domingo, 13 de setembro de 2015

IVECO ELÉTRICO.

Daily Minibus chega ao Brasil para período de testes.

Com baterias de sódio e níquel, veículo tem autonomia de até 130km. 

Seguindo a linha de desenvolvimento de tecnologias inovadoras, com o compromisso de uma mobilidade segura, sustentável e eficiente, a Iveco apresenta seu conceito de transporte com energia 100% limpa e renovável: o Daily Minibus Elétrico. Desenvolvido na Europa, o veículo chega ao Brasil para testes com a equipe de engenharia e inovação da marca. O objetivo é explorar as possibilidades da utilização da energia elétrica na movimentação de passageiros. 

Segundo Fábio Nicora, gestor da área de Inovação da Iveco para a América Latina, a ideia é aprimorar o projeto e adequar o modelo para atender as demandas que o mercado necessita. "O Daily Elétrico já roda em alguns países da Europa, porém, para o Brasil e toda a América Latina, precisamos entender as necessidades do segmento, como também a utilização do produto, de acordo com as diferenças climáticas e de  aplicações dos clientes." 

Nicora relembra ainda que o projeto tem a parceria com a Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). "Como em todo novo projeto, a interação com instituições e seus diversos especialistas cria um ambiente ideal de pesquisa para trabalhar toda as possibilidades da tecnologia, verificando as variáveis de durabilidade, custos, performance e até mesmo a aceitação do mercado", comenta. 

Daily Elétrico


O protótipo está equipado com baterias de sódio e níquel FIAMM SONICK Z5, que alimentam um motor elétrico MES-DEA de corrente alternada, tipo assíncrono, trifásico, controlado por um inversor de potência refrigerado a água. 

As baterias não exigem manutenção, e também não possuem efeito memória, isto é, não “viciam”. Em outras palavras, a carga pode ser feita com qualquer quantidade residual de energia. O tempo de recarga é de até oito horas para cada ciclo – quando estão completamente descarregadas. 

Cada uma das baterias é hermeticamente fechada em um invólucro metálico, que isola totalmente a parte ativa do ambiente externo, garantindo a mesma performance, seja com temperatura ambiente elevada ou muito baixa. Ao contrário das outras tecnologias disponíveis no mercado, os componentes da bateria FIAMM SONICK não liberam hidrogênio durante a carga. Além disso, são três vezes mais leves do que o modelo de chumbo-ácido comum, com capacidade similar de armazenamento de energia. 

O sistema de tração elétrica desenvolvido pela Iveco é adequado para operações de logística urbana do veículo, permitindo o uso eficiente da energia embarcada, por exemplo, durante a frenagem, quando o sistema funciona como um gerador que converte a energia cinética em energia de tração. Além disso, o Daily Elétrico poupa sua carga ao desligar a direção assistida, nas ocasiões que o veículo está parado. As luzes se alimentam de um sistema de abastecimento de energia 12 V, disponível em uma bateria paralela. Com relação à velocidade e ao desempenho, o veículo pode chegar a até 70 km/h, e sua autonomia varia de 90 km a 130 km, com carga energética completa, dependendo do número de baterias e da utilização. 

Já quando falamos em performance e potência, com carga plena, e em uma situação de arrancada em rampa, o veículo suporta inclinações de até 18%, atendendo as missões mais comuns das áreas urbanas, como a distribuição de produtos e mercadorias, e o transporte de pessoas. Seguindo também o padrão de qualidade, segurança e conforto da linha Daily, o carro também está equipado com freios ABS e airbag. 

O zelo com a robustez da estrutura, que é o principal destaque da linha Daily no mercado mundial, se mantém o mesmo. Montado sobre o chassi-escada, o equipamento garante rigidez, resistência à fadiga e maior durabilidade do segmento. Por esse motivo, a Iveco pode oferecer, nas versões furgão e chassi cabine, o peso máximo de 7 toneladas. Na prática, resulta em uma capacidade de carga superior à de muitos veículos da linha de gama média. 

A intercomunicação de todos os componentes elétricos acontece com uma unidade de controle dedicado, que é gerenciada por meio de uma rede CAN. Os sistemas auxiliares, como o resfriamento das baterias e da bomba para o Brake Assist, são acionados por motores elétricos, controlados por um  conversor 12v DC/DC. 

O painel, por sua vez, permite o monitoramento, das condições do sistema elétrico, exibindo informações necessárias para a condução do veículo: estado da carga, tensão, temperatura da bateria e indicações sobre as condições de funcionamento do sistema de propulsão elétrica. 

Ficha técnica


Daily Elétrico - Modelo: 50C/E  Minibus, utiliza motor elétrico MES-DEA de corrente alternada, tipo assíncrono, trifásico, controlado pelo inversor de potência e refrigerado a água. Com 40kW (54 cv) de potência nominal e torque de 129 Nm a 2.950 rpm. Pico de potência a 80 kW (108 cv) e pico e torque de 300 Nm a 2.950 rpm.   

·         Velocidade máxima: 70 km/h (carregado) a 85 km/h (sem carga)
·         Comprimento: 7  metros
·         Entre-eixos: 3950mm
·         Peso Bruto Total: 5,6 toneladas
·         Capacidade de passageiros: 19 + motorista
          Baterias: 3 baterias do tipo FIAMM SONICK  Z5
·         Autonomia: 100 km
·         Recarga de bateria: 8 horas (quando estão completamente descarregadas) 

Linha Daily


A Iveco conta com uma linha completa de veículos comerciais, prontos para atender diferentes segmentos, com alta tecnologia, baixo custo operacional, durabilidade e disponibilidade para as mais variadas aplicações. Entre os leves, desponta o Daily. O sucesso de público e crítica desse veículo tem sólidas explicações. Uma delas é que a linha Daily começa na faixa das 3,5 toneladas, também com opções nas categorias de 4,5, 5,5 e 7 toneladas. 

Ainda na linha Daily, destaque para o Minibus. O veículo está disponível nas versões para fretamento e turismo/executivo. A versão Fretamento está focada na praticidade e no baixo custo operacional. Disponíveis em duas configurações, os modelos podem levar 15+1 passageiros (45S17) e 18+1 passageiros (55C17). É um veículo perfeito para o transporte urbano e de curtas distâncias. Com bagageiro traseiro opcional, a versão do Daily Minibus para Turismo/Executivo oferece mais conforto e segurança para os passageiros. Com alto padrão de acabamento, o veículo está disponível em três configurações: para 15+1 passageiros (45S17), para 14+1 passageiros (55C17) e para 18+1 passageiros (55C17). Ar-condicionado duplo para motorista e passageiros com duto central, ar quente, computador de bordo, piloto automático e autofalantes no espaço de passageiros são alguns dos itens de conforto que proporcionam uma viagem tranquila e segura aos passageiros e ao motorista.

