detalhes no design, mudanças tecnológicas que irão proporcionar maior desempenho e conforto para motorista e passageiros.

O novo A6 é oferecido no Brasil em duas versões: Ambiente 2.0 TSFI e Ambition 3.0 TFSI, ambas com transmissão S tronic de dupla embreagem com sete velocidades. A versão topo de linha tem motor V6 de 330 cv e tração integral quattro sob demanda. Com propulsor 2.0 TFSI, o modelo tem preço sugerido de R$ 260.190; já com o 3.0 TFSI, custa R$ 335.190. Os pacotes de equipamento são completos e o único opcional oferecido é a pintura metálica ou perolizada, por R$ 2.000.

O A6 é um sedã executivo voltado a compradores que, mais do que o status proporcionado por esse tipo de veículo, objetivam o máximo conforto e prazer para quem dirige. A avançada construção com peso reduzido, elevada rigidez de carroceria e suspensão e freios eficientes, unidos ao conjunto motor-câmbio, proporcionam aos compradores do Audi A6 uma extraordinária experiência de condução, tanto no uso diário como em viagens e situações de alta solicitação dinâmica.

Carroceria

O novo A6 é um carro imponente, com 4.933 milímetros de comprimento. A distância entre-eixos é de 2.912 milímetros, a largura, de 1.874 milímetros, e a altura total, 1.455 milímetros.

A carroceria do sedã contém aproximadamente 20% de alumínio, material também usado na estrutura transversal do compartimento do motor e nos elementos transversais atrás dos para-choques dianteiro e traseiro. Os suportes da estrutura dianteira são de alumínio fundido. Em comparação com componentes de chapa de aço soldadas, as mudanças correspondem a uma redução no peso de mais de dez quilos. O subchassi integral atrás do painel de instrumentos, a plataforma sob o vidro traseiro, a estrutura transversal do porta-malas, os para-lamas dianteiros, portas, capô e tampa do porta-malas são todos feitos de chapa de alumínio.

O conceito de construção leve permitiu uma redução de peso de aproximadamente 15% se comparada à fabricação convencional, totalmente de aço. Para chegar a esse resultado, a carroceria do novo Audi A6 também incorpora diversas peças de aço moldado a quente, que combinam extrema resistência e baixo peso. Elas são usadas na transição da parte dianteira do carro para a célula de passageiros, nas colunas A (dianteiras) e no arco do teto, no túnel central, soleiras laterais e colunas B (centrais), na transição entre as soleiras laterais e a seção posterior do carro e no painel do assoalho. Em vários pontos, a Audi utiliza painéis com espessura variável na mesma peça.

Além da economia no peso, há outras vantagens resultantes da fabricação de carrocerias com qualidade diferenciada: os altos índices de resistência à torção, criando uma base que leva a uma condução altamente precisa e silêncio no interior da cabine. Elementos hidráulicos reduzem as vibrações das suspensões, subchassi traseiro e motor.  Vidros acústicos nas áreas frontal e laterais da célula de ocupantes é equipamento de série e as portas têm três faixas de isolamento.

O novo Audi A6 também impressiona pela aerodinâmica, com coeficiente de arrasto (Cx) de 0,26. A parte inferior revestida conduz o ar de forma controlada e, no interior do compartimento do motor, o ar também flui com um mínimo de perda de eficiência aerodinâmica. Numerosos detalhes, tais como o formato dos espelhos externos, proporcionam um excelente comportamento aeroacústico.  A carroceria também tem alto desempenho no que diz respeito à segurança passiva, tanto no caso de colisões com outros veículos quanto à proteção aos pedestres em caso de atropelamentos. Na cabine, o sistema adaptativo de retenção da Audi oferece alta proteção aos ocupantes. 

Design externo




Elegante, potente e esportivamente avançado, o A6 é envolto por formas impactantes. As proporções são equilibradas; linhas precisas emolduram superfícies tensas e a baixa linha do teto se inclina rapidamente na direção da traseira. A linha de ombros dá à carroceria um aspecto robusto e as saias laterais redesenhadas, com contornos mais fortes, tendem ligeiramente para o alto, trazendo mais dinamismo. As caixas de rodas grandes e bem definidas reforçam o aspecto muscular do carro; os frisos sobre as janelas laterais agora são pretos com alto brilho. Rodas também ganharam novo desenho.