FotoS: Leandro Perez.

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Imprensa Iveco
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Sobre a Iveco: Iveco, uma companhia da CNH Industrial, projeta, fabrica e comercializa uma completa gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões fora-de-estrada, ônibus urbanos e intermunicipais, bem como veículos especiais para aplicações como combate a incêndios, missões off-road, defesa e proteção civil. A Iveco emprega mais de 26 mil pessoas em todo o mundo. A empresa gerencia centros de produção em 11 países distribuídos pela Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina, onde fabrica veículos com as mais avançadas tecnologias. Um total de 5.000 pontos de vendas e postos de serviços em mais de 160 países garantem o suporte técnico onde quer que um veículo Iveco esteja em operação.

sábado, 12 de setembro de 2015

FÓRMULA TRUCK EM CURITIBA.

FELIPE GIAFFONE LARGA NA POLE. 

Esta será a quarta vez na temporada que o piloto do Volkswagen Constellation larga na posição de honra da mais popular categoria continental. Foto: Orlei Silva.

Líder do Campeonato Brasileiro, Felipe Giaffone larga na pole position da sétima etapa da Fórmula Truck, a ser disputada neste domingo, às 13 horas, no Autódromo de Curitiba. A quarta pole de Giaffone na 20ª temporada da Fórmula Truck foi conquistada na tarde deste sábado, quando ele foi o mais veloz no Top Qualifiyng ao marcar 1min39s759, média de 133,3 nos 3.695 metros do traçado da capital paranaense. O segundo lugar ficou com Leandro Totti, seu companheiro na equipe na RM/Volkswagen Constellation, que fez 1min39s875. A maior ausência entre os primeiros colocados foi do vice-líder Paulo Salustiano, que foi excluído por excesso de fumaça na primeira parte do classificatório e larga em último lugar. Ele terá de fazer uma prova de recuperação. O destaque ficou por conta de Raijan Mascarello, que pela primeira vez levou seu Ford à briga direta pela pole position.

Grid de largada da sétima etapa da Fórmula Truck


1º) Felipe Giaffone (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 1min39s759, média de 133,3 km/h
2º) Leandro Totti (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 1min39s875
3º) Diogo Pachenki (Mercedes-Benz), Copacol Racing Truck, 1min39s980
4º) Djalma Fogaça (Ford), DF Racing Fans, 1min40s286
5º) Adalberto Jardim (Volkswagen Constellation-MAN), RM Competições, 1min40s713
6º) André Marques (MAN TGX), RM Competições, 1min40s724
7º) Beto Monteiro (Iveco), Lucar Motorsports, 1min40s948
8º) Roberval Andrade (Scania), Corinthians Motorsport, 1min41s020
9º) David Muffato (Scania), Muffatão Racing, 1min41s266
10º) Raijan Mascarello (Ford), DF Racing Fans, 1min41s323

Pilotos que não passaram para o Top Qualifiyng

11º) Wellington Cirino (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, 1min41s094
12º) Débora Rodrigues (Volkswagen Constellation - MAN), RM Competições, 1min41s671
13º) Rogério Castro (Mercedes-Benz), ABF Racing Team, 1min42s566
14º) Jaidson Zini (Iveco), Dakar Motorsport, 
1min42s913
15º) Pedro Muffato (Scania), Muffatão Racing, 1min44s402
16º) Luiz Lopes (Iveco), Lucar Motorsports, 1min44s652
17º) Alex Fabiano (Volvo), Clay Truck Racing, 1min44s803
18º) Régis Boessio (Volvo), Boessio Competições, 1min45s551
19º) Fabiano Brito (Scania) Max Power Racing Team, 1min46s322
20º) Paulo Salustiano (Mercedes-Benz), ABF/Mercedes-Benz, sem tempo

Os dez primeiros pilotos no Campeonato Brasileiro:
1) Felipe Giaffone, 241 pontos
2) Paulo Salustiano, 240
3) Leandro Totti, 212
4) Djalma Fogaça, 183
5) Diogo Pachenki, 162
6) André Marques, 153
7) Jaidson Zini 137
8) Pedro Muffato, 126
9) Beto Monteiro, 119
10) Wellington Cirino, 116

Campeonato de marcas:
1) MAN Latin América, 504
2) Mercedes-Benz, 449
3) Iveco, 296
4) Ford, 287
5) Scania, 269
6) Volvo, 129

Pontos de venda de ingressos para a Fórmula Truck em Curitiba


Revendas Pneus Bridgestone:
JK Pneus Ltda. - BR 116, 17518 - Linha Verde - Capão Raso - Curitiba; Avenida Comendador Franco, 3472 - Guabirotuba - Curitiba; JK Pneus - Avenida Ruy Barbosa, 8491 - Aristocrata - São José dos Pinhais; JK Pneus - Rua Marechal Floriano Peixoto, 6710 - Boqueirão - Curitiba; JK Pneus - BR 116 esquina com Rua Ipiranga, 17518 - Pinheirinho - Curitiba; Torres Pneus - Rua Nicarágua, 35 - Cabral - Curitiba; JK Pneus - Rua Afonso Camargo esquina com Rua da Paz - Jardim Botânico - Curitiba;

Postos Petrobras em Curitiba e região:
Auto Posto Batel Ltda. - Av. Vicente Machado, 2261 - Batel - Curitiba; Irmãos Ceschin Ltda. - Rodovia BR 116 na esquina com Comendador Franco sem número - Guabirotuba - Curitiba; Auto Posto Vendramin Ltda. - R. João Negrão, 107 - Rebouças - Curitiba; J.A. Vendramin Ltda. - Rua Manoel Ribas, 6559 - Santa Felicidade - Curitiba; Auto Posto Kyodai Ltda. - Av. Presidente Getulio Vargas, 4280 - Água Verde - Curitiba; Auto Posto Alphaville Ltda. - Rua Graciosa, 554 - Atuba - Pinhais; Moinho Rio Negro Ltda. - Av. Iraí, 816 - Vargem Grande - Pinhais; Auto Posto Uganda Ltda. - Avenida Uganda esquina Avenida Ayrton Senna, 450 - Guiomar - Pinhais; Posto Hoshina Ltda. - Av. Prefeito Roque Vernalha, sem número - Casas Populares - Paranaguá; Posto Pelanda Maestro Ltda. - Rua Maestro Francisco Antonello - Vila Fanny - Curitiba; Auto Posto Estrela Ltda. - Rua Antonio Meirelles Sobrinho, 628 - Cajuru - Curitiba; Posto Via Torres Ltda. - Avenida Comendador Franco, 3133 - Jardim das Américas - Curitiba; Maggiore Combustíveis Ltda. - Rua Paulo Setúbal, 3490 - Boqueirão - Curitiba; Auto Posto Marfim Ltda. - Avenida Comendador Franco, 7479 - Uberaba - Curitiba; Auto Posto Dallabona II Ltda. - Rua Nicola Pelanda, 840 - Pinheirinho - Curitiba; Auto Posto 14 Bis Ltda. - Rua Mateus Leme, 2240 - Curitiba; AGI Combustíveis Ltda. - Rua General Polli Coelho, 65 - Tarumã - Curitiba; Auto Posto Interlagos Ltda. - Rua Lodovico Geronazzo, 665 - Boa Vista - Curitiba; Auto Posto Aeroporto Ltda. - Avenida Comendador Franco, 4094 - Jardim das Américas - Curitiba; Auto Posto Juvevê Ltda. - Rua Almirante Tamandaré, 1781 - Juvevê - Curitiba; Auto Posto Itália Ltda. - Avenida Manoel Ribas, 3130 - Mercês - Curitiba; Auto Posto Petrocenter Ecoville Ltda. - Rua Monsenhor Ivo Zanlorenzi, 1630 - Ecoville - Curitiba; Auto Posto Bigorrilho Park Ltda. - Rua Noel Rosa, 30 Bigorrilho - Curitiba; KJSA Combustíveis Ltda. - Rua Castro, 768 - Cruzeiro - São José dos Pinhais; Auto Posto Dellabona 1 - Rua Prof. Nivaldo Braga, 900 - Capão da Imbuia - Curitiba; Auto Posto Dellabona 3 - Rua Rua Ciro Correia Pereira, 93 -0 CIC - Curitiba; Auto Posto Interlagos - Rua Lodovico Geronazzo, 665 - Boa Vista - Curitiba; Auto Posto Ahu - Rua Anita Garibaldi, 2601 - Barreirinha - Curitiba; Auto Posto Dois Mil - Rua Castro, 768 - Cruzeiro - São José dos Pinhais; Teixeira & Andrioli - Avenida Ruy Barbosa, 7195 - Afonso Pena - São José dos Pinhais; Auto Posto América - Avenida Marginal José de Anchieta, 956 - Vila Maracanã - Colombo; Posto Prodócimo - Rodovia BR 116, 3326 - Km 14,5 - Mauá - Colombo; Auto Posto Anastácio - Avenida Padre Natal Pigato, 397 - Centro - Campo Largo; Posto Hoshina - Avenida Prefeito Roque Vernalha, sem número - Casas Populares - Paranaguá.

Pontos de venda em Santa Catarina:
JK Pneus - Rua São Paulo, 2758 Bairro - Itoupava - Blumenau; JK Pneus - Rua João Colin, 1300 - Bairro América - Joinville e JK Pneus - Alameda Aristiliano Ramos, 1515 - Rio do Sul; Posto Saibro - Rua Marques de Olinda, 3.700 - Glória - Joinville; Veículos Mallon - Rodovia BR 116, km 7, sem número - Faxinal - Mafra e Posto Universitário - Rua Modesto Fernandes Vieira, 1 - Dom Bosco - Itajaí.


É proibido entrar nas arquibancadas portando garrafas e copos de vidro.

Mais informações podem ser obtidas pelo email: ingressos@formulatruck.com.br
Twitter: @Formula_Truck ou pelo telefone: (13) 3299-1144.

PRÓXIMAS PROVAS DO CALENDÁRIO DE 2015
13 de setembro - Curitiba (PR)
4 de outubro - Guaporé (RS)
8 de novembro - Cascavel (PR)
6 de dezembro - Londrina (PR)

Mais informações www.formulatruck.com.br.
instagram.com/formulatruckoficial

O Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck tem a supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e patrocínio master da Petrobras e Crystal. As fabricantes de caminhões são Iveco, Ford, MAN Latin America, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania e Volvo.

Comunicação da Fórmula Truck
Milton Alves 
miltonalves@formulatruck.com.br
13 3299-1144 

SUPERBIKE BRASIL EM SANTA CRUZ DO SUL.

Diego Faustino conquista pole position da quinta etapa.

Foto: Jefferson Bernardes/VIPCOMM

Diego Faustino, da Equipe Honda Mobil, desempatou neste sábado (12) o duelo das pole positions da principal categoria do SuperBike Brasil 2015, que realiza a quinta etapa no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul (RS). O piloto paranaense vai largar na frente pela terceira vez na temporada enquanto o gaúcho e também piloto Honda Maico Teixeira contabiliza duas primeiras posições no grid. Ambos utilizam a CBR 1000RR Fireblade.

A disputa de Diego, atual líder da competição, e Maico, bicampeão do SuperBike e terceiro colocado na classificação geral, começou com o piloto da casa cravando a melhor volta na terceira parcial da SuperPole. Porém, a vantagem durou apenas duas voltas, quando o paranaense completou os 3.531 metros do circuito em 1min23s545. Maico, terminou em segundo, com 1min23s637.

“Tive uma saída boa e consegui fazer uma volta na pista praticamente sozinho. Sem outros pilotos à frente, tive as condições perfeitas para obter o melhor tempo. Estou muito feliz com meu desempenho e espero levar mais uma vitória na temporada”, conta Diego.

“A estratégia do Diego foi melhor e não deu para fazer a volta limpa. Mesmo assim, vou acelerar tudo na corrida. Se o Diego desempatou o duelo das pole positions, eu quero desempatar o das vitórias”, ressalta Maico, lembrando que cada um também venceu duas vezes neste ano. 

Esse confronto é uma prévia da corrida deste domingo (13), prevista para as 11h40. Durante os treinos livre de sexta-feira, Diego bateu o recorde da pista de Santa Cruz do Sul, com a marca de 1min23s256. Também piloto da Equipe Honda Mobil, José Luiz Cachorrão fechou a SuperPole na quinta colocação.

Na Copa Honda CBR 500R, Leonardo Tamburro conquistou a quinta pole position neste ano, com o tempo de 1min34s254. Quem largará na segunda posição é Renzo Ferreira, seguido de Wilian Ribeiro.