Na dianteira, a moldura da grade dianteira ficou mais larga, com os seis cantos mais evidentes e acabamento cromado que a tornou mais elegante. O para-choque dianteiro também foi remodelado. As tomadas de ar laterais passam a ser interconectadas e emolduradas por um elemento cromado. Fendas laterais estruturam seu interior e bordas pronunciadas destacam a parte superior.

Os faróis também apresentam um design mais avançado. Na versão Ambition 2.0 TFSI, eles são de xenônio, enquanto nas opções com motor 3.0 TFSI, utilizam tecnologia LED, que oferecem maior eficiência na iluminação, maior vida útil e menor custo de manutenção.

Na traseira esculturada, as novas lanternas, agora com luzes de LEDs – na versão de topo com indicação de direção dinâmica –, são mais estreitas e a borda da tampa do porta-malas traz um friso de alumínio. O inserto do difusor acomoda as novas ponteiras do escapamento, cujo formato trapezoidal reforça a largura aparente do carro. Os indicadores direcionais dinâmicos são de série na versão que utiliza os faróis de LEDs. O logo quattro também foi renovado e agora traz fundo preto com letras prateadas.

Motores: o 2.0 TFSI




O motor 2.0 TFSI tem 252 cv de potência e 370 Nm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. A unidade de dois litros, de baixo peso, com 1.984 cm³, acelera o novo A6 Sedan com tração dianteira de zero a 100 km/h em 6,7 segundos e o leva a uma velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h.

Entre os itens exclusivos desse motor se destaca o sistema de dupla injeção – direta no interior das câmaras de combustão e multiponto no coletor de admissão. Dependendo da solicitação, os dois sistemas podem trabalhar juntos ou separadamente, proporcionando o máximo desempenho com reduzidos índices de consumo e emissões. O coletor de escapamento é integrado ao cabeçote e o motor traz ainda o exclusivo sistema de acionamento das válvulas de exaustão Audi Valvelift System (AVS).

Importantes mudanças: o 3.0 TFSI




O motor 3.0 TFSI recebeu importantes alterações e agora desenvolve 333 cv e tem torque de 440 Nm entre 2.900 e 5.300 rpm. O V6 de 2.995 cm³ utiliza um compressor mecânico posicionado no interior do V entre as duas bancadas de cilindros para comprimir o ar na admissão. Uma nova embreagem eletromagnética desativa o compressor em situações de baixa e média solicitação e rotação do motor. Dupla injeção, comandos de válvulas de admissão e escapamento reguláveis e várias providências para reduzir o atrito interno são uma demonstração da tecnologia de eficiência da Audi.

O câmbio S tronic de sete marchas é equipamento de série com os dois motores. Suas duas embreagens multidiscos operam duas subtransmissões independentes, similares em sua concepção a transmissões manuais. Elas atuam todo o tempo, mas apenas uma é conectada ao motor de cada vez. As marchas são trocadas pela intercalação das embreagens. Essa operação leva apenas alguns centésimos de segundo e a troca acontece sem interrupção perceptível da força propulsora.  No modo "efficiency" (eficiência) do sistema Audi Drive Select, que permite ainda escolher entre outros modos de condução como comfort (conforto), auto (automático), dynamic (dinâmico) e individual (no qual o motorista ajusta características de motor, transmissão, direção, entre outros sistemas, conforme sua preferência), a caixa S tronic ativa a função "roda livre" assim que o motorista tira o pé do acelerador, deixando o carro rolar sem interferência do motor. 

Chassi

Com seu chassi sofisticado, o novo A6 combina seu elevado talento atlético a um nível de conforto verdadeiramente luxuoso, possibilitando tanto uma tocada dinâmica como a mais comportada rodagem em viagens. O eixo dianteiro traz cinco braços por roda, que podem administrar separadamente as forças longitudinais e transversais. Um subchassi integral feito de aço de alta resistência é a espinha dorsal da suspensão, que tem bitola de 1.627 milímetros na dianteira.

A Audi utiliza no eixo traseiro uma construção com braços trapezoidais com bitola controlada, cuja largura total é de 1.618 milímetros. Os braços também são feitos de alumínio. Duas juntas com amortecimento hidráulico unem a subestrutura de aço à carroceria. Como ocorre no eixo dianteiro, os cubos de rodas e juntas pivotais são feitos de alumínio e as barras estabilizadoras são ocas. A eficiente direção eletromecânica tem uma redução de 16,1:1. A assistência depende da velocidade momentânea do carro.