Pelo Honda Junior Cup, categoria-escola que visa à formação de novos talentos da motovelocidade, Gabriel Favero e Silva mostrou intimidade com a CG 150 Titan ao fazer o melhor tempo com 2min00s522. A segunda e terceira colocações ficaram com Matheus Fávero e Nicolas Cenedesi, respectivamente.

A Equipe Honda Mobil de Motovelocidade tem o patrocínio de Pirelli, Spidi e Shoei.

Transmissão pela TV
O canal FOX Sports 2 exibe ao vivo a corrida da principal categoria da competição, no domingo (13), às 11h30, com reprises às 20h15 e também às 6h da segunda-feira (14). A cobertura completa do evento também pode ser acompanhada pelo site www.hondaracingbrasil.com.br.

Ingressos
Os ingressos para a arquibancada do SuperBike Brasil são gratuitos. Mas, por R$ 10,00, é possível ver a corrida e ainda acessar os boxes em horário determinado pela organização. Já a entrada do paddock custa R$ 40, dá direito à visitação aos boxes o dia todo e possibilita o público ter contato direto com pilotos e equipes. Por R$ 250,00 é possível acessar a área vip, que possui local reservado para acompanhar as corridas com comida, bebida, TVs com transmissão ao vivo e acesso ao paddock.

Resultados – SuperPole e Treinos classificatórios

SuperBike Pro – SuperPole - Cinco Primeiros
1º Diego Faustino #68 – 1:23.545
2º Maico Teixeira #36 – 1:23.637
3º Danilo Lewis #17 – 1:23.970
4º Robson Portaluppi #46 – 1:25.055
5º José Luiz Cachorrão #51 – 1:25.813

Copa Honda CBR 500R – Consolidado Classificatórios - Cinco Primeiros
1º Leonardo Tamburro #53 – 1:34.254
2º Renzo Ferreira #13 – 1:35.604
3º Wilian Ribeiro #15 – 1:36.382
4º Rodrigo Jantonio #99 – 1:36.824
5º Davi Gomide #31 – 1:36.860

Honda Junior Cup - Consolidado Classificatórios – Cinco Primeiros
1º Gabriel Favero e Silva #271 – 2:00.522
2º Matheus Fávero #59 – 2:01.481
3º Nicolas Cenedesi #525 – 2:03.135
4º Matheus Valamedi #95 – 2:05.768
5º Eduardo Nunes #4 – 2:06.450

Serviço
5ª etapa SuperBike Brasil 2015
Data: 11 a 13 de agosto
Local: Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul
BR 471 – São José da Reserva | Santa Cruz do Sul (RS)

Programação

Domingo (13/9)
7h30 – 7h40 | Warm-Up Honda Junior Cup
8h15 – 8h25 | Warm-Up SBK Pro + Pro Am
8h45 – 8h55 | Warm-Up Copa Honda CBR 500R
9h15 – 9h33 | Largada 8 Voltas Honda Junior Cup
11h40 – 12h02 | Largada 15 Voltas SBK Pro + Pro Am
13h55 – 14h15 | Largada 10 Voltas Honda CBR 500R


VIPCOMM
Assessoria de Imprensa Honda Racing
Ricardo Ribeiro
Carolina Yada
carolina.yada@vipcomm.com.br
(11) 3893-1010

BIA FIGUEIREDO BUSCA RECUPERAÇÃO EM RODADA DUPLA DA STOCK CAR.

Saindo do fim do grid neste domingo (13), piloto espera sair na zona de pontuação em Campo Grande. Foto: Luca Bassani 

O grid de largada da nona etapa da temporada 2015 da Stock Car está definido. No treino que aconteceu neste sábado, no circuito Orlando Moura, Bia Figueiredo foi uma das primeiras a ir para a pista no treino individual. Porém, com a instabilidade da pista, era de se imaginar que choveria depois do início do treino, o que não aconteceu,  prejudicando os que andaram na frente.

Com esse cenário, a paulista que completa 10 anos de sua primeira vitória no automobilismo brasileiro, acabou ficando com as últimas posições no grid. ‘‘Hoje foi difícil, pois com nossa situação no campeonato, depois de tantas quebras, não é a melhor, então fomos um dos primeiros a sair para classificar. Esperavámos que choveria na classificação, o que não aconteceu, então quem entrava depois de nós pegava a pista cada vez mais seca e melhor. Tem um trecho da pista em que estamos muito bem, mas outro em que precisamos melhorar. Contudo, estou confiante para amanhã, pois o carro está bom", comentou a piloto, que larga da 29ª posição neste domingo (13), na pista sul-mato-grossense.

Eduardo Bassani, chefe de equipe de Bia, também é otimista: ‘‘Sair no começo do treino classificatório em dias de meteorologia instável é muito perigoso e justamente hoje as condições da pista melhoraram depois que a Bia foi para a pista. Vamos atrás de uma boa recuperação amanhã,’’ afirma Bassani.

A rodada dupla da etapa de Campo Grande acontece às 12h e às 13h15, respectivamente, corridas 1 e 2. 

Grid de largada em Campo Grande*

1-) 80 Marcos Gomes (Voxx Racing Team) - 1min26s082 
2-) 18 Allam Khodair (Full Time Sports) - 1min26s099 
3-) 90 Ricardo Mauricio (Eurofarma RC) - 1min26s314 
4-) 29 Daniel Serra (Red Bull Racing) - 1min26s504 
5-) 21 Thiago Camilo (Ipiranga-RCM) - 1min28s073 
6-) 0 Cacá Bueno (Red Bull Racing) - 1min26s397 
7-) 73 Sergio Jimenez (Axalta C2 Team) - 1min26s463 
8-) 65 Max Wilson (Eurofarma RC) - 1min27s002 
9-) 4 Julio Campos (Prati-donaduzzi) - 1min26s563 
10-) 10 Ricardo Zonta (Shell Racing) - 1min26s580 
11-) 70 Diego Nunes (Vogel Motorsport) - 1min26s592 
12-) 88 Felipe Fraga (Voxx Racing Team) - 1min27s004 
13-) 1 Antonio Pizzonia (Prati-donaduzzi) - 1min26s621 
14-) 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) - 1min26s621 
15-) 77 Valdeno Brito (Shell Racing) - 1min26s754 
16-) 12 Lucas Foresti (AMG Motorsport) - 1min26s658 
17-) 8 Rafael Suzuki (RZ Motorsport) - 1min26s663 
18-) 83 Gabriel Casagrande (Axalta C2 Team) - 1min26s844 
19-) 11 Cesar Ramos (Total Racing) - 1min26s853 
20-) 2 Raphael Matos (Schin Racing Team) - 1min27s148 
21-) 28 Galid Osman (Ipiranga-RCM) - 1min27s113 
22-) 46 Vitor Genz (Boettger Competições) - 1min27s674 
23-) 5 Denis Navarro (Vogel Motorsport) - 1min27s711 
24-) 51 Átila Abreu (AMG Motorsport) - 1min27s256 
25-) 110 Felipe Lapenna (Schin Racing Team) - 1min27s274 
26-) 74 Popó Bueno (Total Racing) - 1min27s652 
27-) 26 Raphael Abbate (Hot Car Competições) - 1min27s737 
28-) 14 Luciano Burti (RZ Motorsport) - 1min27s562 
29-) 3 Bia Figueiredo (União Química Racing) - 1min27s554 
30-) 25 Tuka Rocha (União Química Racing) - 1min27s970 
31-) 72 Fabio Fogaça (Hot Car Competições) - 1min28s147 
32-) 9 Gustavo Lima (ProGP) - 1min28s238
*Resultados sujeitos a verificações técnicas e desportivas 

Azza Sports
Natália Costa
natalia@azzasports.net
+55 11 3550.8194

RENAULT.

O carro mais vendido da Renault no Brasil acaba de ganhar um sobrenome de peso. Trata-se do Sandero R.S. 2.0, o primeiro R.S. fabricado e vendido no Brasil.


 O modelo manteve o mesmo DNA do famoso Sandero, mas traz importantes mudanças mecânicas (motor, câmbio, suspensão, freios, entre outras) e estéticas.

Desenhado e desenvolvido pela Renault Sport, em conjunto com as equipes de design e engenharia da América Latina, o Sandero R.S. 2.0 é um legítimo esportivo. Com motor 2.0 aspirado, que entrega 150 cv e 20,9 kgfm com etanol, associado a um câmbio manual de 6 velocidades com relações curtas para maior esportividade, o “hot hatch” atinge a velocidade máxima de 202 km/h e vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,0 segundos, chegando a 1.000 m em 29,4 segundos com o veículo parado. O Renault Sandero R.S. 2.0 se destaca por sua capacidade de proporcionar sensações esportivas desde o primeiro toque no acelerador, além de muito prazer na utilização diária.

Além do propulsor, as principais alterações em relação ao Sandero Dynamique são as novas regulagens de suspensão, o assistente de arrancada em subida (HSA), o sistema de freios a disco nas quatro rodas, o controle eletrônico de estabilidade (ESP) com regulagem específica R.S. e o sistema de direção eletro-hidráulica (EPHS), além dos três modos de condução que podem ser selecionados através do botão “R.S. drive”: Standard, Sport e Sport+ com o ESP desligado.

Por fora, as principais diferenças visuais ficam por conta dos novos para-choques (dianteiros e traseiros), rodas 195/55 R16 com acabamento ‘Black Aluminium’ (opcional rodas 205/45 R17), saias laterais, do spoiler traseiro, dupla saída do escapamento,  espelhos retrovisores na cor preta brilhante e inscrição R.S. abaixo do logotipo Renault na grade dianteira e também na tampa traseira.

O interior é inspirado em um cockpit, com pedaleiras de alumínio, além de bancos e volante esportivos exclusivos. As cores e grafismos do painel de instrumentos são específicos da versão R.S., as saídas de ar ganharam detalhes na cor vermelha e os puxadores das portas são na cor Dark Metal.

O Renault Sandero R.S. 2.0 é um carro completo e vem de série, entre outros itens, com sistema de ar-condicionado automático e Media NAV Evolution, a moderna central multimídia integrada ao painel com tela de 7 polegadas touchscreen, que oferece bem mais do que GPS, Bluetooth® e rádio.

O Sandero R.S. 2.0 tem preço sugerido de R$ 58.880. Com rodas de 17 polegadas, o único opcional, o modelo custa R$ 59.880.

Divisão esportiva


A Renault Sport é a divisão da marca voltada ao automobilismo e veículos esportivos. Foi fundada em 1976 com a fusão dos departamentos de competição da Alpine e da Gordini. Hoje é responsável por fabricar, projetar, desenvolver e comercializar uma gama completa de carros esportivos e de corrida. São três níveis de esportividade: GT Line, com mudanças estéticas; GT, além da estética, tem preparação na mecânica; e a linha R.S., que representa o máximo da esportividade.

Ao ano, vende mais de 37 mil modelos especialmente preparados em todo o mundo e já fabricou mais de 1.000 monopostos. A divisão também é responsável por competições como a World Series by Renault e os campeonatos de monopostos da Fórmula Renault, atraindo 500.000 espectadores ao ano por toda a Europa, e cujas categorias constituem um fantástico trampolim para os futuros pilotos da Fórmula 1. Atualmente, 60% dos pilotos da Fórmula 1 já competiram em provas da Fórmula Renault. A Renault Sport também tem um sólido envolvimento na categoria de monopostos elétricos com a equipe E.dams-Renault, que venceu o primeiro campeonato FIA de Fórmula E neste ano.

Design alinhado à esportividade


O Renault Sandero R.S. 2.0 reúne as características esportivas essenciais da Renault Sport. O modelo adota elementos de design esportivo específicos dos modelos da divisão esportiva da marca.

- O para-choque dianteiro específico com desenho das lâminas em estilo F1, remete à máscara dianteira dos carros de Fórmula 1.

- Os faróis com molduras negras e a grade exclusiva contribuem para a esportividade e melhoram a alimentação do ar do motor.

- Os faróis com luzes diurnas (DRL) em LED, únicos na gama Sandero, dão modernidade e tecnologia à dianteira do modelo.

- As rodas de 16’’ do tipo Pit Lane (rodas 17’’ Grand Prix como opcional) contribuem para a performance e o visual.

- Na lateral, as saias dão sustentação ao perfil do carro.

- O aerofólio traseiro melhora a estabilidade e a aerodinâmica, permitindo mais 25 kg de “down force” em alta velocidade, além de remeter à sua alta performance.

- O difusor de ar tipo F1 com saídas duplas de escapamento do lado esquerdo reforçam o caráter esportivo do carro.

- As faixas na parte inferior lateral conferem um visual ainda mais esportivo. Os retrovisores são pintados na mesma cor preta das rodas.

- Os emblemas R.S. localizados sob o logo da Renault na grade frontal e na traseira junto com o nome Renault Sport exibem orgulhosamente que o novo Renault Sandero R.S. 2.0 pertence à linhagem de hatches esportivos da marca.

No interior, vários detalhes remetem ao cockpit de carros esportivos. 