O sistema Audi Drive Select é equipamento de série no novo A6.  Ele permite ao motorista alterar as configurações de motor, transmissão automática, direção e outros sistemas por meio dos modos comfort, auto, dynamic, efficiency e individual.

Dessa forma, o condutor pode ajustar as características desses sistemas por meio de um botão no console central a qualquer momento, adaptando-as às suas preferências pessoais. O carro então altera suas propriedades para uma condução intensamente esportiva, mais voltada para a economia de combustível ou para o conforto extremo, por exemplo.

O A6 Ambiente tem rodas de 18 polegadas e as do Ambition têm 19 polegadas de diâmetro. Os pneus foram otimizados quanto à resistência à rolagem sem comprometer seu desempenho.

Construção leve: novos freios para motores mais potentes

Em todas as versões, os freios dianteiros têm discos ventilados internamente e garantem ampla potência de frenagem. As duas versões são equipadas na dianteira com pinças fixas de alumínio que são três quilos mais leves que as de conjuntos anteriores. O freio de estacionamento eletromecânico está integrado aos freios traseiros e traz a função Auto Hold, que impede o deslocamento acidental do veículo em paradas, permitindo que o motorista retire o pé do pedal de freio sem que as rodas sejam liberadas. O sistema solta o freio assim que o acelerador é pressionado.

O sistema de controle de estabilidade (ESC) também traz várias melhorias. A ativação do modo "sport" reduz significativamente a intervenção no motor e, de certa forma, minimiza a intervenção dos freios. O vetoreamento de torque – uma sub-função do ESC – melhora a dirigibilidade em curvas rápidas freando ligeiramente a roda interna dianteira que está submetida a uma carga reduzida. Desta forma, o carro tende naturalmente a seguir a trajetória desejada pelo condutor.

As duas opções trazem ainda o sistema de partida sem chave Keyless Go, que também trava e destrava as portas por meio de um sensor presencial sem precisar que o motorista tire a chave do bolso.

O sedã 3.0 TFSI Ambition conta com sistema de controle da velocidade de cruzeiro adaptativo (piloto automático), que mantém distância constante do veículo que trafega à frente graças a um radar que ajusta a velocidade. Ambos os dados são programados pelo motorista no sistema, diminuindo o risco de acidentes.

Interior


O interior do novo Audi A6 oferece amplo espaço, graças à grande distância entre-eixos, de 2.912 milímetros. Portas largas e altas proporcionam acesso confortável para todos os ocupantes. Retentores de ação contínua mantêm a posição das portas quando abertas. Mesmo para passageiros com altura elevada, o compartimento traseiro é confortável. As duas versões contam com teto solar com acionamento elétrico.

Os controles dos novos A6 são claros e simples de utilizar e os instrumentos têm fácil leitura. O sistema de informações ao motorista, entre o velocímetro e o conta-giros, conta com uma tela colorida de sete polegadas e concentra todas as informações e regulagens mais importantes em um único lugar. Entre as funções está o programa de eficiência, que traz sugestões para uma condução mais econômica.

A versão Ambition 3.0 TFSI conta com head-up display, dispositivo que projeta informações no para-brisa como dados de navegação, velocidade, controle de cruzeiro adaptativo e mensagens de advertência, no nível dos olhos do motorista, evitando que seja necessário desviar a atenção do caminho. As duas versões trazem câmera de ré e sensores de estacionamento de série. O sistema de informações ao motorista é operado pelo volante esportivo multifuncional.

O segundo nível de controle é através da unidade do Audi Multi Media Interface Navigation Plus, no console do túnel central, que traz mapas em 3D, disco rígido de 20 Gigabytes para o armazenamento de músicas nos formatos WMA e MP3, Bluetooth, comandos por voz e entrada USB. O monitor do MMI emerge automaticamente do painel de instrumentos quando o dispositivo é ligado. Um dos pontos altos do novo A6 é o sistema altamente eficiente de ar-condicionado, com duas zonas independentes de temperatura.

As elegantes e suaves linhas esportivas do exterior foram trazidas também para a parte interna. O grande inserto envolvente corre em um arco sob o para-brisa e termina nas portas dianteiras. O painel rebaixado e aparentemente flutuante completa o conceito com uma elegante elevação. O console central largo e assimétrico reforça a orientação dos instrumentos para o motorista. Equipamentos como teto solar elétrico, espelhos retrovisores externos elétricos, rebatíveis, antiofuscantes e com ajuste de memória, bancos dianteiros elétricos (com memória para o assento do motorista) e seis airbags são de série nas duas versões.