Bancos dianteiros, volante, manopla de câmbio e pedaleiras são exclusividades do Sandero R.S. 2.0. Com estrutura envolvente, os bancos com desenho específico proporcionam conforto e a sustentação lateral própria para as corridas. Já os apoios de cabeça são gravados com a assinatura R.S.. O revestimento tem um visual esportivo com tecido em dois tons de cinza, com pespontos na cor vermelha, além de um adorno constituído por uma faixa vertical. Com diâmetro 10 mm menor que o do Sandero Dynamique, o volante de três raios é revestido por couro preto pespontado em vermelho e tem pegada esportiva. As saídas de ar, as maçanetas e os mostradores do painel têm moldura na cor Dark Metal.  O velocímetro tem o fundo serigrafado nas cores vermelha, cinza e preta com agulhas diferenciadas também na cor vermelha. As pedaleiras, específicas do Sandero R.S. 2.0, são de alumínio e acompanham um descanso para os pés.

Design executado em conjunto pelo Renault Design América Latina e o Renault Technocentre.


Todo o know-how da Renault Sport foi aplicado no desenvolvimento do Sandero R.S. 2.0, que tem projeto realizado em conjunto com o Renault Design América Latina, que fica em São Paulo, e o Technocentre da Renault Sport, na França, em colaboração com centros de engenharia locais.

Máximas sensações ao volante.


Assim como todos os carros da Renault Sport, o Renault Sandero R.S. 2.0 é fabricado com uma sólida estrutura de chassi e motor. O motor 2.0 (F4R) entrega 150 cavalos de potência e 20,9 kgfm de torque com etanol. Com sua caixa de câmbio manual de 6 velocidades e relações curtas, o motor entrega uma ótima performance, que é intensificada pelo peso de apenas 1.161 kg (proporcionando uma excelente relação peso-potência de 7,74 kg/cv.).

Com uma velocidade máxima de 202 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 8 segundos, atingindo 1.000 m em 29,4 segundos com o veículo parado, o Renault Sandero R.S. 2.0 se destaca por sua capacidade de proporcionar sensações esportivas desde o primeiro toque no acelerador, além de muito prazer na utilização diária.


O sistema de escape tem cano de escapamento de diâmetro 0,5 mm mais largo, um novo silencioso traseiro, além de saída dupla do escapamento, proporcionando um som envolvente e contribuindo para a performance do Renault Sandero R.S. 2.0.


Quando o propulsor de 2 litros é acionado, o som rouco e provocador que sai do escapamento garante sensações esportivas ao volante, impressão que é realçada quando o carro entra em ação. O Renault Sandero R.S. 2.0 é equipado com o exclusivo sistema R.S. Drive, que permite que o condutor selecione o modo de condução esportiva com o simples apertar do botão R.S., localizado no console central:

- Modo Standard: não precisa ser ativado. O ESP fica ligado e o indicador de trocas de marchas está programado visando o baixo consumo.
- Modo Sport: pedal com respostas mais rápidas, ronco do motor mais esportivo, desaceleração mais lenta, marcha-lenta aumentada para 950 rpm e alerta sonoro da troca de marcha, permitindo uma condução esportiva. É acionado ao pressionar o botão R.S..
- Modo Sport+: todos os recursos listados acima, além do desligamento do ESP/ASR, permitindo uma condução esportiva, aproveitando plenamente todo o potencial do carro. É acionado através de uma longa pressão no botão R.S.

Suspensão esportiva


Com sua distância do solo 26 mm menor que o Sandero Dynamique, o Renault Sandero R.S. 2.0 proporciona sensações esportivas ao mesmo tempo em que se mantém confortável e seguro para uso no dia a dia.

O Sandero R.S. 2.0 tem barras estabilizadoras frontais 17% mais rígidas e um eixo traseiro 65% mais rígido em comparação com o Sandero Dynamique. As novas molas são mais firmes (aumento de 92% na frente e 10% atrás), combinadas a amortecedores hidráulicos exclusivos, com batentes em poliuretano. Adaptados à geometria específica do modelo, os amortecedores absorvem as vibrações da pista de forma progressiva e têm uma vida útil maior. O ângulo de inclinação da carroceria a 1º/g de aceleração centrífuga foi reduzido em um terço, atingindo 3.8°/g, comparado aos 5.6°/g do Sandero Dynamique.

Parte das sensações proporcionadas por um modelo Renault Sport é fruto da qualidade do sistema de frenagem. No Sandero R.S. 2.0, o sistema de frenagem apresenta um freio de curso curto, além de um pedal que oferece sensações progressivas. Este é o primeiro modelo da família Sandero a ser equipado com freios a disco nas quatro rodas, medindo 280 mm na frente (22 mm adicionais em comparação com o Sandero Dynamique) e 240 mm na traseira. A assistência é calibrada para uso intenso, tendo sido dada atenção especial à estabilidade e distribuição da frenagem, assim como à durabilidade e à resistência ao calor.

O Sandero R.S. 2.0 também é o primeiro modelo da gama a trazer assistente de partida em subidas (HSA), que é acionado quando o carro encontra-se em uma inclinação superior a 3º, além de controles eletrônicos de estabilidade (ESP) e de tração (ASR).

O novo sistema de direção é ao mesmo tempo elétrico e hidráulico, onde o fluxo de óleo é gerenciado por uma bomba elétrica, que atua de forma independente em relação à velocidade do motor. A necessidade de assistência é determinada de forma mais eficiente, com base na velocidade do veículo. Quando a assistência não é necessária, a bomba elétrica é desativada temporariamente.

Completo de fábrica


O Sandero R.S. apresenta um grande nível de conforto e equipamentos de série, posicionando-se no topo da gama Sandero. A versão básica já conta com um alto nível de equipamentos, como as rodas de 16’’ Pit Lane, sistema de direção eletro-hidráulica, faróis de rodagem diurna de LED, ar-condicionado automático, vidros elétricos dianteiros e traseiros, banco do motorista regulável em altura, piloto automático (controlador e limitador de velocidade) e sistema Media NAV Evolution. O único opcional aqui fica por conta das rodas de 17 polegadas.


O Media NAV Evolution oferece bem mais do que GPS, Bluetooth® e rádio. O sistema acessa Facebook e Twitter por meio do aplicativo Aha, via smartphone, e oferece várias informações que facilitam o dia a dia, como opções de hotéis que constam na base de dados TripAdvisor®, opções de restaurantes na base de dados Yelp®, informações climáticas da Custom Weather e acesso a web rádios de todo o mundo.


A central multimídia também facilita a vida dos motoristas com informações do trânsito em tempo real no GPS, recurso possível por meio da tecnologia TMC (Traffic Message Channel). Para os usuários do aparelho celular iPhone®, também é possível utilizar as facilidades do aplicativo SIRI, que capta o comando de voz do motorista e permite a busca de músicas e pessoas da lista de contatos, tudo isso sem tirar as mãos do volante. 

A gama de cores inclui: Branco Niege, Prata Etoile, Preto Nacre e Vermelho Vivo.

Uma marca consolidada no automobilismo esportivo.



Há mais de 115 anos, a Renault tem utilizado o automobilismo esportivo como uma forma de aumentar a excelência e notoriedade da marca. Hoje, a Renault Sport encabeça o envolvimento da marca Renault no automobilismo esportivo.

Com sua longa experiência no automobilismo esportivo e um desejo inesgotável por desafios, a Renault Sport:

- Oferece experiências empolgantes no automobilismo esportivo, permitindo que pilotos amadores e consumidores em geral vivam ao máximo sua paixão;
- Desenvolve excelentes carros de competição;
- Usa seu know-how no automobilismo esportivo para desenvolver excelentes carros esportivos de produção em série.

A Renault tem notável presença em competições na América Latina

Participação nas edições de 2013, 2014 e 2015 do Rali Dakar com o Renault Duster. 

Preparado com o apoio da Renault Sport, o modelo 4x4 da Renault atravessou a Argentina, Chile, Peru e Bolívia, conforme o percurso estipulado para cada edição.

Retorno ambicioso da Renault no ‘Campeonato Brasileiro de Marcas’ no Brasil, com o Renault Fluence de competição e o piloto Rubens Barrichello. Nesta competição, as montadoras locais se enfrentam com seus carros derivados de modelos de produção em série.

Desde 2008, a Renault Argentina participa de competições locais do automobilismo esportivo, como o Super TC 2000. Contando com alta tecnologia, esta é a principal categoria do automobilismo esportivo na Argentina, onde cinco montadoras se enfrentam com suas equipes oficiais. A Renault Argentina compete com o Renault Fluence. A Renault também participa há 25 anos do campeonato local de turismo, o TC2000. O primeiro carro a disputar a famosa prova foi o R18, no início dos anos 80. Em sua versão esportiva conhecida como Fuego, o modelo venceu o campeonato por oito anos consecutivos entre 1986 e 1993, o que lhe rendeu fama na Argentina.
A Renault também participou de corridas de rali no Chile, vencendo dois campeonatos com o Clio R3T.

Renault Logan, Clio e Fluence também participaram de várias competições, como o campeonato nacional da Colômbia.

A Renault Argentina tem apoiado monopostos há mais de 35 anos em competições, proporcionando aos pilotos oportunidades de ascender a categorias superiores do automobilismo esportivo, tanto em nível nacional como internacional, que têm a possibilidade de chegar à Fórmula 1. Até hoje, a marca já preparou mais de 1.500 pilotos.

Nas pistas e corridas de rali

Para a Renault, o automobilismo esportivo é uma forma de incrementar a notoriedade e a imagem da marca, através das emoções que a categoria desperta, reunindo o público, consumidores e colaboradores da Renault em torno da paixão e a valorização da excelência. As equipes da Renault Sport se dedicam a transmitir sua paixão pelo automobilismo esportivo.

Todos os anos, as provas da Fórmula 1 são realizadas em aproximadamente 20 países, em cinco continentes, e as corridas da Fórmula Elétrica são organizadas no coração das principais cidades de todo o mundo. Já as competições do campeonato World Series by Renault são um trampolim para os pilotos da Renault – a competição de monopostos serve de categoria de acesso à Formula 1. Junto com o campeonato Renault Sport Trophy, a nova série GT / Endurance deu a largada em 2015. A Renault Sport oferece às equipes e pilotos, tanto em circuito como em corridas de rali, uma oportunidade única de acesso ao automobilismo esportivo, oferecendo a eles carros de alta performance com custos razoáveis. Assim, a Renault permite que eles tenham acesso ao topo de suas carreiras: em 2015, 60% dos pilotos da F1 já haviam competido com monopostos da Renault.

Os modelos Fórmula Renault (FR) 1.6, Fórmula Renault 2.0 e Fórmula Renault 3.5 permitem que os pilotos sejam treinados progressivamente para ascender à Fórmula 1. Depois de passarem pelo kart, os pilotos podem competir no campeonato nacional FR 1.6, seguido do FR 2.0, e depois para as World Series by Renault, a EuroCup FR 2.0 e, por último, a FR 3.5 Series, que é o último degrau a ser galgado antes da Fórmula 1.

O Renault Sport R.S. 01 é um novo carro de competição de alta performance. A Renault Sport colocou todo o seu know-how neste carro, que começou a participar de competições em 2015, em um campeonato exclusivo de monopostos da marca, o Renault Sport Trophy, que revelará uma nova geração de talentosos pilotos, tanto profissionais como amadores nas World Series by Renault, permitindo que eles ambicionem migrar para as categorias GT e endurance.

Seis países da União Europeia organizam campeonatos locais da categoria Clio Cup, uma lista que será aumentada com a entrada da China, em 2015.

O Novo Clio R3T participa de diferentes provas de rali em 2015, tanto em nível nacional como internacional, que inclui um novíssimo desafio na Europa: levar um piloto para competir na categoria WRC3, em 2016.

Enquanto isso, a Renault Sport oferece kits para tornar a participação em ralis mais acessível, com os modelos Twingo R1 e R2 Evo, Clio R3, e Mégane N4, entre outros.

Nos carros de produção em série: a Renault sempre desenvolveu carros esportivos derivados de modelos de produção em série (R.S., GT e GT Line), cujo foco em performance e qualidade de excelência tem feito deles grandes referências em suas respectivas categorias.

- Modelos anteriores: R8 Gordini, R5 Turbo, Clio Williams e Clio V6, Spider etc.
- Modelos atuais: o Clio R.S. 200 EDC e o Mégane R.S. 275 Trophy estão classificados entre os melhores de suas respectivas categorias. O Mégane R.S. é um dos Under 8 no famoso circuito de Nürburgring.

O Sandero R.S. 2.0 faz parte da linhagem do Clio R.S. e do Mégane R.S.. São modelos esportivos compactos, versáteis e de alta performance.

Imprensa Renault do Brasil.
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CASA DA MÃE JOANA.
Por Marli Gonçalves.

NÓS, OS NOVOS INCONFIDENTES? 