Acabamento

Os materiais internos foram selecionados e manufaturados com o maior cuidado possível. Elementos como as entradas de ar ou os botões da unidade de controle MMI brilham sob um fino acabamento com aparência de alumínio. A alavanca seletora e o logotipo quattro na tampa do porta-luvas também foram redesenhados. O pacote de iluminação e o sistema de luzes ambiente com seus LEDs e guias luminosas acentuam o interior na escuridão.

Os designers também reorganizaram as cores e materiais usados na cabine como parte da renovação do modelo, que traz novos detalhes cromados e manopla do câmbio. O espectro de cores internas é diversificado. A paleta foi completamente revisada e agora contém quatro cores de série – preto, bege, marrom ou cinza. Na versão Ambition, os bancos são revestidos de couro Milano e na Ambiente, de couro sintético.

Grandes insertos nas portas, no painel de instrumentos e no console central imprimem suas marcas no design interno de todos os modelos da família A6. Bastante espaçoso, o porta-malas oferece 530 litros de capacidade.

A lista de cores externas contém as tonalidades Branco Ibis, Preto Brilhante, Prata Florete, Branco Geleira, Azul Aviador, Preto Aviador, Cinza Oolong, Preto Mito, Cinza Dakota, Cinza Tornado e Azul Luar.

Informação e entretenimento


O novo Audi A6 traz de série em todas as versões o rádio MMI Plus com controle por voz e sistema de navegação, além dos sistemas Audi Connect e conexão via Bluetooth para smartphones. A versão Ambiente oferece ainda o eficiente Audi Sound System, enquanto a Ambition, que também dispõe de DVD player, conta com sistema de som Bose, um dos mais perfeitos do mundo, com 14 alto-falantes, speaker central e subwoofer, totalizando 472 watts de potência.

Outro destaque é o MMI touch, que permite ao motorista escrever letras ou números na tela com o dedo para dar entrada ao destino desejado no navegador ou para encontrar um número de telefone, por exemplo. O sistema fornece um feedback acústico a cada caractere inserido para que o motorista não precise tirar os olhos do caminho. É preciso apenas entrar com algumas letras para que um destino completo seja sugerido, de forma semelhante ao que ocorre em uma busca no Google.

Paralelamente, o sistema MMI Navigation Plus também pode ser controlado de forma tradicional por meio do terminal MMI e do volante multifuncional. Além disso, também é possível usar o controle por voz para inserir endereços e números de telefone. Além do mapa mostrado no monitor, uma segunda versão é apresentada no campo de visão direto do motorista no display colorido de sete polegadas colocado entre o velocímetro e o conta-giros. 
                                                                               
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Em 2014, o Grupo Audi entregou aproximadamente 1.741.100 carros da marca Audi para seus clientes. A empresa reportou receitas de €53.8 bilhões e um lucro operacional de €5.15 bilhões em 2014. A Audi opera globalmente em mais de 100 mercados e possui unidades de produção em Ingolstadt e Neckarsulm (Alemanha), Győr (Hungria), Bruxelas (Bélgica), Bratislava (Eslováquia), Martorell (Espanha), Kaluga (Rússia), Aurangabad (Índia), Changchun (China) e Jakarta (Indonésia). Desde o final de 2013, a marca dos Quatro Anéis também tem produzido carros em Foshan (China). A marca dos Quatro Anéis iniciará a produção em Curitiba (Brasil) este ano, e em San José Chiapa (México) em 2016. As subsidiárias de propriedade integral da AUDI AG incluem a quattro GmbH (Neckarsulm), a Automobili Lamborghini S.p.A. (Sant’Agata Bolognese, Itália), e a Ducati Motor Holding S.p.A. (Bologna, Itália), fabricante de motocicletas esportivas. A empresa emprega atualmente mais de 80.000 pessoas no mundo todo, das quais mais de 58.000 na Alemanha. A empresa planeja realizar um investimento total de cerca de €24 bilhões entre 2015 e 2019 – essencialmente em novos produtos e tecnologias sustentáveis. A Audi assumiu um compromisso com a responsabilidade corporativa e tem baseado sua estratégia no princípio de sustentabilidade em seus produtos e processos. A meta de longo prazo é alcançar a mobilidade neutra em termos de emissões de CO2.