Tenho arrepios severos cada vez que ouço falar em impostos, taxas, qualquer coisa parecida com "tungarem mais dinheiro ainda de nossa sofrida carteira". E nesses últimos dias essa forma de solução das bobagens que eles andaram fazendo arrancando do meu, do seu, do nosso, tem sido dita insistentemente. Tiveram a cara de pau até de chamar de investimentos, e dizendo que adoraremos contribuir.

Acabei lembrando a derrama, a forçada e violenta forma de cobrança de tributos com que os colonizadores portugueses coletavam parte do que se obtinha na exploração dos minérios, aliada à "quinta", que ainda tirava o naco de 20% dos ganhos. Daí foi um passo para lembrar a revolta popular, de Tiradentes e dos Inconfidentes, de tudo o que a História do Brasil já registrou e que terminou de forma tão cruel e sangrenta. Você também deve ter ouvido muita gente aí do seu lado falar que, caso resolvam impor mais impostos, deveríamos nos unir, todos deixarem de pagar, que não está certo pagarmos ainda mais pelos erros que vêm cometendo, trapalhada após trapalhada.

Ouviu também, né? Não se fala outra coisa.

Pois eu ouvi de gente respeitada, de pessoas maduras, honestas e trabalhadoras, homens e mulheres sérios que vocês não imaginam nem engrossando passeatas em verde e amarelo, muito menos empinando balões de bonecos. Mas eles estão dispostos a reagir e mostram, como no passado, ter de fazer isso para não sucumbir à ganância dos governantes. Uma questão de sobrevivência, explicam. Já enxugaram o que podiam, dispensaram seus "escravos", temem não ter o que dar aos seus filhos. Não veem o que já pagaram até aqui revertido em benefícios - sem saúde, sem educação, sem infraestrutura. Estão insatisfeitos, indignados, sentem-se roubados, espoliados e enganados. 

Achei nessa parte de nossa História - a Inconfidência Mineira - muita coisa parecida com a que estamos vivendo agora em pleno século XXI, incluindo até os delatores que, em troca de se livrarem, a si, aos seus bens, atiram mais gente ainda no fogo da caldeira, dando combustível para que essa fogueira esteja cada dia mais furiosa. Só não encontrei ainda os heróis.

Obviamente faço esse paralelo muito mais pensando no que aprendemos de melhor ali, na honra, na coragem dos insurretos, nos mitos que se criaram, do que na desgraça de uma solução militar, como a que fechou o tempo por longos 25 anos. 

Não é de hoje que a ideia de conspiração ocorre nas horas mais tumultuadas da política nacional como a que vivemos nos últimos meses, e que alguns analistas já associaram até ao Titanic. O navio afundando e a ordem para que a orquestra continuasse. O problema é: com quem? Não há grupo coeso, mas miríades deles e fica difícil se encaixar em alguma conjuração. Pelo menos eu ainda não senti liga, e sigo apenas com alguns amigos aqui e ali com os quais tenho afinidade de pensamento. Não posso me juntar a quem defende liberdade pelo poder, quem perdeu por incompetência e vê na crise chance de emplacar, quem ainda acha que o mundo se divide em bons e maus, esquerda e direita, com quem usa a religião para constranger e proibir.

Procura-se um modelo de República, de ideias arejadas; uma nova e simples Constituição; ideias e filosofias que se coadunem com o tempo, com o chão que pisamos, com o futuro que acreditamos em poder erguer, com justiça social verdadeira. Algo integrado ao desenvolvimento global, progresso, sem esquecer o ar que respiramos, o chão que pisamos, os oceanos que se aproximam crescendo sobre a terra.

Quem sabe encontraremos juntos?

São Paulo, em um conturbado setembro de 2015







* Marli Gonçalves, jornalista - Onde andarão nossos novos heróis, os poetas de nosso tempo, os idealistas que ainda não foram cooptados pelo sistema?
** Tenho um blog, Marli Gonçalves, divertido e informante ao mesmo tempo, no marligo.wordpress.com. Estou no Facebook. E no Twitter
e-mails: marli@brickmann.com.br e marligo@uol.com.br.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

VOLKSWAGEN É O GRUPO AUTOMOTIVO MAIS SUSTENTÁVEL DO MUNDO.

A Volkswagen é um dos dois únicos fabricantes de automóveis listados tanto no DJSI World quanto no DJSI Europe.


O Grupo Volkswagen foi novamente reconhecido como o fabricante de automóveis mais sustentável no ranking mundial das empresas líderes em sustentabilidade. Assim como em 2013, a RobecoSAM AG (companhia independente especializada em investimento sustentável)  classificou a empresa como o Grupo Industrial líder do setor de automóveis e componentes na análise deste ano do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI).  

Para os investidores, o Índice Dow Jones de Sustentabilidade é a referência mais importante para medir o desenvolvimento das empresas mais sustentáveis do mundo. Para o levantamento, foi analisada a performance corporativa de um total de 33 empresas automotivas, sendo sete europeias.  A Volkswagen conquistou a liderança com um total de 91 de 100 pontos possíveis. A sustentabilidade econômica foi avaliada com 93 pontos; 91 pontos foram atribuídos à sustentabilidade social e a sustentabilidade ambiental contou com 89 pontos.

"Esse reconhecimento é um grande êxito para toda a equipe. É uma confirmação de que o Grupo Volkswagen está no caminho certo para se estabelecer a longo prazo como a fabricante de veículos mais sustentável do mundo", comentou o Prof. Dr. Martin Winterkorn, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen.

Notas máximas foram concedidas à Volkswagen nas áreas de códigos de conduta, compliance e anti-corrupção, bem como na gestão da inovação, na estratégia climática e na avaliação do ciclo de vida. O Grupo também é referência na indústria para o gerenciamento de fornecedores e de relatórios ambientais. Além disso, tem sido verificado um progresso significativo no desenvolvimento do capital humano, da saúde e segurança no trabalho, além da estratégia fiscal e da atração de talentos.

Entre os pontos destacados pelos especialistas da RobecoSAM, está o fato de que "a sustentabilidade é a base da política corporativa da Volkswagen" e que "o sucesso da empresa tem andado de mãos dadas com um aumento do desenvolvimento e do número de funcionários". Mais uma vez, em 2014, o Grupo Volkswagen "investiu em pesquisas e no desenvolvimento de novos modelos, e em tecnologias inovadoras, que em 2019 irão contribuir para o desenvolvimento de veículos mais eficientes, motorizações alternativas, e uma produção mais compatível com o ambiente".

Volkswagen do Brasil
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